Curiosidades do mundo animal

O que os gatos sentem sobre as pessoas?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. Atualizado: 13 julho 2023
O que os gatos sentem sobre as pessoas?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos pressentem coisas ruins? São sensitivos? Os gatos sentem energias negativas? Muita gente afirma que os gatos possuem capacidades espirituais, místicas e mágicas com que protegem seus tutores, uma vez que limpam e repelem as más energias. Também se afirma que fazem isso quando dormimos. Se o seu gato dorme contigo, possivelmente te escolheu porque, além de gostar de você, nota que você precisa talvez mais que os demais tutores, de sua ajuda para liberar esta energia não desejada.

Mesmo que muita gente pense que os felinos sejam seres interesseiros, egoístas e independentes, isso não é verdade. Mesmo que possam ser menos dependentes que os cachorros, os gatos são capazes de sentir nossas emoções, preocupações, alterações na rotina e como estão nos afetando as mudanças em nossas vidas, uma vez que podem até prever certas situações. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer o que os gatos sentem sobre as pessoas.

Também lhe pode interessar: Os gatos reconhecem as pessoas?

Índice

  1. Os gatos são sensitivos?
  2. Os gatos sentem quando estamos tristes?
  3. Os gatos sentem energia das pessoas?
  4. Os gatos sabem que gostamos deles?
  5. Os gatos sentem quando estamos doentes?
  6. Gatos pressentem coisas ruins?
  7. Os gatos detectam a morte?

Os gatos são sensitivos?

Absolutamente sim. Você percebeu como o seu companheiro felino te analisa durante todo o dia? Sabe tudo o que faz a cada momento e analisa sua vibração, sua áurea, como se cada emoção fosse de uma cor e eles a vissem. Graças a isso, nossos gatos podem saber como estamos e também podem ser afetados pelos nossos sentimentos.

Tem sentido, pois para eles nós somos tudo e sua estabilidade emocional é afetada pelas nossas mudanças na rotina, no ânimo ou nos sentimentos. Em outras palavras, notam quando estamos tristes, felizes, emocionados, nervosos, angustiados, preocupados, bravos ou deprimidos.

Então se comprovou com alguns estudos cujo foco foi a relação entre as personalidades humana e felina. Um exemplo disso é a investigação realizada entre a Universidad de Nottingham Trent e a de Lincoln, em que especialistas analisaram mais de 3000 cuidadores de gatos na Grã Bretanha, que responderam uma série de perguntas relacionadas aos comportamentos, às atividades, às rotinas e à saúde dos gatos que convivem e compararam os dados com o estilo de vida, a personalidade e o estado de alma de seus cuidadores para comprovar se repercutiam ou não nos gatos.

Outro estudo realizado na Universidade de Oakland, em Michigan, pelas investigadoras Jennifer Vonk e Moriah Galvan afirmou que nossos gatos têm empatia, apesar do que comumente se pensa, e são capazes de reconhecer e perceber as emoções humanas e, inclusive, fazer algo a respeito. Estas estudiosas em psicologia experimental, cognitiva e comportamental chegaram a estas conclusões ao realizar uma série de testes nos gatos com seus tutorese com esses mesmos gatos com pessoas estranhas para eles, submetendo-os a gestos de emoções diferentes, primeiro com linguagem corporal e visual e após com mensagens sonoras.

Por este motivo, quando seu gato nota que você está mal ou chorando pode se aproximar para te dar apoio, uns mais que outros de acordo com o vínculo que tenham e sua própria personalidade. Se você está feliz, levantarão a cauda ao seu lado, ronronarão e buscarão seu carinho, contagiados pela sua felicidade. Quando está bravo, tendem a se afastar de você e, se está estressado, é comum que também sejam contagiados com o estresse. Resumindo, sim, os gatos são sensitivos.

O que os gatos sentem sobre as pessoas? - Os gatos são sensitivos?

Os gatos sentem quando estamos tristes?

Sim, como citamos anteriormente, os gatos são sensitivos e sentem quanto estamos tristes. Os felinos são observadores atentos ao comportamento e à linguagem corporal de seus tutores, e são capazes de captar sutis mudanças em nosso estado de ânimo. Quando estamos tristes, deprimidos ou emocionalmente abatidos, os gatos podem se aproximar de nós, oferecer-nos companhia e até mesmo nos consolar com ronronados e carinhos.

Essa capacidade de empatia dos gatos pode ser reconfortante para muitas pessoas, já que os animais demonstram uma compreensão e uma presença acolhedora durante esses momentos difíceis. A conexão emocional entre gatos e seres humanos é notável e pode proporcionar conforto e apoio quando mais precisamos.

Os gatos sentem energia das pessoas?

Sim, os gatos são conhecidos por serem altamente sensíveis às energias das pessoas. Eles possuem um instinto apurado que lhes permite captar as vibrações sutis emitidas por nós. Os gatos são capazes de perceber e reagir à nossa energia emocional, detectando mudanças em nosso estado de ânimo e comportamento. Como você já viu, eles podem notar quando estamos felizes, estressados, tristes ou ansiosos, e isso pode afetar sua interação conosco.

