PARTILHAR

Como acostumar um gato com outro filhote 🐈

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 25 outubro 2017
Como acostumar um gato com outro filhote 🐈
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Sem qualquer dúvida, a pergunta "como introduzir um novo gato em casa?" é das mais comuns entre tutores de gatos. Nós sabemos o quanto é difícil nos adotarmos apenas um gatinho, seja porque amamos os gatos demasiado, porque queremos uma nova companhia para o nosso peludinho de bigodes ou porque encontramos um gatinho abandonado na rua e queremos dar um novo lar, família e amor para ele.

Infelizmente, a introdução de um novo gato numa casa onde já existe um felino, não é assim tão fácil! A introdução de um novo gato em casa pode ser muito estressante tanto para o novo gato como para o gato antigo. Muitas pessoas optam pela técnica de os colocar juntos e simplesmente "esperar para ver" mas são raros os casos em que isso resulta. O mais provável é que os dois gatos fiquem bastante nervosos e ansiosos, sofrendo muito com isso! Os níveis elevados de estresse e ansiedade aumentam a probabilidade de agressões entre eles. Por esse motivo, o PeritoAnimal criou este artigo com tudo o que você precisa saber sobre como acostumar um gato com outro filhote.

Passos a seguir:
1

Como introduzir um novo gato na família

Existem várias etapas que você deve seguir para introduzir um novo gato na família de modo a que os dois gatos não apenas se tolerem, mas sim, se tornem melhores amigos. Acima de tudo você precisa ter muita paciência! Você jamais poderá forçar os dois gatos a estarem juntos, pois se o fizer, o mais provável é que eles partam para a agressão.

Você deve relembrar que os gatos não gostam de mudanças nas rotinas deles e são animais muito territoriais. Este será um processo demorado mas que se for feito como descrevemos será recompensador quando no final os seus dois gatinhos forem melhores dormirem juntos e passarem horas a fio brincando. Independentemente da idade do novo gato, seja ele um filhote ou adulto, o processo é semelhante. Vamos explicar-lhe passo a passo o que você deve fazer!

2

Antes da chegada do novo gato

Mesmo antes da chegada do novo gato a casa, você pode iniciar o processo de adaptação. Compre feromonas sintéticas em difusor (por exemplo Feliway) para colocar numa tomada de um cômodo da casa. Esse cômodo será para o novo gato e o gato antigo não poderá ter acesso a ele (por enquanto).

Prepare tudo o necessário para que o novo gato tenha um espaço só dele. Caixa de areia adequada, água, comida, caminha, brinquedos e arranhadores. Este espaço será como um mosteiro para o novo gatinho, onde nada nem ninguém o irá incomodar. A sensação de segurança é essencial para o processo de adaptação do gato à nova casa.

3

Primeiro dia - como apresentar dois gatos

Coloque o novo membro da família no mosteiro que preparou especialmente para ele. Você não deve de maneira nenhuma deixar que o gato antigo entre nesse espaço. Por enquanto, cada um deles deverá ter o seu próprio espaço. Todos os gatos da casa sabem que não vivem ali sozinhos, pelo olfato. O cheiro já é suficientemente assustador para eles. Por esse motivo, é importante que no início esse seja a única coisa que sentem do outro gato, o cheiro.

Se você vir que os gatos ficam cada um de um lado da porta do quarto bufando ou rosnando, não ralhe com eles. Tente distrair os gatos, tirá-los desse local. Brinque muito com eles e acalme-os! Você deve relembrar que o mais importante de tudo é que os gatos estejam relaxados.

4

Adestramento

Depois de devidamente alojados os gatinhos, no espaço que por enquanto lhes pertence, é hora de você mostrar para eles que esta mudança traz coisas positivas! Você deve relembrar a importância do reforço positivo nos gatos essencial no adestramento deles.

