Outros problemas de saúde

Por que cachorro lambe a pata?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 25 maio 2023
Por que cachorro lambe a pata?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

É possível que você já tenha visto o cachorro lambendo as patas frequentemente nas almofadinhas e não tenha dado muita importância ao assunto, já que muitos cães fazem isso sem que isso represente necessariamente um problema. Mas, muitas vezes, o ato de lamber se torna excessivo e pode provocar lesões secundárias, causadas por lambidas fortes e repetitivas ou pequenas mordidas na área.

Se você se pergunta por que o cachorro lambe a pata, quer saber o que fazer nesta situação e se existem remédios caseiros para tratar este comportamento, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro morde as patas?

Índice

  1. As glândulas sudoríparas nas almofadinhas
  2. Cachorro lambendo a pata por excesso de frio ou calor
  3. Cachorro lambendo as patas por malassezia
  4. Lambedura das almofadinhas pela presença de galhos ou traumatismos
  5. Cachorro lambendo a pata devido a comportamentos compulsivos
  6. Remédios caseiros para cachorros que lambem as patas excessivamente

As glândulas sudoríparas nas almofadinhas

Antes de averiguarmos por que os cachorros lambem as patas, mais precisamente as almofadinhas, é importante que primeiro você saiba que existem glândulas sudoríparas nelas. Os cachorros suam através de diferentes partes do corpo, sendo uma delas as almofadinhas.

Essas glândulas têm uma função principalmente termorreguladora (libertam suor para regular a temperatura), mas também existe um componente odorífero, ou seja, são as encarregadas de produzir substâncias que se degradam por ação das bactérias presentes na pele ao chegar à superfície cutânea. As mesmas glândulas conferem ao cachorro (ou gato) um cheiro característico (por isso é que estes animais também marcam território com as almofadinhas plantares e palmares).

Por que cachorro lambe a pata? - As glândulas sudoríparas nas almofadinhas

Cachorro lambendo a pata por excesso de frio ou calor

No caso de climas extremos, com temperaturas muito baixas, as secreções das glândulas sudoríparas podem chegar a formar pequenos "cristais" e originar algum desconforto nos cachorros que vivem em ambientes muito frios. Por esta razão, os cachorros selecionados para puxar trenós, como o husky siberiano ou o malamute do Alasca têm muito menos glândulas sudoríparas nas almofadinhas comparativamente a outras raças. Possivelmente, por apenas reproduzirem os cachorros que não tinham este problema, conseguiram selecionar esta caraterística.

Muitas vezes, não existem problemas com as glândulas, mas a pele das almofadinhas fica rachada e com fissuras devido ao frio. Isto é frequente acontecer quando os cachorros caminham sobre a neve ou terrenos com muitas pedras e, por isso, começam lambendo compulsivamente as almofadinhas.

Nos dias muito quentes e úmidos, é aconselhável molhar as almofadinhas do nosso cachorro, precisamente por ser uma fonte de regulação da temperatura corporal. Esta limpeza ajuda a eliminar os restos da produção das glândulas écrinas e apócrinas, deixando-as cumprir a missão delas.

Para termos uma ideia, o corpo produz uma secreção que ajuda a baixar a temperatura. Pode acontecer que à saída do canal da glândula estejam um monte de secreções antigas que formam um "tampão" provocando coceira e desconforto intenso que o nosso cachorro alivia através de lambidas.

Como evitar a lambedura das almofadinhas por frio ou calor?

Se o nosso cachorro tem as almofadinhas sensíveis e está exposto a temperaturas extremas, é recomendável que utilize algum produto protetor das mesmas (uma espécie de verniz próprio que se coloca nas almofadinhas) que costuma ser a combinação de ácidos com extractos de Aloe vera ou a Centelha asiática.

Por outro lado, nos dias de calor excessivo, se você vir o cachorro lambendo as patas excessivamente é recomendável esfriar o pet molhando frequentemente as almofadinhas com água fresca, uma maneira de ajudar a termorregulação e eliminar os restos de substâncias que podem impedir um bom funcionamento das glândulas sudoríparas.

Por que cachorro lambe a pata? - Cachorro lambendo a pata por excesso de frio ou calor

Cachorro lambendo as patas por malassezia

Outro motivo que explica por que o cachorro lambe a pata excessivamente é por que ele pode estar com uma infeção causada por Malassezia pachydermatis.

Este fungo está presente em todo o corpo, mas está em maior número nas almofadinhas, concretamente na zona interdigital (entre outros lugares).

Se o cachorro sofre de um sobrecrescimento de fungos, quer seja porque é alérgico ao pólen, a alimentos, por estresse... etc, é possível que o primeiro sinal seja uma lambedura excessiva das almofadinhas. Isto acontece porque o aumento da população de Malassezia e a consequente invasão de bactérias oportunistas provocam muita coceira.

Costumamos encontrar cachorros de pelo branco com uma cor alaranjada em volta dos dedos porque as lambidas provocam uma degradação da cor branca.

Como tratar a lambedura das almofadinhas devido à sobrepopulação de Malassezia?

É necessário descobrir a causa que provocou o sobrecrescimento destes fungos entre os dedos e eliminá-la ou, pelo menos, controlá-la. A população destes fungos pode ser controlada com banhos locais diários com clorexidina diluída sem sabão. Esta mistura deve estar em contacto com as almofadinhas por 10 a 15 minutos por dia (a clorexidina funciona por tempo de contacto). Mesmo assim, devemos manter as zonas o mais secas possíveis porque os fungos ou leveduras adoram proliferar nos locais úmidos.

