menu
Partilhar

Os animais mais perigosos da Austrália

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 outubro 2021
Os animais mais perigosos da Austrália

A Austrália está localizada na Oceania e, além de sua área continental, também é formada pela ilha da Tasmânia e um grupo de ilhas menores. Possui uma importante diversidade de ecossistemas, que inclui florestas, cordilheiras, pântanos, áreas desérticas e um grande número de áreas costeiras. Devido à sua disposição geográfica, tamanho e variedade de habitats, este país possui uma importante diversidade de animais, que em muitos casos se caracterizam por serem espécies endêmicas.

Contudo, a peculiaridade deste país não se limita aos aspectos mencionados anteriormente, mas também tem uma característica muito particular, visto que a região abriga um grande número de espécies perigosas. Junte-se a nós neste artigo do PeritoAnimal e conheça os animais mais perigosos da Austrália.

Também lhe pode interessar: 35 animais da Austrália

Vespa-do-mar

Esta medusa pertence ao grupo das cubomedusas, nome atribuído devido à forma cúbica do corpo. Pode ser encontrada em águas australianas e asiáticas. Geralmente tem diâmetros entre 16 e 24 cm, sem incluir os tentáculos, que são cerca de 60 e podem medir até 3 metros, fazendo desta a maior medusa do seu grupo.

A vespa-do-mar (Chironex fleckeri) possui milhões de nematocistos em cada um de seus tentáculos, por meio dos quais é capaz de inocular um veneno poderoso, que tem efeitos terríveis nos sistemas nervoso, cardiovascular e respiratório das pessoas. Desta forma, um nadador pode morrer em poucos minutos após ser vítima deste Qque é um dos animais mais perigosos da Austrália.

Os animais mais perigosos da Austrália - Vespa-do-mar

Polvo-de-anéis-azuis

Existe um grupo de polvos do gênero Hapalochlaena que inclui quatro espécies caracterizadas por seu tamanho de cerca de 20 cm. Quando esses polvos estão em repouso, sua coloração varia entre o marrom e o amarelo, contudo, se estiverem estressados ​​ou perturbados, graças a vários pigmentos, podem mudar para colorações impressionantes e belas, incluindo os anéis azuis que lhes dão seu nome comum.

A espécie Hapalochlaena lunulata se destaca por possuir os anéis de maior tamanho, sendo também a maior entre todas as espécies. Uma característica particular destes perigosos animais da Austrália é que são altamente venenosos, chegando inclusive a ser letais para o ser humano. Há vários registros de acidentes fatais causados pelo encontro com um destes octópodes.

Os animais mais perigosos da Austrália - Polvo-de-anéis-azuis

Peixe-pedra

O nome comum deste peixe está relacionado à sua aparência, semelhante à de uma rocha. Pode apresentar coloração marrom, verde, avermelhada ou até roxa, que utiliza para se camuflar entre os recifes de coral. Pertence ao gênero Synanceia, no qual existem várias espécies venenosas, como é o caso do peixe-pedra (Synanceia verrucosa).

Com apenas 40 cm e cerca de 2,4 kg, o peixe-pedra é um dos animais mais perigosos da Austrália e do mundo, devido ao seu alto índice de toxicidade devido ao veneno liberado por suas espinhas dorsais. Na verdade, não é um animal que costuma atacar, e sim que usa essa característica para se defender de seus predadores. No entanto, os acidentes ocorrem quando as pessoas topam com um deles, trazendo resultados fatais se a vítima não for tratada em tempo hábil.

Os animais mais perigosos da Austrália - Peixe-pedra

Crocodilo-de-água-salgada

Este perigoso predador habita as águas do norte da Austrália e as ilhas da Nova Guiné e Indonésia, mas também está distribuído em outras áreas da Ásia. O crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus) possui alta tolerância a águas salgadas e também vive em rios e pântanos. Atualmente, é considerado o maior réptil do mundo, com os machos atingindo dimensões de até 7 metros, enquanto as fêmeas costumam medir a metade disso.

Por seu tamanho e por ser um predador que ataca com força e velocidade, o crocodilo-de-água-salgada pode ser considerado outro dos animais mais perigosos da Austrália, uma vez que já ocorreram vários acidentes fatais com as pessoas que foram atacadas por eles.

Os animais mais perigosos da Austrália - Crocodilo-de-água-salgada

Cobra-da-morte

Esta cobra (Acanthophis antarcticus) pertence à família Elapidae, um grupo de serpentes venenosas. A cobra-da-morte está amplamente distribuída pela Austrália e é considerada uma das mais venenosas, não só neste país, mas no mundo todo. É caracterizada por possuir uma cabeça larga, triangular e achatada, além de um corpo também largo.

Tem um comprimento máximo de cerca de 100 cm e listras que podem ser de várias cores, como vermelho, preto ou castanho. Uma peculiaridade desse perigoso animal australiano é que possui as maiores presas entre todas as cobras do país. Costuma atacar de maneira rápida, e uma pessoa picada pode morrer cerca de seis horas após o acidente.

Os animais mais perigosos da Austrália - Cobra-da-morte

Conus geographus

Os caracóis cônicos formam um grupo pertencente à família Conidae. São moluscos da classe dos gastrópodes, que inclui várias espécies de animais peçonhentos. Eles estão distribuídos por várias áreas costeiras australianas, habitando geralmente águas profundas, e portanto, estão associados principalmente às áreas de coral.

