Cuidados básicos

Como fazer meu gato me amar?

Como fazer meu gato me amar?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito mais sociais do que costumamos acreditar. Eles adoram receber carinho, passar um tempo conosco e nos perseguir pela casa, ficando sempre de olho em tudo o que fazemos. Bem, isso é o que esperamos quando adotamos um gato, mas nem sempre é o caso.

Se você adotou um felino, certamente está tendo dificuldade em conquistar seu afeto. Ele pode se mostrar esquivo e não querer receber seus mimos. Pode ser também que vocês estejam juntos há muito tempo, e que antes ele fosse muito afetuoso, mas agora, sua atitude mudou. Se este for o seu caso, não perca este artigo do PeritoAnimal, no qual vamos responder à sua indagação: como fazer meu gato me amar?

Índice

  1. Como saber se meu gato me ama?
  2. Causas por que seu gato não te ama
  3. Como posso fazer meu gato me amar mais?

Como saber se meu gato me ama?

Você já deve ter se perguntando isso alguma vez: como saber se meu gato me ama? Antes de saber como fazer seu gato te amar, é preciso lembrar que cada felino é diferente. Alguns querem estar sempre conosco, mas outros precisam de seu espaço. Seu gato pode te ignorar, ir embora quando você se aproximar ou rejeitar seus carinhos. No entanto, quando quer, ele se aproxima de você e pede mimos. Esse comportamento é normal e seu gato ama você.

Por outro lado, ele pode ter sido muito afetuoso antes, mas sua personalidade pode ter mudado. Agora ele ignora você, te rejeita ou até mesmo te ataca. Nesse caso, você precisa descobrir a causa dessa mudança e tomar as medidas necessárias para fazer seu gato te amar novamente.

Causas por que seu gato não te ama

Antes de saber como fazer seu gato te amar, você precisa conhecer as possíveis razões. Só assim você poderá corrigir o que está fazendo de errado. Estas são as causas mais comuns que podem explicar por que seu gato não te ama:

  • Ainda não te conhece bem: se você acabou de adotar um gato, vai demorar algum tempo para ele sentir carinho por você e demonstrar afeto.
  • Você é carinhoso demais: os gatos odeiam ser obrigados a fazer coisas que não querem, como receber carinho. Alguns gatos são menos carinhosos do que outros, e você deve respeitar sua personalidade.
  • Ele te relacionou a uma experiência ruim: talvez seu primeiro contato tenha sido brusco, você o tenha magoado ou punido. Gatos não entendem punições. Para educá-los, devemos usar reforço positivo.
  • Uma mudança repentina: os felinos adoram rotina, pois isso lhes transmite segurança e confiança. Uma alteração repentina, como uma mudança de casa ou a chegada de outro gato, pode alterar seu comportamento.
  • Ele não está recebendo os cuidados necessários: a principal causa do comportamento inadequado em gatos é um ambiente estressante e cuidados insuficientes.
  • Está doente: a dor ou o mal estar físico também pode causar mudanças no comportamento dos gatos.

Como posso fazer meu gato me amar mais?

A solução para um problema de comportamento em gatos depende da causa que o originou. Se você já conseguiu identificá-lo, vamos ver como fazer seu gato te amar.

1. Dê a ele espaço e tempo

Quando um gato chega à nossa casa, ficamos ansiosos para mimá-lo. Contudo, se você quer que o relacionamento comece com o pé direito, precisa se conter. Os felinos precisam de tempo e espaço para se adaptar a nós. Eles precisam se acostumar com a nossa presença e perder o medo. Então, como faço para que meu gatinho me ame?

Em caso algum você deve forçar a situação. Os gatos se relacionam com as pessoas como iguais e reagem muito negativamente quando os forçamos a fazer algo. Você nunca deve forçá-los a receber carinho ou a subir em seu colo.

Para conquistar o amor do seu gato, você precisa criar um clima de segurança e confiança. Tente seduzi-lo com prêmios ou brincadeiras, e espere que ele venha voluntariamente. Quando ele quiser seu carinho, vai se aproximar, cheirar você e esfregar o corpo em suas pernas ou braços. Só então você terá permissão para tocá-lo. Se você quiser saber mais, recomendamos a leitura deste artigo com 5 conselhos para ganhar a confiança de um gato.

