Partilhar

Porque cachorro lambe a pata?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 4 março 2019
Porque cachorro lambe a pata?

Ver fichas de  Cachorros

É possível que você já tenha visto o nosso cachorro lambendo frequentemente as almofadinhas e não tenha dado muita importância ao assunto,já que muitos cachorros o fazem sem que isso represente necessariamente um problema sério. Mas, por vezes, o ato de lamber se torna excessivo e pode provocar lesões secundárias, causadas por lambidas demasiado vigorosas ou pequenas mordidas na zona.

O PeritoAnimal preparou para você uma visão geral do assunto, que vai seguramente responder à pergunta: Porque o cachorro lambe a pata compulsivamente?

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro morde as patas?

As glândulas sudoríparas nas almofadinhas

Antes de averiguarmos porque é que o nosso cachorro lambe as almofadinhas, é importante que primeiro você saiba que existem glândulas sudoríparas nelas. Os cachorros suam através de diferentes partes do corpo, sendo uma delas as almofadinhas.

Essas glândulas têm uma função principalmente termorreguladora (libertam suor para regular a temperatura), mas também existe um componente odorífero, ou seja, são as encarregadas de produzir substâncias que se degradam por ação das bactérias presentes na pele ao chegar à superfície cutânea. As mesmas glândulas conferem ao cachorro (ou gato) um cheiro característico (por isso é que estes animais também marcam território com as almofadinhas plantares e palmares).

Porque cachorro lambe a pata? - As glândulas sudoríparas nas almofadinhas

Lambendo as almofadinhas por excesso de frio ou calor

No caso de climas extremos, com temperaturas muito baixas, estas secreções das glândulas sudoríparas podem chegar a formar pequenos "cristais" e originar algum desconforto nos cachorros que vivem em ambientes muito frios. Por esta razão, os cachorros selecionados para puxar trenós, como o husky siberiano ou o malamute do Alasca têm muito menos glândulas sudoríparas nas almofadinhas comparativamente a outras raças. Possivelmente, por apenas reproduzirem os cachorros que não tinham este problema, conseguiram selecionar esta caraterística.

Por vezes, não existem problemas com as glândulas, mas a pele das almofadinhas fica rachada e com fissuras devido ao frio. Isto é frequente acontecer quando os cachorros caminham sobre a neve ou terrenos com muitas pedras e, por isso, começam lambendo compulsivamente as almofadinhas.

Nos dias demasiado quentes e úmidos, é aconselhável molhar as almofadinhas do nosso cachorro, precisamente por ser uma fonte de regulação da temperatura corporal. Esta limpeza ajuda a eliminar os restos da produção das glândulas écrinas e apócrinas, deixando-as cumprir a missão delas.

Para termos uma ideia, o corpo produz uma secreção que ajuda a baixar a temperatura. Pode acontecer que à saída do canal da glândula estejam um monte de secreções antigas que formam um "tampão" provocando coceira e desconforto intenso que o nosso cachorro alivia através de lambidas.

Como evitar a lambedura das almofadinhas por frio ou calor?

Se o nosso cachorro tem as almofadinhas sensíveis e está exposto a temperaturas extremas, é recomendável que utilize algum produto protetor das mesmas (uma espécie de verniz próprio que se coloca nas almofadinhas) que costuma ser a combinação de ácidos com extractos de Aloé vera ou a Centelha asiática.

Por outro lado, nos dias de calor excessivo, é recomendável esfriar o nosso cachorro molhando frequentemente as almofadinhas com água fresca, uma maneira de ajudar a termorregulação e eliminar os restos de substâncias que podem impedir um bom funcionamento das glândulas sudoríparas.

Porque cachorro lambe a pata? - Lambendo as almofadinhas por excesso de frio ou calor

Doenças nas almofadas das patas dos cães

O nosso cachorro pode estar coçando a pata porque tem uma infeção causada por Malassezia pachydermatis.

Este fungo está presente em todo o corpo, mas está em maior número nas almofadinhas, concretamente na zona interdigital (entre outros lugares).

