Partilhar

Por que meu cachorro morde as patas?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 janeiro 2019
Por que meu cachorro morde as patas?

Ver fichas de  Cachorros

A maioria das vezes, um cachorro lambe e morde as patas porque algo o está incomodando ou porque lhe dói. Outras vezes pode ser uma reação perante algum tipo de ansiedade ou alguma condição médica.

As razões são diversas, no entanto é importante resolver este problema o mais rapidamente possível para evitar que se torne um comportamento contínuo e até obsessivo e o cachorro se magoe a si mesmo.

Se o seu cachorro tem este tipo de comportamento, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos explicar por que seu cachorro morde as patas. Se o seu cachorro tiver outro comportamento estranho, explique-nos tudo nos comentários que tentaremos ajudá-lo.

Também lhe pode interessar: Porque cachorro lambe a pata?

Alergias

Embora os cachorros também espirrem, as reações alérgicas são um dos motivos pelos quais os cachorros podem morder suas patas, de fato, é um dos motivos mais comuns. O problema não está nas patas do seu cachorro, mas sim no seu nariz e ouvidos. O seu cachorro pode estar reagindo a uma alergia ou a uma infecção de ouvido.

O seu cachorro mastigará as patas devido a alergias a elementos que inalam, como o pó, mofo e o pólen e que muitas vezes reagem na pele causando coceira. Por exemplo, a conhecida febre do feno que é uma doença infecciosa cujo principal sintoma é o aumento da temperatura corporal. O cachorro poderia não só morder as patas mas também coçar as axilas, esfregar a cara e as orelhas.

O problema é que coçar demasiado forte pode levar a infecções próprias da pele com bactérias, que farão com que a coceira seja ainda pior. Para além disso, os animais, tal como as pessoas, podem ter dermatite por contato devido à exposição e contato com produtos químicos tais como sabões ou pesticidas não aptos para a pele delicada do cachorro. Isso deriva geralmente em dermatite atópica.

Por que meu cachorro morde as patas? - Alergias

O que fazer se meu cachorro sofrer de alergia?

A primeira coisa que deve fazer é consultar um veterinário para realizar um exame minucioso para descartar parasitas, pulgas, carrapatos e infecções, que possam estar causando coceira e, por isso, ter vontade de morder as patas. Depois deste descarte, deverá fazer testes de alergia. Se se diagnosticar alguma alergia, o veterinário receitará algum tratamento que geralmente começa com anti-histamínicos, que proporcionam alívio na coceira. O veterinário também indicará tratamentos sintomáticos de banhos medicinais, pomadas ou sprays e suplementos orais de ácidos graxos.

Retire qualquer produto químico das áreas de casa em que o seu cachorro tem acesso. Da mesma forma, eduque-o para se manter afastado do jardim até os químicos serem eliminados por completo.

Por que meu cachorro morde as patas? - O que fazer se meu cachorro sofrer de alergia?

Pele seca

Ter a pele seca pode ser tão incômodo para um cachorro como para um ser humano, causa coceira e a pele fica irritada e, isto pode ser uma das causas pelas quais tem o desejo e a necessidade de morder as patas, para se livrar da sensação de secura. Enquanto uma dieta balanceada de um cachorro que contém ácidos graxos ajuda a hidratar e proteger a sua pele, a falta desta fonte hidratante, poderia ser uma causa de secura. O ar seco que vem com a temporada de inverno também causa fissuras e secura na pele.

Uma das soluções mais básicas para hidratar a pele do seu cachorro é alimentá-lo com comida de excelente qualidade que contenha uma fórmula equilibrada de vitaminas e minerais, incluindo ácidos graxos.

Além disso, cada vez que lhe der banho (que é importante não ser seguido), aplique-lhe xampu especial hidratante para obter uma melhor produção da camada de gordura natural da pele, lembre-se que banhos muito seguidos ajudam a remover esta gordura natural que é muito necessária para a saúde corporal do seu pet.

