Partilhar

Porque os gatos mordem as pernas?

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 26 junho 2018
Porque os gatos mordem as pernas?

Ver fichas de  Gatos

Se você divide a casa com um felino, provavelmente já foi surpreendido por um ataque aos tornozelos. Para muitos tutores, esse comportamento é motivo de preocupação, pois consideram que pode ser um possível sintoma de agressividade. No entanto, em geral, um gato que persegue o tornozelo de seus donos está apenas entediado e não encontra outra forma de exercitar positivamente o seu extinto natural de caçador.

Você se questiona por que os gatos mordem as pernas? Então te convidamos a seguir lendo esse artigo no PeritoAnimal para conhecer melhor as possíveis causas deste "ataque gatuno" e saber que forma de evitá-lo para que a brincadeira não termine em ferimento.

YouTube @Bad Cat Chris

Também lhe pode interessar: Porque os gatos mordem os tutores?

Fatores que influenciam este comportamento

Embora tenham sido "domesticados", os gatos mantém inatos os seus instintos de caça, assim como todos os felinos. No entanto, diferentemente dos seus parentes selvagens, nossos bichanos deixaram de exercitar suas habilidades de caçadores de forma notória, uma vez que não necessitam mais caçar para se alimentarem.

Se por uma lado a vida caseira os protege de muitas doenças e adversidades do meio, por outro lado, quando não é dada importância ao enriquecimento ambiental que um felino requer para se manter sadio e equilibrado, surgem diferentes problemas de comportamento. Você deve se questionar por que o seu gato lhe ataca sem qualquer motivo, no entanto, todos os comportamentos manifestados pelos felinos têm uma razão e visam atingir objetivos específicos: alimentar-se, de desestressar, chamar a atenção...

Por que os gatos puxam as pernas e mordem?

A maioria dos gatos que mordem os tornozelos de seus donos apresentam alguns dos cinco sintomas de que estão entediados. Por passarem muito tempo sozinhos e não contarem com um ambiente rico em estímulos, ou por não receber a devida atenção de seus tutores, um gato acaba por considerar a caça dos tornozelos de seus donos uma oportunidade perfeita para exercitar seu instinto natural. Além disso, é importante lembrar que um gato entediado e sedentário se torna vulnerável a uma série de doenças e problemas comportamentais.

A gente pode nem se dar conta, mas quando brincamos com nossos bichanos, proporcionamos a eles a oportunidade de que exercitem os seus instintos naturais. Por exemplo, a brincadeira clássica da vara de pescar visa imitar o movimento de um pássaro para estimular o instinto de caça dos felinos. Se deixamos de brincar com nossos bichinhos ou não deixamos disponíveis brinquedos e acessórios para que permaneçam ativos quando estamos fora de casa, é muito provável que eles considerem o ataque aos seus tornozelos ou pernas como uma válvula de escape à sua monotonia.

Porque os gatos mordem as pernas? - Fatores que influenciam este comportamento

Outras causas que provocam que o gato morda as pernas

Embora morder os tornozelos dos tutores possa evidenciar o tédio de um gato que não conta com os brinquedos necessários para exercer positivamente os seus instintos, sem machucar os seus tutores, os gatos podem morder por diferentes motivos. Dependendo da circunstância, um gato pode morder como sinal de interação social, por ter ficado muito excitado durante uma brincadeira, para demonstrar o seu afeto, por falta de socialização, devido à desconfiança e por se sentir vulnerável, entre outras razões.

Quando um gato lhe morde suavemente quando você a comida dele ou quando você brinca com ele, provavelmente está demonstrando seu carinho e agradecimento. É muito importante não reforçar esse comportamento e ignorá-lo e ensinar a seu gato a expressar seu afeto de forma segura e tranquila, utilizando o reforço positivo para reconhecer apenas as atitudes desejáveis de seu bichano. Lembre-se que afastá-lo, castigá-lo ou repreendê-lo também são formas de reforçar seus comportamentos, já que se o gato está chamando nossa atenção, ele está conseguindo o que pretende.