Uma excelente ideia para aproximar os gatos, ainda com eles separados, depois de dois ou três dias em que cada um tem o seu espaço, é colocar o pote de comida de cada um deles próximo da porta que os separa. Desse modo, eles vão se aproximar para se alimentar e começam se habituando à presença um do outro. A distância da porta deve ser a suficiente para os gatos estarem confortáveis. Se um dos gatos começar a bufar ou a eriçar os pelos, você deve afastar o pote da porta até ele estar confortável.

Cada dia que passe, aproxime um pouco os potes de comida da porta, até ao momento em que os dois potes estão colados à porta. Você não se pode esquecer que em momento algum pode abrir a porta. Um pequeno descuido pode ser o suficiente para voltar ao início todo o processo de adaptação.

Como acostumar um gato com outro filhote 🐈 - Passo 4
5

Habituar ao cheiro um do outro

O olfato é a forma pela qual os gatos se conhecem. Os feromônios que eles libertam são o principal método de comunicação entre os felinos.

Para que os seus gatos se habituem e conheçam o cheiro um do outro antes de se conhecerem pessoalmente, você deve colocar um objeto de cada um deles no espaço do outro. Você pode também optar por esfregar levemente no gato uma toalha ou pano quando ele estiver calmo e tranquilo. Passe na região das bochechas, por onde eles liberam mais feromônios. O mais importante é fazer isso quando o gato está calmo, desse modo ele vai transmitir essa calma ao outro felino quando ele cheirar a toalha com os feromônios.

Agora é só colocar a toalha perto do outro gato e observar atentamente o comportamento dele. Se ele simplesmente cheirar e não fizer nada, recompense ele! É muito bom sinal ele não bufar nem mostrar outros sinais de agressividade. Brinque com o seu felino perto da toalha e recompense sempre que ele alinhar nas brincadeiras. É muito importante associar coisas positivas à presença do cheiro do outro gato. Assim, o gato vai associar o outro felino a momentos positivos.

6

Troca de cômodos

Depois de todos os gatos estarem habituados aos cheiros uns dos outros, é hora de trocar eles de local. Comece por colocar o ou os (se tiver mais gatos) antigos moradores num cômodo e feche-os por um momento lá. Agora solte o novo gatinho pela casa. Abra a porta do cômodo dele e deixe ele andar livremente pela casa. Pode acontecer que ele não queira sair do quarto imediatamente: não force ele! Volte a tentar outro dia e as vezes que forem precisas até o novo gatinho se sentir confortável em toda a casa. Sempre que ele se comportar bem, relembre de reforçar positivamente com comida e carinho!

Caso em algum momento o gato começar estressando, coloque ele no antigo "mosteiro" dele até que ele se acalme e relaxe.

Como acostumar um gato com outro filhote 🐈 - Passo 6
7

Coloque o antigo morador no quarto do novo gato

Quando o novo gato estiver totalmente à vontade pela casa, sem o antigo morador por perto, feche ele num cômodo e vá buscar o antigo morador para ele poder explorar o cômodo que era o mosteiro do seu novo gatinho. Se ele não estiver colaborando e se estressando não force! Pode repetir as tentativas as vezes que forem precisas! Você deve relembrar o antigo ditado popular "a pressa é inimiga da perfeição". A introdução de um novo gato em casa não tem uma ciência exata. Cada gato tem o seu ritmo de adaptação a novas situações e é importante que você respeite o ritmo e limites de cada um dos seus gatos. Adapte sempre o ritmo e as sessões de adestramento ao gato mais tímido e mais nervoso.

8

Juntar dois gatos desconhecidos

Quando os gatos já estão totalmente confortáveis e tranquilos no ambiente um do outro, é o momento de os apresentar! Este momento é muito importante e você deve ter muito cuidado e atenção para evitar qualquer situação que desencadeie agressividade entre eles.

