PARTILHAR

Como afugentar um gato de rua

Como afugentar um gato de rua
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A presença de gatos de rua dentro de casa nem sempre é bem-vinda, principalmente se defecam, escavam ou destroem as plantas. Na verdade, pode se tratar de uma situação de risco se forem gatos selvagens, uma vez que não foram devidamente socializados e podem ser portadores de parasitas e doenças virais, fatores preocupantes para os tutores de animais.

Por isso, apesar de se considerar um animalista como nós, é possível que você se encontre em um dilema na hora de tentar saber como espantar gatos intrusos no seu jardim ou varanda. Existe algum tipo de repelente para gatos que seja eficaz? Como espantar gatos sem machucá-los? É possível aplicar algum método efetivo e duradouro para espantar gatos de rua? Ou ainda, pode ser que não seja um gato de rua, mas um gato doméstico que aproveita o seu jardim para fazer as necessidades. Em todos esses casos, com certeza você está se perguntando sobre o o que deve e pode fazer.

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar como afugentar um gato de rua com alguns conselhos básicos e efetivos, com dicas de alguns remédios caseiros para utilizar e também te explicaremos como resolver o problema das fezes e urina. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como saber a idade de um gato

Como espantar gatos

Para saber como espantar gato de rua de forma definitiva, é primordial conhecer a causa que está provocando essa situação. Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que nem sempre é possível chegar a uma conclusão. Os gatos são animais muito ativos e, apesar de se moverem sempre dentro do mesmo território, ou seja, aquele que consideram próprio, podem chegar a percorrer vários quilômetros diariamente para caçar, cheirar e exercitar-se.

Talvez os felinos se aproximem da sua casa de forma espontânea ou para utilizar o jardim tentando encontrar um local disponível. Eles podem estar obtendo alimento do seu lixo porque passam fome, caçando na sua varanda porque existem vários pássaros ou até porque consideram a sua casa parte do território deles e, depois de defecar e urinar nesse local, voltam com frequência para assegurar que continua deles, empregando diferentes formas de marcar o território, como esfregar, urinar e arranhar.

Independente de ter encontrado ou não a causa desse fenômeno, continue lendo esse artigo pois vamos explicar alguns truques e conselhos gerais para que você saiba como espantar gato de rua.

Como afugentar um gato de rua - Como espantar gatos

Como espantar gatos definitivamente

Antes de mencionar alguns repelentes para gatos, você deve analisar alguns aspectos da casa e seguir certas pautas para assegurar que está atuando na causa do problema e não na presença em si do gato. Tenha em conta que esse ponto é muito importante se o seu objetivo é que os gatos de rua abandonem a sua casa definitivamente.

Como espantar gato do jardim:

  1. Evite que os gatos de rua comam do seu lixo fechando bem os sacos e colocando dentro do contêiner fechado;
  2. Espante ratos e ratazanas da sua casa com remédios caseiros para evitar que eles sirvam de alimento para os gatos de rua;
  3. Se você gosta de alimentar pássaros silvestres, aposte no uso de comedouros em locais altos para prevenir que sirvam de alimentos para os gatos que estão buscando comida;
  4. Explore seu jardim em busca de ninhos ou refúgios que possam estar sendo utilizado por eles para se protegerem;
  5. Faça uso de repelente para gatos caseiro para conseguir espantar os gatos sem machucá-los;
  6. Faça uma boa limpeza na sua casa utilizando produtos enzimáticos para eliminar feromônios;
  7. Se você vive na cidade, entre em contato com ONGs ou Associações que possam resgatar animais de rua;
  8. Se você vive em locais descentralizados, consulte a prefeitura para saber se existe algum encarregado que possa castrar e controlar a população dos gatos de rua.

No mercado, você vai encontrar também alguns produtos para espantar gatos de rua conhecidos como "repelente para gatos". De forma geral, são elaborados a base de fórmulas sintéticas tendo como objetivo ser desagradáveis aos felinos, podendo imitar o cheiro da urina de outros predadores. No entanto, esses produtos nem sempre tem resultados efetivos.

