Curiosidades do mundo animal

Tipos de gorilas

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 29 outubro 2021
Tipos de gorilas
Gorilas

Ver fichas de  Gorilas

O gorila é o maior primata do mundo, numa comparação com as mais de 300 espécies de primatas do planeta. Além disso, é um animal que tem sido objeto de inúmeras investigações devido à semelhança de 98,4% de seu DNA com o DNA humano.

Apesar de sua aparência robusta e forte, e de sabermos que o gorila é um dos animais mais fortes que existem, destacamos ele é majoritariamente um animal herbívoro, pacífico e extremamente responsável com o meio ambiente.

Se você quiser descobrir mais sobre os maiores símios do mundo, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, em que detalharemos sobre os tipos de gorilas que existem.

Índice

  1. Tipos de gorilas
  2. Diferenças entre as espécies de gorilas
  3. Gorila-do-ocidente
  4. Gorila-do-oriente
  5. Gorilas estão ameaçados de extinção

Tipos de gorilas

Para saber quantos tipos de gorilas existem no mundo é importante destacar que só há duas espécies: o gorila-do-ocidente (Gorilla Gorilla) e o gorila-do-oriente (Gorilla beringei). Elas também possuem quatro subespécies no total. No entanto, por muitos anos considerava-se que existissem apenas uma espécie de gorila e três subespécies, o que foi atualizado pela ciência.

As duas espécies vivem principalmente nas regiões tropicais e subtropicais da África, embora possam ser encontrados em áreas muito diferentes, distinguindo as áreas de baixa altitude e as áreas mais montanhosas de alta altitude.

A seguir, apresentamos todos os tipos de gorilas existentes com seus respectivos nomes científicos:

Espécie:

Gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla)

Subesécies:

  • Gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla)
  • Gorila-do-rio-cross (Gorilla gorilla diehli)

Espécie:

Gorila-do-oriente (Gorilla beringei)

Subespécies:

  • Gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei)
  • Gorila-de-grauer (Gorilla beringei graueri)
Tipos de gorilas - Tipos de gorilas

Diferenças entre as espécies de gorilas

Durante muito tempo acreditou-se que havia apenas uma única espécie de gorilas e isso porque as diferenças entre os gorilas-do-oriente e do ocidente são mínimas, já que ambos são muito semelhantes em aparência, comportamento e em relação à sua alimentação.

As principais diferenças entre os tipos de gorilas são devidas a fatores genéticos e, assim, destacamos:

  • O tamanho e a morfologia do nariz.
  • O som que eles fazem para se comunicar em grupo.
  • O gorila-do-oriente é geralmente maior do que o gorila-do-ocidente.

A seguir detalharemos melhor cada um dos tipos de gorilas, focando em suas espécies e subespécies.

Tipos de gorilas - Diferenças entre as espécies de gorilas

Gorila-do-ocidente

Os gorilas-do-ocidente são levemente menores que os gorilas-do-oriente. Geralmente têm a cor preta, mas também podem ser encontrados com pelagem marrom escura ou acinzentada. Além disso, como já citamos, eles possuem uma protuberância na ponta do nariz, o que auxilia na diferenciação com a outra espécie.

Características e comportamento do gorila-do-ocidente

Os machos dessa espécie pesam entre 140 e 280 quilos, enquanto as fêmeas pesam entre 60 e 120 quilos. A altura média também é bastante característica dependendo do sexo: os machos variam de 1,60 a 1,70m enquanto as fêmeas medem de 1,20 a 1,40m.

Os gorilas-do-ocidente têm hábitos diurnos e são mais ágeis para subir em árvores que seus parentes orientais. Alguns cientistas creditam isso à sua alimentação, com maior diversidade de frutas.

Alimentação do gorila-do-ocidente

Todos os tipos de gorilas são majoritariamente animais herbívoros e os da espécie ocidental estão bastante acostumados com um amplo "cardápio" de frutas. Estima-se que existam mais de 100 diferentes árvores frutíveras em seu habitat, muitas delas sazonais, o que significa que eles se alimentam de frutas diferentes ao longo do ano. Além das frutas, a dieta dos gorilas é composta por galhos, folhas, capim e pequenos insetos, como cupins.

