Partilhar

Por que os gatos cheiram o nosso nariz?

Por Bruna Olivver, Jornalista. Atualizado: 4 dezembro 2018
Por que os gatos cheiram o nosso nariz?

Ver fichas de  Gatos

Algumas pessoas questionam o comportamentos dos felinos, algumas reações e hábitos que os gatos possuem geralmente deixam seus tutores intrigados, alguns até se perguntam por que meu gato não gosta de carinho? Ou por que o meu gato me morde? Para responder essa e outras questões curiosas sobre esses encantadores animais de estimação, o Perito Animal produziu o artigo por que os gatos cheiram nosso nariz? Continue lendo!

Comportamento felino

Os felinos possuem um olfato bem mais sensível que os seres humanos, diversos odores podem provocar reações indesejadas. E mesmo não gostando de carinho excessivo, eles são muito amorosos e adoram estar perto dos seus tutores. Alguns tutores ficam preocupados e têm dificuldades para entender o comportamento dos seus gatos e alguns hábitos como de seguir o tutor em toda parte, por isso é preciso aprender um pouco da linguagem corporal felina.

Gatos que cheiram o nosso nariz?

Os gatos são comunicativos e participativos tanto com os humanos quanto com os animais de estimação como cães e outros felinos, basta ter paciência e saber como introduzi-lo numa casa em que existam outros animais de estimação. É um erro achar que os felinos são traiçoeiros é muito importante conhecer a linguagem corporal deles e entender que eles agem por instinto. É importante manter o vínculo com eles, quando esfregam seus focinhos e sua face no rosto das pessoas eles estão esfregando suas glândulas oronasais e seus molares eles só fazem isso em objetos ou pessoas que eles gostam muito, isso para eles é sinônimo de carinho, amor e afeto.

Por que os gatos cheiram o nosso nariz? - Gatos que cheiram o nosso nariz?

Por que os gatos cheiram a boca do tutor?

Os gatos possuem vários canais de comunicação, os principais são o olfato, a audição e a visão. Quando o gatos querem explorar o ambiente de forma amigável e conhecer o humano, eles se utilizam desses sentidos, ou seja quando os gatos cheiram a boca do tutor eles estão tentando se aproximar, se familiarizar com o cheiro do tutor, construir laços.

O felino quando está a fim de se socializar ele mantém as orelhas levantadas e relaxadas, com a boca e bigode relaxados e a cauda levantada e caminha de forma tranquila até o humano.

Por que os gatos lambem os tutores?

Quando eles lambem também significa que eles estão se socializando, isso deve ser encarado de forma positiva, eles estão mostrando que querem se aproximar e interagir com seus tutores e inseri-los ao seu grupo. Até porque para os felinos lamber é considerado como algo natural, além poder estar relacionado a marcação de território essa atitude tem relação com o comportamento que eles tinham ainda filhotes quando eram lambidos diariamente por suas mães.

As lambidinhas são gestos de afeto, lamber é uma forma de grande expressividade de carinho dos gatos com seus tutores. Assim como o toque, eles querem tocar em seus donos e chamar a sua atenção, e dizer que precisam da presença deles. Estresse e ansiedade pode estar relacionado em alguns casos, é preciso estar atento caso as lambidas sejam de forma compulsiva, neles ou mesmo em outros gatos, pois podem ser consideradas como comportamento estereotipados gerado pela mudança de ambiente ou dificuldade de adaptação com outros felinos ou distúrbios emocionais.

Leia o nosso artigo completo sobre porque o meu gato me lambe?

Por que os gatos mordem seus tutores?

Geralmente os gatos mordem seus tutores para brincar, isso é sinal de que eles estão cuidando dos seus donos. Uma mordida leve não deve ser encarada de forma ruim eles podem simplesmente estar se divertindo, mas algumas vezes eles podem estar irritados ou chateados. Como já citado os felinos não gostam de contato excessivo e às vezes para se livrar de algo que incomode-os ou que os chateiam eles mordem de uma forma mais dura, é como se fosse um pedido para que a pessoa deixe-o em paz.

É sempre bom ressaltar que quando isso acontecer o tutor deve dar espaço ao gato, deixar de incomodá-lo, pode até repreender o gato, falando firme, mas nunca castigá-lo, afinal essa foi a forma de comunicação que ele usou para dizer que não estava gostando do tipo de contato.

O ideal é que você ofereça brinquedos para quando o seu gato quiser ter brincadeiras que envolvam morder. Nunca deve incentivar o seu gato a brincar com as suas mãos porque assim ele não entende que não pode mordê-las. Quando o seu gato começar a querer morder, ofereça um brinquedo que ele possa morder à vontade.

Acima de tudo, brinque com o seu gato, aprenda a reconhecer a linguagem dele e deixe que ele o conheça melhor a você também. Os gatos são seres incríveis e excelentes amigos do homem!

Por que os gatos cheiram o nosso nariz? - Por que os gatos mordem seus tutores?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos cheiram o nosso nariz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os gatos cheiram o nosso nariz?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mariana Marcus
Nossa gatinha além de lamber minha mão, tb dá mordidinhas, geralmente uma ação seguida da outra. Posso considerar então sinal de afeto?

Por que os gatos cheiram o nosso nariz?
1 de 3
Por que os gatos cheiram o nosso nariz?

Voltar ao topo da página