Uma boa opção é combinar esses 8 conselhos que te oferecemos com alguns produtos caseiros para afastar gatos. São alguns remédios caseiros que você mesmo pode fazer em casa, assim como o uso de repelente para gatos naturais que não sejam maléficos para os animais.

Lembre-se de comentar com os seus vizinhos e familiares para que eles sigam as mesmas pautas e evitem que os gatos voltem a se sentir atraídos por alguma casa perto.

7 repelentes para gatos caseiros

Se você está se perguntando como espantar gatos de rua de forma caseira, nessa seção você vai encontrar várias dicas que podem ser ser combinadas com os conselhos anteriores, sendo muito efetivos. Tratam-se de produtos caseiros para espantar gatos que você pode preparar sem gastar dinheiro.

Repelente para gatos com cítricos

O que espanta gato de rua? Um dos remédios caseiros para afastar os gatos do seu jardim e dos vasos de flores é o uso de cítricos. Você pode aproveitar as cascas de limões, limas, laranjas e tangerinas que sobrarem da sua comida e colocar em um vaso junto das plantas. Além de ser um excelente fertilizante natural, servirá também como repelente para gatos.

Você também pode cortar frutas cítricas pela metade e esfregá-las pela parede, vasos e outras regiões que os gatos frequentam, com o objetivo de que o cheiro fique impregnado mais tempo possível. Esse cheiro não aguentará muito tempo, por isso, você deve repetir quantas vezes forem necessárias.

Conheça também as plantas tóxicas para gatos nesse artigo do PeritoAnimal.

Repelente para gatos: plantas

Se você não considerar a opção de colocar as cascas e restos no seu jardim, pode optar por colocar plantas para espantar gatos no seu jardim, além de encher a sua casa de aromas agradáveis para os seus sentidos, para os gatos esses cheiros são repugnantes. Algumas plantas que ajudam na questão "como espantar gato do quintal?", são:

  • Lavanda;
  • Eucalipto;
  • Manjericão;
  • Gerânio;
  • Plectranthus caninus.

Repelente para gatos com pimenta

Uma solução mais drástica, e um tanto agressiva, que funciona como repelente para gatos é jogar pimenta em pó por lugares estratégicos do seu jardim. Com ela, o que você vai conseguir é provocar irritação no nariz do gato quando ele cheirá-la, que terá como resultado uma série de espirros incômodos para ele. Assim, depois de alguns episódios iguais, o felino irá associar esse lugar como um ambiente incômodo e, por isso, deixará de visitar.

Repelente para gatos com café

Como os cítricos e algumas plantas mencionadas, o café costuma ser um aroma incômodo para os gatos, precisamente pela intensidade. Assim como no caso dos cítricos, você pode espalhar grãos de café pelos vasos e em diferentes áreas do seu jardim que, além de tudo, vai servir como fertilizante natural para as plantas. Esse é um excelente repelente para gatos caseiro.

Como afugentar um gato de rua - Repelente para gatos com café

Repelente para gatos com vinagre

Outro remédio caseiro que pode te ajudar a afastar os gatos do seu jardim é o uso do vinagre branco pois é muito desagradável para eles. Você pode colocar uma mistura de vinagre e água em um borrifador e aplicar sob as áreas que o felino frequenta, borrifando com grande intensidade para impregnar bem o aroma e assim, atuar como um potente repelente.

Repelente para gatos: cercas no jardim

Para você quer quer saber como espantar gatos, outra ideia é colocar alguns elementos arquitetônicos que façam com que os gatos não entrem como, por exemplo, uma cerca ao redor da sua casa ou uma barreira. Para ser ainda mais eficaz, faça uma cerca com inclinação para fora, dificultando ainda mais que os gatos consigam escalar.

O que mais posso fazer para espantar gatos?

Pode acontecer que nem todos os remédios caseiros para espantar gatos que apresentamos sejam eficazes com todos os gatos que vagueiam por sua casa. Cada felino é diferente e cada um tem sua própria personalidade e forma de lidar com a adversidade.

