Problemas de comportamento

Como fazer meu cachorro ignorar outros cachorros

Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 24 novembro 2022
Como fazer meu cachorro ignorar outros cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ao passear pela rua ou parque, não é raro encontrar um cachorro que "perde o controle" toda vez que encontra outro cão: ele fica latindo muito, pula, chora e puxa a coleira desesperadamente, ignorando o que seus tutores digam ou façam. Se seu cachorro é um desses, ele pode ter um problema de reatividade em relação a outros cães, o que se traduz em um comportamento muito impulsivo, repentino e intenso.

Embora possa parecer, não se preocupe, seu amigo peludo não ficou louco, este comportamento é bastante comum e tem sua explicação, embora muitas vezes a ajuda de um profissional seja necessária para descobrir o que o motiva e como lidar com isso.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te contar tudo sobre o comportamento reativo, quais são algumas de suas principais causas e, finalmente, explicar passo a passo sobre como fazer seu cachorro ignorar outros cachorros.

Índice

  1. Por que meu cachorro fica louco quando vê outros cachorros?
  2. Como fazer meu cachorro ignorar outros cachorros
  3. Quando procurar um profissional?

Por que meu cachorro fica louco quando vê outros cachorros?

Para entender por que seu cachorro "perde o controle" quando ele vê ou se depara com outros cães, você deve começar entendendo o conceito de reatividade. Na etologia canina, diz-se que um cão é reativo quando é incapaz de administrar com sucesso a emoção que um determinado estímulo gera e, como resultado, responde a ele de uma forma intensa e desproporcional. Esta resposta explosiva é conhecida como uma resposta emocional e se caracteriza por ser impulsiva e involuntária, em oposição a respostas premeditadas ou racionais.

Uma concepção errônea comum que as pessoas fazem é que a reatividade está sempre associada à agressão, mas isto não é verdade. Um cão que ladra, chora, rosna, salta ou puxa desesperadamente a guia quando vê outro cão, não sente necessariamente o desejo de atacá-lo. A reatividade é o resultado da má administração emocional e pode ser desencadeada por qualquer emoção que o animal sinta, mesmo que seja positiva, como a alegria. Nestes momentos, é bastante normal notar que seu cão não te obedece quando vê outros cães.

Embora existam muitas razões pelas quais um cão pode desenvolver um problema de reatividade, aqui estão algumas das razões mais comuns que poderiam explicar por que seu cachorro fica louco quando vê outros cachorros:

1. Medo

O medo é uma emoção negativa e muito intensa que, em muitos casos, gera fobias e problemas de reatividade em cães. Se, por exemplo, seu cão teve uma experiência traumática na presença de outros cães, é possível que ele sinta medo quando vê ou se depare com outro cão.

2. Ansiedade

A sensação de não estar no controle de uma situação frequentemente causa níveis muito altos de estresse e ansiedade nos cães, que podem responder de forma reativa aos estímulos que os fazem sentir-se inseguros. Isto é comum em cães que não foram devidamente socializados com outros cães ou que foram educados através de punição. Lembramos que nunca devemos castigar os peludos e, sim, trabalhar com reforço positivo.

Como fazer meu cachorro ignorar outros cachorros - Por que meu cachorro fica louco quando vê outros cachorros?

3. Frustração

Às vezes, o comportamento reativo surge da frustração que o cão sente quando quer se aproximar de outro animal e não pode fazê-lo porque está com uma guia ou separado por uma barreira física. Neste tipo de caso, se o cão reativo está livre para se aproximar do outro cachorro, seu comportamento tende a ser menos impulsivo e mais racional.

4. Hipersociabilidade

A reatividade não precisa necessariamente estar associada a uma emoção negativa, ela também pode ocorrer quando um cão não sabe como administrar a alegria que sente ao encontrar outro peludo na rua e, como consequência, reage de forma muito exagerada, geralmente ladrando ou puxando a guia para dizer olá. Neste caso, é normal notar que o cão quer cumprimentar todos os cães.

5. Agressividade

Algumas vezes, mas nem sempre, um comportamento reativo pode preceder um ataque ou servir de "aviso" para o outro cão para se afastar ou mudar seu comportamento. Neste caso de um cachorro agressivo, a linguagem corporal dos cães e a tensão entre eles é de grande importância.

6. Falta de autocontrole

Assim como as pessoas, há cães que, devido a sua genética, à influência de seu ambiente ou experiências, têm uma personalidade muito impulsiva, o que torna mais difícil para eles conter e canalizar suas emoções adequadamente. Por isso é tão importante saber como fazer seu cachorro ignorar outros cachorros, que explicaremos neste artigo.

