Curiosidades do mundo animal

Por que os flamingos ficam parados em uma perna só?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 2 janeiro 2024
Por que os flamingos ficam parados em uma perna só?

Os flamingos são um grupo de aves que se dividem em três gêneros e seis espécies e, com isso, podem estar distribuídos na América, África, Ásia e Europa. São aves muito peculiares, com corpos alargados, esbeltos e tons de rosa. Do total das espécies, três se encontram como "quase ameaçadas" e uma como "vulnerável; as outras duas se classificam na categoria de "menor preocupação".

Essas aves contam com diversas curiosidades e, entre elas encontramos o fato de que não somente podem dormir em pé, como também podem ficar paradas em apenas uma das pernas. Pesquisadores estudaram este fenômeno por muitos anos e, ainda que não haja considerações definitivas, no PeritoAnimal te trazemos as teorias que podem explicar porquê os flamingos ficam parados em uma perna só. Em geral, os motivos que podem explicar esse comportamento são três: regular a temperatura corporal, preservar energia e diminuir o contato com a água salgada. Vamos conhecê-las a fundo!

Também lhe pode interessar: Onde vivem os flamingos?

Índice

  1. Para conservar a temperatura corporal
  2. Para economizar energia
  3. Para diminuir a exposição à água salgada

Para conservar a temperatura corporal

Umas das explicações os especialistas dão sobre as razões pelas quais os flamingos ficam parados em uma perna só, é que eles o fazem para regular a temperatura corporal. Isso se deve, por um lado, por serem aves que passam muito tempo na água, o que causa um resfriamento rápido. Por outro lado, se soma a diminuição da temperatura ambiental. Desta maneira, ao estarem em uma única pata, reduziriam a perda de calor ao terem menos partes do copo expostas.

No entanto, as pesquisas não puderam estabelecer com certeza absoluta a razão mencionada. Foi observado que alguns flamingos ficam mais tempo parados em uma perna só quando estão dentro da água do que fora dela, enquanto que em outros casos, foi observado que realizam a ação quando o clima está mais frio. Neste sentido, ainda que a razão de se sustentarem em uma pata esteja relacionada, seja dentro ou fora da água, com a conservação da temperatura corporal, outras pesquisas indicam que esta ideia não tem muito fundamento. Os flamingos, como outras aves aquáticas, têm vasos sanguíneos reduzidos nas extremidades inferiores e um sistema de calor em contracorrente. Ou seja, o sangue deles aquece quando sobe das pernas e esfria quando desce, portanto, eles possuem um mecanismo corporal projetado para preservar calor.

Porém, ainda sim existe uma possibilidade de que haja alguma relação entre a economia de calor e do porquê os flamingos ficam em uma pata só, já que muitos deles habitam regiões mais quentes e essa conduta é mais observada quando as temperaturas caem. Vamos falar mais sobre isso na próxima seção.

Por que os flamingos ficam parados em uma perna só? - Para conservar a temperatura corporal

Para economizar energia

Outra das razões que sugerem uma explicação do porque os flamingos ficam parados em uma perna só é para evitar a fadiga muscular e economizar energia. Ainda que possa parecer contraditório, para essas aves é mais cômodo adormecerem em apenas uma perna ou simplesmente ficarem paradas nesta posição, do que sobre as duas extremidades. Para isso, devem manter o equilíbrio, o que geram um maior gasto energético.

os flamingos conseguem manter uma grande estabilidade por um longo período de tempo quando estão parados em apenas uma perna graças a anatomia de suas extremidades. Os ligamentos e tendões podem ficar "travados", mantendo a pata em seu lugar, o que reduz o esforço muscular e permite que a ave permaneça parada e estável, inclusive quando dorme. Este mecanismo dos flamingos é tão peculiar que um estudo[1] revelou que os flamingos mortos podiam manter de maneira passiva o peso corporal em apenas uma pata, ou seja, sem esforço muscular, similar a uma ave viva. No entanto, os cadáveres não podiam manter-se em pé com as duas patas. O estudo também revelou que quando os flamingos estão em apenas uma pata, têm um desequilíbrio mínimo. Desta maneira, a pesquisa concluiu que os flamencos, ao pararem em uma pata, não têm grandes exigências musculares e, portanto, há um menos gasto energético.

Ainda que seja necessário mais estudos sobre o tema, pesquisas sugerem que os flamingos, igual aos mamíferos aquáticos, como as baleias e os golfinhos, desativam apenas metade de seu cérebro quando dormem. Portanto, ficar apoiado em uma perna só e permanecer completamente estável seria natural e por isso não caem.

Para diminuir a exposição à água salgada

Por último, descobrimos que as observações indicam que os flamingos, quando apoiados em uma perna, passam aproximadamente o mesmo tempo apoiados no membro direito e esquerdo. Além disso, alguns flamingos vivem em águas bastante salinas e alcalinas, o que é sem dúvida um ambiente que pode deteriorar a pele de muitos animais, por isso, ao alternar as patas submersas na água, reduzem a sua exposição. Embora o tecido das pernas dessas aves seja duro e, portanto, resistente, poder ficar em pé sobre uma perna só é vantajoso para elas.

Por algum tempo também se acreditou que os flamingos ficavam apoiados em uma perna só como mecanismo de alerta porque, se sentissem uma ameaça, poderiam voar mais rápido. Porém, essa teoria foi refutada, já que agora se sabe que ocorre o contrário, essas aves decolam melhor quando apoiadas nas duas patas.

Especialistas em comportamento das aves concordam que estas teorias não são definitivas e, com o tempo, podem ou não ser comprovadas. Além disso, provavelmente existem outras razões que explicam por que os flamingos tendem a ficar em pé sobre uma perna só, o que também será descoberto à medida que as pesquisas avançam. Mas se você ficou querendo mais, não perca este outro artigo: “Curiosidades sobre os flamingos”.

Por que os flamingos ficam parados em uma perna só? - Para diminuir a exposição à água salgada

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os flamingos ficam parados em uma perna só?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Chang, Y.; Ting, L. (2017). Mechanical evidence that flamingos can support their body on one leg with little active muscular forcé. Disponible en: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsbl.2016.0948
Bibliografia
  • BBC. (2017). ¿Por qué los flamencos se paran en una sola pata? Disponible en: https://www.bbc.com/mundo/noticias-40029018#:~:text=Ahora%2C%20un%20equipo%20de%20investigadores,mantenerse%20en%20pie%20mientras%20duermenBBC Science Focus (2021). Why do flamingos stand on one leg? Disponible en: https://www.sciencefocus.com/news/why-do-flamingos-stand-on-one-leg
  • Tikkanen, A. (2018). Which Is Correct: Hanukkah or Chanukah? Encyclopedia Britannica. Disponible en: https://www.britannica.com/story/which-is-correct-hanukkah-or-chanukah
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que os flamingos ficam parados em uma perna só?