Para eliminar um comportamento, deve-se ignorá-lo completamente, é a única forma do gato deixar de repetir, porque não obtém nenhuma resposta. Por outro lado, se um felino está doente ou se sente vulnerável em alguma situação, poderá morder como uma forma de auto-defesa, para evitar possíveis danos ao seu bem-estar.

Se você notar que o seu bichano apresenta sintomas como debilidade, se esconde por muito tempo, ou se isola e utiliza a mordida como a forma de defesa, é muito importante buscar rapidamente a um veterinário. Algumas doenças podem provocar mudanças de comportamento e a dor o faz sentir mais vulnerável.

Resumindo... Por os gatos possuírem uma personalidade única, não existe uma interpretação exata para cada som, gesto ou expressão que os felinos utilizam em seu cotidiano para expressar seus sentimentos, desejos e estado de espírito. Seu gato é um ser único e singular, por isso não existe uma definição previamente estabelecida sobre sua personalidade. Por isso, para interpretar o significado das mordidas e das diversas formas de expressão de seu bichano, é muito importante que você gaste seu tempo para descobrir sua personalidade e desvendar sua linguagem corporal.

Entretanto, se você perceber que seu gato se tornou agressivo ou apresenta mudanças negativas no seu comportamento, é importante consultar um veterinário especialista em etologia felina. Com esse profissional poderá averiguar quais são as causas destas alterações e estabelecer um tratamento baseado nas necessidades específica de seu gato.

O que fazer quando o gato me morde as pernas?

Embora possamos entender que o ato de atacar os nossos tornozelos seja instinto natural de nossos bichanos, a verdade é que as mordidas nessa região tão sensível podem ser muito incômodas e doloridas. Por isso, reunimos alguns conselhos práticos para que você evite estes ataques de seu gato e consiga uma convivência mais saudável em sua casa.

  • Ambiente diversificado: seguramente, você tem que sair para trabalhar e cumprir suas responsabilidades. Isso significas que terá que deixar o seu gato sozinho em casa. Uma forma de evitar problemas de comportamento e sintomas de estresse e tédio, como o ataque aos seus tornozelos, é fundamental proporcionar um ambiente diversificado, com brinquedos, arranhadores e outros acessórios que permitam ao gato manter-se física e mentalmente estimulados durante a sua ausência.
  • Momentos de qualidade: mesmo oferecendo muitos brinquedos para que o seu bichano se divirta sozinho, é fundamental que você reserve um tempo exclusivamente para brincar com ele e compartir momentos de qualidade. Mesmo que chegue a casa cansado, lembre-se de dedicar uns minutos a seu companheiro. Sem dúvida você não se arrependerá.
  • Considere dar um companheiro ao seu gato: se você notar que seu gato fica entediado brincando sozinho e os episódios de tédio forem persistentes, você pode considerar a possibilidade de dar a ele um "irmãozinho" ou "irmãzinha". No entanto, lembre-se de observar o temperamento de seu gato e analisar o seu grau de sociabilidade. Caso considera que a presença de outro animal pode melhorar a qualidade de vida de seu felino, lembre-se de socializar-lo antes de impor bruscamente uma convivência, e de apresentar corretamente o novo gato ao seu felino.
  • Medicina preventiva: Como mencionado anteriormente, algumas patologias podem provocar estresse e modificar o comportamento de seu bichano. Por isso, para manter seu gato saudável e equilibrado, é essencial proporcionar uma medicina preventiva adequada durante sua vida toda. Lembre-se de fazer visitas periódicas ao veterinário a cada 6 meses, seguir sua cartela de vacinação e a desparasitação periódicas, além de proporcionar uma alimentação equilibrada e de alta qualidade, para que ele se mantenha física e mentalmente estimulado.
Porque os gatos mordem as pernas? - O que fazer quando o gato me morde as pernas?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos mordem as pernas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Porque os gatos mordem as pernas?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Porque os gatos mordem as pernas?
1 de 3
Porque os gatos mordem as pernas?

Voltar ao topo da página