Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos gostam tanto de caixas?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 9 fevereiro 2021
Por que os gatos gostam tanto de caixas?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito brincalhões, capazes de se distraírem com qualquer coisa que encontrem e que lhes pareça um pouco curiosa. Muitas vezes gastamos dinheiro em brinquedos caros para gatos e eles costumam interessar-se mais por simples bolinhas de papel ou canetas, por exemplo, do que por um boneco desenhado especialmente para felinos.

O mesmo acontece com as caminhas para dormir. Já alguma vez pensou que o seu gato prefere passar o dia ou a noite dentro de alguma caixa vazia do que na sua caminha? Isto é algo que diverte os donos de gatos, que não conseguem explicar este comportamento.

Para tirar as suas dúvidas de uma vez por todas, no Perito Animal queremos falar-lhe sobre este tema. Por que os gatos gostam tanto de caixas? Verá que não se trata de nenhum capricho por parte do seu amiguinho e que têm uma razão para preferirem as caixas de papelão.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos dormem tanto?

Não gosta da sua cama?

A cena é típica: acaba de comprar uma cama nova para o seu gato, ou um brinquedo e este prefere utilizar a caixa de algum artigo, e não o artigo em si. Por vezes pode ser frustrante para os donos, que escolheram cuidadosamente um presente para o seu gatinho.

Em caso como estes, não desanime: o seu gato agradece que lhe tenha trazido para casa uma caixa tão perfeita só para ele. Isto não significa que não aprecie as outras coisas que lhe dá, nem que seja mal agradecido. A caixa, apesar da sua simplicidade, reúne uma série de atrativos irresistíveis que podem ser difíceis de adivinhar para um humano.

Por que os gatos gostam tanto de caixas? - Não gosta da sua cama?

6 motivos que explicam por que os gatos gostam tanto das caixas:

Agora sim, chegou o momento de lhe revelar por que os gatos gostam tanto da caixa em que veio o seu último eletrodoméstico, e da qual o seu gato não se quer separar. São vários os fatores que fazem com que se transforme em um brinquedo/casa perfeito para o seu felino:

1. O instinto de sobrevivência

Embora dentro das casas e apartamentos seja muito pouco provável que os gatos se encontrem com alguma coisa que os queira magoar, persiste neles o instinto de se manterem a salvo dos predadores, que é o mesmo que os leva muitas vezes a preferir sítios altos na hora de dormir. Lembre-se que passam grande parte do seu tempo dormindo, ou seja, para estarem tranquilos devem encontrar um lugar que lhes dê a sensação de segurança.

Com as caixas acontece o mesmo: para o se gato é como uma toca em que pode sentir-se a salvo de qualquer perigo, além disso permite-lhes isolarem-se do mundo exterior e terem um espaço só para eles, no qual podem estar tranquilos e desfrutar da sua solidão.

2. A caça

Talvez os seu gato lhe pareça um pequeno e doce animal, com o seu pelo brilhante, os seus bigodes engraçados e as adoráveis almofadas das suas patas. No entanto, deve lembrar-se que em um ambiente selvagem o gato é um animal caçador, predador natural de seres mais pequenos.

Na escuridão da sua caixa/toca, o gato sente que se encontra à espreita da sua próxima presa, preparado para a surpreender a qualquer momento, sem importar que se trate de um brinquedo que você mesmo lhe mostre, uma perna humana ou algum inseto que passe em frente do seu esconderijo. Esta na caixa é relembrar o seu espírito caçador.

3. A temperatura

Certamente já observou que o seu gato adora deitar-se ao sol, esconder-se entre os lençóis ou almofadas do sofá, e inclusivamente dentro dos armários. Isto acontece porque o seu corpo precisa de estar a uma temperatura de 36ºC. Ou seja, ele procura os melhores lugares para se manter quente e reconfortado.

As caixas de papelão, devido ao material de que são feitas, fornecem um refúgio abrigado e quente para o animal, por isso não é de estranhar que enlouqueçam assim que veem uma dentro de casa.

4. A curiosidade

É completamente verdade que os gatos são muito curiosos, qualquer pessoa que tenha um em casa já o poderá ter comprovado: sempre querem cheirar, morder e meter a cabeça dentro ou perto daquelas coisas que lhes parecem ser uma novidade e interessantes, assim sendo, se comprou alguma coisa que vem dentro de uma caixa ele certamente que irá querer investigar de que se trata.

5. A caixa

Outro dos motivos porque os gatos gostam tanto de caixas deve-se à textura do material da caixa que é perfeita para que o gato possa arranhar e morder, coisa que certamente já deve ter reparado que adora fazer. Além disso, pode afiar as suas unhas e marcar o seu território com facilidade.

6. O estresse

Como dado interessante, um estudo feito recentemente por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Utrech. localizada na Holanda, descobriu que outro dos motivos para que os gatos gostem tanto das caixas é porque os ajuda a controlar o estresse.

A investigação realizou-se em um refúgio de animais, onde escolherem 19 gatos recém chegados ao refúgio, situação que costuma enervar os felinos por se encontrarem em um novo lugar, rodeados de pessoas e de tantos animais desconhecidos.

Do grupo escolhido, a 10 foram fornecidas caixas e aos outros 9 não. Passados poucos dias, chegou-se à conclusão de que aqueles gatos que tinham uma caixa adaptaram-se mais rapidamente que aqueles que não tiveram acesso à caixa, uma vez que lhes permitiu ter um lugar próprio e no qual se podiam refugiar. Isto aconteceu graças a todas as características positivas que mencionamos e que os felinos tanto adoram.

Você pode aproveitar este gosto peculiar dos gatos e fazer brinquedos caseiros com caixas de papelão. O seu gato vai adorar e você vai se divertir observando ele!

Por que os gatos gostam tanto de caixas? - 6 motivos que explicam por que os gatos gostam tanto das caixas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos gostam tanto de caixas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Selma de Miranda
Minha Pollegar adora uma caixa...
Janaina
Minha gata nem tem caminha dessas de pet shop. No início reparei que ela não gostava de lugares muito fofos, a não ser que fosse pra dormir comigo, depois ela foi encontrando os cantinhos preferidos dela e eu garanti que ficassem confortáveis, e depois de um tempo eu fiz pra ela uma casinha juntando várias caixas de papelão e abrindo várias entradas diferentes. ela A-MOU. e sempre que eu brinco de pegar ela, finjo que não consigo alcançar ela lá dentro, então toda vez que ela se sente ameaçada ela se esconde lá :3
A sua avaliação:
Amanda
Uma excelente explicação. Obrigada
1 de 3
Por que os gatos gostam tanto de caixas?