Além disso, embora existam cheiros que os gatos odeiam em geral, nem todos são repelentes naturais para os gatos ou atuam da mesma maneira. O que podemos te assegurar é que com a combinação certa de elementos você pode conseguir, sem prejudicar o felino, que o acesso e a permanência em seu território se torne um desafio de obstáculos para ele e, portanto, ele procurará um lugar menos hostil para seus interesses.

O que fazer para impedir que gatos façam cocô no quintal?

Se o que mais te incomoda na presença de gatos de rua em sua casa são as fezes e o mau cheiro da urina que eles fazem aí para marcar o território deles, aqui damos algumas dicas de como evitar que os gatos façam cocô em seu jardim ou quintal:

  1. Consiga uma pá de jardinagem.
  2. Sempre que você vir a urina ou fezes, remova-a, incluindo a terra ao seu redor (para sair o cheiro).
  3. Em seguida, pulverize a área com vinagre ou qualquer outra substância que atue como um repelente caseiro para gatos.
  4. Limpe vasos de plantas, paredes e pisos com urina com produtos enzimáticos.
  5. Evite o uso de amônia ou alvejante.

Seguindo estas dicas, você não só eliminará o mau cheiro, mas também removerá completamente as feromonas que o felino possa ter deixado em sua casa, o que o impedirá de reconhecer a área como própria e impedirá que outros felinos venham a marcar, eliminando assim a presença de gatos de rua.

Lembre-se também que existem algumas doenças que podem ser transmitidas pelos gatos de rua através das fezes, portanto, removê-las deve ser sua prioridade. Além disso, não se esqueça que as fezes dos carnívoros não servem como fertilizante para as plantas, portanto, mantê-las em casa nunca é uma boa ideia.

Agora, vamos apresentar algumas das "dicas para espantar gatos" que você NÃO deve usar. Explicaremos também por que o seu uso não é indicado:

  1. Veneno para gatos: não recomendamos o uso de venenos para gatos porque nós, do PeritoAnimal, acreditamos que nunca devemos fazer mal a nenhum bicho. Além disso, o uso de venenos pode ser muito perigoso em lares onde há crianças e outros animais de estimação, pois eles poderiam ingeri-los por acidente. Além disso, se você tiver um pomar ou árvores frutíferas, o gato poderia transportar essas substâncias e você poderia ingeri-las involuntariamente.
  2. Uso de repelentes tóxicos: os problemas associados a este tipo de repelente para gatos são os mesmos acima, e você também estará prejudicando a flora e a fauna de seu jardim.
  3. Assustar um gato: o mais provável é que, quando você assusta um gato, ele fuja em pânico. Entretanto, pode não saber onde se esconder ou sair e o conflito pode terminar em um ataque. Se você nunca viu um gato agressivo antes, é melhor não experimentar estas técnicas, pois elas podem ser um tiro pela culatra e causar sérios ferimentos.
  4. Molhar um gato: Molhar um gato, seja no inverno ou no verão, é uma questão de crueldade. O banho causa uma queda significativa nas defesas do gato, o que pode levar a uma saúde precária.

É melhor usar técnicas suaves que mostrem como espantar os gatos sem machucá-los ou prejudicá-los.

Agora que você já sabe como espantar gatos de rua, não perca o vídeo a seguir em que mostramos como evitar que o gato suba nos móveis:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como afugentar um gato de rua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Lembramos que o Perito Animal é um site que promovo o bem-estar animal e somos contra qualquer tipo de mau-trato contra os animais. Se tiver dificuldade em espantar o gato, recorra a ajuda de um profissional (ONG de animais) para que possa recolher o animal sem o magoar.
Bibliografia
  • Kingborough. How to deter them from your garden. Disponível em: <https://www.kingborough.tas.gov.au/wp-content/uploads/2017/05/Nuisance-Cats-2.pdf>. Acesso em 2 de dezembro de 2021.

