Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos cheiram o nosso nariz?

Bruna Olivver
Por Bruna Olivver, Jornalista. Atualizado: 10 maio 2023
Por que os gatos cheiram o nosso nariz?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já percebeu que, às vezes, seu gato chega bem pertinho do seu rosto e começa a cheirar seu nariz? Esse comportamento pode parecer curioso e até engraçado, mas há uma explicação por trás desse hábito felino. Na verdade, o olfato é um sentido extremamente importante para os gatos, e o cheiro dos tutores é um sinal poderoso para esses animais. Neste artigo do PeritoAnimal famos explicar por que os gatos cheiram o nariz dos tutores.

Também falaremos sobre a importância do olfato para esses animais tão fascinantes. Prepare-se para desvendar os segredos do mundo felino e fortalecer ainda mais o vínculo com o seu bichano!

Índice

  1. Por que o gato te cheira?
  2. Por que os gatos cheiram o nariz dos tutores?
  3. Por que os gatos cheiram a boca do tutor?
  4. Por que os gatos lambem os tutores?
  5. Por que os gatos mordem seus tutores?

Por que o gato te cheira?

Os felinos possuem um olfato bem mais sensível que os seres humanos, diversos odores podem provocar reações indesejadas. E mesmo não gostando de carinho excessivo, eles são muito amorosos e adoram estar perto dos seus tutores. Alguns tutores ficam preocupados e têm dificuldades para entender o comportamento dos seus gatos e alguns hábitos como de seguir o tutor em toda parte, por isso é preciso aprender um pouco da linguagem corporal felina.

Por que os gatos cheiram o nariz dos tutores?

Você já se perguntou por que os gatos cheiram o nariz do dono? Se você vive com um gato, provavelmente já deve ter notado que ele cheira o seu nariz de vez em quando. Esse comportamento pode parecer estranho para nós humanos, mas para os gatos, o olfato é um sentido extremamente importante. O cheiro dos tutores é uma forma de comunicação poderosa para esses animais, que usam o olfato para obter informações sobre o ambiente e sobre as pessoas ao seu redor.

Além disso, o cheiro dos tutores também pode ser uma forma de expressar afeto e reconhecimento. Os gatos são animais sociais e gostam de estar perto dos seus tutores, e o cheiro é uma forma de identificar quem são seus amigos e familiares. Essa é uma das razões pelas quais os gatos também gostam de se esfregar nas pernas e nas mãos dos seus tutores, deixando seu próprio cheiro como forma de marcar território e demonstrar afeto.

Por fim, é importante lembrar que os gatos são animais bastante observadores e sensíveis às mudanças no ambiente e no comportamento dos seus tutores. O cheiro dos tutores pode mudar por diversos motivos, como mudanças na alimentação, uso de produtos de higiene pessoal ou mesmo estresse emocional. Por isso, quando um gato cheira o nariz de seu tutor ele pode estar procurando informações sobre o seu estado de saúde ou sobre mudanças no ambiente. Prestar atenção aos sinais do gato pode ser uma forma de compreender melhor a sua linguagem e fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês.

Por que os gatos cheiram o nosso nariz? - Por que os gatos cheiram o nariz dos tutores?

Por que os gatos cheiram a boca do tutor?

Os gatos possuem vários canais de comunicação, os principais são o olfato, a audição e a visão. Quando o gatos querem explorar o ambiente de forma amigável e conhecer o humano, eles se utilizam desses sentidos, ou seja quando os gatos cheiram a boca do tutor eles estão tentando se aproximar, se familiarizar com o cheiro do tutor, construir laços.

O felino quando está a fim de se socializar ele mantém as orelhas levantadas e relaxadas, com a boca e bigode relaxados e a cauda levantada e caminha de forma tranquila até o humano.

Por que os gatos lambem os tutores?

Quando eles lambem também significa que eles estão se socializando, isso deve ser encarado de forma positiva, eles estão mostrando que querem se aproximar e interagir com seus tutores e inseri-los ao seu grupo. Até porque para os felinos lamber é considerado como algo natural, além poder estar relacionado a marcação de território essa atitude tem relação com o comportamento que eles tinham ainda filhotes quando eram lambidos diariamente por suas mães.

As lambidinhas são gestos de afeto, lamber é uma forma de grande expressividade de carinho dos gatos com seus tutores. Assim como o toque, eles querem tocar em seus donos e chamar a sua atenção, e dizer que precisam da presença deles. Estresse e ansiedade pode estar relacionado em alguns casos, é preciso estar atento caso as lambidas sejam de forma compulsiva, neles ou mesmo em outros gatos, pois podem ser consideradas como comportamento estereotipados gerado pela mudança de ambiente ou dificuldade de adaptação com outros felinos ou distúrbios emocionais.

Leia o nosso artigo completo sobre porque o meu gato me lambe?

Por que os gatos mordem seus tutores?

Geralmente os gatos mordem seus tutores para brincar, isso é sinal de que eles estão cuidando dos seus donos. Uma mordida leve não deve ser encarada de forma ruim eles podem simplesmente estar se divertindo, mas algumas vezes eles podem estar irritados ou chateados. Como já citado os felinos não gostam de contato excessivo e às vezes para se livrar de algo que incomode-os ou que os chateiam eles mordem de uma forma mais dura, é como se fosse um pedido para que a pessoa deixe-o em paz.

É sempre bom ressaltar que quando isso acontecer o tutor deve dar espaço ao gato, deixar de incomodá-lo, pode até repreender o gato, falando firme, mas nunca castigá-lo, afinal essa foi a forma de comunicação que ele usou para dizer que não estava gostando do tipo de contato.

O ideal é que você ofereça brinquedos para quando o seu gato quiser ter brincadeiras que envolvam morder. Nunca deve incentivar o seu gato a brincar com as suas mãos porque assim ele não entende que não pode mordê-las. Quando o seu gato começar a querer morder, ofereça um brinquedo que ele possa morder à vontade.

Acima de tudo, brinque com o seu gato, aprenda a reconhecer a linguagem dele e deixe que ele o conheça melhor a você também. Os gatos são seres incríveis e excelentes amigos do homem!

Agora que você já sabe por que os gatos cheiram o nariz dos tutores, não perca este outro artigo no qual explicamos por que os gatos abrem a boca quando cheiram algo.

Por que os gatos cheiram o nosso nariz? - Por que os gatos mordem seus tutores?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos cheiram o nosso nariz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Eduarda
Meu gato foi abandonado bem novinho, então não teve tanto contato com a mãe por tanto não tem o costume de lamber ou brincar muito, mas sempre foi extremamente cuidadoso e nunca arranhou ou mordeu ninguém da família
A sua avaliação:
Ana Flávia
Quando o gato lambe seu dono, não é só pq é uma forma carinhosa e sim pq ele está marcando seu dono com o seu cheiro.
A sua avaliação:
Mariana Marcus
Nossa gatinha além de lamber minha mão, tb dá mordidinhas, geralmente uma ação seguida da outra. Posso considerar então sinal de afeto?
Patricia
Os meus adoram fazer isso,eu apenas peço um beijo e la vem uma lambidinha kk
1 de 3
Por que os gatos cheiram o nosso nariz?