Partilhar

Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 19 maio 2017
Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções

Ver fichas de  Cachorros

Em casa, na rua, nos transportes públicos.... No dia a dia de nossos cachorros, é praticamente inevitável encontrar uma escada. Quantas vezes nos cruzamos com um cachorro assustado perante uma escadaria e sendo arrastado a força ou em braços pelo seu tutor porque paralisou assim que enxergou as escadas?

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos por que razão seu cachorro tem medo de descer escada, quais são as causas do medo e quais as soluções que pode aplicar para que, pouco a pouco, seu pet ganhe confiança e segurança!

Por que cachorro tem medo de descer escada?

O medo de subir ou descer escada é muito comum nos cachorros e existem várias causas que o provocam. Para começar, é importante ressaltar que o medo surge muitas vezes na etapa final da socialização do cachorro, por volta das 12 semanas de vida.

É muito importante habituar seu cachorro a todo tipo de estímulos durante esta fase da vida dele: pessoas, ruídos, objetos, animais, crianças, para desse modo evitar a manifestação de emoções negativas, tais como medos e fobias. Precisamente devido a isso, a falta de exposição em tenra idade às escadas, os cachorros acabam por sentir medo em adulto.

Outra causa pode fazer com que seu cachorro veja de forma negativa as escadas, é ter sofrido de uma experiência traumática. Quem sabe se alguma vez ele se machucou numa pata ou ficou com uma almofadinha presa na madeira ao subir. Também pode ter escutado algum ruído ao descer as escadas ou, simplesmente, a imagem das escadas representa uma imensidade para seu cachorro digna de calafrios.

O fator genético não é de menor importância: um filhote de cachorro de pais medrosos terá tendência a ter o mesmo comportamento que seus progenitores e a reproduzir por imitação as atitudes da sua mãe, atuando como um espelho na idade jovem.

Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções - Por que cachorro tem medo de descer escada?

Como terminar com o problema do medo das escadas?

Como diz o ditado popular "quem espera sempre alcança". Infelizmente, não existem soluções milagrosas para resolver seu problema, mas verá que com tempo e calma, o pesadelo das escadas rapidamente se tornará apenas uma má memória.

Mesmo que nunca tenha treinado seu cachorro a subir e descer escada enquanto ele era filhote, não se preocupe, pode ajudá-lo a ver a escada de forma positiva, fazendo com que ele entenda que não representa nenhum perigo nem ameaça para ele.

Esta aprendizagem estará baseada no reforço positivo e consiste em premiar o nosso amigo cada vez que ele tenha uma atitude desejada, calma ou correta, sem usar em momento algum técnicas aversivas, castigos ou a obrigação, já que estes métodos geram inibição do comportamento. E, pior ainda, podem levar a que aconteça algum acidente, em que seu cachorro ou você se machuquem.

Não se esqueça que, perante o medo, o cachorro tem duas opções: fugir ou atacar. Se forçarmos ele a algo que não quer fazer, o mais provável será que nos dê uma boa mordida, ou que ele perca a confiança e tenha uma atitude completamente inibida, incapaz de aprender e avançar.

Orientações a seguir

Recomendamos que siga este passo a passo, que o ajudará cachorro com medo de escada de forma gradual. Recorde, pode aplicar as mesmas orientações tanto no medo de subir escada como no medo de descer escada:

  1. Começamos o exercício por chamar o cachorro para junto de nós, que estamos sentados junto da escada. Podemos utilizar recompensas ou brinquedos para o atrair, mas se observar receio, o melhor será utilizar um reforço muito elevado, algum snack apropriado para cachorro, ou algo de verdura ou fruta que ele goste, como um pedaço de banana ou cenoura. Tenha sempre muito cuidado nas suas escolhas, já que existem vários alimentos que são proibidos para cachorros.
  2. Faça sessões curtas, nas quais passará tempo brincando e premiando seu cachorro perto das escadas. A ideia é que ele associe as escadas com as recompensas. Também pode brincar com a bola, fazer uma massagem ou brincar junto delas pois, sem dúvida, os jogos são os melhores exercícios para esquecer os medos e construir um vínculo de confiança entre o cachorro e o tutor.
  3. Deve ir reduzindo o espaço que separa o cachorro das escadas, ou seja, tentar que a cada dia que passa ele brinque mais perto, mas sempre sem forçar, devemos fazer com que o nosso cachorro se aproxime por vontade própria.
  4. O passo seguinte consiste em fazer um pequeno caminho de recompensas, como se tratasse do conto Hansel e Gretel, desde o chão até ao primeiro lance das escadas. Se o cachorro for avançando pouco a pouco, reforçamos com a voz.
  5. Continuamos realizando o mesmo exercício durante alguns dias, sem tentar que suba mais lances de escada, para que o cachorro ganhe confiança em si mesmo e não pense que está sendo enganado.
  6. Quando seu cachorro apanhar os prêmios do primeiro lance de escadas, faça o mesmo, mas desta vez até ao segundo. Continue reforçando com a voz passo a passo ou, por vezes, recompense diretamente com a mão.
  7. Continue trabalhando de forma gradual em todos os lances de escada, por exemplo, um por dia, mas é normal em alguns casos a progressão ser mais lenta.
  8. Se, em algum momento observar medo ou receio no cachorro, é porque está indo demasiado rápido, volte ao lance de escadas anterior.
  9. Assim que o cachorro tenha subido todos os lances de escada sem medo com você, é o momento de esperar ele em cima. Chame o pet com alguma recompensa ou brinquedo na mão para atrair.
  10. Quando ele chegar ao topo, depois de subir toda a escada sem medo, é o momento de o felicitar de forma efusiva para que ele entenda que o fez de forma fenomenal. Não se esqueça de repetir o exercício diariamente para que ele não perca a confiança que ganhou.

Uma vez que ele esteja acostumado em casa, será muito mais fácil que seu cachorro perca o medo noutros locais, embora seja aconselhável que leve recompensas para os próximos passeios!

Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções - Orientações a seguir

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções
1 de 3
Cachorro com medo de descer escada - Causas e soluções

Voltar ao topo da página