2. Melhore seu ambiente

Uma das principais causas da mudança de comportamento em gatos é a ansiedade. Os gatos que vivem dentro de casa podem ser tão felizes quanto os que vivem fora, contudo, às vezes sofrem de estresse porque não conseguem satisfazer seus instintos básicos (caçar, escalar e arranhar). Quando isso acontece, sua personalidade muda e eles podem até nos atacar.

Como fazer meu gato me amar de novo? Se você quer que seu gato seja feliz e carinhoso, deve estimular seus instintos e inteligência. Você pode contar com estes recursos de enriquecimento ambiental:

  • Arranhador: os felinos precisam arranhar para cuidar de suas garras, marcar o território e aliviar seu estresse.
  • Plataformas e esconderijos: eles adoram vigiar suas presas de lugares altos e se esconder em lugar escuros.
  • Brinquedos de caça e perseguição: alguns brinquedos estimulam o instinto de perseguir e capturar, como varas de pescar e objetos balançantes.
  • Brinquedos de inteligência: são objetos que escodem comida e os gatos têm que utilizar sua inteligência para consegui-la.
  • Jogos de interação social: se você quer fazer seu gato te amar, deve brincar com ele. Faça isso no mínimo duas vezes ao dia, durante uns 10 minutos ou mais.
Como fazer meu gato me amar? - Como posso fazer meu gato me amar mais?

3. Garanta seu bem estar

Para fazer seu gato amar você, certifique-se de que as necessidades básicas dele sejam atendidas. A má nutrição pode levar a problemas de saúde e de comportamento. Os gatos precisam comer alimentos de qualidade, adequados à sua espécie e idade. Devem ter sempre água disponível, bem limpa e separada da comida.

Quanto à higiene, o mais importante é o cuidado de seu pelo. Você deve escová-lo diariamente e dar malte uma vez por semana para ajudá-lo a expulsar possíveis bolas de pelo. Também é importante limpar seus ouvidos quando estiverem sujos, escovar os dentes diariamente e aparar as garras quando estiverem compridas. Os gatos não precisam tomar banho, exceto aqueles que não têm pelo.

Além disso, você deve se certificar de que seu felino possui todos os recursos necessários. A caixa de areia deve ser estável, descoberta e de bom tamanho, com um substrato adequado e muito limpo. Da mesma forma, deve estar localizada em um lugar sossegado e longe da tigela de comida e água, uma vez que esses animais preferem que esses espaços estejam totalmente separados.

Seu gato também precisa de uma caminha acolchoada ou um iglu para descansar. Eles adoram alturas e superfícies côncavas. Por fim, não podemos nos esquecer dos brinquedos, essenciais para a manutenção da saúde física e mental do gato.

4. Monitore sua saúde

Mesmo que vivam em ambientes fechados, os gatos estão expostos a doenças infecciosas que podem causar alterações em seu comportamento. Portanto, é importante que sejam vacinados e desparasitados. Além disso, você precisa estar atento a quaisquer sintomas de doença e ir ao veterinário para consultas de rotina.

Se você acredita que seu gato tem tudo que precisa e mesmo assim não demonstra carinho, ele pode ter algum problema de saúde. Para descartar essa possibilidade, consulte um veterinário. Só um profissional pode te ajudar a resolver este problema e te aconselhar sobre como fazer seu gato te amar.

Não perca no vídeo a seguir essas maneiras de fazer um gato te amar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer meu gato me amar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • BENNIS, Warren. Dirigir personas es como adiestrar gatos. Editorial Universitaria Ramon Areces, 2000. Disponível em: <https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=elinDAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA13&dq=como+hacer+mi+gato+me+quiera&ots=9tpUBsw8EV&sig=0I6RM2lOi4pvDny4pjqCD2Na7VE#v=onepage&q=como%20hacer%20mi%20gato%20me%20quiera&f=false>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Márcia
eu acho que meu gato me ama muito!
1 de 2
Como fazer meu gato me amar?