Partilhar

Como espantar ratos?

Como espantar ratos?

Espantar ratos nem sempre é fácil, especialmente se você desconhece o comportamento da espécie, pois estamos falando de roedores que se reproduzem com extrema facilidade. Os ratos também podem se tornar visitantes indesejados porque, assim como outros animais, são capazes de transmitir doenças aos seres humanos e vice-versa.

Em casas e apartamentos em todo o mundo, os ratos encontram abrigo e comida, usando um espaço mínimo e tentando o máximo possível passar despercebidos. Portanto, se você quer saber como espantar ratos, neste artigo do PeritoAnimal você descobrirá remédios não prejudiciais muito eficazes para mantê-los longe de sua casa e impedir que eles reapareçam. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: O rato tem osso?

Características do rato

Os ratos são roedores que pertencem à família Muridae. Eles medem cerca de 30 centímetros, têm um corpo alongado e um focinho pontudo. Apresentam uma cauda longa e fina, bem como uma pelagem curta de coloração marrom escura, marrom clara ou preta. Descubra também no PeritoAnimal quais são as diferenças entre rato e ratazana.

Esses animais são capazes de se adaptar a diferentes ambientes, pois consomem praticamente qualquer alimento, nadam, cavam, escalam e correm. No entanto, essa mesma adaptabilidade os levou a viver dentro dos bueiros das cidades, onde podem contrair todos os tipos de doenças.

Entre as doenças que os ratos transmitem para os humanos podemos destacar a salmonella, os parasitas ou a peste bubônica. Além disso, eles também podem sofrer infestações de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, além de parasitas internos. Por todas essas razões, o ideal é mantê-los fora da sua casa. Para aprender como espantar ratos, leia nossas recomendações a seguir.

Como espantar ratos da residência

Descobrir que existem ratos morando em sua casa pode te preocupar, mas você só precisa colocar em prática as seguintes dicas de como espantar ratos da residência sem matá-los. Estes são remédios e soluções caseiras que te ajudarão a afastar esses roedores naturalmente.

1. Limpeza profunda

Os ratos se instalam em locais onde encontram condições ideais para sua sobrevivência; portanto, o primeiro passo é eliminar os elementos que são atraentes para eles. Para isso, é necessária uma limpeza completa da casa:

  • Tirar o lixo todo os dias;
  • Adquira latas de lixo herméticas e feche muito bem os sacos de lixo;
  • Certifique-se de que os esgotos, pias, ralo e outras saídas de água estejam fixos e impeçam a entrada de animais;
  • Faça uma limpeza profunda de todos os espaços da casa. Use água sanitária ou cloro e tome cuidado especial para mover todos os móveis e eletrodomésticos e limpar atrás deles, principalmente na cozinha. A ideia é eliminar qualquer resíduo que possa servir de alimento para ratos;
  • Armazene os alimentos em recipientes herméticos;
  • Não deixe comida ao ar livre;
  • Limpe todas as superfícies da cozinha quando terminar de usá-las. Livre-se de caixas, roupas velhas e objetos que estejam armazenados há muito tempo, pois eles criam um ambiente propício para os ratos se esconderem. Aposte em caixas plásticas com tampas para guardar seus pertences;
  • Os espaços ocupados por crianças e animais de estimação devem ser higienizados diariamente com vinagre ou limão, pois a água sanitária e o cloro podem ser tóxicos para eles;
  • Durante o processo de limpeza, use luvas e uma máscara, pois o pó das fezes secas dos ratos é prejudicial à saúde.

Você pode ter que fazer várias limpezas e até contratar uma equipe profissional para fazê-la, e este é um passo essencial quando se trata de espantar os ratos.

2. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta se encontra entre os remédios caseiros para espantar ratos mais efetivos que existem, pois seu forte odor os repele. Você pode utilizar óleo de hortelã-pimenta ou hortelã-pimenta fresca da seguinte maneira:

  • Mergulhe bolas de algodão no óleo de hortelã-pimenta, coloque as bolas em recipientes de vidro e coloque-os sem fechar nas entradas da casa, janelas e lugares por onde você notou que os ratos entram na casa.
  • Você pode colocar folhas de hortelã-pimenta fresca em sacos de musselina e deixá-los nos mesmos espaços estratégicos.
  • As mesmas folhas de hortelã-pimenta podem ser usadas para preparar um limpador. Você só precisa ferver um chá de hortelã, ou seja, emulsionar várias folhas em água quente por uma hora. Em seguida, adicione a água resultante em um recipiente de spray e use-a para limpar as diferentes áreas da sua casa.

Espantar ratos domésticos com hortelã-pimenta é muito simples, basta lembrar de trocar as folhas ou bolas de algodão a cada 3 ou 4 dias, pois com o tempo elas perderão o cheiro.

3. Pimenta e cravo-da-índia

Especiarias são excelentes remédios para espantar os ratos sem matá-los. Não apenas são naturais, como você também pode fazê-los com os ingredientes encontrados em sua cozinha. Junte um punhado de cravos-da-índia e pimenta caiena, encha com eles sacos de musselina e coloque em diferentes pontos da casa, o aroma forte vai afastar os ratos. Lembre-se de substituí-los quando parar de perceber seu efeito.

4. Molho picante e detergente

Se você gosta de molho picante, ficará feliz em saber que é um excelente remédio para afastar ratos de sua casa. Em uma tigela, misture metade de água, metade de detergente líquido e 20 gotas de molho picante. Use este método caseiro para limpar todos os tipos de superfícies. Não é recomendado se você tem animais de estimação ou crianças, pois eles podem sofrer irritação com o efeito do molho picante.

