Partilhar

Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer

 
Por Maria Besteiros. 16 outubro 2020
Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

As orelhas dos cachorros têm formas e tamanhos variados. Além disso, podem se apresentar na vertical, dobradas ou penduradas, dependendo de cada raça ou espécime. Essa diversidade é normal, mas se um cachorro de orelhas levantadas de repente aparecer com uma caída, isso pode ser devido a diferentes doenças que apenas o veterinário pode diagnosticar.

Neste artigo do PeritoAnimal, examinaremos as possíveis causas que explicam por que meu cachorro tem uma orelha caída. Também falaremos sobre os casos em que um cachorro tem uma orelha caída, ou ambas, e quando deveria tê-las levantadas. Confira!

Também lhe pode interessar: Por que meu cão tem os olhos vermelhos

A orelha do meu cachorro está caída

Em alguns cachorros, o pavilhão auricular, ou pavilhão auditivo, composto de uma lâmina de cartilagem coberta em ambos os lados por uma camada de pele e pelo, se apresenta naturalmente em posição ereta. Quando este tipo de cachorro fica com uma ou ambas as orelhas penduradas, surge a preocupação de alguns cuidadores.

Nestes casos, o fato de o cachorro ter uma ou ambas as orelhas caídas é um problema exclusivamente estético que não implica quaisquer repercussões para a sua saúde. Além disso, deve-se levar em consideração que cachorros de raças com orelhas levantadas as manterão penduradas até aproximadamente 5 a 8 meses de idade. Eles podem levantar apenas uma primeiro e, depois, a outra. Não há um prazo fixo. Cada indivíduo seguirá seu próprio ritmo.

Se o cachorro já tem mais de 8 meses e ainda não as levantou, pode ser devido a problemas genéticos. Ou seja, se seus pais não tinham ambas as orelhas totalmente eretas, é bem possível que o seu cachorro também não consiga levantá-las. Em uma porcentagem menor dos casos, as orelhas não sobem devido a sérios problemas de alimentação ou patologias como as que explicaremos nas próximas seções.

Em todo caso, deve-se levar em conta que curativos, suplementos ou remédios caseiros com o objetivo de levantar as orelhas são contraproducentes e podem gerar um efeito oposto ao desejado. Portanto, se você está preocupado com a posição das orelhas do seu cachorro, vá ao veterinário. Qualquer ação deve ser mediada por este profissional. Claro, deve-se ter certeza de que o cachorro pertence a uma raça de orelhas levantadas. Existem técnicas cirúrgicas que podem levantar as orelhas, mas primeiro é importante questionar a ética de submeter um animal a uma operação e a um pós-operatório apenas por um ideal estético humano, que não tem a menor importância para o cachorro.

Você também pode se interessar neste outro artigo que explica o significado de cada movimento das orelhas do cachorro.

Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer - A orelha do meu cachorro está caída

Causas para orelha caída de cachorro

Existem diferentes condições que podem fazer um cachorro ficar com uma orelha caída. Geralmente, essas causas produzirão uma série de sintomas que devem te fazer levá-lo ao veterinário. Uma intervenção precoce geralmente impede que a queda da orelha seja permanente. Por outro lado, se o cachorro não receber assistência, por exemplo, os cães que se encontram em situação de abandono, é quando o dano na orelha se torna permanente, não sendo mais possível recuperar a sua posição vertical inicial. Infelizmente, isso não é raro em cachorros retirados da rua. É quando a orelha fica caída e, em vários casos, deformada.

Entre as causas mais comuns de orelhas caídas em cachorros, estão as seguintes:

  • Feridas por mordidas: quando os cachorros brigam, não é incomum que as orelhas acabem machucadas, pois são áreas vulneráveis ​​e acessíveis. As mordidas de animais costumam se complicar com infecções. Exceto no caso de feridas leves, elas devem receber atenção veterinária e até mesmo intervenção cirúrgica, justamente para evitar deformações.
  • Otite média: é uma infecção que normalmente evolui a partir do ouvido externo. Os cachorros balançam a cabeça para o lado afetado, coçam a orelha em questão, sentem dor e eliminam uma secreção de odor fétido. Às vezes, essa otite lesa um ramo do nervo facial que passa pelo tímpano. Nestes casos, observaremos uma queda do lábio superior e da orelha do lado afetado. É imperativo que o veterinário limpe o ouvido e paute um tratamento com base em antibióticos orais. Esses tratamentos geralmente são longos e duram várias semanas. Em casos recorrentes ou crônicos, a cirurgia pode ser necessária. A otite média pode ser prevenida se, assim que notar sintomas como os descritos, você for ao veterinário para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer - Causas para orelha caída de cachorro

Meu cachorro está com uma orelha inchada e caída

Às vezes, seu cachorro pode estar com a orelha caída e, além disso, inflamada. Este inchaço é geralmente devido a um abscesso, que é um acúmulo de pus, ou, principalmente, a um hematoma, que é o acúmulo de sangue sob a pele. No primeiro caso, uma causa frequente dos abscessos são brigas com outros cães. As mordidas infeccionam e o pus pode permanecer sob a pele, mesmo que a ferida pareça curada por fora.

Os hematomas, especificamente conhecidos como otohematomas, geralmente aparecem quando o cachorro balança a cabeça fortemente ou coça a orelha. Nestes casos, seria necessário descobrir o que está causando o desconforto e a coceira que o cachorro pretende aliviar. Tanto os abscessos quanto os otohematomas devem ser examinados pelo veterinário. Em ambos os casos, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para evitar deformações permanentes que deixarão a orelha caída.

Agora que você já sabe os motivos que podem levar seu cachorro a ter a orelha caída, é bom sempre prestar atenção aos sintomas e anotá-los. Isso pode ajudar, e muito, o diagnóstico quando você levar seu amigo peludo ao veterinário.

Além disso, é importante realizar uma higienização correta na orelha do cachorro, pelo menos uma vez por semana. No entanto, se ele não tem orelhas caídas, a higienização não precisa ser feita semanalmente, e, sim, a cada 15 dias ou quando você reparar que ela está suja. Lembre-se de usar lenços para a higienização e nunca utilizar cotonetes ou algodão, que podem lesionar a orelha do seu pet, além de empurrar cera para o interior do ouvido.

Confira neste vídeo todos os detalhes de como limpar as orelhas de um cachorro:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário sobre Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer
1 de 3
Meu cachorro tem uma orelha caída - Causas e o que fazer

Voltar ao topo da página