Partilhar

Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é um cão muito inteligente, brincalhão e sociável, que é muito ligado à sua família humana e que precisa de estar sempre junto deles para se sentir bem, caso contrário poderia sofrer de ansiedade por separação. Isto não significa que nunca o possamos deixar sozinho, mas se não tem muito tempo para estar com ele, o melhor é adotar outro tipo de pet. Antigamente eram usados como cães de caça para diferentes presas segundo o seu tamanho, e a sua função principal era caçar a galinhola.

Nesta ficha de raça do PeritoAnimal vamos explicar tudo o que precisa saber sobre os Cocker Spaniel, desde a sua origem, até aos cuidados que precisa ou as doenças mais comuns destes cães.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo VIII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Cocker Spaniel Inglês

Os Spaniel são cães muito antigos que sempre se usaram para a caça. Embora antigamente fossem usados para diferentes tipos de presa dependendo do seu tamanho, não se fazia distinção por raças. Assim, em uma mesma ninhada de Spaniel podiam nascer cães grandes (mais usados para caçar mamíferos) e cães pequenos (mais usados para caçar aves).

Consequemente, os cães que conhecemos hoje como Cocker Spaniel, Springer Spaniel, Field Spaniel e Sussex Spaniel eram apenas um só grupo.

Foi apenas no final do século XIX que estas raças se separaram e se reconheceu oficialmente pela primeira vez o Cocker Spaniel. A sua principal como cão de caça era, e continua sendo, a de caçar a galinhola.

Este cachorro pequeno tornou-se muito popular na Grã Bretanha, a sua terra natal, e no resto da Europa. Depois foi exportado para os Estados Unidos da América onde também ganhou muita popularidade, mas os criadores americanos decidiram modificar a raça para conseguir uma aparência diferente.

Claro que, os britânicos se opuseram às mudanças realizadas pelos americanos e decidiram proibir os cruzamentos entre a raça original e a variedade americana. Assim as duas variedades foram separadas em duas raças diferentes, o Cocker Spaniel Americano e o Cocker Spaniel Inglês.

O Cocker Americano chegou a ser bastante popular no seu país, deslocando o inglês. No entanto, a versão americana da raça é pouco conhecida no resto do mundo, enquanto que o Cocker Spaniel Inglês é muito popular e apreciado.

Caraterísticas físicas do Cocker Spaniel Inglês

O Cocker é um cão compacto, esportivo e atlético. A sua cabeça é bem modelada sem ser nem muito fina nem muito grossa. O stop é bem marcado. O nariz é largo e o focinho é quadrado. Os olhos são marrons, excepto em cães com pelo total ou parcialmente de cor fígado, em que os olhos podem ser de cor avelã. As orelhas são largas, de inserção baixa e penduradas.

O corpo é forte e compacto. A linha superior é firme e horizontal até ao lombo. Desde o lombo até ao início da causa, desce suavemente. O peito é bem desenvolvido e profundo, mas não é nem muito largo nem muito estreito.

A cauda é de inserção baixa, levemente curvada e de comprimento moderado. Antigamente era amputada para reduzir as feridas durante as jornadas de caça. No entanto, hoje em dia a maioria destes cães são companheiros de família, pelo que não há motivo para essa prática. Em muitos lugares continua-se amputando a cauda por fins meramente estéticos, mas felizmente esse hábito é cada vez menos aceite.

O pelo é liso, sedoso, não muito abundante e nunca encaracolado. São quatro as variedades de cor aceites pelo padrão da raça:

  • Cores sólidas: preto, vermelho, dourado, fígado, preto e fogo, fígado e fogo. Podem apresentar uma pequena marca branca no peito.
  • De duas cores: Preto e branco; laranja e branco; fígado e branco; limão e branco. Todos com ou sem manchas.
  • Tricolores: preto, branco e fogo; fígado, branco e fogo.
  • Ruão: Azul ruão, laranja ruão, limão ruão, fígado ruão, azul ruão e fogo, fígado ruão e fogo.

Caráter do Cocker Spaniel Inglês

O temperamento do Cocker Spaniel Inglês é ideal para um cachorro de família. Este cão é amigável, sociável, brincalhão e muito ligado à sua família. Cria um vínculo particular com uma pessoa do grupo familiar.

A socialização deste cachorro costuma ser fácil, uma vez que é um animal sociável por natureza. No entanto, não é por isso que deve ignorá-la. Um Cocker que não tenha recebido socialização pode ser agressivo. Em contrapartida, um Cocker bem socializado costuma dar-se bem com pessoas adultas, com crianças, com outros cães e inclusive outros animais.

No entanto, e apesar do temperamento sociável, existem alguns relatos de agressividade elevada na raça. Foram reportados casos de agressão injustificada principalmente em Cocker Ingleses de cores sólidas e especialmente os dourados. Isto não significa que todos os cães com estas caraterísticas sejam agressivos, mas é bom conhecer o temperamento dos pais antes de adquirir um filhote.

O principal problema de comportamento do Cocker Spaniel Inglês é a destrutividade. Estes cães podem ser muito destruidores quando ficam sozinhos por muito tempo, uma vez que são cachorros que precisam de companhia frequente. Também precisam de fazer muito exercício.

Cuidados do Cocker Spaniel Inglês

O esforço necessário para cuidar do pelo é moderado. Deve escovar o cachorro três vezes por semana e retirar manualmente o pelo morto a cada dois ou três meses. De vez em quando pode fazer isso no cabeleireiro canino. Além disso, deve conferir com frequência as orelhas para ver se estão sujas e, caso seja necessário deve limpá-las.

Estes cães precisam de muito exercício diariamente, pelo que pode ser uma boa ideia participar em esportes caninos, além dos passeios diários que todos os cachorros precisam. No entanto, adaptam-se muito bem à vida em cidades densamente povoadas e em apartamentos.

Educação do Cocker Spaniel Inglês

Diz-se que os Cockers são muito rápidos a aprender e que o adestramento é difícil. Mas isso está muito longe da realidade. Estes cães são muito inteligentes e podem aprender muitas coisas, mas o adestramento tradicional nem sempre dá bons resultados com a raça. O adestramento positivo é mais eficaz com esta raça e permite desenvolver todo o potencial do cachorro.

Saúde do Cocker Spaniel Inglês

A raça tem propensão a certas doenças, entre as quais se encontram:

A surdez é um grave problema nos Cockers de duas cores.

Fotos de Cocker Spaniel Inglês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cocker Spaniel Inglês

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Cocker Spaniel Inglês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário

Cocker Spaniel Inglês
1 de 12
Cocker Spaniel Inglês