Existem diferentes opções para eles se olharem pela primeira vez. Se tiver uma zona com um vidro ou janela pelo meio, é uma boa opção! Outra possibilidade seria colocar o novo gato no mosteiro dele e fazer a sessão de alimentação como as que lhe explicamos antes mas com a porta ligeiramente aberta para eles poderem olhar um para o outro. Se eles estiverem tranquilos você pode usar um brinquedo do gênero de varinha para eles brincarem e associarem momentos de brincadeira um ao outro.

Caso o novo gatinho seja um filhote, colocar ele dentro de uma transportadora para o antigo morador se aproximar pode ser uma boa alternativa também!

Se algum dos felinos estressar ou ficar agressivo, jogue um petisco ou brinquedo para longe para ele se distrair e separe os gatos. Como já referimos, alguns animais demoram mais tempo a aceitar os outros e você pode sempre tentar de novo amanhã! O importante é não deitar tudo a perder por querer fazer as coisas mais rápido do que o ritmo dos seus gatos.

Quando os gatos já não demonstram nenhuma agressividade ou desconforto em relação ao outro, PARABÉNS! Você já conseguiu que eles se tolerem! Agora pode deixar eles se conhecerem e estarem juntos mas com cautela. Vigie a interação deles nos primeiros dois ou três dias de total liberdade. Mantenha petiscos e brinquedos por perto caso algum gato fique agressivo e você precise distrair ele!

Como acostumar um gato com outro filhote 🐈 - Passo 8
Imagem: catser.com
9

Gatos não se dão bem

Se você tem dois gatos que foram mal introduzidos e até hoje não se dão bem...existe esperança! O nosso conselho é fazer exatamente este processo com eles, colocando o gato mais recente num "mosteiro" para ele e seguir passo a passo este processo. Quem sabe se com estas dicas você não consegue reaproximar os seus gatos, nem que seja para que eles se tolerarem sem brigar e a paz voltar para sua casa!

Como acostumar um gato com outro filhote 🐈 - Passo 9

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como acostumar um gato com outro filhote 🐈, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
62 comentários
A sua avaliação:
Márcia
Tenho uma gata de 2 anos e adotei uma de 2 meses há uma semana. Estamos seguindo o passo a passo. Com a pequena, está tudo ótimo. Mas a mais velha passou a se esconder, come bem menos, nem aceita mais petiscos depois que começamos a colocar mais perto da porta do mosteiro e não dorme mais na minha cama. O que fazer se nem a comida serve de incentivo?



A sua avaliação:
Maria
Eu tenho uma gata ela tem 7 mês e eu acabei de ganhar mais dois gatinhos de 1 mês.
Eu não li as estruçoes antes de pegar os gatinhos o que eu faço, porque eles não estão se entendo.
E agora?
O que fazer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria. Não se preocupe, temos este outro artigo em que explicamos como fazer dois gatos se darem bem: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Denise Castelo
Oiê!!

Faz dois dias que adotei uma filhote (Luna) para fazer companhia a minha gata Amélia de 1 ano. Amélia é muito "brigona" com os gatos que andam próximo a nossa casa, em contrapartida ela é amorosa, tranquila e muito brincalhona com as pessoas que ela conhece...
Infelizmente Amélia não recebeu nada bem a Luna, ela está preferindo ficar fora de casa... :(

Irei aplicar esses passos na nossa rotina. Espero que elas se deem bem !!

Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Esperamos que dê tudo certo, Denise! Dentro de alguns meses, nos escreva para contar!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
Brunno Ricardo Borges Soares
Olá. Tenho um persa macho de 7 meses e há cerca de um mês, adotei uma fêmea persa que agora está com quase 3 meses. Os dois estão se dando muito bem mas de uns dias pra cá percebi o macho tentando montar a bebê, mordendo a nuca e tudo. É normal? Isso pode machucar a gatinha? Tem alguma forma de inibir isso? Alguém pode me ajudar?
Lean
Cuidado, ele quer cruzar, provavelmente pode estar no cio, aconselho a castração de ambos, pois gatos parem muitos filhotes e pode te dar trabalho
A sua avaliação:
Priscila
Olá!
Adotei uma gata de 3 meses, estou com ela há quinze dias, resolvi adotar também a irmãzinha dela. Elas dormiam juntas na ONG antes de eu adotar, 15 dias são suficientes para terem se esquecido? Vou ter que fazer esse processo de adaptação ou apenas trazer a irmãzinha pra casa? Obrigada
A sua avaliação:
Bianca
Tenho uma gata de 2 anos, ela é super comportada e carinhosa, adotei a alguns dias um filhote de 4 meses a adaptação ocorreu super bem, dorme juntas, uma Lambe a outra, comem juntas. Porem a mais velha quando esta brincando, agarra a pequena e da mordidinhas, e nao sei se esta brincando ou brigando, eu deparo da para ver que nao machuca a pequena porem ela mia muito quando brincam assim. nao sei oque fazer
A sua avaliação:
Ferando
Olá! Boa tarde! Tenho um gato macho castrado a um ano! Ele é bem agressivo com as pessoas que não conhece.... Comigo e com as pessoas que convive ele é um amor! Adora brincar e ronronar.
Eu moro sozinho num apto, mas as vezes levo ele pra minha casa com meus pais.
Minha mãe adotou uma gatinha que agora tem 2 meses! (Ela não consegue miar... ) É bem brincalhona! Agora os dois estão na mesma casa! Já deixei eles se olharem através de um vidro, foi meio agressivo da parte do mais velho. Enfim, na hora de dormir, ela fica num quartinho e o mais velho fica rondando (sem rosnar).

Deixei a gatinha dentro da caixa de transporte pro outro ver e ele ficou agressivo.
Entretanto, hoje deixei ela presa e o mais velho foi brincar com ela!! Não rosnou, não ficou com o pelo "ouriçado" nem miou feio. Ele colocava a patinha e ela avançava com a dela pra fora rápido.
Queria saber se eles estão se tolerando mais, ou se o outro gato só está aproveitando que ela está
Presa!!! Grato
A sua avaliação:
Nailza
Tenho uma gata de 3 anos e agora peguei uma com 1 mês... Já faz 4 dias as duas não se dão bem.
A maior foge dela .
Ele encosta ruivando mas não agride a pequena elas se encosta ela ruiva e sai.
Isso e um sinal bom oi ruim?
O que faço?
Luísa Savala
Oi Nailza! Tal como mencionamos no artigo: existem várias etapas que você deve seguir para introduzir um novo gato na família de modo que os dois gatos não apenas se tolerem, mas sim, se tornem melhores amigos. Acima de tudo você precisa ter muita paciência! Você jamais poderá forçar os dois gatos a estarem juntos, pois se o fizer, o mais provável é que eles partam para a agressão.

Você deve relembrar que os gatos não gostam de mudanças nas rotinas deles e são animais muito territoriais. Este será um processo demorado mas que se for feito como descrevemos no artigo acima será recompensador quando no final os seus dois gatinhos forem melhores dormirem juntos e passarem horas a fio brincando. Independentemente da idade do novo gato, seja ele um filhote ou adulto.

Caso você siga nossas indicações e não reparar qualquer resultado, sugerimos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Nailza
Isso quer dizer que tenho que deixa elas se aproximarem sozinhas?
A sua avaliação:
Jaqueline
eu tenho uma gata que criou recentemente 2 gatinhos, mais adotei mais um, um pouco maior que os filhos da minha gata e esse gatinho começou a mama na minha gata e com isso os filhotes dela estão emagrecendo não sei o que fazer me ajuda.
A sua avaliação:
Juliana
No começo do ano eu peguei um gatinho filhote de rua, alimentei, dei carinho e um lar. Eu percebi que ele estava muito sozinho e trouxe um gatinho filhote faz uns três dias para ficar com ele (e eu queria também). O primeiro contato não foi muito ruim, o mais velho não aceitou logo de cara mas não foi muito agressivo, ele armava as garras no primeiro dia mas no dia seguinte parou. Hoje, eu pensei que estava tudo bem, o mais velho estava deitado do lado do pequeno, foi fofo. Quando eu cheguei em casa mais tarde, eu percebi que o grande estava pegando o filhote pelo pescoço (que nem a mãe faz) e achei isso meio fofo, mas agora ele não para de perseguir o menor e fazer isso toda hora. Ele fica parado lá, muitas vezes nem anda com o gato, só fica parado enquanto o novinho mia. Quero saber se isso é normal e se é alguma ameaça não sei se o grande quer machucar ou brincar com o novinho.