Vídeos relacionados com Como afugentar um gato de rua

1 de 3
Vídeos relacionados com Como afugentar um gato de rua

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
45 comentários
A sua avaliação:
ADELMO VASCONCELOS E SILVA
O que fazer quando os gato dos vizinhos invade o seu quintal e quando tenta tocá-los eles se escondem dentro do caput do carro?. Já é o segundo que faz isso. Se eu me esquecer de olhar o caput e sair acho que ele não só vai se esmagar como vai arrebentar com meu motor e com todo o resto. Tá dificil.
A sua avaliação:
Rosimeiry Brito
Olá, pouco mais de 5 anos apareceu um gato, apesar de não gostar fiquei por piedade, depois apareceu uma fêmea e teve 3 gatinhos, e assim foi chegando....hoje tenho 8 gatos todos já castrado, nunca quis nenhum , foi aparecendo e eu por piedade fui ficando, minha vida é limpar merda e mijo de gato, já pensei em ir embora, abandonar a casa, vivo só pra limpar as sujeiras deles, mijam e defecam onde querer , o único lugar que eles não fazem necessidade é nas caixas de areia, inferno minha vida, não sei mais o que fazer, só Deus pra saber o inferno que estou vivendo, quando chego do trabalho que abro a porta , é um odor insuportável, não tenho mais tapetes, etc , meu quarto tem que ficar fechado não posso deixar a porta aberta, ......se eu for escrever como estou vivendo hoje vou passar horas escrevendo,
Help!
A sua avaliação:
Martha Vinhas
Como livrar minha casa e meu terreno da proliferação de um bando de gatos de rua, que veem atrás de comida que a vizinha coloca numa calçada em frente e/ou encima do meu telhado. Existe alguma solução dentro da lei? Posso prendê-los e levá-los à Zoonose? Posso colocar vidros ou pregos nos meu muros? Não quero machucá-los...
A sua avaliação:
Ana Lucia
Tenho um casal de gatos, castrados, geralmente fico de 3 a 4 dias fora de casa e deixo ração à vontade no comedouro,sobre que estão vindo agregados e fazendo sujeiras no quintal, plantas, etc a casa parece estar abandonada.
Pergunto: Se acaso eu usar espanta gato é seguro? Não vai afugentar meus gatos tbem!?
Me ajudem, por fv. Chego cansada e sempre tenho que lavar tudo, as vezes até paredes internas da casa.
Obrigada.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Ana Lucia. Sim, dependendo do que você utilizar e onde, vc poderá agir contra seus gatinhos também. Então é preciso definir bem o local onde os felinos de rua entram para atuar aí, sem prejudicar os gatos que vivem com você.
A sua avaliação:
Mike
Agora são aproximadamente três e pouquinho da madrugada. Não consigo dormir desde as uma e pouco por causa de um gato de rua. Há um tempinho, ganhei uma gatinha (faz pouco tempo, então, ainda não conseguimos castrá-la). Pouco tempo depois da chegada dela, um gato começou a aparecer aqui. Ele entra em casa pela parte de cima e faz barulho por horas, sem parar. Eu tenho precisado prender a minha gata durante a noite para que ele não chegasse perto dela. Ele pode machucá-la e passar doenças. Nunca tive nenhuma intenção de machucá-lo, porém, não acho que repelentes irão me ajudar muito, pois muito provavelmente, ele já pensa que a minha casa e a minha gata são propriedades dele. Eu não sei muito bem para quem ligar pra resolver a situação e não ferir o animal. Se alguém puder dar alguma sugestão, eu serei muito grato.
A sua avaliação:
Maria Cristina
Gostei das informações porém só quero lembrar uma coisa não existe "gatos de rua" existe sim gatos abandonados por isso que vivem na rua e rasgam lixo por sentir fome
marques
Discordo. São gatos de rua por estarem na rua e serem de lá, simples assim. Ou você acha que os 10 gatos aqui da minha rua, que vivem defecando todos os dias na minha grama foram todos abandonados de uma vez? Um gato que é fruto de acasalamento de outros dois gatos que sempre foram de rua acaba sendo o que? UM GATO DE RUA.

