PARTILHAR

Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 maio 2017
Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O seu cachorro tem medo de outros cachorros? Ao ver outro cachorro as suas orelhas ficam para trás, a sua cauda fica encolhida entre as suas patas, quer fugir ou inclusive rosna para o outro cachorro para tentar intimidá-lo?

O medo é uma emoção necessária e fundamental, permite aos animais reações perante o perigo, mas se o medo se converter em uma fobia ou em algo que aparece em momentos inadequados pode converter-se em um grande problema e os passeios podem se tornar num momento de estresse para o seu cachorro.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar porque o seu cachorro tem medo de outros cachorros e como pode ajudá-lo.

Medo por falta de socialização

O seu cachorro pode ter medo de outros cachorros por falta de socialização, ou seja, porque não teve contato suficiente com outros cachorros quando era um filhote.

Isto pode acontecer em cachorros que foram separados muito cedo dos seus irmãos e que não conhecerem outros cachorros na família adotiva.

Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros - Medo por falta de socialização

Medo por uma experiência traumatizante

Se o seu cachorro é bastante medroso, a acumulação de más experiências pode fomentar este medo e inclusive transformá-lo em fobia. Isto pode acontecer quando um cachorro de tamanho pequeno e um pouco medroso encontra cachorros grandes com muita energia que vão querer brincar com ele de forma um pouco brusca.

Se o cachorro pequeno fica traumatizado poderá rosnar, ladrar ou mostrar outras formas de agressividade para os cachorros grandes que encontrar. Tenha em conta que isto também pode ocorrer em cachorros de tamanho grande.

Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros - Medo por uma experiência traumatizante

Medo reforçado pelos donos

Muitas vezes ao vermos o nosso cachorro assustado queremos ajudá-lo e, para isso costumamos acariciá-lo e falar-lhe baixinho para o tranquilizar, mas na realidade isto apenas piora o problema.

Agir desta forma só da ao cachorro a confirmação de que tem ração para estar assustado. Obrigá-lo a ficar entre os outros cachorros também não é uma boa ideia e pode inclusive piorar a qualidade da sua relação com o seu cachorro.

Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros - Medo reforçado pelos donos

Ajudar o cachorro a sentir-se seguro

A primeira coisa a fazer para ajudar o seu cachorro que tem medo de outros cachorros é aceitá-lo tal como é. Depois, o importante será voltar a dar-lhe confiança e segurança.

Se o seu cachorro manifesta medo ao aproximar-se de outro cachorro, a melhor atitude para si é manter a calma e ter um comportamento neutro. Se tentar tranquilizá-lo falando-lhe baixinho poderia interpretá-lo como uma justificação do seu medo. Isso também poderia fazer com que o seu cachorro continuasse a ter este comportamento para obter a sua atenção.

Também não o deve obrigar a estar em uma situação estressante, isso poderia traumatizá-lo ainda mais e fazê-lo perder a confiança em si, e além disso não o estaria a ajudar a superar o seu medo. Tente perceber se o seu cachorro está estressado devido a esta situação.

No início o mais simples para o seu amigo de quatro patas é evitar os encontros com outros cachorros, você pode ajudá-lo com três técnicas diferentes:

  • A dessensibilização consiste em apresentar-lhe a situações estressante de forma progressiva até que já não lhe cause estresse. Pode manter o seu cachorro a uns metros dos outros cachorros e ir diminuindo esta distância pouco a pouco durante os passeios, de acordo com a evolução e a melhoria do seu cachorro. Também pode organizar encontros com cachorros mais calmos e ir apresentado-lhe progressivamente cachorros com mais energia ou mais impressionantes.
  • A habituação consiste em ensinar ao cachorro a não reagir à situação estressante, multiplicar os passeios em locais onde vai encontrar outros cachorro permite ao seu cachorro habituar-se a eles e entender que não são uma ameaça. Se aplicar este método tenha muito cuidado para não colocar o seu cachorro em uma situação demasiado estressante para ele porque isso iria piorar a situação.
  • O contra-condicionamento permite associar a situação estressante com uma experiência positiva: por exemplo pode brincar com o seu cachorro quando os outros cachorros não estão longe para associar este momento com a brincadeira e para relaxar na presença de outros cachorros.

Pode aplicar estes três métodos em conjunto, o importante é respeitar o ritmo de aprendizagem do seu cachorro. É um processo que pode levar tempo, isto depende de cada cachorro. Se sentir que não pode enfrentar sozinho a situação não hesite em consultar um profissional de comportamento canina que poderá aconselhá-lo para o caso concreto do seu cachorro.

Os cachorros são animais sociais que precisam de interação com outros cachorros e ajudá-los a superar o seu medo para se poderem relacionar com outros cachorros é uma grande prova de amor que pode dar ao seu cachorro.

Veja também esse artigo o PeritoAnimal para ajudar se o seu cachorro tiver medo de descer escadas.

Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros - Ajudar o cachorro a sentir-se seguro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Viviane
O que eu posso fazer se meu cachorro for atacado por uma raça muito agressiva, como um pitbull ?
Stephanny
Minha cadela mais velha bate em uma das mais novas e a mais nova foi adotada e sempre que possível a mais velha bate na mais nova tenho medo da mais nova morrer de tanto medo pois a mais velha chega perto dela ela já fica assustada e com o rabo entre as pernas e a mais velha fica atenta n sei tenho medo da mais nova morrer
Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros
1 de 5
Porque meu cachorro tem medo de outros cachorros

Voltar ao topo da página ↑