Partilhar

Como afugentar um gato de rua

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 29 agosto 2019
Como afugentar um gato de rua

Ver fichas de  Gatos

A presença de gatos de rua dentro de casa nem sempre é bem-vinda, principalmente se defecam, escavam ou destroem as plantas. Na verdade, pode se tratar de uma situação de risco se forem gatos selvagens, uma vez que não foram devidamente socializados e podem ser portadores de parasitas e doenças virais, fatores preocupantes para os tutores de animais.

Por isso, apesar de se considerar um animalista como nós, é possível que você se encontre em um dilema na hora de tentar saber como espantar gatos intrusos no seu jardim ou varanda. Existe algum tipo de repelente para gatos que seja eficaz? Como espantar gatos sem machucá-los? É possível aplicar algum método efetivo e duradouro para espantar gatos de rua? Ou ainda, pode ser que não seja um gato de rua, mas um gato doméstico que aproveita o seu jardim para fazer as necessidades. Em todos esses casos, com certeza você está se perguntando sobre o o que deve e pode fazer.

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar como afugentar um gato de rua com alguns conselhos básicos e efetivos, com dicas de alguns remédios caseiros para utilizar e também te explicaremos como resolver o problema das fezes e urina. Continue lendo!

Como espantar gatos

Para saber como espantar gato de rua de forma definitiva, é primordial conhecer a causa que está provocando essa situação. Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que nem sempre é possível chegar a uma conclusão. Os gatos são animais muito ativos e, apesar de se moverem sempre dentro do mesmo território, ou seja, aquele que consideram próprio, podem chegar a percorrer vários quilômetros diariamente para caçar, cheirar e exercitar-se.

Talvez os felinos se aproximem da sua casa de forma espontânea ou para utilizar o jardim tentando encontrar um local disponível. Eles podem estar obtendo alimento do seu lixo porque passam fome, caçando na sua varanda porque existem vários pássaros ou até porque consideram a sua casa parte do território deles e, depois de defecar e urinar nesse local, voltam com frequência para assegurar que continua deles, empregando diferentes formas de marcar o território, como esfregar, urinar e arranhar.

Independente de ter encontrado ou não a causa desse fenômeno, continue lendo esse artigo pois vamos explicar alguns truques e conselhos gerais para que você saiba como espantar gato de rua.

Como afugentar um gato de rua - Como espantar gatos

Como espantar gatos definitivamente

Antes de mencionar alguns repelentes para gatos, você deve analisar alguns aspectos da casa e seguir certas pautas para assegurar que está atuando na causa do problema e não na presença em si do gato. Tenha em conta que esse ponto é muito importante se o seu objetivo é que os gatos de rua abandonem a sua casa definitivamente.

Como espantar gato do jardim:

  1. Evite que os gatos de rua comam do seu lixo fechando bem os sacos e colocando dentro do contêiner fechado;
  2. Espante ratos e ratazanas da sua casa com remédios caseiros para evitar que eles sirvam de alimento para os gatos de rua;
  3. Se você gosta de alimentar pássaros silvestres, aposte no uso de comedouros em locais altos para prevenir que sirvam de alimentos para os gatos que estão buscando comida;
  4. Explore seu jardim em busca de ninhos ou refúgios que possam estar sendo utilizado por eles para se protegerem;
  5. Faça uso de repelente para gatos caseiro para conseguir espantar os gatos sem machucá-los;
  6. Faça uma boa limpeza na sua casa utilizando produtos enzimáticos para eliminar feromônios;
  7. Se você vive na cidade, entre em contato com ONGs ou Associações que possam resgatar animais de rua;
  8. Se você vive em locais descentralizados, consulte a prefeitura para saber se existe algum encarregado que possa castrar e controlar a população dos gatos de rua.

No mercado, você vai encontrar também alguns produtos para espantar gatos de rua conhecidos como "repelente para gatos". De forma geral, são elaborados a base de fórmulas sintéticas tendo como objetivo ser desagradáveis aos felinos, podendo imitar o cheiro da urina de outros predadores. No entanto, esses produtos nem sempre tem resultados efetivos.