Além disso, acredita-se que os gatos possam ser influenciados pelas energias negativas presentes em seu ambiente, agindo como "guardiões" que ajudam a dissipar essas energias indesejadas. Essa sensibilidade única dos gatos às energias humanas é uma das razões pelas quais eles são considerados animais de estimação tão especiais e capazes de estabelecer conexões profundas com seus tutores.

Os gatos sabem que gostamos deles?

Os gatos sentem que nos preocupamos com eles, nossos cuidados, percebem nossa atenção e sabem o tempo que dedicamos a eles e como o fazemos. É verdade que pode demorar para um gato confiar e gostar de nós, mas com constância, interação e afeto diário se consegue conquistá-lo. Será mais simples em gatos jovens, não traumatizados nem com passados difíceis e em aqueles que tenham tido bom período de socialização durante suas primeiras semanas de vida do que em gatos mais solitários, esquivos, medrosos e que passaram mal.

Para saber se nosso gato gosta de nós devemos nos basear na observação e analisar seu comportamento e sua linguagem corporal para detectar sinais de amor por sua parte. Ao contrário, os principais sinais que indicam que o gato gosta de você, são:

  • Sai para te receber quando chega em casa.
  • Dorme contigo, o que significa que confia em você, já que é um momento vulnerável para os felinos.
  • Busca seu carinho e solicita atenção.
  • Deixa os olhos semi-fechados quando você fala algo carinhoso.
  • Ronrona com suas carícias.
  • Te mostra a barriga, o que é sinal de confiança.
  • Gosta de brincar contigo e solicita isso.
  • Te amassa.

Neste outro artigo esclarecemos se os gatos sabem quando sentimos medo.

O que os gatos sentem sobre as pessoas? - Os gatos sabem que gostamos deles?

Os gatos sentem quando estamos doentes?

Os gatos não percebem doenças em si, mas são capazes de perceber pequenas mudanças no nosso organismo, imperceptíveis para nós, e que podem corresponder à um problema de saúde. Um exemplo é a diabetes. As pessoas com esta doença endócrina podem ter um hálito particular quando os níveis de açúcar estão alterados. Os gatos podem detectar isso graças ao seu grande sentido do olfato.

Além disso, percebem as mudanças de comportamento dos seus cuidadores, que geralmente quando estão mal, apresentam comportamentos mais retraídos, débeis e tristes que os gatos notam perfeitamente, interpretando que algo não está bem. Também podem detectar as mudanças de temperatura como o que acontece nas pessoas com febre. Por isso, sem dúvida, seu gato pode notar que está doente e seu comportamento se moldará a sua nova condição.

Gatos pressentem coisas ruins?

Os gatos possuem uma capacidade notável de perceber mudanças sutis em seu ambiente e nas emoções de seus tutores. Embora não haja evidências científicas conclusivas de que os gatos possam pressentir especificamente coisas ruins, muitas pessoas relatam que seus gatos parecem ter uma sensibilidade especial a certas situações.

Com base em seu aguçado senso de observação e na capacidade de captar sinais de tensão e ansiedade em seus tutores, os gatos podem demonstrar uma resposta de alerta ou cautela em momentos em que algo negativo está acontecendo. Essa habilidade única de percepção pode levar à crença de que os gatos pressentem coisas ruins, embora o tema ainda careça de comprovação científica sólida.

Os gatos detectam a morte?

Mesmo que pareça macabro, sim, os gatos possivelmente detectam a morte das pessoas. Este pensamento se fortaleceu em 2007, quando foi publicada uma notícia no New England Journal of Medicine que falava de um gato chamado Óscar. Ele vivia num sanatório e permanecia nos quartos das pessoas que estavam a ponto de falecer até que isso ocorresse. Neste momento os lambia e saía. Óscar não era de entrar nos quartos de todos, apenas naqueles em que estavam as pessoas perto de falecerem. Além disso, se tentasse tira-lo, o gato começava a miar como sinal de reprovação.

A explicação para este comportamento novamente é atribuída ao desenvolvimento do sentido do olfato dos gatos, que detectam o odor característico das cetonas que são produzidas no organismo quando estão a ponto de morrer. Outras pessoas sustentam que o comportamento do Óscar simplesmente se devia por estar reproduzindo um comportamento aprendido com os trabalhadores que atendiam os doentes até o último momento.

Agora que você entendeu por que os gatos são sensitivos, não perca o vídeo a seguir em que respondemos: os gatos limpam energias negativas?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que os gatos sentem sobre as pessoas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Galvan, M. y Vonk, J. (2016). «Man’s other best friend: domestic cats (F. silvestris catus) and their discrimination of human emotion cues». Anim Cogn 19, 193–205.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que os gatos sentem sobre as pessoas?