menu
Partilhar

Os gatos reconhecem as pessoas?

 
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. Atualizado: 2 maio 2022
Os gatos reconhecem as pessoas?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos reconhecem seus tutores? Como os gatos enxergam os humanos? Os felinos sempre tiveram a reputação de serem animais muito independentes e pouco afetuosos, então há muitas pessoas que pensam que esses felinos não sentem muito afeto por seus tutores e que não podem reconhecê-los depois de passar algum tempo separados ou se estiverem cercados por outras pessoas, mas isso é realmente verdade?

Neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre a capacidade dos gatos de reconhecerem pessoas, te contamos como eles conseguem distinguir seus tutores de outros seres humanos e ajudamos você a descobrir se seu gato realmente sabe quem você é. Você quer saber se os gatos reconhecem as pessoas ou não? Não perca esse artigo!

Também lhe pode interessar: Por que os gatos gostam de algumas pessoas?

Os gatos distinguem as pessoas?

Apesar do que você possa acreditar sobre a personalidade interessada e o temperamento rude dos gatos, a resposta a esta pergunta é bastante clara: sim, os gatos são perfeitamente capazes de diferenciar as pessoas e, portanto, os gatos reconhecem seus tutores.

Em primeiro lugar, isto é possível porque os gatos formam uma ligação emocional com as pessoas com quem vivem e que fazem parte de seu grupo social. Embora possam parecer menos expressivos que os cães e, portanto, às vezes é mais complicado interpretar seu comportamento, qualquer pessoa que viva ou tenha vivido com um gato sabe que a grande maioria deles são na verdade animais muito afetuosos que gostam de passar tempo descansando ou interagindo com seus tutores, com os quais criam uma relação próxima e especial. Falamos sobre isso com mais detalhes neste outro artigo: "Os gatos são carinhosos?"

Da mesma forma, os gatos também reconhecem cada uma das pessoas ou animais que vivem na mesma casa individualmente e podem formar um vínculo diferente com cada um deles. Dependendo da relação que existe entre o gato e cada tutor, é possível para o gato variar seu comportamento dependendo de com quem ele está em determinado momento.

Como os gatos reconhecem as pessoas?

Já sabemos que os gatos reconhecem as pessoas, mas como eles o fazem? Os gatos, como os cães, são guiados mais pelo olfato e pela audição do que pela visão, e o mesmo é verdade quando se trata de diferenciar as pessoas. Aqui vemos como os gatos usam seus principais sentidos para reconhecer outros indivíduos.

Visão

Como os gatos enxergam os humanos? Os felinos têm visão adaptada à caça, o que significa que eles vêem muito melhor do que nós com pouca luz e podem detectar movimentos com grande precisão. Entretanto, sua visão colorida é mais pobre do que a dos humanos e eles também são incapazes de distinguir tantos detalhes quanto nós podemos, o que significa que eles têm dificuldade em reconhecer as pessoas apenas olhando para elas. Descubra neste outro post como os gatos enxergam?

Entretanto, os gatos são muito observadores e podem facilmente aprender o significado de nossos gestos, expressões faciais e posturas corporais, o que lhes permite responder a eles de forma rápida e eficaz.

Audição

Os gatos são capazes de apontar seus ouvidos em quase qualquer direção para localizar a fonte de um som e têm um senso de audição muito fino e altamente desenvolvido. Isto, juntamente com sua memória e capacidade de aprendizagem, permite-lhes lembrar e identificar perfeitamente o tom de voz de seus tutores, distinguindo-o do de outras pessoas, e podem até reconhecê-los pela forma como caminham apenas ouvindo o som de seus passos!

Um estudo realizado no Japão em 2013 [1] descobriu que os gatos reagem mais fortemente à voz de seus tutores mesmo quando estão fora de vista, ficando alerta e virando a cabeça e os ouvidos na direção de onde o som está vindo. Entretanto, mesmo que nos reconheçam pelo nosso tom de voz, isso não significa necessariamente que venham até nós quando os chamamos ou que obedeçam aos nossos comandos. Os gatos reconhecem as pessoas, sim, mas isto é muito diferente de fazer realmente tudo o que queremos que eles façam.

Olfato

Embora não tenhamos consciência disso, cada pessoa tem um cheiro característico que é uma marca de identidade muito forte para nosso gato, que, com seu olfato altamente desenvolvido, é capaz de detectá-lo, processá-lo e armazená-lo em sua memória por um longo período de tempo. Isto significa que os gatos também podem distinguir as pessoas pelo cheiro e podem reconhecer perfeitamente seus tutores após uma breve farejada.

Como saber se um gato me reconhece?

Se você já se perguntou se seu gato está ciente de quem você é e, portanto, seria capaz de reconhecê-lo depois de passar algum tempo separado ou quando há outras pessoas ao redor, aqui estão alguns sinais que podem indicar que seu gato de fato o reconhece e está feliz em vê-lo:

  • Caminha ou corre na sua direção com o rabo levantado: a posição do rabo do seu gato dá muitas informações sobre as emoções que o animal está sentindo. Se quando o gato te vê ou ouve, ele se aproxima de você com seu rabo completamente reto, erguido e firme, isto é um bom sinal, significa que ele o reconheceu e está feliz em vê-lo. Se você quiser saber mais sobre as interpretações que um rabo levantado em gatos pode ter, recomendamos que leia este outro artigo: por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinhos?
  • O gato se aproxima miando quando te vê: os gatos miam para se comunicar com seus tutores e chamar sua atenção, por isso é comum que eles se aproximem de você quando te reconhecem, miam suavemente e até ronronam. Entretanto, com os estranhos, eles tendem a ser mais cautelosos e geralmente permanecem em silêncio diante deles, muito atentos a qualquer movimento ou sinal de perigo.
  • Esfrega seu rosto contra você: uma vez que o felino chegue onde você está, ele provavelmente o farejará para ter certeza de que é você e recolher informações olfativas, e então esfregará seu rosto e seus flancos contra seus tornozelos ou em outro lugar em seu corpo em um movimento conhecido como marcação facial. Com esta saudação, ele está imbuído de seu próprio cheiro para criar uma atmosfera familiar, indicando que ele se sente à vontade e à vontade para se reunir com você, um membro importante de seu grupo social.
  • Deita de costas: após realizar a marcação facial, seu gato pode acabar se deitando no chão ao seu lado, brincando e expondo sua barriga. Nesta posição, o felino é muito vulnerável, portanto só o faz diante de pessoas que reconhece, com quem tem um vínculo de amizade e em quem confia completamente.

Ao ver esses comportamentos, não só sabemos que eles nos reconhecem, mas também que os gatos sabem que os amamos. Agora que você já viu que os gatos reconhecem as pessoas, aprendeu sobre como os gatos reconhecem seus tutores e também como os gatos enxergam os humanos, não perca este outro post em que falamos "por que os gatos gostam de algumas pessoas?"

Os gatos reconhecem as pessoas? - Como saber se um gato me reconhece?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos reconhecem as pessoas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Saito, A., Shinozuka, K., (2013), Vocal recognition of owners by domestic cats (Felis catus). Animal Cognition 16, 685–690.
Bibliografia
  • Vitale, K.R., Behnke, A.C., Udell, M.A.R., (2019), Attachment bonds between domestic cats and humans. Current Biology 29, R864–R865.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Os gatos reconhecem as pessoas?
1 de 2
Os gatos reconhecem as pessoas?

Voltar ao topo da página