Por que meu cachorro morde as patas? - Pele seca

Outros motivos para o cachorro morder as patas

Outros motivos para que um cachorro morda suas patas podem ser:

  • Pode ser uma reação a algo do momento que o está incomodando ou doendo. Uma picada de um inseto, uma ferida, uma unha quebrada ou lascada ou pode ter ficado alguma coisa dentro dela e pode estar tentando removê-la, etc. Examine suas patas em busca de alguma lesão. Se observar que a sua ferida está infetada, a solução é ir ao veterinário para este lhe indicar um tratamento e colocar-lhe depois um colar isabelino para manter a boca afastada das patas. Se pelo contrário, tem algo nas suas almofadas, retire o objeto e coloque um antiséptico na ferida. Se for muito complicado e o seu cachorro se queixar demasiado e não lhe permitir tocar nas patas, o melhor será levá-lo ao veterinário.
  • Cachorros com estresse, ansiedade ou simplesmente muito aborrecidos podem ter comportamentos prejudiciais e obsessivos como lamber as patas. E se a situação for mais complexa, pode provocar uma dermatite acral por lambedura. Não o deixe sozinho durante muitas horas, passe tempo com seu cachorro e quando começar a morder-se tente redirecionar sua atenção para o seu brinquedo ou jogo favorito. O uso do colar isabelino também é recomendável neste caso.

Leia o nosso artigo completo sobre os cuidados com a pata do cachorro.

Por que meu cachorro morde as patas? - Outros motivos para o cachorro morder as patas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro morde as patas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
63 comentários
A sua avaliação:
Lele
Minha cachorrinha morde e lambe o dedão da patinha dela, o que pode ser?
A sua avaliação:
Alexandre Coelho
Minha vizinha tem um pinscher que as vezes está brincando normalmente mas do nada ele senta e fica nervoso mordendo a pata traseira não se machuca mas esse problema é constante, por favor solicito ajuda
A sua avaliação:
ines costa
boa noite. tenho uma daushaund de 8 anos. e ha dois anos foi diagnosticada com problema de hernia de disco. ela nao tem mais firmeza nas patas traseiras. e como havia determinados tipos de tratamento optamos pelo carrinho para que ela ande e medicacoes. só que ela vive roendo as patas traseiras fazendo ferida, mesmo usando o colar tibetano....nao sei mais o que fazer!!!! me ajudem
A sua avaliação:
Elania Oliveira
Peguei meu cachorrinho já com 9 meses, ele tem uns comportamentos muito estranhos,guando agente não deicha fazer o que ele quer ele tenta nuis morde, como não consegui ele fica mordendo as tantas.
A sua avaliação:
Rosemary
Meu cachorro foi resgatado de maus trato da rua só comia lixo , teve que fazer enucleação dos dois olhos , com três dias descobri que era sego . Castrou , tirou um tumor perto do testiculo benigno . Tem dermatite atópica e as unhas enormes , me morde se pego p cortar e o ouvido está saindo luz e não deixa limpar só limpo com fucinheira e sofre e depois lambe a pata de raiva e ansiedade prq o ouvido dói . Sei que é a alimentação. Mais ele não comi ração , passa até três dias ao ponto de só dormir e não comi a ração aí dou batata doce , arroz integral com cenoura o que fazer ? Estou desesperada p que ele volte a uma vida de alimentar normal .bebe muita água , xixi e coco normal . Não brinca , não lambe de dar beijo e sei q gosta do meu filho , pois bana o rabo quando ele chega do trabalho e passa a mão nele
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Anônima
minha cadela (tem 4 meses) está mordendo a pata traseira e coçando o pescoço. ela estava com pulgas/carrapatos, nós demos remédios e passamos um pó anti-pulgas, e vimos o corpo inteiro dela e não achamos nada. oque pode ser?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Monikéli Aparecida Da Silva
Olá!
A cachorra do meu namorado tem brigado com a própria pata, a pata vai para frente perto da zona da sua visão e ela rosna e morde, já fazem dois dias que ela está assim. Vocês saberiam me indicar o que fazer por hora até que eles a levem no veterinário?
Obs: ela já é uma cachorra idosa, tem 11 anos.
Obrigada!
A sua avaliação:
Willians
Morde e arranca pedaços do cobertor que ela dorme....
Começa a latir qdo passa um caminhão, ai
Ela ataca qualquer pedaço de pano e pica tudo
A sua avaliação:
Talita
Minha yorkpincher está com mania de lamber as patas e roer as unhas, o veterinário diz que ela está bem, mas isso tá me incomodando, uma unha ficou branca e as vezes me arranja e me lambe sem parar
A sua avaliação:
Valdinete
Meu cachorro tem 10 anos começou com uma ferida na para e lambendo levei no veterinário tomou injeções ele passou um tratamento com antibiótico e antiflamatorio lavar com soro e colocar pvpi colocou o colar elisabetano porém já trocamos 3 colar e ele continua lambendo e pior que eu percebi que ele está mordendo a ferida está com três buracosna para e não tenho condições de levar no veterinário de novo...
Não sei o que fazer

Por que meu cachorro morde as patas?
1 de 5
Por que meu cachorro morde as patas?

Voltar ao topo da página