São animais carnívoros que possuem uma espécie de arpão através do qual injetam poderosas toxinas e substâncias digestivas que imobilizam suas presas. O veneno do Conus geographus pode ser letal para os humanos, razão pela qual é classificado como outro animal perigoso da Austrália.

Os animais mais perigosos da Austrália - Conus geographus

Aranha-teia-de-funil

É uma aranha endêmica da Austrália e habita um raio de 160 km ao redor de Sydney. Pertence a um grupo de aracnídeos conhecidos como aranhas-de-teia-de-funil (Atrax robustus) devido ao formato da trama que produzem. Esta espécie específica constrói redes de 20 a 60 cm, com a entrada em forma de T ou Y, não apenas em madeira ou rochas, mas também no solo.

As fêmeas são maiores que os machos. Elas medem cerca de 35 mm, enquanto eles medem cerca de 25. Possuem grandes quelíceras com as quais injetam um veneno poderoso, capaz de matar uma pessoa se não for tratada rapidamente. São animais que apresentam comportamento agressivo e são um dos animais mais perigosos da Austrália.

Os animais mais perigosos da Austrália - Aranha-teia-de-funil

Taipan-do-interior

Também conhecida como taipan-ocidental ou cobra-feroz (Oxyuranus microlepidotus), pertence ao gênero Oxyuranus, que inclui outras espécies cujas características em comum são a agressividade e a letalidade devido ao veneno que possuem. Essas cobras são endêmicas da Austrália e podem ser encontradas em áreas específicas.

Trata-se sem dúvidas de um dos animais mais perigosos e letais do país, pois é agressiva, possui movimentos rápidos, grande tamanho, com cerca de 1,8 m de comprimento, e um veneno que poderia matar várias pessoas adultas em uma só picada.

Os animais mais perigosos da Austrália - Taipan-do-interior

Arraia-de-cauda-curta

Este peixe cartilaginoso habita as costas da Austrália e da Nova Zelândia, especialmente o fundo do mar, áreas de coral e até cavernas. Os machos são muito maiores que as fêmeas, chegando a pesar até 350 kg e medindo 4 metros de largura e 3 metros de comprimento, enquanto as fêmeas pesam cerca de 50 kg e medem aproximadamente um metro. São as maiores arraias do mundo.

Embora não sejam peixes agressivos, as arraias Bathytoshia brevicaudata não hesitam em se defender caso se sintam ameaçados, e para isso utilizam sua cauda, ​​que chega a atingir cerca de 30 cm e é dotada de um veneno complexo e poderoso, capaz de matar uma pessoa. Além dos dolorosos danos causados ​​por sua cauda serrada, as toxinas afetam os sistemas circulatório e respiratório das vítimas e por isso são um dos animais mais perigosos da Austrália.

Os animais mais perigosos da Austrália - Arraia-de-cauda-curta

Tubarão-cabeça-chata

Embora tenha uma distribuição cosmopolita, o tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas) habita também águas australianas e é, sem dúvidas, um animal perigoso, que possui relatos de acidentes fatais com pessoais. Pode medir cerca de 2,5 metros de comprimento e pesar aproximadamente 100 kg, que lhe conferem uma força significativa para atacar um ser humano.

É um animal agressivo e que, além disso, tem a particularidade de poder entrar em corpos de água doce e lá permanecer por muito tempo, o que facilita a possibilidade de ataques que, embora não sejam frequentes, já ocorreram.

Os animais mais perigosos da Austrália - Tubarão-cabeça-chata

Outros animais perigosos da Austrália

Além desses que já citamos, há outros animais perigosos da Austrália que é importante tomar cuidado:

  • Dingo.
  • Casuar.
  • Ornitorrinco.
  • Formiga-touro-australiana.
  • Tubarão-branco.
  • Cobra-marinha.
  • Latrodectus hasseltii.
  • Crocodilo-de-água-doce.
  • Cobra-marrom.
  • Ixodes holocyclus.

E já que você se interessa pelos animais mais perigosos da Austrália, recomendamos o vídeo a seguir sobre os animais mais perigosos do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais mais perigosos da Austrália, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fathallah, J. (2000). "Atrax robustus". Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Atrax_robustus/>. Acesso em 20 de outubro 2021.
  • Field-Cortazares, J. y Calderón-Campos, R. (2010). "Picadura por Pez Roca ". Boletín Clínico Hospital Infantil. Disponível em: <https://www.medigraphic.com/pdfs/bolclinhosinfson/bis-2010/bis101q.pdf.>. Acesso em 20 de outubro 2021.
  • Krebs, R. (2020). "Dasyatis brevicaudata". Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Dasyatis_brevicaudata/>. Acesso em 20 de outubro 2021.
  • Ray, K. (2000). "Hapalochlaena lunulata". Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Hapalochlaena_lunulata/>. Acesso em 20 de outubro 2021.
  • Rossi, S. (2015). "La amenaza del cubomedusa del Mediterráneo". Fundación Aquae. Disponível em: <https://www.fundacionaquae.org/la-cubomedusa-del-mediterraneo/>. Acesso em 20 de outubro 2021.
  • Wayman, E. (2002). "Crocodylus porosus". Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Crocodylus_porosus/.>. Acesso em 20 de outubro 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os animais mais perigosos da Austrália
1 de 11
Os animais mais perigosos da Austrália

Voltar ao topo da página