Partilhar

Como afugentar um gato de rua

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 30 junho 2016
Como afugentar um gato de rua

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais que se encontram em grande abundância pelas nossas ruas sobretudo devido ao fato de terem uma curta gestação, que faz com que sejam capazes de criar uma superpopulação em muito pouco tempo, mas isso é outro tema. Neste artigo vamos dar-lhe alguns conselhos para que consiga afugentar os gatos de rua das imediações da sua casa ou jardim.

Pode inclusivamente não se tratar de um gato de rua e que algum gato dos vizinhos tenha total liberdade para se deslocar pelos vários jardins dos vizinhos. Todos sabemos o que isto significa, e devido aos extraordinários costumes de higiene que os felinos têm o mais habitual é que tentem fazer as suas necessidades longe de ondem têm a comida, mas pode acontecer que esse "longe" signifique "no seu jardim", o que fará com que ele escave a terra e estrague todas as plantas por onde passe.

Assim sendo, no PeritoAnimal damos-lhe algumas dicas para conseguir afugentar os gatos de rua da sua propriedade.

Passos a seguir:
1

Para começar, a primeira coisa que deve ter em conta é que os gatos, embora estejam bem alimentados, costumam mover-se constantemente em busca de comida. Assim sendo, este será o seu primeiro ponto a tratar, ou seja, não os alimentar nos lugares que quer evitar que frequentem. Talvez o esteja fazendo inconscientemente, deixando lixo fora de casa para que o cheiro não invada o interior da casa, mas isso pode ser o ponto de partida para os atrair para perto de si.

Desta forma, é muito possível que mais que uma vez os seus sacos do lixo apareçam rasgados e o seu conteúdo espalhado por todo o lado, isto tudo em busca de um pedacinho de frango ou qualquer desperdício que eles achem "apetitoso". Já sabe, não deixe possíveis restos de comida no exterior.

Como afugentar um gato de rua - Passo 1
2

No que diz respeito aos elementos que pode usar para afugentar os gatos de rua começamos pelos citrino, que são uma solução simples e econômica, visto que aproveitará as cascas de limões ou laranjas para espalhar por possíveis lugares de acesso dos felinos ao seu território. Também pode aproveitar para as esfregar nas paredes, recantos, etc, com a finalidade de que o cheiro fique impregnado o máximo de tempo possível.

Este odor não aguentará indefinidamente, trata-se de um processo que terá que repetir a cada 3 ou 4 dias, no entanto, está demonstrado que o aroma dos citrinos não é do agrado dos gatos.

Como afugentar um gato de rua - Passo 2
3

Também pode optar por uma solução mais construtiva, que seria plantar certas plantas que desprendem um odor que repele os gatos de rua. Por exemplo, a lavanda ou o tomilho são plantas visualmente atrativas e que desprendem um odor agradável para os humanos mas que consegue irritar os gatos.

Além disso, pode procurar e plantar uma variedade de arbusto que se chama Coleus Canina, mas que normalmente se conhece como "planta medroso". Esta também é uma planta muito bonita, com flores azuis na sua ponta, mas que o gato evita a todo o custo, por outro lado os humanos não somos capazes de perceber o seu cheiro a não ser que lhe toquemos.

Como afugentar um gato de rua - Passo 3
4

Uma solução mais drástica e um pouco mais agressiva pode ser optar por espalhar pimenta do reino em pó por lugares estratégicos do seu jardim. Com isto o que vai conseguir é provocar comichão no nariz do gato ao cheirá-la, que dará como resultado uma série de espirros desconfortáveis para ele. Assim sendo, depois de vários episódios iguais, o felino associará estes lugares a um local incômodo e, portanto, deixará de o visitar.

O café também é um cheiro demasiado forte para as suas fossas nasais, espalhe uns grãos de café pelas zonas em que habitualmente se situam e conseguirá o efeito adverso que pretende.

Como afugentar um gato de rua - Passo 4
5

Se falarmos de elementos arquitetônicos que podem conseguir que os gatos não entrem nos seus espaços, podemos referir a instalação de uma vala ao longo do perímetro da sua casa. Ainda será mais eficaz se lhe der uma certa inclinação para fora, para dificultar ainda mais a passagem dos gatos.

A instalação ou utilização de sistemas de rega automáticos também pode ser útil, se estes sistemas se ativarem quando os gatos rondam a zona pode conseguir afugentá-los, sempre e quando sejam dos que não suportam água. Desta forma não os irá magoar, mas podem associar o seu jardim a um lugar em que não lhes é muito confortável.

Como afugentar um gato de rua - Passo 5
6

Pode parecer-lhe que nem todos os conselhos que lhe damos sejam eficazes para afugentar todos os gatos de rua que rondem a sua casa, cada gato é diferente e todos tem o seu próprio caráter e forma de enfrentar as dificuldades. O que de fato lhe podemos assegurar é que com a correta combinação de elementos pode conseguir, sem magoar o gato, que o acesso e estadia no seu território se transforme em toda uma gincana de obstáculos para ele, e por conseguinte, irá procurar um lugar menos hostil para as suas atividades.