Vamos começar a nos colocar nos lugar de quem realmente sofre com GATOS DE RUA.
A sua avaliação:
Alecsandra
Com todo respeito, aqui na minha horta é justamente nos pés de alecrim, manjericão e pimenta que essas pragas defecam. Então nada do que foi proposto aí em cima resolve.
Eu tenho horta em casa justamente para ingerir alimentos livres de agrotóxicos, e sou obrigada a abrir mão disso, por causa de pessoas que não querem cuidar dos gatos em casa, e ficam criando gatos da rua, longe da própria casa e no quintal dos outros.
A sua avaliação:
Chuchi Silva
Meus cães comem as fezes dos gatos de rua que entram no meu jardim. Qual das soluções caseiras espanta os gatos SEM PREJUDICAR os cães?
A sua avaliação:
Rogério
O maior problema é ver que uma única pessoa começa a cuidar de gatos de rua e simplesmente se tornam uma praga! Tentamos de todos os meios resolver a situação, no entanto, o politicamente correto tem força e essa gente acaba trazendo um problema imenso a todos da rua, ligar para prefeitura ou abrigo de nada adianta, o que precisa ser feito é deixar irem embora e não ficar com pena, pois a repugnância por gatos tem crescido, tudo por causa dessa irresponsabilidade de algumas pessoas. Penso assim, quer cuidar? Então leva pra sua casa.
Fabiana
Com essa crise que assola o Brasil, espero que mais cedo ou mais tarde quem esteja passando fome seja você.
Rogério
Que Deus te dê em dobro tudo que você deseja para minha pessoa, se você estudar um pouco mais, ao invés de tomar partido no politicamente correto, verá que agir como eu e a maioria, está na verdade preservando os animais a não os condenando.
Pablo
Concordo com tudo oq vc disse Rogério. Quer cuidar, leva para casa. Aqui no prédio em que moro está um horror e ficando insuportável.
ADELMO VASCONCELOS E SILVA
É bem isso mesmo. Querem criar os bichinhos fazendo o quintal dos outros de banheiro.
A sua avaliação:
MARIA MORAES
Preciso de ajuda, pois minha mãe tem 82 anos , e apareceu muitos gatos no seu quintal , e estão dando muito trabalho! procriando muito
entrando dentro de casa, ela tem deixar a casa toda fechada, não sabemos o que fazer. NO AGUADE. AGRADEÇO
A sua avaliação:
Maria Das Candeias Antunes da Silva
Gostaria de saber se tem algum produto para afastar os gatos que vem fazer cocô e xixi no meu telhado .Eu não tenho e não gosto de gato por favor mim ajude. Obgada
A sua avaliação:
Rosana
Os gatos dos vizinhos tao usando meu telhado pra fazer cocô ta insuportavel o ordor tento espantalos mas eles sempre voltam o que posso fazer?
Raimundo rodrigues
Tenho problema com gato da vizinhança o qual vem fazer cocô no telhado, já apliquei produto adquirido em pet, receita com pimenta e nada resolveu. O que aconselha?
A sua avaliação:
Carla
Amo gatos. Tive uma mas moro em apartamento. Mas minha solidariedade às pessoas que moram em casas... Deve ser chato mesmo. Eles não gostam de cheiros fortes mesmo. Dizem que não gostam de pepinos também e chocolate. Não sei se ajuda né...
A sua avaliação:
Mônica
Por favor, moro em uma casa com quintal. Ultimamente, parece que os gatos da vizinhança descobriram o gramado e estão fazendo cocô para todo lado. Até a minha varanda estão achando que é banheiro. Já joguei pimenta do reino mas não funcionou. Obrigada
Carla
Tipo, compra uma buzina e quando ver algum buzine. Ele deve tentar voltar mais uma vez mas uma hora será vencido pelo medo.
Renata
Na minha casa também vem gatos da vizinhança para fazer xixi e cocô. O que fazia xixi parou de vir, eu coloquei naftalina em alguns lugares e ele acabou parando... mas agora vem um outro fazer cocô nas pedrinhas do meu jardim! Eu já coloquei naftalina, pimenta do reino e também borrifei uma mistura de pimenta dedo de moça batida com água, mas nada disso resolveu. Vou tentar o vinagre!
A sua avaliação:
nilze maria