Se o nosso cachorro sofre de um sobrecrescimento de fungos, quer seja porque é alérgico ao pólen, a alimentos, por estresse... etc, é possível que o primeiro sinal seja uma lambedura excessiva das almofadinhas. Isto acontece porque o aumento da população de Malassezia e a consequente invasão de bactérias oportunistas provocam muita coceira.

Costumamos encontrar cachorros de pelo branco com uma cor alaranjada em volta dos dedos porque as lambidas provocam uma degradação da cor branca.

Como tratar a lambedura das almofadinhas devido à sobrepopulação de Malassezia?

É necessário descobrir a causa que provocou o sobrecrescimento destes fungos entre os dedos e eliminá-la ou, pelo menos, controlá-la. A população destes fungos pode ser controlada com banhos locais diários com clorexidina diluída sem sabão. Esta mistura deve estar em contacto com as almofadinhas por 10 a 15 minutos por dia (a clorexidina funciona por tempo de contacto). Mesmo assim, devemos manter as zonas o mais secas possíveis porque os fungos ou leveduras adoram proliferar nos locais úmidos.

Em algumas ocasiões, o nosso veterinário vai recomendar pomadas à base de miconazol ou clotrimazol se o nosso cachorro não deixar molhar as patinhas dele. A aplicação deste gênero de produtos pode ser muito complicada em alguns cachorros.

Porque cachorro lambe a pata? - Doenças nas almofadas das patas dos cães

Lambedura das almofadinhas pela presença de espigas ou traumatismos

Outras vezes, nosso cachorro vai lamber de forma persistente as almofadinhas por causas traumáticas (um golpe, uma fissura numa falange) ou porque tem uma espiga ou uma lasca cravada. Mas, ao contrário do que acontece nas situações anteriores só existirá uma pata afetada: aquela em que se produziu uma lesão.

Durante o verão, é frequente que entre os dedos se cravem algumas espigas, sobretudo em raças com muito pelo naquela zona como o cocker spaniel e por terem essa enorme quantidade de pelo as espigas passam despercebidas. Uma vez que perfuram a barreira da pele interdigital, podem ficar ali alojadas, causando muita dor, coceira e lambidas constantes da zona para aliviar o desconforto. Nem sempre a espiga sai, algumas vezes ela migra para outra zonas debaixo da pele.

Você deve revisar cuidadosamente as almofadinhas no verão e cortar o pelo daquela zona. Caso você encontre algo cravado, deve retirar com cuidado e aplicar algum antisséptico não muito agressivo ou irritante (iodo diluído em soro fisiológico por exemplo) até consultar o médico veterinário.

Porque cachorro lambe a pata? - Lambedura das almofadinhas pela presença de espigas ou traumatismos

Comportamentos compulsivos

Se descartou todos os problemas anteriormente mencionados, o problema pode ser um comportamento compulsivo, também conhecido por estereotipia. Podemos definir este problema como um comportamento repetitivo e sem motivo aparente.

Se você acredita que o seu cachorro possa estar sofrendo de uma estereotipa, deve rever as cinco liberdades do bem-estar animal, assim como entrar em contacto com um especialista, um etólogo: um médico veterinário especializado em comportamento animal.

Para saber quais os cuidados com as patas do cachorro que você deve ter, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Porque cachorro lambe a pata? - Comportamentos compulsivos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque cachorro lambe a pata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Porque cachorro lambe a pata?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Soledad
Fred já é idoso, ferida na pata de tanto lamber, tomou 1 mês antibiótico e cólera.
Fui tirar dos de 2 meses e ele continua lambendo.O que fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Soledad! É difícil fazer um diagnóstico sem ver o Fred. O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança!
A sua avaliação:
Teresa Assunção
Meu poodle de 4 anos lambes as almofadinhas das 4 patas, geralmente umas duas vezes por dia...e mais a noite, ou madrugada.Já olhei bem e não achei nada. Gostei do artigo,me esclareceu coisas que não sabia!!! Vou leva-lo ao vet.
Luce da silva
Gostaria muito de saber, porque minha cachorra poodle, me chama de madrugada para ir na rua comer ervas?

Porque cachorro lambe a pata?
1 de 6
Porque cachorro lambe a pata?

Voltar ao topo da página