Curiosidades do mundo animal

Quantas pernas tem um gafanhoto?

 
Quantas pernas tem um gafanhoto?

Conhecido por seus saltos incríveis pelos campos e jardins, o gafanhoto é um inseto que também nos surpreende por suas cores e anatomia. Na verdade, você já se perguntou quantas patas tem um gafanhoto? Embora à primeira vista a resposta possa parecer simples - os gafanhotos têm seis patas, como todos os insetos -, a realidade é um pouco mais complexa.

Geralmente, a anatomia dos gafanhotos é resumida em um corpo alongado com antenas longas e finas, juntamente com asas transparentes e membranosas. Apesar disso, quando falamos sobre como são os gafanhotos, sempre acabamos observando suas patas e sua capacidade de saltar grandes distâncias. Portanto, neste artigo do PeritoAnimal, vamos aprofundar a questão de quantas pernas tem um gafanhoto e quais são suas funções nesses pequenos insetos.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um gafanhoto?

Índice

  1. Quantas pernas tem um gafanhoto?
  2. Como são as pernas dos gafanhotos?
  3. Funções das pernas dos gafanhotos

Quantas pernas tem um gafanhoto?

Ao falar sobre como são os gafanhotos, podemos adicionar que são insetos com uma grande variedade de cores que vão desde o verde, o marrom e o preto, passando pelo amarelo com manchas ou listras. Na verdade, alguns gafanhotos até conseguem se camuflar no ambiente porque mudam de cor.

Embora existam muitos tipos de gafanhotos, todos compartilham uma característica em comum: a quantidade de patas que possuem. Então, quantas pernas têm os gafanhotos? Os gafanhotos têm 6 patas, como todos os insetos, conforme explicado na introdução.

As 6 patas dos gafanhotos estão localizadas na parte do tórax, que é o segundo segmento do corpo dos gafanhotos. Mais adiante, vamos aprofundar isso. Agora que você já sabe quantas patas os gafanhotos têm, pode ser que você esteja interessado em saber "Os gafanhotos mordem?".

Como são as pernas dos gafanhotos?

Como mencionado, os gafanhotos têm 6 patas, mas agora é preciso ver como são as patas desses gafanhotos. Cada lado do tórax dos gafanhotos possui três patas, uma característica própria dos ortópteros.

Além disso, as patas estão unidas ao tórax por meio de articulações que lhes permitem se mover em diferentes direções. Elas também são cobertas por uma espécie de pelos curtos e pequenos que ajudam o gafanhoto a se fixar nas superfícies onde pousa.

Dito isso, podemos diferenciar as 6 patas dos gafanhotos em:

  • Patas dianteiras: são o primeiro par de patas do gafanhoto e estão no protórax, que é a parte frontal do tórax. São pernas menores e menos fortes que as outras.
  • Patas intermediárias: são o segundo par de pernas e estão no mesotórax. Aqui também estão as asas. Essas pernas intermediárias são mais longas que as primeiras e também são mais fortes.
  • Patas traseiras: são o último par de pernas e estão no metatórax, que é a parte traseira do tórax. Aqui também estão o segundo par de asas. São as pernas do gafanhoto que se destacam mais, porque são as mais longas e mais fortes. Além disso, são usadas para saltar.

Falando de insetos e animais curiosos e surpreendentes, você pode se interessar em saber se "Aranha é inseto?".

Quantas pernas tem um gafanhoto? - Como são as pernas dos gafanhotos?

Funções das pernas dos gafanhotos

Para concluir a discussão sobre as características e curiosidades dos gafanhotos, vejamos para que servem as patas dos gafanhotos.

À primeira vista, as patas dos gafanhotos servem para locomoção e para saltar, que é a característica mais marcante neles. Na verdade, graças às suas patas traseiras, os gafanhotos podem se impulsionar até 20 vezes o comprimento de seus próprios corpos. No entanto, há muitas outras funções que explicam para que servem as patas dos gafanhotos:

  • Locomoção: as patas dianteiras e intermediárias dos gafanhotos servem para andar, correr e escalar. Como mencionado, elas possuem pequenos pelos e garras que permitem agarrar superfícies rochosas como troncos de árvores ou paredes. Além disso, com as patas traseiras, podem saltar para escapar dos animais predadores, alcançar alimentos ou simplesmente mudar de lugar.
  • Alimentação: as patas intermediárias e dianteiras dos gafanhotos funcionam como "braços humanos", ou seja, com elas, seguram o alimento e o manipulam para levá-lo à boca.
  • Defesa e camuflagem: as patas traseiras dos gafanhotos servem como meio de ataque contra predadores. Em outras palavras, os gafanhotos podem dar chutes fortes para tentar fugir. Além disso, também as utilizam para se camuflar entre folhas e galhos.
  • Sensor e comunicação: as patas dos gafanhotos também possuem pelos sensoriais que permitem reconhecer a temperatura do ambiente, a umidade ou até mesmo a pressão do ar. Por outro lado, alguns tipos de gafanhotos batem suas patas no chão para chamar a atenção das fêmeas.

Outras funções das patas dos gafanhotos são:

  • Termorregulação.
  • Limpeza de seu próprio corpo.
  • Cortejo realizando danças.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas pernas tem um gafanhoto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantas pernas tem um gafanhoto?