olá. minha história com alguns gatos estão me deixando louca, eu tenho 4 gatos na minha casa ja velhos 2 cachorros, mas minha mãe mora na minha rua esta com alzheimer um vizinho a 2 anos mudou, os gatos dele foi p casa da minha mãe eu não dava comida p eles irem embora mas tadinha minha mãe dava comida dela q na qual eu levava p ela pq não pode mais usar o fogão,eles foram ficando eu sem conseguir desfazer pq ongs e quem ajuda aqui diz q em q levar p castrar só q são selvagens eu fui pegar um pq uma moça queria quase arrancou minha mão de tanto q me mordeu arranhou, falam p levar em feiras p doar mas além de não conseguir pega los, eu ainda to indo em médico tb com meu sogro q começou um tratamento com cancer, eu preciso de ajuda, até ajudaria todo mes a ong levassem eles mas elas só falam isso, voces podem ajudar? pq coitadinhos mesmo selvagens eu morro de dó deles me ajudem urgente pois dão cria fico desesperada sem poder fazer nada, sendo q ongs tem material p pega los me ajudem por favor
Li
Você tentou oferecer ajuda para a ONG, muitas ongs reclamam que recebem muitos pedidos de ajuda, mas quase nunca quem pede também ofereça ajuda, as ongs não tem condições de arcar com todas as despesas geram o resgate de um animal, talvez se pedir para uma ONG resgatar e oferecer pagar a castração e algum custo com exame que normalmente fazem para poder doar, tenha mais chances de conseguir um resgate para eles, ou que pelo menos capturem para a castração que já ajudaria evitar o aumento deles.
A sua avaliação:
Mayara
Estou com um sério problema em casa.
Tenho dois gatos uma fêmea e um macho, meu macho está desmarcando refeitório por causa dos gatos que demarcam território no meu quintal, mesmo meu gato não saindo para a rua, ele vê, sente o cheiro de outro gato e faz xixi em cima da minha cama ou nas coisas do meu marido, fico louca com isto.
Não sei mais o que fazer.
Iara Mafra
Ele é castrado? Castrar seu gato costuma resolver isso e ele ainda não fica tão angustiado ouvindo os gatos da rua, principalmente quando tiver uma gata no cio próxima a sua casa. Faz bem para a saúde dele também, porque esse stress, causado pelos hormônios, pode fazer ele desenvolver doenças como diarreia crônica e problemas alimentares.
Veterinários dizem que pode demorar de 2 a 3 meses após a castração para os hormônios se regularem no sistema dele. Mas na minha experiência, nunca passou de 1 mês para ele se acalmar e parar de demarcar território.
A sua avaliação:
Eu só uma pessoa
O gato sente que vai acontecer algo de ruim oi de bom????
A sua avaliação:
Reginaldo Santos
Como espantar gatos de rua do telhado. Estão descanso e o cheiro é horrível, incomodando o dia todo dentro de casa.
Grato
A sua avaliação:
Gabriela
Tem a gata da minha vizinha entra no meu quintal. Isso incomoda muito os meus gatos. A minha gata começou a marcar território e está me levando à loucura. Queria espantar a danada sem incomodar os meus gatos (eles não saem no quintal, só permito que fiquem dentro de casa)
ana clara
Olá! Eu tenho um problema bem parecido com o seu e também não sei o que fazer. Você chegou a alguma solução? Vi as dicas do site mas tenho medo que ao afastar o gato invasor acabe atrapalhando as minhas gatas também.
A sua avaliação:
Roberta
Estou desesperada, tem um gato de rua entrando na minha garagem e fez xixi na porta de madeira de entrada da casa, nunca vi isso!!! Njncavi gato fazer xixi na parede na porta!!!! Preciso urgente afugentar esse gato. Vou tentear umas dicas caseiras.
Zineide
Uma gata criou 4 filhotes no meu quintal. Não gosto de animais. Quero me livrar deles, a pimenta
não funcionou. O que fazer para mandar essa mãe e seus filhos embora?
Debora
Coloque sabão em pó no local, de preferência um cheiro floral. Eles odeiam...
Como afugentar um gato de rua
1 de 3
Como afugentar um gato de rua

Voltar ao topo da página ↑