Como fazer meu cachorro ignorar outros cachorros

Como em qualquer problema de comportamento, é essencial entender o que faz com que um cão aja da maneira como faz. Por esta razão, o primeiro passo para ensinar o cachorro a ignorar outros cachorros é identificar a causa de sua reatividade, pois a maneira de lidar com ela será diferente dependendo de sua origem.

Você também deve ter em mente que a reatividade, como muitos outros problemas relacionados ao gerenciamento emocional, gera comportamentos que são impulsivos e involuntários, portanto é completamente inútil tentar resolver o problema através de punições físicas ou verbais. Uma vez que o comportamento tenha "explodido", o melhor a fazer é tentar acalmar e distrair o cachorro da situação problemática. Conhecer bem seu pet e construir um bom vínculo com ele é essencial para que ele confie em você e te veja como um apoio durante o processo de modificação de comportamento.

Embora cada cão seja diferente e as metodologias utilizadas devam ser adaptadas a cada caso individual, aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudar você. Então veja o passo a passo de como fazer seu cachorro ignorar outros cachorros:

  1. Use um arnês confortável e uma guia longa. Eliminar a tensão constante de uma guia curta e dar mais liberdade de movimento a seu cão pode te ajudar a administrar melhor os encontros com outros cães. Não perca este outro post sobre o que é melhor, coleira ou arnês para cães.
  2. Reduzir a exposição ao estímulo do problema. No início do plano de modificação de comportamento, é altamente recomendável que seu cão seja exposto o mínimo possível ao estímulo que gera a reatividade, neste caso, outros cães. Isto pode ser feito mudando seu percurso de passeio, indo para áreas mais silenciosas, alterando o horário ou limitando a visibilidade através de janelas e varandas. Isto é feito, juntamente com outros exercícios, a fim de iniciar a terapia de modificação de comportamento com o cão em níveis de estresse mais controlados.
  3. Aumentar a distância em relação a outros cães. Muitos cães só se comportam de forma reativa com outros cães quando estão a uma certa distância deles. Você achará muito mais fácil ensinar seu cachorro a ignorar outros cachorros se você trabalhar com tolerância a longas distâncias durante as primeiras sessões. Gradualmente, esta distância pode ser reduzida.
  4. Associar a presença de outros cães com estímulo positivo. Quando você caminha com seu amigo de quatro patas, carregue seu brinquedo favorito ou algum alimento que ele ama e, toda vez que você vir outro cão, reforce-o antes que ele reaja e mude de direção ou afaste-se um pouco para evitar a "explosão" do comportamento. Você também pode ensinar a ele um comando como "olhe para mim" e pedir que o faça quando um cão aparece no local. Isto desvia a atenção de seu cão e muda seu estado emocional, pois ele sabe que será reforçado.

Pouco a pouco e com paciência, você poderá encurtar a distância entre seu cão e os outros cães, sempre recompensando-o para que ele associe sua presença a estímulos positivos. É possível que, depois de executar todas estas etapas, seu cachorro passe a tolerar outros cães, mas ainda assim não queira brincar com eles. Se seu cão não quer brincar ou interagir com outros cães, não o force porque você poderia voltar atrás e jogar fora todo o trabalho que fez. Também é importante ter em mente que este não é um processo rápido; fazer um cachorro ignorar outros cachorros levará tempo e você precisa ter perseverança.

Por outro lado, se você acabou de adotar um cachorro e quer que ele ignore outros cães, nós do PeritoAnimal recomendamos que você não faça isso, pois socializar com outros cães traz muitos benefícios para eles. Em vez disso, recomendamos que você socialize seu filhote de cachorro com outros cães, ambientes e estímulos. Para fazer isso, não perca este artigo sobre Como socializar um filhote de cachorro corretamente.

Quando procurar um profissional?

Como você pode imaginar, nem sempre é fácil identificar a causa do comportamento reativo, muito menos modificar com sucesso a emoção e o comportamento do animal. Tenha em mente que problemas de reatividade podem proporcionar um grande prejuízo para a saúde emocional de seu cão, portanto, se o peludo perde frequentemente o controle quando vê outros cães, se seu comportamento reativo tem piorado com o tempo, você tem dificuldade de entender porque ele está agindo assim, ou você não sabe a melhor maneira de ajudá-lo, você deve sempre contatar um adestrador de cães que trabalhe com metodologias atualizadas e respeitosas.

Por outro lado, se seu cão de repente começou a apresentar comportamento reativo ou se você notar que ele está mais agitado e agressivo do que o normal, é aconselhável visitar seu centro veterinário para descartar que seu cão possa estar sofrendo de qualquer tipo de doença ou problema de saúde que afete seu comportamento.

Agora que você já sabe como fazer o cachorro ignorar outros cachorros, também te mostramos como fazer isso neste vídeo do nosso canal no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer meu cachorro ignorar outros cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luis
Muito bom esse artigo!
1 de 2
Como fazer meu cachorro ignorar outros cachorros