menu
Partilhar

Cachorro com medo de passear: causas e soluções

 
Cachorro com medo de passear: causas e soluções

Ver fichas de  Cachorros

Há várias razões que explicam por que nos deparamos com um cachorro com medo de passear. Se você está lendo este artigo do PeritoAnimal é porque seu cachorro certamente tem medo de ir para a rua. Normalmente os peludos amam esses momentos e já ficam animados quando você simplesmente pega a coleira. No entanto, se acontece algo ruim durante um passeio, isso pode fazer com que, de repente, o cachorro comece a sentir medo.

Neste artigo vamos falar então sobre um cachorro com medo de passear: causas e soluções para que você possa ajudá-lo a superar o medo de ir para a rua com uma série de dicas. Entretanto, também é possível que ele não esteja realmente com medo, mas que seja outra coisa que o esteja impedindo de sair. Em qualquer caso, vamos descobrir juntos e levá-lo de volta a confiar e aproveitar os passeios com você.

Causas de um cachorro com medo de passear

As causas que levam a um cachorro com medo de passear são tão diferentes e especiais quanto seu cão, o que significa que analisar as causas do sentimento de medo é complexo. Se seu cachorro de repente começa a sentir medo de passear, você deve observá-lo de perto, pois suas reações e movimentos podem lhe dizer qual é a verdadeira razão de seu comportamento.

As razões mais comuns são uma má experiência durante o passeio e a má socialização. Também é possível que seu cachorro seja simplesmente medroso. Vamos analisar as diferentes causas de um cachorro com medo da rua:

1. Cachorro com medo devido a uma má experiência

Durante um passeio ou nas últimas vezes que você saiu com seu cachorro para a rua, ele se envolveu em alguma briga com outro cachorro? Tente se lembrar se seu amigo se machucou em no passeio ou se foi mordido. Ele pode ter ficado com algum trauma se tiver se assustado com algum barulho muito alto, como de um caminhão passando ou um canteiro de obras. Seu amigo peludo pode de repente não querer sair porque há um novo canteiro de obras na frente de sua casa ou porque você vive em uma área com muito tráfego de carros. Em resumo, uma má experiência pode estar relacionada a ao fato de que:

  • Ele entrou em uma briga com um cão
  • Se assustou com algum barulho
  • Perdeu-se
  • Se machucou

Cachorro com medo de passear: causas e soluções - Causas de um cachorro com medo de passear

2. Cachorro com medo pela má socialização

O que significa dizer que meu cachorro é mal socializado? Quando seu cão não está acostumado a estar com outros cachorros desde filhote, não aprendeu sinais caninos e linguagem corporal, ele pode começar a ter problemas com outros animais. Ele então não terá interesse em se encontrar ou brincar com outros cachorros e, por sua vez, não entenderá seus sinais de calma. Isto pode levar a uma socialização pobre e causar problemas e brigas durante o passeio.

3. Medo por ser um filhote

Se você notar que está lidando com um cachorro com medo de passear, uma outra possibilidade é que ele pode ainda não estar acostumado a todos os novos cheiros, ruídos e impressões. Este é o momento crítico para ele aprender que fazer um passeio é algo divertido.

Para fazer isso, leve-o para áreas tranquilas e certifique-se de que ele só ande com cães bem comportados e sociais para ensiná-lo a se comportar ao redor de adultos. Também é essencial que você não o sobrecarregue com muita "informação". Os cachorros filhotes não têm muita capacidade de assimilar novas experiências, pois têm que dormir muitas horas por dia. Em qualquer caso, lembre-se de que os filhotes só podem sair se já estiverem vacinados para garantir sua saúde.

É medo mesmo ou há outro motivo por trás?

Você tem certeza de que o que o cachorro tem é medo? Há várias outras razões pelas quais seu cão pode preferir ficar dentro de casa. É aconselhável consultar um veterinário se seu cachorro adulto de repente não quiser sair para passear na rua. Saiba que os cachorros podem desenvolver sintomas que causam dor ao caminhar. A displasia de anca ou de quadril, por exemplo, pode ser uma doença em cachorros mais velhos que os impede de andar normalmente.