Uma boa opção é combinar esses 8 conselhos que te oferecemos com alguns produtos caseiros para afastar gatos. São alguns remédios caseiros que você mesmo pode fazer em casa, assim como o uso de repelente para gatos naturais que não sejam maléficos para os animais.

Lembre-se de comentar com os seus vizinhos e familiares para que eles sigam as mesmas pautas e evitem que os gatos voltem a se sentir atraídos por alguma casa perto.

7 repelentes para gatos caseiros

Se você está se perguntando como espantar gatos de rua de forma caseira, nessa seção você vai encontrar várias dicas que podem ser ser combinadas com os conselhos anteriores, sendo muito efetivos. Tratam-se de produtos caseiros para espantar gatos que você pode preparar sem gastar dinheiro.

Repelente para gatos com cítricos

O que espanta gato de rua? Um dos remédios caseiros para afastar os gatos do seu jardim e dos vasos de flores é o uso de cítricos. Você pode aproveitar as cascas de limões, limas, laranjas e tangerinas que sobrarem da sua comida e colocar em um vaso junto das plantas. Além de ser um excelente fertilizante natural, servirá também como repelente para gatos.

Você também pode cortar frutas cítricas pela metade e esfregá-las pela parede, vasos e outras regiões que os gatos frequentam, com o objetivo de que o cheiro fique impregnado mais tempo possível. Esse cheiro não aguentará muito tempo, por isso, você deve repetir quantas vezes forem necessárias.

Conheça também as plantas tóxicas para gatos nesse artigo do PeritoAnimal.

Repelente para gatos: plantas

Se você não considerar a opção de colocar as cascas e restos no seu jardim, pode optar por colocar plantas para espantar gatos no seu jardim, além de encher a sua casa de aromas agradáveis para os seus sentidos, para os gatos esses cheiros são repugnantes. Algumas plantas que ajudam na questão "como espantar gato do quintal?", são:

  • Lavanda;
  • Eucalipto;
  • Manjericão;
  • Gerânio;
  • Plectranthus caninus.

Repelente para gatos com pimenta

Uma solução mais drástica, e um tanto agressiva, que funciona como repelente para gatos é jogar pimenta em pó por lugares estratégicos do seu jardim. Com ela, o que você vai conseguir é provocar irritação no nariz do gato quando ele cheirá-la, que terá como resultado uma série de espirros incômodos para ele. Assim, depois de alguns episódios iguais, o felino irá associar esse lugar como um ambiente incômodo e, por isso, deixará de visitar.

Repelente para gatos com café

Como os cítricos e algumas plantas mencionadas, o café costuma ser um aroma incômodo para os gatos, precisamente pela intensidade. Assim como no caso dos cítricos, você pode espalhar grãos de café pelos vasos e em diferentes áreas do seu jardim que, além de tudo, vai servir como fertilizante natural para as plantas. Esse é um excelente repelente para gatos caseiro.

Como afugentar um gato de rua - Repelente para gatos com café

Repelente para gatos com vinagre

Outro remédio caseiro que pode te ajudar a afastar os gatos do seu jardim é o uso do vinagre branco pois é muito desagradável para eles. Você pode colocar uma mistura de vinagre e água em um borrifador e aplicar sob as áreas que o felino frequenta, borrifando com grande intensidade para impregnar bem o aroma e assim, atuar como um potente repelente.

Repelente para gatos: cercas no jardim

Para você quer quer saber como espantar gatos, outra ideia é colocar alguns elementos arquitetônicos que façam com que os gatos não entrem como, por exemplo, uma cerca ao redor da sua casa ou uma barreira. Para ser ainda mais eficaz, faça uma cerca com inclinação para fora, dificultando ainda mais que os gatos consigam escalar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como afugentar um gato de rua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Lembramos que o Perito Animal é um site que promovo o bem-estar animal e somos contra qualquer tipo de mau-trato contra os animais. Se tiver dificuldade em espantar o gato, recorra a ajuda de um profissional (ONG de animais) para que possa recolher o animal sem o magoar.