Esses animais bastante inteligentes também são conhecidos por usar diversos tipos de ferramentas como pedras e paus para facilitar o acesso a fontes de alimentos, quebrando cascas de nozes com pedras apesar de contarem com dentes fortes o suficiente para quebrá-las com a própria boca.

Reprodução dos gorilas

A reprodução dos gorilas pode ocorrer em qualquer época do ano. Uma curiosidade sobre esses mamíferos é que os jovens machos costumam abandonar seu grupo em busca de um outro, o que é fundamental para sua variação genética. As fêmeas são excelentes cuidadoras de seus filhotes, protegendo-os e ensinando tudo que precisam saber durante seus primeiros quatro anos de vida.

Tipos de gorilas - Gorila-do-ocidente

Gorila-do-oriente

O gorila-do-oriente é o maior primata do mundo sendo um pouco maior que o gorila-do-ocidente. O maior gorila do mundo foi encontrado na República Democrática do Congo e tinha 1,94m. Já o mais pesado foi visto em Camarões, com 266 kg.

Características e comportamento do gorila-do-ocidente

Os gorilas dessa espécie vivem em planícies e em montanhas e, em sua maioria, são animais tranquilos. São animais gregários, ou seja, vivem em grupos usualmente compostos por cerca de 12 indivíduos, mas é possível encontrar grupos de até 40 gorilas. Eles possuem uma longa cabeça, peito largo, braços longos, nariz achatado com grandes narinas. A face, mãos, pés e peito não possuem pelos. Sua pelagem torna-se completamente acinzentada com o envelhecimento.

Alimentação do gorila-do-oriente

Ambas as espécies de gorilas dedicam cerca de um terço do dia para sua alimentação, composta por bambu, caules, cascas, flores, frutas e também pequenos insetos.

Reprodução dos gorilas

O comportamento de reprodução dessa espécie é similar ao do gorila-do-ocidente, em que é comum tanto machos ou fêmeas buscarem indivíduos ou outros grupos para diversificação genética. A reprodução pode ocorrer em qualquer época do ano.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre a força dos gorilas.

Tipos de gorilas - Gorila-do-oriente

Gorilas estão ameaçados de extinção

Infelizmente ambas as espécies de gorilas estão ameaçados de extinção, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Entre os diferentes níveis de risco de extinção, elas estão na classificação mais severa: criticamente em perigo.

Dentre as quatro existentes, a subespécie gorila-das-montanhas é amais ameaçada de extinção por contar com um número reduzido de indivíduos, estima-se que existam atualmente cerca de 1 mil.

O gorila não tem predadores naturais, portanto, seu risco de extinção é devido à destruição de seu habitat natural pelo homem, caça humana e também pela transmissão de diferentes vírus, como o Ebola e até mesmo o vírus causador da Covid-19.

Outro fator que contribui para o risco de extinção dos gorilas é que eles se dedicam exclusivamente à sua prole por cerca de 4 a 6 anos, portanto, a taxa de natalidade é muito baixa e a recuperação das populações acaba sendo realmente complexa.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de gorilas, confira o vídeo a seguir sobre 10 animais da África:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de gorilas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • PROJETO GAP. Coronavírus: gorilas correm risco devido à semelhança com DNA humano. Disponível em: <https://www.projetogap.org.br/noticia/coronavirus-gorilas-correm-risco-devido-a-semelhanca-com-dna-humano/>. Acesso em 14 de maio de 2021.
  • GORILLAS-WORLD. Especies y subespecies. Disponível em: <https://www.gorillas-world.com/es/especies-de-gorila/>. Acesso em 14 de maio de 2021.
  • UNESCO. Uganda: gorilas-das-montanhas protegidos de ameaças. Disponível em: <https://pt.unesco.org/courier/suplemento-online/uganda-gorilas-das-montanhas-protegidos-ameacas>. Acesso em 14 de maio de 2021.
  • GORILAPEDIA. Gorila occidental. Disponível em: <http://www.gorilapedia.com/gorila-occidental/>. Acesso em 14 de maio de 2021.
  • Plumptre, A., Robbins, M.M. & Williamson, E.A. 2019. Gorilla beringei. The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T39994A115576640. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/39994/115576640>. Acesso em 14 de maio de 2021.
  • Maisels, F., Bergl, R.A. & Williamson, E.A. 2018. Gorilla gorilla (amended version of 2016 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T9404A136250858. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/9404/136250858>. Acesso em 14 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tipos de gorilas