Por outro lado, alguns cães evitam sair durante os dias mais quentes ou mais frios. Outros têm medo da noite ou dos ruídos causados pelo vento. Se seu cachorro sofrer com o calor no verão, evite as horas mais quentes, que podem inclusive queimar as patinhas dele pelo excesso de calor, e leve-o para fora durante a noite. Também é perfeitamente normal que seu cachorro não queira sair quando chove.

Como passear com um cachorro medroso

Durante o passeio, seu cachorro precisa de você ao seu lado. Você é a referência dele e ele será guiado por sua linguagem corporal. É essencial que você o faça sentir-se seguro, para que não tenha motivos para se preocupar. Para fazer isso, seja firme mesmo que seu cachorro não queira ir para a rua.

Do contrário, ele notará sua insegurança se você ficar olhando para ele o tempo todo, falar demais com ele ou se ele parar. Se ele fizer isso, insista com determinação para ele andar, mas sem violência. O cachorro precisa sentir que não há perigo fora de sua casa. Quando temos um cachorro com medo de passear, se ele para constantemente ou fica toda hora querendo voltar para casa, é aconselhável que você compre um arnês para que ele não machuque o pescoço.

Os cachorros são animais muito sensíveis, têm audição muito aguçada e ouvem coisas que nem podemos imaginar. É normal que certas situações ou ruídos os assustem, pois eles os percebem de uma maneira muito mais intensa do que nós.

Para que seu cão não sofra nenhum trauma ou faça uma má associação com os passeios, evite levá-lo para a rua durante uma tempestade, na hora de trânsito intenso ou durante festas com muita gente na rua. Destacamos que os cachorros têm muito medo de fogos de artifício. Eles podem se assustar com as sirenes dos carros de polícia, buzinas e caminhões. Portanto, proteja seu cachorro contra esses ruídos.

Para mais informações, você pode consultar este outro artigo sobre 10 motivos para passear com seu cachorro.

Cachorro com medo de passear: causas e soluções - Como passear com um cachorro medroso

O que fazer quando o cachorro tem medo de ir para a rua

Socorro, meu cachorro está com medo de ir para a rua! Nessa situação, a primeira coisa que você deve fazer se seu cachorro não quer mais passear é consultar um especialista. Fale com seu veterinário e peça para examiná-lo. Talvez seja o motivo seja alguma doença ou uma dor que esteja causando esse comportamento. Se seu cachorro está com boa saúde, mas ainda assim não quer sair para passear, você precisa observá-lo para descobrir a razão de seu medo.

A coleira e o arnês

Os cachorros associam a coleira ou o arnês ao passeio. É o primeiro passo para ir à rua e sua coleira é a chave para o sucesso. Se ele tiver algum trauma que se conecte ao passeio, ele se esconderá toda vez que você lhe mostrar a coleira. Portanto, devemos trabalhar em como nos preparar para sair. É preciso paciência e amor para que ele esqueça seu medo.

Em primeiro lugar, você pode colocar a coleira ou arnês nele e deixá-lo dentro de casa para que ele possa se acostumar novamente com estes acessórios sem medo. Quando você reparar que ele está calmo, então é hora de dar os primeiros passos. Se ele não quiser passar pela porta, passeie com ele dentro de casa!

Pouco a pouco ele vai se acostumar com a coleira e, uma vez que você note que ele já consegue sair, leve-o para áreas tranquilas e certifique-se de que os passeios sejam calmos e curtos.

Agora que você já sabe o que fazer em caso de um cachorro com medo de passear, não perca o vídeo a seguir, em que você conhecerá 10 erros comuns ao passear com seu cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com medo de passear: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • MUÑOZ QUINTANA, Antonio. Miedo a los perros. Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2012. Disponível em: <https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=gieeDAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA13&dq=perro+tiene+miedo+a+la+calle&ots=-aLEQdi93_&sig=ULqXkxJxHaX_DNK1BvK735HB26w#v=onepage&q=perro%20tiene%20miedo%20a%20la%20calle&f=false>. Acesso em 5 de março de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro com medo de passear: causas e soluções
1 de 4
Cachorro com medo de passear: causas e soluções

Voltar ao topo da página