Medicamentos

Fipronil para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 12 janeiro 2022
Fipronil para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O fipronil é um antiparasitário externo utilizado contra pulgas, carrapatos e piolhos. Ele age por contato e deixa um efeito residual após a aplicação em pets. Em gatos pode ser usado a partir dos dois meses de idade, se pesarem mais de 1 kg, para tratar parasitismo externo, preveni-los por um curto período de tempo e como tratamento complementar para a dermatite alérgica à mordida de pulga que ocorre em alguns felinos.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre o fipronil para gatos, o que é, para que serve, sua dosagem e efeitos colaterais.

Índice

  1. O que é o fipronil
  2. Para que serve o fipronil para gatos?
  3. Dosagem do fipronil para gatos
  4. Efeitos colaterais do fipronil em gatos
  5. Contraindicações do uso fipronil em gatos

O que é o fipronil

O fipronil é um medicamento pertencente ao grupo dos fenilpirazóis, um inseticida de amplo espectro que age por contato e tem um alto poder residual após a aplicação.

O mecanismo de ação desta substância ativa sobre os parasitas como pulgas, carrapatos e piolhos se baseia no bloqueio dos canais de cloreto que regulam o GABA (ácido gama-aminobutírico) nas células (neurônios) do sistema nervoso central. GABA é um neurotransmissor que, junto com a taurina, atua sobre os receptores dos canais iônicos, abrindo canais de cloreto e causando uma diminuição na atividade neuronal por hiperpolarização da membrana.

Como resultado deste bloqueio, os neurônios não diminuem sua atividade, mas pelo contrário, a hiperexcitabilidade neuronal leva à morte neuronal. A grande vantagem deste medicamento é que ele tem preferência pelos canais de cloreto associados aos receptores GABAérgicos em invertebrados, tais como pulgas e carrapatos. Ele não produz este efeito em vertebrados como os gatos, tornando-o uma droga segura para estes animais. É por isso que o fipronil para gatos é tão eficaz para matar parasitas invertebrados.

Para que serve o fipronil para gatos?

O fipronil em gatos serve como antiparasitário externo para o tratamento e prevenção de infestações por ectoparasitas ou parasitas externos como pulgas, piolhos e carrapatos. É um adulticida de contato não sistêmico. Também tem usos no tratamento de pragas domésticas e agrícolas. É às vezes usado em combinação com inibidores de desenvolvimento de pulgas, tais como piriproxyfen ou metroprene, para aumentar a eficácia contra pulgas em estágios imaturos.

É destinado ao uso em pets como gatos e cachorros e, também, em gado. Em gatos, o fipronil é sempre usado topicamente como pipeta ou spray para matar e prevenir parasitas externos, não parasitas internos, de modo que para cobrir completamente o espectro de desparasitação você deve desparasitar seu gato também internamente.

Neste vídeo falamos sobre desparasitação em gatos e vacinação:

Dosagem do fipronil para gatos

O fipronil para gatos está disponível em duas formas: spray e pipeta. Então, como usar o fipronil em gatos? Em todo caso, a coisa mais aconselhável a fazer é ir ao veterinário para que ele possa nos dizer como utilizá-lo corretamente. Em geral, a dose de fipronil em pipetas, encontrada em 10% ou 25% de concentração, é 1 pipeta de 0,5 ml por gato em ambas as preparações e é utilizada contra pulgas, piolhos e carrapatos como Ixodes ricinus, Ixodes scapularis, Rhipicephalus sanguineus e Dermacentor variabilis. Ao eliminar as pulgas desses animais, serve também como um auxílio no tratamento da dermatite alérgica à mordida de pulgas, um problema dermatológico que ocorre em alguns gatos.

No caso do spray de fipronil, ele deve ser aplicado por borrifadas. Este produto elimina pulgas em contato único e protege durante 2 meses contra pulgas e 4 semanas contra carrapatos e piolhos. Cada pulverização deste spray dispensa 0,5 ml de produto e cerca de 3 ml/kg para gatos de pelo curto e até o dobro, 6 ml/kg, para gatos de pelo longo. Toda a superfície do gato deve ser pulverizada uniformemente e contra o pelo do gato, mantendo o frasco a uma distância de 10-20 cm do animal. Após a aplicação, ele deve ser esfregado para permitir que o medicamento penetre na pele e execute sua ação. Deve-se deixar secar naturalmente sem o uso de secadores de cabelo ou toalhas. Para prevenir a dermatite alérgica por picadas de pulga, recomenda-se uma aplicação mensal deste produto.

Efeitos colaterais do fipronil em gatos

O uso do fipronil em gatos é seguro e eficaz, porém, podem ocorrer efeitos colaterais muito esporádicos, tais como os seguintes:

  • Hipersalivação em caso de lambidas devido ao excipiente é o efeito colateral mais frequente.
  • Vômitos.
  • Escamação, prurido, alopecia ou eritema no local da aplicação.
  • Sinais neurológicos (ataxia, tremores, letargia, convulsão, hiperaestesia).
  • Sinais respiratórios após a inalação do produto.

Sobredosagem de fipronil em gatos

Foram realizados estudos de segurança para testar o uso de doses até 5 vezes maiores que a dose indicada em gatos durante 6 meses, sem nenhuma reação adversa observada em gatos acima de 9 semanas de idade e pesando 1 kg. Entretanto, os efeitos colaterais listados acima podem ocorrer com maior probabilidade. Em doses mais altas, a intoxicação por fipronil em gatos pode ser perigosa, exigindo assistência veterinária para remover ou neutralizar o agente tóxico do corpo do gato.

Contraindicações do uso fipronil em gatos

As contraindicações para o uso do fipronil em gatos são as seguintes:

  • Não administrar as pipetas de 10% em gatos com menos de 8 meses ou com menos de 1 kg de peso.
  • Não administrar as pipetas de 25% em gatos com menos de 9 meses ou com menos de 1 kg de peso.
  • Não aplicar em animais doentes com patologias sistêmicas, fracos ou com febre.
  • Não utilizar em gatos idosos pois podem ocorrer efeitos adversos graves, incluindo a morte.
  • Não pulverizar sobre a pele machucada ou feridas quando usar o spray de fipronil.
  • Não usar se houver hipersensibilidade a qualquer excipiente do produto.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fipronil para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia española de medicamentos y productos sanitarios. Prospecto Frontline spot-on gato 10%. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/p/1163+ESP/P_1163+ESP.pdf>. Acesso em 23 de dezembro de 2021.
  • Agencia española de medicamentos y productos sanitarios. Prospecto Frontline spot-on gato 25%. Disponível em: <https://botplusweb.portalfarma.com/documentos/2018/2/22/121394.pdf>. Acesso em 23 de dezembro de 2021.
  • Agencia española de medicamentos y productos sanitarios. Prospecto Frontline Spray 100 ml. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/p/1084+ESP/P_1084+ESP.pdf>. Acesso em 23 de dezembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Fipronil para gatos - Para que serve, dosagem e efeitos colaterais