Em algumas ocasiões, o veterinário vai recomendar pomadas à base de miconazol ou clotrimazol se o nosso cachorro não deixar molhar as patinhas dele. A aplicação deste gênero de produtos pode ser muito complicada em alguns cachorros.

Por que cachorro lambe a pata? - Cachorro lambendo as patas por malassezia

Lambedura das almofadinhas pela presença de galhos ou traumatismos

Outras vezes, podemos encontrar o cachorro lambendo as patas de forma persistente por causas traumáticas (um golpe, uma fissura numa falange) ou porque tem uma espiga ou uma lasca cravada. Mas, ao contrário do que acontece nas situações anteriores só existirá uma pata afetada: aquela em que se produziu uma lesão.

Durante o verão, é frequente que entre os dedos se cravem alguns pedaços de galhos, sobretudo em raças com muito pelo naquela zona como o cocker spaniel e por terem essa enorme quantidade de pelo as espigas passam despercebidas. Uma vez que perfuram a barreira da pele interdigital, podem ficar ali alojadas, causando muita dor, coceira e lambidas constantes da zona para aliviar o desconforto. Nem sempre a espiga sai, algumas vezes ela migra para outra zonas debaixo da pele.

Você deve revisar cuidadosamente as almofadinhas no verão e cortar o pelo daquela zona. Caso você encontre algo cravado, deve retirar com cuidado e aplicar algum antisséptico não muito agressivo ou irritante (iodo diluído em soro fisiológico por exemplo) até consultar o médico veterinário.

Por que cachorro lambe a pata? - Lambedura das almofadinhas pela presença de galhos ou traumatismos

Cachorro lambendo a pata devido a comportamentos compulsivos

Se descartou todos os problemas anteriormente mencionados, outra causa que explica por que o cachorro lambe a pata pode ser um comportamento compulsivo, também conhecido por estereotipia. Podemos definir este problema como um comportamento repetitivo e sem motivo aparente.

Se você acredita que o seu cachorro possa estar sofrendo de uma estereotipa, deve rever as cinco liberdades do bem-estar animal, assim como entrar em contacto com um especialista, um etólogo: um médico veterinário especializado em comportamento animal.

Para saber quais os cuidados com as patas do cachorro que você deve ter, leia este outro artigo.

Por que cachorro lambe a pata? - Cachorro lambendo a pata devido a comportamentos compulsivos

Remédios caseiros para cachorros que lambem as patas excessivamente

Um cachorro lambendo as patas excessivamente pode ser um sinal de desconforto ou irritação. No entanto, é importante ressaltar que remédios caseiros podem ser úteis para aliviar sintomas leves, mas é essencial consultar um veterinário para determinar a causa subjacente do comportamento e receber um diagnóstico preciso. Aqui estão sugestões de remédios caseiros para o cachorro que lambe as patas em exagero:

  1. Examine cuidadosamente as patas do cachorro em busca de feridas, espinhos ou corpos estranhos presos entre os dedos das patas.
  2. Desinfete feridas menores em casa e verifique se estão melhorando.
  3. Remova corpos estranhos visíveis com uma pinça e limpe a área afetada.
  4. Consulte um veterinário se não conseguir remover o objeto estranho ou se a ferida for grave.
  5. Considere causas como dermatite atópica, pododermatite, cistos interdigitais ou problemas psicológicos e consulte um veterinário para um diagnóstico adequado.
  6. Utilize um colar elizabetano para evitar que o cachorro lamba suas patas.
  7. Mude a rotina de vida do cachorro, passe tempo com ele, brinque e proporcione oportunidades para gastar energia.
  8. Estimule seu cachorro com atividades físicas e mentais.
  9. Inclua ácidos graxos essenciais derivados de óleos de peixe na dieta do seu cachorro para beneficiar a saúde da pele.
  10. Use shampoos hidratantes para equilibrar e manter a pele saudável.
  11. Mantenha o cachorro desparasitado durante todo o ano.
  12. Verifique as patas do seu cachorro após os passeios em áreas arborizadas.

Agora que você já sabe por que o cachorro lambe a pata e viu o que fazer nessas situações, veja a seguir como fazer um colar elizabetano para cães e gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro lambe a pata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Tania Corgosinho
Tenho uma poodle que fará 11 anos. Tem tido muitos gases, dou a ração Cibau mas não a Senior. Não dou outro tipo de alimento a não ser cenoura de vez enquando, moranga, baroa pois sente cheiro de longe qdo estou cozinhando.
A sua avaliação:
Vitória
O meu cachorro lambida muito as patinhas e até mordia elas. Quando analisamos bem o que era, notamos os famosos "bichinhos de pé". Rimos de mais... Estava coçando tanto que ele deixou a gente tirar tranquilamente com uma agulha esterilizada.
Soledad
Fred já é idoso, ferida na pata de tanto lamber, tomou 1 mês antibiótico e cólera.
Fui tirar dos de 2 meses e ele continua lambendo.O que fazer?
Luísa Savala
Oi Soledad! É difícil fazer um diagnóstico sem ver o Fred. O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança!
A sua avaliação:
Teresa Assunção
Meu poodle de 4 anos lambes as almofadinhas das 4 patas, geralmente umas duas vezes por dia...e mais a noite, ou madrugada.Já olhei bem e não achei nada. Gostei do artigo,me esclareceu coisas que não sabia!!! Vou leva-lo ao vet.
Luce da silva
Gostaria muito de saber, porque minha cachorra poodle, me chama de madrugada para ir na rua comer ervas?
1 de 6
Por que cachorro lambe a pata?