Partilhar

Cuidados para cachorros recém-nascidos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 25 janeiro 2017
Cuidados para cachorros recém-nascidos

Ver fichas de  Cachorros

Como já foi mencionado em alguns artigos, os cachorros são como crianças que nunca crescem, especialmente, se forem recém-nascidos. Os filhotes, embora sejam muito fofos, são muito sensíveis e delicados e requerem um cuidado especial nas primeiras semanas de vida, processo pelo qual dependerá o seu posterior desenvolvimento.

Em muitos casos, desde o momento que nascem, os cachorros mamam o leite da sua mãe, mas em casos de abandono você mesmo deverá alimentá-los. Basicamente, a dinâmica de cuidados para cachorros recém-nascidos baseia-se em cinco áreas chave: observação, alimentação, temperatura corporal, desenvolvimento de habilidade sociais e cuidados veterinários.

O mais importante, é ter muita paciência e levar todo este processo com muito amor, desta forma tudo será mais simples e até gratificante. Se a sua cadela está para ter filhotes ou simplesmente sente curiosidade por saber quais são os cuidados para cachorros recém-nascidos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe várias informações importantes. O resto depende de si e da mãe natureza. Boa sorte!

 

Também lhe pode interessar: Parvovirose em filhotes recém-nascidos

Observação dos cachorros

A observação é a primeira fase, começa desde o momento em que os filhotes saem da barriga da sua progenitora até aos primeiros meses. Deve observar o estado de cada um dos cachorros, ver se se mexem ou não, se respiram corretamente ou de forma irregular, se são maiores ou menores entre si e muito importante, observar a relação que têm com a sua mãe.

Há que manter os cachorros perto da mãe, o seu natural cuidado é crucial para o bem-estar físico e psicológico de cada animal. Não devemos separá-los até mais ou menos os 3 meses, uma vez que a sua vida e a sua socialização depende disso.

Por outro lado, se observa sinais de doença, como vômitos, choro em excesso, diarreia ou alguma anormalidade física, é importante que comunique imediatamente com o seu veterinário.

Cuidados para cachorros recém-nascidos - Observação dos cachorros

A alimentação do cachorro

Ao nascer, os cachorros alimentam-se do leite da sua mãe que lhes proporcionará o colostro necessário para se desenvolverem. O colostro dá-lhes imunoglobulinas , gorduras, carboidratos, proteínas e água. Este alimento dá-lhes defesas que precisam para não terem nenhuma doença.

Se por outro lado, adotou um cachorro e não conta com a presença da mãe, terá que dar-lhe mamadeira. Se quer saber como o pode fazer visite o nosso artigo sobre como alimentar cachorros recém-nascido. Normalmente, durante os primeiros dias, os recém-nascidos alimentam-se a cada duas ou três horas. Isto acontece nas primeiras semanas, à medida que se vão desenvolvendo, o intervalo vai aumentando. Com um mês já começam a fazer a transição de líquidos, a alimentos moles e depois sólidos.

Não se esqueça que a alimentação é super importante. Os cachorros que não ganham o peso adequado durante esta etapa, podem não sobreviver. Para isso, deverá pesá-los regularmente e levar um seguimento estrito do pesos dos cachorros.

Cuidados para cachorros recém-nascidos - A alimentação do cachorro

A temperatura do cachorro

Manter a temperatura corporal dos recém-nascidos é de crucial importância. Os cachorros dentro da barriga da sua mãe, mantêm-se a uma temperatura ideal, ao sairem, se não se prestar atenção a este detalhes podem chegar a morrer. Muitos filhotes não superam uma semana de vida por este motivo.

A mãe e os cachorros devem ter preparada uma área especial onde possam estar confortáveis, quentes e ter uma certa privacidade. Recomendamos que tenha um colchonete, almofadas e mantas grosas. A limpeza também é necessária para manter a saúde dos bebês. Diariamente deverá limpar o espaço e mudar toda a indumentária.

Por outro lado, se o filhote não tem uma progenitora que lhe proporcione calor ou foi rejeitado pela mãe, deverá dar-lhe muito amor e ter ainda mais cuidado. O ideal é que o coloque em uma caixa de papelão ou de transporta com as suas mantinhas. Irá precisar de uma temperatura estável entre 20ºC e 22ºC.

Justo debaixo do seu "ninho" pode colocar uma manta elétrica, embrulhada em outra manta (para que não tenha contato direto). Esta é uma ferramenta excelente para conservar o calor.

Cuidados para cachorros recém-nascidos - A temperatura do cachorro

A socialização do cachorro

Se quer que os seus cachorros cresçam saudáveis e felizes, deverá prestar atenção à socialização, que para eles é muito importante nesta fase, na qual se baseará a sua futura interação com outros cachorros, com você e com o mundo exterior.

Segundo alguns peritos, é positivo que os cachorros, desde o momento que nascem se mantenham em contato com a sua mãe e irmãos até aos 3 meses de vida. Isto ensina-os a se relacionarem, a adquirir comportamentos próprios dos cachorros e posteriormente, ir criando confiança emocional necessária para se virarem sozinhos.

Partilhar comida, o espaço e o carinho do dono são coisas que se aprendem desde que os cachorros são filhotes. O contato corporal e o fato de que vão desenvolvendo o olfato, é essencial para irem criando boas e saudáveis habilidades sociais, permite que os cachorros interajam entre si de forma natural.

Mantenha-se alerta com os filhotes que se isolam do grupo e trate de os aproximar, no entanto, não pressione demasiado, cada cachorro tem o seu caráter e personalidade.

Cuidados para cachorros recém-nascidos - A socialização do cachorro

Visite o especialista

Será muito importante recorrer a um profissional para se certificar sobre o bom estado de saúde dos cachorros e começar assim o seu calendário de vacinação. Também será fundamental colocar um chip a todos os cachorros para que possam ser localizados se se perderem na sua etapa adulta. A castração também é muito conveniente.

Cuidados para cachorros recém-nascidos - Visite o especialista

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados para cachorros recém-nascidos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário sobre Cuidados para cachorros recém-nascidos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
TERESINHA P RODRIGUES
RECOLHI UMA CADELA PRENHA E ELA CRIOU NO DIA 1/2. QUERIA SABER QUANDO POSSO DAR RAÇÃO AOS CÃES, APESAR DELA ESTAR DANDO MAMÁ? SEM !
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Teresinha! Com 4 semanas você deverá observar cachorros mais inquietos, ativos e desenvolvidos. É o momento de reduzir cerca de 5% o consumo de leite e dar-lhes pela primeira vez uma colher de sopa de comida úmida, ração molhada em água ou patê. Deve ser sempre alimento macio.
Se você quiser saber mais sobre alimentar cachorros recém nascidos, confira: https://www.peritoanimal.com.br/alimentar-cachorros-recem-nascidos-20022.html
Andre
Minha cachorra esta com 5 filhotes com 2 semanas de vida hoje dois estao apresentando o nariz entupido como se tivesse catarro dentro tem algo q eu possa fazer ,pois no momemto estou sem condicoes de leva ao veterinario. Me ajudem!
Celso Maculuve
Com quantos meses posso vacinar os cachoros rece nascidos

Cuidados para cachorros recém-nascidos
1 de 6
Cuidados para cachorros recém-nascidos

Voltar ao topo da página