Partilhar

Por que meu cachorro morde as patas?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 janeiro 2019
Por que meu cachorro morde as patas?

Ver fichas de  Cachorros

A maioria das vezes, um cachorro lambe e morde as patas porque algo o está incomodando ou porque lhe dói. Outras vezes pode ser uma reação perante algum tipo de ansiedade ou alguma condição médica.

As razões são diversas, no entanto é importante resolver este problema o mais rapidamente possível para evitar que se torne um comportamento contínuo e até obsessivo e o cachorro se magoe a si mesmo.

Se o seu cachorro tem este tipo de comportamento, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos explicar por que seu cachorro morde as patas. Se o seu cachorro tiver outro comportamento estranho, explique-nos tudo nos comentários que tentaremos ajudá-lo.

Também lhe pode interessar: Porque cachorro lambe a pata?

Alergias

Embora os cachorros também espirrem, as reações alérgicas são um dos motivos pelos quais os cachorros podem morder suas patas, de fato, é um dos motivos mais comuns. O problema não está nas patas do seu cachorro, mas sim no seu nariz e ouvidos. O seu cachorro pode estar reagindo a uma alergia ou a uma infecção de ouvido.

O seu cachorro mastigará as patas devido a alergias a elementos que inalam, como o pó, mofo e o pólen e que muitas vezes reagem na pele causando coceira. Por exemplo, a conhecida febre do feno que é uma doença infecciosa cujo principal sintoma é o aumento da temperatura corporal. O cachorro poderia não só morder as patas mas também coçar as axilas, esfregar a cara e as orelhas.

O problema é que coçar demasiado forte pode levar a infecções próprias da pele com bactérias, que farão com que a coceira seja ainda pior. Para além disso, os animais, tal como as pessoas, podem ter dermatite por contato devido à exposição e contato com produtos químicos tais como sabões ou pesticidas não aptos para a pele delicada do cachorro. Isso deriva geralmente em dermatite atópica.

Por que meu cachorro morde as patas? - Alergias

O que fazer se meu cachorro sofrer de alergia?

A primeira coisa que deve fazer é consultar um veterinário para realizar um exame minucioso para descartar parasitas, pulgas, carrapatos e infecções, que possam estar causando coceira e, por isso, ter vontade de morder as patas. Depois deste descarte, deverá fazer testes de alergia. Se se diagnosticar alguma alergia, o veterinário receitará algum tratamento que geralmente começa com anti-histamínicos, que proporcionam alívio na coceira. O veterinário também indicará tratamentos sintomáticos de banhos medicinais, pomadas ou sprays e suplementos orais de ácidos graxos.

Retire qualquer produto químico das áreas de casa em que o seu cachorro tem acesso. Da mesma forma, eduque-o para se manter afastado do jardim até os químicos serem eliminados por completo.

Por que meu cachorro morde as patas? - O que fazer se meu cachorro sofrer de alergia?

Pele seca

Ter a pele seca pode ser tão incômodo para um cachorro como para um ser humano, causa coceira e a pele fica irritada e, isto pode ser uma das causas pelas quais tem o desejo e a necessidade de morder as patas, para se livrar da sensação de secura. Enquanto uma dieta balanceada de um cachorro que contém ácidos graxos ajuda a hidratar e proteger a sua pele, a falta desta fonte hidratante, poderia ser uma causa de secura. O ar seco que vem com a temporada de inverno também causa fissuras e secura na pele.

Uma das soluções mais básicas para hidratar a pele do seu cachorro é alimentá-lo com comida de excelente qualidade que contenha uma fórmula equilibrada de vitaminas e minerais, incluindo ácidos graxos.

Além disso, cada vez que lhe der banho (que é importante não ser seguido), aplique-lhe xampu especial hidratante para obter uma melhor produção da camada de gordura natural da pele, lembre-se que banhos muito seguidos ajudam a remover esta gordura natural que é muito necessária para a saúde corporal do seu pet.

Por que meu cachorro morde as patas? - Pele seca

Outros motivos para o cachorro morder as patas

Outros motivos para que um cachorro morda suas patas podem ser:

  • Pode ser uma reação a algo do momento que o está incomodando ou doendo. Uma picada de um inseto, uma ferida, uma unha quebrada ou lascada ou pode ter ficado alguma coisa dentro dela e pode estar tentando removê-la, etc. Examine suas patas em busca de alguma lesão. Se observar que a sua ferida está infetada, a solução é ir ao veterinário para este lhe indicar um tratamento e colocar-lhe depois um colar isabelino para manter a boca afastada das patas. Se pelo contrário, tem algo nas suas almofadas, retire o objeto e coloque um antiséptico na ferida. Se for muito complicado e o seu cachorro se queixar demasiado e não lhe permitir tocar nas patas, o melhor será levá-lo ao veterinário.
  • Cachorros com estresse, ansiedade ou simplesmente muito aborrecidos podem ter comportamentos prejudiciais e obsessivos como lamber as patas. E se a situação for mais complexa, pode provocar uma dermatite acral por lambedura. Não o deixe sozinho durante muitas horas, passe tempo com seu cachorro e quando começar a morder-se tente redirecionar sua atenção para o seu brinquedo ou jogo favorito. O uso do colar isabelino também é recomendável neste caso.