Obs: enquanto o mais velho não vê o mais novo (quando eu pego o novo no colo sem ele perceber) ou não, as vezes com eles um do lado do outro o mais velho fica miando procurando o mais novo.
Débora
Oi Juliana, eu tenho uma experiência idêntica a sua aqui em casa. O pequenininho até mia para o grande soltar, aí quando eu separo, o bebê vai atrás novamente. ..
Ainda não descobri se é brincadeira, se é cuidado ou briga.
CIDA MENDES
Parabens a todos os envolvidos nessa publicao, segui todos os passos, hoje depois de 1 mes eu vi os dois brincando e pulando na grama como mae e filho , estou muito satisfeita , muito obrigada mesmo.
Luísa Savala
Oi Cida! Obrigada pelo comentário.
Você sabia que temos um canal no YouTube? Caso ainda não conheça, confira que tem muito conteúdo legal: https://bit.ly/31YpHoQ
Continue nos acompanhando e até breve 😻
A sua avaliação:
Lara
Eu tenho uma gata de 11 anos e agora um bebê gato, eles não se toleram... sinto que a gata mais velha faz de tudo para ficar longe dele, pois sempre se esconde... quando eles se cruzam começam a miar feio um para o outro... coloquei o menor no quarto e ela tem acesso a toda casa.. porém tiro um momento do dia pra que eles se vejam.. e às vezes deixo o menor também andar pela. Asa pois tenho pena dele o dia inteiro trancado no quarto, ele chora muito. O que posso fazer para uma aproximação?
Luísa Savala
Oi Lara! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, se esse comportamento permanecer, é importante que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Millena
Minha gata deu cria faz quase 4 meses mas minha gata mais velha não se adapta aos filhotes e não fica mais em casa, já tentei apresentar elas de longe com cheiro mas nada da certo 😕
Cristiane
Adotei um gato de 5 meses ele é bem dócil mas eu já tinha uma gata castrada que é minha folga que amo ,mas agora não vem no meu colo e tbm fica bufando para mim e já me mordeu ,o que posso fazer?
Luísa Savala
Oi Cristiane! Temos uma artigo sobre os motivos pelos quais os gatos mordem os tutores, confira: https://www.peritoanimal.com.br/porque-os-gatos-mordem-os-tutores-20424.html
De qualquer forma, se esse comportamento permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Wagner
Olá. A cerca de 1 ano e meio comecei a tratar de um gato de rua. O processo foi lento, levei cerca de 1 ano pra acostumá-lo a comer e entrar em casa de forma confiante, pois tenho 3 cães.
Mesmo assim, ele não ficava o tempo todo em casa, pois acredito que estava acostumado com a rua. Ah, ele já é adulto.
Mas, a cerca de 60 dias, adotamos um filhote. O problema, é que depois disso, ele tem ficado menos em casa. E agora, o filhote está na fase de querer brincar, morder, e quando meu gato entra no quintal, o filhote quer correr atrás dele.
Tem como você me ajudar.
Luísa Savala
Oi Wagner! Você já tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, você pode buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino para te orientar com mais precisão sobre essa situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
maria luisa
eu tenho dois gatos de 3 meses e encontrei um gatinho filhote deve ter uns 2 meses ele estava com fome e frio entao troxe para casa eles ja tiveram o primeiro contato ali, meus gatos estranharam ele mais o gato novo quer se aproximar, quando eles estao deitados ele deita junto quando eles estao brincando ele brinca junto mais os meu gatos ficam bufando,eu pesquisei um pouco mais nenhuma pesquisa ia dar certo porque o contato deles foi imediato, se eles nao se acostumarem eu vou ter que dar o gato novo mais eu nao queria. Voce poderia me ajudar
