Curiosidades do mundo animal

Por que as moscas esfregam as patas?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 15 janeiro 2022
Por que as moscas esfregam as patas?

As moscas são um grupo de animais invertebrados pertencentes à classe Insecta da ordem Diptera, termo que se refere à presença de duas asas, e não quatro, como é o caso da maioria dos insetos. Existem várias espécies de moscas, que podem ter não só diferenças anatômicas, mas também diferenças no habitat e hábitos alimentares.

Vários tipos destes insetos desenvolveram uma estreita relação com os humanos, a ponto de se tornarem dependentes deles para a alimentação e reprodução. No PeritoAnimal, apresentamos esse artigo para responder à questão de por que as moscas esfregam as patas. Continue lendo para entender este comportamento delas.

Também lhe pode interessar: O que as moscas comem?

Índice

  1. Fatos gerais sobre as moscas
  2. Por que as moscas esfregam as patas?
  3. Todas as moscas esfregam as patas?

Fatos gerais sobre as moscas

Antes de descobrir por que as moscas esfregam as patas, vamos primeiro rever alguns aspectos gerais das moscas:

  • Corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.
  • Longo alcance visual e percepção rápida do movimento.
  • Par de asas: ao contrário da maioria dos insetos voadores, que têm quatro. As asas traseiras são estruturas conhecidas como cabresto. Estes são dispositivos vibradores que ajudam a manter o equilíbrio durante o voo.
  • Asas finas, mas membranosas.
  • Aparato bucal distinto: dependendo do tipo de mosca, como a mosca doméstica, mosca-sopradora ou mosca-das-frutas, eles têm um aparato bucal tipo lambedor-sugador. Entretanto, em outras moscas, pode ser do tipo perfurante. Você pode aprender sobre os tipos de moscas neste post do PeritoAnimal.
  • Sistema sensorial complexo: como muitos outros insetos, como as abelhas.
  • Conjunto de células sensoriais: que permitem a percepção de odores e gostos através da quimiorrecepção. Estas células sensoriais estão localizadas nos poços sensoriais. Elas contêm estruturas chamadas sensilla ou sensillae, que normalmente estão localizadas nas antenas, mas também podem ser localizadas em outras partes do corpo. Em moscas, elas também estão localizadas nas patas.
  • Reprodução sexual: Elas também passam pelo processo de metamorfose.
  • Benefícios para o meio ambiente: Embora existam várias espécies de moscas que transportam patógenos que causam doenças a humanos e animais domésticos, existem também moscas benéficas, pois podem ser polinizadores, participar da decomposição da matéria em decomposição e formar uma parte importante das teias alimentares, servindo como alimento para outros animais.

Por que as moscas esfregam as patas?

Como já mencionamos, as moscas têm um sistema sensorial complexo, que é extremamente útil não apenas para perceber os cheiros de uma fonte alimentar potencial, mas também para escapar de qualquer perigo percebido.

Mas, afinal, por que as moscas esfregam a patas? A resposta tem a ver com um aspecto que pode parecer um pouco estranho para você, considerando que estes são insetos que associamos a lugares sujos ou à presença de matéria em decomposição. As moscas esfregam suas pernas para remover as partículas que possam ter se acumulado em suas pernas. Ou seja, elas esfregam as patas para se limparem. Quando o fazem, removem a sujeira que lhes aderiu, pois seus membros não são totalmente lisos e têm estruturas semelhantes a cerdas, o que, quando esfregados, os torna mais fáceis de limpar. Isto não é feito apenas nas suas patas, mas também nas suas cabeças e antenas.

Dependendo da espécie, as moscas podem se alimentar de plantas, sangue, restos de animais em decomposição, resíduos humanos e até mesmo outros insetos. Por exemplo:

  • A mosca-doméstica (Musca domestica) consome quase qualquer alimento nas casas onde vai.
  • A mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster) se alimenta somente de frutas, especialmente frutas fermentadas.
  • A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) suga o sangue do gado.
  • As moscas carnívoras, como as que pertencem à família Asilidae, são muito agressivas e devoram outros insetos. Aqui estão mais informações sobre o que as moscas comem?

As moscas têm uma maneira muito variada de se alimentar, dependendo do grupo, como já lemos. Isso significa que, em muitos casos, quando elas pegam seus alimentos, há matéria que acaba aderindo a suas patas, antenas ou corpo em geral. Neste sentido, se considerarmos que as moscas têm parte de seu sistema sensorial nas patas, o que é de vital importância, entendemos a necessidade de que elas permaneçam limpas, e é por isso que estes insetos estão constantemente esfregando suas patas.

Estes insetos voadores dependem de seus sentidos e de parte de seu sistema sensorial para se desenvolverem adequadamente. Assim, quando estão em certos lugares para ingerir alimentos, acabam ficando sujos, o que pode reduzir a capacidade dos sentidos acima mencionados. Eles precisam se limpar constantemente para que seus sentidos funcionem corretamente, para que possam continuar a perceber os cheiros e gostos.

Embora seja verdade que as moscas se mantêm limpas, elas podem ser irritantes durante as refeições ou simplesmente por causa de seu zumbido. Se você quer saber como espantar moscas, não hesite em ler este outro artigo do PeritoAnimal que te recomendamos.

Por que as moscas esfregam as patas? - Por que as moscas esfregam as patas?

Todas as moscas esfregam as patas?

Agora que você já sabe por que as moscas esfregam as patas, é preciso destacar que estes insetos têm certas características que os diferem e que são úteis na sua identificação. Um exemplo é o tipo de aparato bucal, como mencionado acima. Ainda assim, eles têm outras características em que são parecidas, como o sistema sensorial. Neste sentido, todas as moscas dependem de suas patas e antenas, principalmente, para a percepção, e é por isso que precisam ser mantidas limpas. Portanto, sim, todas as moscas esfregam suas patas e também limpam a cabeça e as antenas.

Os membros das moscas são os órgãos que têm mais contato com o material ou superfície sobre a qual são colocadas. Isto foi comprovado por um estudo da BBC mundo[1], que mostrou que suas patas são as que transferem a maior quantidade de micróbios de um lugar para outro, reafirmando assim o que dissemos acima.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as moscas esfregam as patas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. BBC Mundo (2017). La enorme cantidad de bacterias que transportan las moscas comunes (y cómo pueden propagar enfermedades). BBC Mundo. Disponível em: <https://www.bbc.com/mundo/noticias-42137669>. Acesso em 24 de dezembro de 2021.
Bibliografia
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • Villegas, H. (2017). La mosca domestica: Biología y control. Artrópodos y Salud, Vol. 8 No. 2. Disponível em: <http://www.artropodosysalud.com/Publicaciones/No8-Dic2017/4Mosca_Domestica.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que as moscas esfregam as patas?