PARTILHAR

Arranhador caseiro para gatos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2019
Arranhador caseiro para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os arranhadores para gatos são um brinquedo necessário e fundamental para qualquer felino. Os felinos precisam afiar as unhas, arranhar e ter um lugar que seja deles, por isso para preservar os seus móveis e manter felino entretido e saudável, o arranhador é a solução.

Os gatos arranham objetos para comunicar com outros gatos e com os humanos, e assim eixam mensagens visíveis e de cheiro. Além disso, o processo de arranhar é muito importante para pois também faz parte dos processos de limpeza, higiene, brincadeiras e liberação emocional.

Sim, sabemos que os arranhadores para gatos podem ser caros, mas como se trata de um objeto de primeira necessidade para o seu amigo felino, neste post do PeritoAnimal queremos mostramos como fazer um arranhador para gatos. Um lugar onde o seu pet irá sentir-se seguro, irá se divertir e onde poderá afiar as suas unhas, deixando todos os móveis livres de perigo.

Tipos de arranhadores

Fazer um arranhador caseiro para gatos é fácil. A primeira coisa em que que você precisa pensar é no design que almeja para o seu arranhador. Existem muitos tipos de arranhadores, então, vale a pena pesquisar alguns modelos para tirar ideias, para além de ter em conta o espaço que tem disponível em casa assim como as necessidades do seu gato.

Você pode até ir a algumas lojas de animais ou procurar na internet para escolher o modelo adequado. Tenha em conta que o seu pet não vai ser muito exigente e ficará feliz com qualquer modelo que você fizer. A única coisa que é imprescindível no arranhador é ter uma zona áspera para arranhar e uma zona acolchoada e suave para o seu gato descansar.

Arranhador caseiro para gatos - Tipos de arranhadores

Materiais necessário para um arranhador para gato

Uma vez que você já tenha decidido que tipo de arranhador quer fazer, o seguinte passo é reunir todo o material. Como já referimos, você ficará surpreendido com o quão econômico e fácil é fazer você mesmo um arranhador caseiro para gatos. Os materiais necessários para fazer o arranhador para gatos são:

  • Tubos;
  • Pedaços de madeira;
  • Tecido suave;
  • Tapete áspero (opcional);
  • Barbante;
  • Enchimento acolchoado;
  • Parafusos;
  • Fixações em "L";
  • Cola de contato;
  • Grampeador para estofar.

Os tubos podem ser tanto de plástico como de papelão, o importante é que sejam suficientemente fortes para suportar a estrutura que você deseja fazer. O número de ferramentas vai depender do quão simples ou complexo você deseja fazer o arranhador do seu amigo felino. Agora, vamos ver como fazer um arranhador para gatos passo a passo!

Arranhador caseiro para gatos - Materiais necessário para um arranhador para gato

Como fazer um arranhador para gatos com barbante

Para fazer um arranhador para gatos você só precisa passar cola em volta do tubos, enrolar o barbante e acolchoar as estruturas. Mas existem detalhes que são importantes e fazem toda a diferença. A seguir, confira o passo a passo com imagens de como fazer um arranhador para gatos:

  1. Coloque as fixações em "L" na base do tubo. O número de fixações que deverá colocar em cada tubo, vai depender do peso que eles tiverem que suportar assim como do diâmetro do tubo. No nosso caso colocamos três fixações em cada ponta dos tubos.
  2. Enrole os tubos com barbante. Esta é a parte mais importante do arranhador para o seu pet, por isso faça-o com cuidado e carinho. Prenda a ponta da corda em uma das fixações e, depois de colocar cola de contato ao redor do tubo, enrole o barbante apertando bem em cada volta.
  3. A cada 5-10 voltas que der com o barbante, dê uma batidinha com um martelo para se certificar que fica bem compacta. Assim, quando o seu gato começar a arranhar será mais difícil fazer buracos.
  4. O próximo passo é montar a estrutura. Para isso, fixe muito bem os tubos aos pedaços de madeira. Lembre-se que pode fazer um arranhador simples com uma base e um tubo ou uma estrutura muito mais complexa com andares e caixas.
  5. Agora chegou a hora de começar a acolchoar a base do arranhador para gatos. Se o seu arranhador caseiro tiver mais de um andar, recomendamos que para a base utilize um tecido grosso ou um tapete que seja áspero, como os dos carros ou das entradas das casas, por exemplo. Desta forma, o seu gato também poderá arranhar e afiar as suas unhas nesta zona do arranhador. Se, pelo contrário, se tratar de um arranhador simples vá diretamente para o próximo passo.
  6. Para colocar o tapete, primeiro corte a peça com as medidas certas e faça os cortes para encaixar bem nos tubos. Cole o tapete à base de madeira utilizando a cola de contato. Depois, dê algumas batidinhas com um martelo para eliminar os espaços com ar que possam ter ficado.
  7. Para forrar as partes suaves do seu arranhador caseiro, tem apenas que cortar os pedaços de tecido seguindo as medidas de todas as superfícies e utilizar o grampeador para isso. Esta ferramenta vai permitir-lhe ajustar o tecido às bordas da madeira e fixá-la.
  8. Quando chegar às partes em que tem tubos intercalados, a única coisa que terá de fazer é cortes no tecido que depois poderá unir com o grampeador. Se não ficar forrado perfeitamente não se preocupe porque o seu pet gostará e de certeza que será o gato mais feliz do mundo quando for descansar e dormir no arranhador que está fazendo para ele.
  9. Lembre-se que para colocar o enchimento, você terá apenas que o introduzir e repartir de forma uniforme por toda a superfície que está forrando, antes de grampear a última borda.
  10. Agora só falta adicionar os detalhes. Coloque vários brinquedos por todo o arranhador, por exemplo, um boneco pendurado, outro colado em algum dos tubos ou uma zona de arranhar com alguma decoração especial, como uns ratos. Neste passo você pode usar a sua imaginação e tentar adicionar coisas que divirtam o seu gato. Lembre-se que se trata de um filhote e, por isso existem alguns objetos que podem ser perigosos.
  11. Por último e antes de oferecer o novo arranhador caseiro ao seu gato, pegue numa peça de roupa sua e esfregue-a por todo o arranhador, assim ela ficará com o seu cheiro e o seu pet se sentirá mais seguro e terá mais confiança com o arranhador.

