Problemas de comportamento

Por que meu cachorro lambe minhas mãos?

Ricardo Luis Bruno Cazeaux
Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. Atualizado: 21 abril 2021
Por que meu cachorro lambe minhas mãos?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A lambida é uma conduta que representa e também ajuda a manter o alto grau de vínculo afetivo entre o cachorro e seu tutor. Por esse motivo, não é raro ver um cachorro lamber a mão de seu tutor, assim como seu rosto, pés ou qualquer outra parte do corpo.

Entretanto, algumas vezes essa conduta acaba se tornando um pouco obsessiva, fazendo com que os seus tutores se perguntem: por que meu cachorro lambe minhas mãos? Neste artigo do PeritoAnimal, daremos a resposta para esta dúvida tão comum.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro lambe meu rosto?

Índice

  1. Por que os cachorros lambem?
  2. Por que os cachorros lambem minhas mãos?
  3. Como evitar que meu cachorro lamba as minhas mãos

Por que os cachorros lambem?

A origem da ação de lamber é inata e derivada, de certo modo, da conduta dos lobos que, se não são ancestrais diretos dos cachorros, tiveram um antepassado em comum.

Uma das principais características sociais dos lobos e que foi transmitida aos cachorros é a de sair para caçar em grupo. Inclusive, os caninos são caçadores grupais, não solitários, como os felinos. Essas saídas de caça grupais podem levá-los a recorrer grandes distâncias, distanciando-se da toca onde deixaram de resguardo os pequeninos do grupo, que esperam com ansiedade a chegada dos adultos.

Quando o grupo tem êxito na caça, os animais comem vorazmente e ingerem a maior quantidade de alimento que podem. Esta conduta ancestral pode ser realizada graças a uma particularidade anatômica do estômago da espécie que permite que este órgão faça as vezes de uma "sacola de mercado" interna, sendo amplamente dilatável e expansível.

Quando os filhotes reparam a chegada do grupo de adultos provedor saem apressados e excitados da toca e começam a lamber compulsivamente os focinhos dos adultos caçadores. Estas lambidas incessantes geram no animal adulto um reflexo nervoso que estimula uma zona determinada do cérebro que induz e provoca o vômito e a consequente regurgitação da comida engolida anteriormente. É aí quando os filhotes começam a alimentar-se. É simples imaginar a rapidez com que esse hábito se fixa no cérebro do filhote.

Finalmente, esta conduta de lambidas quando os animais deixam de ser filhotes se mantém como forma de respeito e submissão aos membros da mais alta hierarquia do grupo. Esta é a real explicação de por que os cachorros lambem. Uma conduta de demonstração de submissão, respeito e afeto.

Por que meu cachorro lambe minhas mãos? - Por que os cachorros lambem?

Por que os cachorros lambem minhas mãos?

Conhecer a origem da conduta das lambidas dos cachorros não garante que expliquemos por que eles fazem isso com determinadas pessoas e com outras não. A resposta é tão simples que acaba tornando-se um pouco complexa. É uma mistura de conduta herdada que o animal guarda em algum lugar escondido do seu cérebro e de uma conduta aprendida que foi ensinada, muitas vezes involuntariamente, pelo seu cuidador humano. Você se pergunta por que meu cachorro lambe minhas mãos? Veja abaixo o que significa:

  • Te ama: um dos principais motivos por que os cachorros lambem as mãos dos humanos é para demonstrar o vínculo afetivo que tem com seu tutor. Ainda que eles não sintam que se trata de um beijo propriamente dito, assim como nós entendemos, eles sabem que é uma conduta da qual gostamos e por isso seguem fazendo.
  • Querem chamar sua atenção: este motivo está um pouco relacionado ao anterior. Se seu cachorro sente que você gosta de ser lambido, ele fará isso cada vez mais para chamar sua atenção. Neste outro artigo te mostramos outras coisas que os cachorros fazem para chamar a sua atenção.
  • Tem medo de você: quando a lambida é fraca e cuidadosa, também pode significar que ele tem medo de você e demonstra sua submissão dessa forma.
  • Te limpa: os cachorros são animais muito limpos e a forma que têm de se limparem é por meio das lambidas. Se você está com as mãos sujas, seu cachorro pode lambe-las para limpá-las como uma forma de afeto.
  • Te acorda: se você está dormindo e seu cachorro necessita algo, como sair para passear, pode ser que ele te desperte lambendo suavemente as suas mãos, rosto ou orelhas.

De todas as maneiras, o fato de um cachorro lamber as mãos de seu tutor não é parâmetro para se ter em conta na hora de avaliar o envolvimento afetivo dele com seu companheiro humano. Obviamente, o cachorro que lambe as mãos de seu cuidador tem um alto grau de vínculo afetivo com ele, mas o mais importante é o seguinte: se ele não o faz não quer dizer que quer expressar o contrário, isto é, se o seu cachorro não te lambe, não quer dizer que ele não goste de você.

Por outro lado, se as lambidas são excessivas e você se pergunta "por que meu cachorro me lambe tanto?", te aconselhamos a ler o outro artigo sobre Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer?

Por que meu cachorro lambe minhas mãos? - Por que os cachorros lambem minhas mãos?

Como evitar que meu cachorro lamba as minhas mãos

Pode ser que você se pergunte por que os cachorros lambem a gente e não goste dessa conduta. Neste caso, você deve fazer com que o seu cachorro desaprenda o que foi aprendido. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Você deve começar por não recompensar de nenhum modo essa conduta. Mas, lembre-se: nunca castigando-o. Esse é um tipo de repressão que não beneficiará nosso cachorro, nem tampouco entenderá por que o estamos o repreendendo. Em lugar disso, é melhor optar pelo reforço positivo para conseguir reconduzir seu comportamento pouco a pouco.

Se passado um tempo seu cachorro continuar lambendo as suas mãos, te aconselhamos a buscar um etólogo especializado em comportamento canino.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro lambe minhas mãos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Desmond Morris. (1996). Guía para entender a los perros. Ed. EMECÉ.
  • B. Beaver. (1999). Canine Behavior: A guide for Veterinarians. Ed. Saunders.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Suzana
Preciso que me ajudem resgatei 3 cachorros, mais não tenho condições deles ficarem na minha casa pq já tenho 3 então minha casa é pequena preciso de ajuda
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Suzana. Temos este post que explica Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?: https://www.peritoanimal.com.br/nao-posso-cuidar-do-meu-cachorro-onde-deixa-lo-para-adocao-23721.html
Esperamos que seja útil e parabéns pelo resgate! 🐶
1 de 3
Por que meu cachorro lambe minhas mãos?