Vídeos de Como afugentar um gato de rua

1 de 3
Vídeos de Como afugentar um gato de rua

Escrever comentário sobre Como afugentar um gato de rua

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
Gian
Quando fala de pimenta em pó, o indicado é a pimenta do reino?
A sua avaliação:
Michel
Como evitar que gatos defequem no quintal?
Patricia
Minha casa é invadida pelos gatos do vizinho. Fazem xixi nos tapetes das portas, e as demais necessidades nos canteiros. Fica tudo fedendo. o que posso fazer para que eles não frequentem a minha casa?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Patricia! Você tentou as dicas do artigo?
Manoel
Tenho um gato macho, de uns tempos para cá, um gato de rua tem vindo no meu quintal (que é muito grande) e isso tem dado em brigas com meu gato que ja encontrei varios arranhões e machucados pelo corpo. O que quero saber é o que fazer para evitar que o quintal/território do meu gato seja invadido por outros.
SIRLEY
NÃO AGUENTO MAS OS GATOS FAZENDO COCO NA CASA TENDO QUINTAL ENORME PRA ELES. ME AJUDEM O QUE FAÇO
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sirley! Temos um artigo sobre ensinar o gato a usar a caixa de areia que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para eliminar qualquer possibilidade de doença e te ajude com esse comportamento do seu bichando.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Valmira
Amei a dica da pimenta , deu certo
O gato de minha Visinha não saia de minha garagem , espalhei pimente e ele foi embora !!
Donizete
Chumbinho, esse é garantido contra esses animais invasivos e traiçoeiros, que trazem transtorno quando se apossam do seu território.
Ana
Chumbinho? Infelizmente ainda há gente desta 😢
A sua avaliação:
DILNEY MARIA COSTA NOGUEIRA
Pelo amor de Deus nos ajudem! Vivemos em uma moradia de aluguel onde a caseira daqui abandonou inúmeros gatos de rua. temos alimentado todos eles em mais ou menos seis anos porém o tempo passa eu e meu marido, já não aguentamos mais tanto trabalho que eles dão com relação a higiene e despesas outras. Como se não bastasse tivemos que colocar uma empregada doméstica para nos ajudar ou seja mais despesas por gatos que nem são nossos, tudo afim de não vê-los sofrer. Bem, mais o problema crucial e de relevante importância, nos aconteceu há alguns dias onde meu netinho de dois anos passou á residir conosco e adquiriu uma infecção que até hoje os médicos não descobriram do que se trata. Primeiro descartaram doenças felinas, em seguida mudaram de ideia e pediram alguns exames, que segundo informações não é de origem animal, mas também agora já não descartam..., enfim. Eu gostaria muito que viessem aqui para retirá-los e dar a eles um destino digno aos gatos. Já procuramos apoio aqui em Diadema , porém não fomos atendidos em lugar algum.
Mais detalhes pessoalmente se possível. Obrigado

Aguardo resposta via e-mail por favor
SOCORRO!
Edwin Scheid
Tenho um sítio que é invadido por coelhos do vizinho. Comem raízes de legumes plantados. Como posso resolver uma vez que o dono não age para coibir?
Merari
Coloca tela nas janelas. Tem aquelas do 1.99 com velcro.
Jessica
Pimenta do reino moida . Vc joga no solo e eles nao chegam perto.
Bruna
Essas técnicas podem ser usadas se eu tiver gatos em casa? Moro perto da linha do trem e tem vários gatos de lá que entram em casa. Eu tenho 8 gatos em casa, todos castrados, e os de rua vivem entrando e brigando, hj de manhã um desses gatos de rua entrou e matou um filhote de casa. Não sei o que fazer.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruna! Sim, você pode usar essas técnicas fora de casa evitando causar qualquer incomodo aos seus gatos e afugentando os gatos de rua.

Como afugentar um gato de rua
1 de 3
Como afugentar um gato de rua

Voltar ao topo da página