Como afugentar um gato de rua - Passo 6
7

Todos estes conselhos são técnicas que pode usar para os afugentar, no entanto, tem sempre a opção de adotar um gato de rua e salvar a sua vida. Pode ter a certeza de que (de certa forma) lhe agradecerá.

Como afugentar um gato de rua - Passo 7

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como afugentar um gato de rua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Lembramos que o Perito Animal é um site que promovo o bem-estar animal e somos contra qualquer tipo de mau-trato contra os animais. Se tiver dificuldade em espantar o gato, recorra a ajuda de um profissional (ONG de animais) para que possa recolher o animal sem o magoar.

Escrever comentário sobre Como afugentar um gato de rua

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
SIRLEY
NÃO AGUENTO MAS OS GATOS FAZENDO COCO NA CASA TENDO QUINTAL ENORME PRA ELES. ME AJUDEM O QUE FAÇO
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sirley! Temos um artigo sobre ensinar o gato a usar a caixa de areia que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para eliminar qualquer possibilidade de doença e te ajude com esse comportamento do seu bichando.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Valmira
Amei a dica da pimenta , deu certo
O gato de minha Visinha não saia de minha garagem , espalhei pimente e ele foi embora !!
Donizete
Chumbinho, esse é garantido contra esses animais invasivos e traiçoeiros, que trazem transtorno quando se apossam do seu território.
Ana
Chumbinho? Infelizmente ainda há gente desta 😢
A sua avaliação:
DILNEY MARIA COSTA NOGUEIRA
Pelo amor de Deus nos ajudem! Vivemos em uma moradia de aluguel onde a caseira daqui abandonou inúmeros gatos de rua. temos alimentado todos eles em mais ou menos seis anos porém o tempo passa eu e meu marido, já não aguentamos mais tanto trabalho que eles dão com relação a higiene e despesas outras. Como se não bastasse tivemos que colocar uma empregada doméstica para nos ajudar ou seja mais despesas por gatos que nem são nossos, tudo afim de não vê-los sofrer. Bem, mais o problema crucial e de relevante importância, nos aconteceu há alguns dias onde meu netinho de dois anos passou á residir conosco e adquiriu uma infecção que até hoje os médicos não descobriram do que se trata. Primeiro descartaram doenças felinas, em seguida mudaram de ideia e pediram alguns exames, que segundo informações não é de origem animal, mas também agora já não descartam..., enfim. Eu gostaria muito que viessem aqui para retirá-los e dar a eles um destino digno aos gatos. Já procuramos apoio aqui em Diadema , porém não fomos atendidos em lugar algum.
Mais detalhes pessoalmente se possível. Obrigado

Aguardo resposta via e-mail por favor
SOCORRO!
Edwin Scheid
Tenho um sítio que é invadido por coelhos do vizinho. Comem raízes de legumes plantados. Como posso resolver uma vez que o dono não age para coibir?
Merari
Coloca tela nas janelas. Tem aquelas do 1.99 com velcro.
Bruna
Essas técnicas podem ser usadas se eu tiver gatos em casa? Moro perto da linha do trem e tem vários gatos de lá que entram em casa. Eu tenho 8 gatos em casa, todos castrados, e os de rua vivem entrando e brigando, hj de manhã um desses gatos de rua entrou e matou um filhote de casa. Não sei o que fazer.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruna! Sim, você pode usar essas técnicas fora de casa evitando causar qualquer incomodo aos seus gatos e afugentando os gatos de rua.
Maria Solange de Azevedo
Tenho uma gata castrada, ela está apavorada com um gato que vem todos os dias e bate nela , não sei o que fazer, não posso deixar dormir dentro de casa pois sou alérgica essa gatinha me adotou e gosto dela, não quero me desfazer, o que faço?
lia
Insuportável ter que fechar as portas e janelas de casa por causa de um gato que entra,urina na pia do banheiro,na fruteira,na sala,nos tapetes da cozinha,acham isso pouco???tenho setenta anos,o que fazer???
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lia! Esse gato está muito provavelmente marcando território. Esse artigo pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-o-meu-gato-nao-marcar-territorio-20364.html
Vinicius
Os gatos do meu vizinho infestaram minha casa de carrapato
Ana Alice
Eu sou maltratos de animais,m mai a dona da casa não quer animais como gato e cao,m mai eu não tenho nenhuma animais so que os da rua ou vizinhos eles vem só para fazer cocô no meu quintal e e gramas fica um mal cheiro que não suporto como faço??
Ana
Oi. Eu não sei se você já encontrou a solução mas, a minha tia também tnha esse problema com cachorros. Esse também pode resolver com os gatos. Joque vinagre de álcool no quintal.

Como afugentar um gato de rua
1 de 8
Como afugentar um gato de rua

Voltar ao topo da página