Dicas para um arranhador funcional

Como referimos no ponto anterior, quando tiver o arranhador pronto, pegue numa peça de roupa sua suja e passe-a por todo o arranhador para ficar com o seu cheiro, isto será um incentivo para o seu gato conhecer este seu nome brinquedo.

Também é importante escolher um bom lugar em casa para colocar o novo arranhador caseiro do seu gato. Uma vez que decida o local, é importante que não o tire do sítio pois o seu pet saberá que essa é a sua zona.

E, se por acaso, tiver algum problema com a adaptação do seu gato com o novo arranhador, confira as dicas do nosso artigo Ensinar um gato a usar o arranhador.

Arranhador caseiro para gatos - Como fazer um arranhador para gatos com barbante
Arranhador caseiro para gatos -
Arranhador caseiro para gatos -
Arranhador caseiro para gatos -
Arranhador caseiro para gatos -

Como fazer arranhador para gatos com papelão

Se você precisa de uma solução mais rápida e super econômica, você também pode apostar neste arranhador feito com apenas papelão e pedaços de cortiça. O tutorial é bem simples e para colar os materiais, sugerimos o uso de cola quente.

Confira o vídeo e veja como fazer arranhador para gatos com papelão:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Arranhador caseiro para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Conselhos
  • Quando estiver a usar a cola de contato, é recomendável usar uma máscara, pois algumas destas colas são muito fortes e podem provocar dores de cabeça.
  • Se fizer um arranhador de vários andares, tenha em conta que deve ter muito cuidado com as medidas. Certifique-se de que tudo coincide e utilize um nível para confirmar que a base e os andares estão direitos e alinhados.

Vídeos relacionados com Arranhador caseiro para gatos

1 de 3
Vídeos relacionados com Arranhador caseiro para gatos

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Valter
Ola amigo, por acaso você vende o kit para montagem, OBRIGDO.
A sua avaliação:
carlos roberto
oi gostaria de saber se posso ganhar algum dinheiro fabricando arranhadores para gatos
A sua avaliação:
Julia
super facil!! pensei que fosse ser mais complicado! é bem melhor que gastar tanto comprando um já pronto!
solange de fatima pedrosa
Eu fiz vários arranhadores para os meus gatos e eles adoraram, nem vão no quintal, como antes iam.
A sua avaliação:
Flávia
Vou ver se consigo fazer um desses! Com doze gatos em casa e sofás novos, um arranhador é uma necessidade! Obrigada pelas dicas!
Adilson Ferreira Gomes
Onde compra corda de sisal?
A sua avaliação:
Raphael
Estou com dúvida na madeira. Que tipo de madeira você usou e qual a espessura? Tenho medo de escolher uma muito fina e quebrar. Obrigado.
Rodrigo
1,5 cm é o suficiente para esta área. Mas se quiser mais espessa, tipo 2 cm, sem problema.
Rosana Francisco
Vejam como ficou o meu. A minha gata Sophia amou.
A sua avaliação:
Rosana Francisco
Comentário: Amei essa idéia e não sabia que era tão simples, por quê pra adquirir esses arranhadores no mercado é bem salgado. Esta idéia, além de proporcionar uma atividade caseira junto com minha filha me fez economizar uma grana. Obrigada!!!
Administrador PeritoAnimal
Oi Rosana! Que bom que você curtiu a matéria. Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando o PeritoAnimal :)
Helena
Gente, so pra ajudar, o nome desse material utilizado no arranhador não é barbante comum e sim sisal
Arranhador caseiro para gatos
1 de 8
Arranhador caseiro para gatos

Voltar ao topo da página ↑