Luísa Savala
Oi Maria Luisa! No seu caso, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeirtoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luara
Tenho um gatinho de 2 anos e peguei uma de 2 meses, meu gato mais velho é um amor, se dá super bem com os outros gatos, é dócil e se adapta fácil, porem a gata filhote é muito arisca, tanto com ele quanto comigo, meu gato mais velho só quer cheirar e ela não deixa, ele vai atras pra tentar cheirar e como não consegue ele fica chorando, minha gata filhote foi abandonado em um terreno baldio com outros cães creio que tenha seus motivos para ter tanto medo, é a primeira vez que pego um gato filhote tão arisco que não se dá bem com meu gato mais velho, eu não forço a amizade dos dois, e também não forço ela a ficar comigo, as vezes tento pegar ela no colo faço carinho pra passar mais segurança o problema é que fica o meu gato mais velho correndo atrás dela e ela fugindo, eles correndo pra todo lado ele chorando e ela com medo dele, querendo atacar e fazendo aquele barulho que os gatos fazem quando se sentem ameaçados. Como estava complicado eu coloquei ela em outro quarto com uma caminha, água, ração, uns brinquedos e a caixinha de areia dela, meu gato mais velho ficou chorando na porta do quarto e no meu quarto Estão o pote e ração do meu gato mais velho que sempre estiveram ali, e na varanda uma caixinha de areia, achei melhor eu e o meu gato nos introduzir na vida dela aos poucos já que ela tem medo e fazer ela se sentir segura e a vontade em um cantinho que ela possa ter sua privacidade aos poucos eu vou lá ver ela, faço carinho e levo meu gato mais velho.
RENATA DE AMORIM SANTOS
Resgatei 2 filhotes de gato, um dos filhotes tem 2 semanas de atraso acredito que tenha sido na fecundação, os dois são irmãos, no início os dois era agarrados,quando começou a nascer os dentes o maior nas brincadeiras sos quer morder o grande e aí começa a brinca entre elas... tenho que separar cada um no lado para não se machucar. A medica delas me disse que é o período de aprender a caçar e a irmã maior caça a irma menor...
Ana reis
Já tenho um gato d e uma é cinco meses agora peguei outro filhote já fãs uma semana q está na casa i o mais velho ainda não está aceitando o filhote oq devo faser é normal acontecer essa refeição do mais velho eles vão se dar
Luísa Savala
Oi Ana! Temos um artigo que pode te ajudar com algumas dicas sobre como fazer dois gatos se darem bem: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html
No entanto, se não tiver resultado, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Susan
Preciso de ajuda!
Estou a um mês tentando acostumar minha gata Leona de 5 anos com uma filhote de dois meses, já fiz tudo que vcs indicaram e a Leona quer trucidar a filhote e ainda me ataca, já me mordeu arranhou.......
Bom não sei mais oque fazer!
Luísa Savala
Oi Susan! Alguns gatos demoram mais tempo para se acostumarem por isso, é importante ter paciência. No entanto, se você já tentou nossas dicas e continua com problemas, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marisa
Olá!!!como está a adaptação?
Faz 2 dias q estou vivendo está situação, o mais velho o Ciro nem quer comer. Custa tomar um pouquinho de leite q ofereço.
Será q fiz certo adotar um filhote?
E o outro está tão agressivo comigo.

Espero q dê certo...aff
Como acostumar um gato com outro filhote 🐈
Imagem: catser.com
1 de 5
Como acostumar um gato com outro filhote 🐈

Voltar ao topo da página ↑