5. Amônia

O cheiro de amônia é muito desagradável para os roedores, pois é semelhante ao odor emitido pela urina de grandes predadores, e isso assusta os ratos facilmente. Compre amônia em pó e misture com água. Pulverize este remédio caseiro nos cantos, atrás dos móveis e em áreas problemáticas. Este método não é recomendado se você tiver animais de estimação ou crianças, pois é tóxico para eles.

6. Cebola

Como espantar ratos domésticos com remédios caseiros? Algo tão simples quanto uma cebola pode te ajudar nesta tarefa. É muito fácil usá-la: corte várias cebolas em fatias e coloque-as em recipientes abertos perto de janelas, drenos e áreas por onde os ratos entram.

7. Aparelhos de ultrassom

Quando se trata de espantar ratos, os aparelhos de ultrassom estão entre os meios mais eficazes de conseguir fazer isso sem ferir os roedores. Esses dispositivos são simples: eles emitem um som de baixa frequência que é imperceptível para os humanos, mas que é muito desagradável para ratos, outros roedores e alguns insetos. É possível comprá-los em lojas de artigos para o lar.

A única condição para a eficácia desses equipamentos é colocá-los no caminho por onde os ratos seguem para entrar em sua casa, pois o som que eles transmitem é direcionado para apenas uma direção.

Como espantar ratos do jardim

Agora que você sabe como espantar ratos da residência, precisa saber também como espantá-los do jardim. Quando esses roedores invadem uma casa, não basta aplicar os remédios na parte de dentro, você também precisa aplicá-los no jardim e nos arredores. Oferecemos os seguintes remédios caseiros para espantar ratos sem matá-los e sem veneno:

1. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é a protagonista entre os métodos para espantar ratos do jardim, basta plantar várias mudas da planta e mantê-las saudáveis. O aroma rico e fresco que exala de suas folhas deixará seu jardim muito agradável e, ao mesmo tempo, espantará os ratos.

2. Limpeza

A limpeza do jardim também é essencial para espantar os ratos. Remova os resíduos naturais, como troncos, folhas, plantas secas, entre outros. Além disso, mantenha as latas de lixo seladas e elimine os depósitos de água estagnados.

3. Outras plantas aromáticas

A hortelã-pimenta não é a única planta que serve para aromatizar o jardim, mantendo os ratos afastados. Lavanda, calêndula, hortelã e manjericão são igualmente eficazes, basta manter as plantas saudáveis e regar com frequência, pois isso ajuda a liberar aromas mais potentes.

4. Grades de arame

Se os ratos estão entrando em seu jardim através de uma cerca, considere instalar grades de arame que os impeçam de entrar. É uma maneira simples de espantar os ratos sem veneno, porque se eles não entrarem em sua casa, você não terá problemas com eles.

Como espantar ratos do telhado?

Um dos lugares onde os ratos costumam se refugiar é o telhado. Espantá-los de lá é um pouco mais complicado, mas você pode conseguir utilizando os conselhos a seguir. Esses conselhos também são válidos caso você esteja buscando informações sobre como espantar ratos do forro.

  1. Identifique as rachaduras e fissuras que estão permitindo a entrada dos ratos em sua casa. Você ficará surpreso com a agilidade deles par entrar em espaços pequenos, por isso não subestime as fendas;
  2. Ao localizar as fissuras, você deve vedá-las por dentro, ou seja, pelo lado das rachaduras que se encontra dentro de casa. Use massa corrida, gesso ou cimento, dependendo do tamanho do problema, e não hesite em contratar um profissional se for necessário;
  3. Depois que as entradas internas estiverem fechadas, aplique um ou mais dos remédios caseiros para espantar os ratos que descrevemos acima. Dessa forma, eles não conseguirão entrar na casa e a única opção para evitarem os odores será deixar o telhado pelo lado de fora;
  4. Ao verificar se todos os ratos se foram, é hora de reparar as rachaduras externas. Você deve se certificar de que nenhum rato está preso no telhado, pois ele pode morder as paredes para tentar escapar. No lado de fora, repare rachaduras e fissuras com gesso e cercas de arame;
  5. Depois de alguns dias, verifique cuidadosamente a casa para ver se não há evidências de ratos, como fezes, sacos de comida rasgados, objetos mordiscados, entre outros.

Estes são métodos eficazes para espantar ratos sem utilizar veneno e sem matá-los. Não hesite em contratar profissionais para fazer reparos em sua casa, se as rachaduras forem muito pronunciadas.

Para saber como espantar baratas, confia nosso artigo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar ratos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Como espantar ratos?

1 de 3
Vídeos relacionados com Como espantar ratos?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Francis
Gostei muito da opção: 7. Aparelhos de ultrassom. Esse equipamento possui um valor amigável?
A sua avaliação:
Luanna
Olá!! Boa tarde!! Vc sabe me dizer se posso passar um dia um desses produtos e depois de uns dias usar outro no mesmo local? Sabe se os cheiros podem se misturar se eu usar produtos diferentes no mesmo local e acabarem não sendo eficazes nesse caso? Se eu usar um produto em um local eu tenho que ficar passando sempre esse mesmo produto? Gratidão!! 🙏🙌

Como espantar ratos?
Como espantar ratos?

Voltar ao topo da página