Leia o nosso artigo completo sobre os cuidados com a pata do cachorro.

Por que meu cachorro morde as patas? - Outros motivos para o cachorro morder as patas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro morde as patas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro morde as patas?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
50 comentários
A sua avaliação:
Ryan Ferreira
Minha cachorra tá com a almofada metacarpo branca e ela fica mordendo as vezes, não é comum ela morder mas estou preocupado... apenas uma pata tá com a almofada branca. Procurei em todo qualquer lugar e não tem nada que fale se a almofada fique branca.
Vera Lúcia
Adotei Ralf e hoje com 5 anos ele está lambendo e mordendo as patas e lendo o artigo verifiquei o ouvido e notei uma secreção escura, o que devo fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vera! Você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais indicado.
A equipe do Peritoanimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Camila
Recentemente adotei uma yorkshire de 6 anos, de uns tempos para cá ela não para de morder as duas patas traseiras, já olhei procurando feridas ou machucados e não encontrei nada, mas ela continua mordendo sem parar, o que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Camila! Como referimos no artigo, existem algumas causas que podem fazer o seu cachorro morder as patinhas. Por isso, é importante que você visite um veterinário para saber qual a causa desse comportamento e qual o tratamento indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alicia
Minha cachorra morde o rabo e o corpinho ... E aonde ela morde fica sem pelo . O que pode ser ?
Ericleide
BOM DIA, O QUE DEVO FAZER COM O MEU CACHORRO DA RAÇA POODLE QUE ESTÁ MORDENDO AS QUATRO PATAS, CHEGANDO AO PONTO DE SANGRAR E COM OS OLHOS REMELANDO. NOS OLHOS EU USO SORO GELADO QUANDO CONSIGO É TERRACORTRIL SPRAY E NAS PATAS USO ECTOMOSOL SPRAY. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ericleide! Você deve levar o seu cachorro ao veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
daniel
meu cão do nada começou a coça as patas e morder e não para quieta corre e fica como se tivesse cavando e mordendo as patas , o que faço ?
ela parece esta sofrendo mais não sei o que fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daniel! Você deve buscar ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Karina
Boa noite meu cachorro tb está com o mesmo problema. Vc conseguiu solucionar o problema Do seu pet? Já levei ao veterinário ja troquei o vermifugo, não é verme, já dei anti inflamatório tb não adianto. Não há nada visível Mas encomoda bastante ele. O que vc fez com o seu? Qual medicamentos vc utilizou?
Glaucia lucas
Bom dia. Gostaria de uma orientação, minha cachorra tem 1 ano e 7 meses, ela pegou o hábito de comer as próprias fezes e há pouco tempo de lamber e morder as patas, não sei mais o que faço, já briguei, já tentei distrair ela, mas sem sucesso...fico agoniada com ela fazendo isso.e ajude a ajudar ela. Fico no aguardo.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Glaucia! Temos um artigo que pode te ajudar a entender porque seu cachorro come as fezes e também como evitar esse comportamento: https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-cachorro-come-fezes-20025.html
De qualquer forma, se essa conduta permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimla deseja rápidas melhoras!
Erika
Olá, minha cadelinha tem quase 2 anos, tem um costume de morder uma das patas traseiras enquanto murmura bastante, de uns tempos p cá, os murmúrios ficaram maiores, não há nada de errado na pata, ela tbm me deixa movimenta- la sem problema,porém os barulhos que ela faz estão começando a assustar, ela tem histórico de alergia, mas normalmente costuma aparecer na pele,
A sua avaliação:
Sheila
Tenho um beagle fêmea. Ela vem já ha um tempo, mordendo as patas e depois lambendo. Já levei ao veterinário, que receitou um antialérgico, corticóide... enquanto ela faz o uso do medicamento ela deixa de morder, mas quando termina o tratamento, volta tudo de novo. As patinhas já estão ficando inchadas e doloridas, de tanto que ela morde. Ela tem também uma respiração meio que "pesada", não sei se tem alguma coisa a ver. Gostaria de uma ajuda! Obrigada!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sheila! Recomendamos que você volte ao veterinário e comente que o tratamento não teve o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Izabel
Boa tarde. Tenho 3 vira-latas. A maior não deixa a do meio comer, fica brava e come a comida da mediana. Há algum tempo, 1 mes +/- fica lambendo a perninha proximo à pata. Esta comecando uma feridinha. Pq isso? O que fazer? Chamo a atenção dela e ela pára, depois escondido continua
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Izabel! Sem ver os seus cachorros não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Por que meu cachorro morde as patas?
1 de 5
Por que meu cachorro morde as patas?

Voltar ao topo da página