Por que meu cachorro morde o rabo?
Ver fichas de Cachorros
Os cachorros expressam uma infinidade de coisas com o seu corpo. Já deve ter reparado como comunicam muito bem quando querem "dizer" alguma coisa: abanam a cauda, as orelhas, mudam de posições e muitas outras coisas para nos fazer entender o que querem. Mas a verdade é que, por vezes há gestos ou comportamentos que são complicados para nós entendermos.
Como exemplo disto, pode ser que já tenha visto alguma vez o seu cachorro olhando muito interessado para a cauda, perseguindo-a e começando a mordê-la sem parar. E é provável que se tenha perguntado por que faz isto e o que está tentando comunicar com este comportamento.
No PeritoAnimal queremos ajudá-lo a entender melhor o seu fiel amigo e a oferecer-lhe possíveis soluções para os seus problemas de saúde e comportamento através dos nossos artigos. Por isso, para esclarecer a sua dúvida de por que o meu cachorro morde o rabo, continue lendo este artigo e encontre os motivos mais comuns para o seu cão se comportar assim.
Problemas de saúde que levam o cachorro a morder o rabo
Quando vir o seu cachorro a morder o rabo, a primeira coisa que deve ver é se se trata de doenças ou problemas físicos. Para saber por que o seu cachorro morde o rabo deverá descartar alguns destes problemas de saúde:
- Parasitas externos: É possível que o cachorro tenha pulgas ou carrapatos nessa zona do rabo e esteja tentando livrar-se deles e da coceira que causam com mordidas. Certifique-se de desparasitar externa e internamente o seu cachorro com a periodicidade indicada em cada caso para evitar problemas de pele e outras doenças.
- Feridas: Sobretudo quando o seu amigo é um grande explorador, é possível que regresse do passeio com algumas feridas na pele. Verifique a pele e o pelo de todo o corpo após cada passeio, assim conseguirá se certificar de que não tem feridas e se as tiver poderá curá-las. Claro que se tiver uma ferida no rabo, ele girará até alcançar a zona desta devido à coceira e tentará se lamber e morder, é algo normal, mas devemos evitar que esta se infete e ajudá-lo.
- Glândulas anais: Quando as glândulas anais não são esvaziadas com a frequência que deveriam podem causar diversos problemas desde uma inflamação, até cistos e outras doenças. Isto vai provocar grandes incômodos e dores no seu cão na zona do ânus e na base da cauda. Por este motivo, não hesitará em tentar arranhar para se aliviar e verá como morde o rabo. O que deverá fazer é levá-lo ao veterinário para examinar as glândulas e as esvaziar ou curar dependendo da gravidade do problema.
- Problemas de pele: Talvez esteja mordendo o rabo e outras partes do seu corpo devido a algumas doenças de pele, como por exemplo fungos, sarna ou alergias. Mais uma vez, o melhor que pode fazer é revisar a pele nas zonas que vir que se morde e arranha e falar com o seu veterinário para ver qual é o problema e resolvê-lo rapidamente.
- Hérnias discais e outros problemas da coluna vertebral: Os cachorros também podem sofrer de problemas ao longo da coluna vertebral como a osteoartrite, que pode ocorrer em todas as articulações do corpo do cachorro incluindo a coluna vertebral, e as hérnias discais. Deve ter em conta que o cachorro que sofre de algum destes problemas notará uma dor ou um formigamento na zona afetada. Se, por exemplo, o problema se estiver desenvolvendo no rabo, na base deste ou na lombar, verá como se gira para ver esta parte e a morde.
Estes são os principais problemas de saúde física que podem fazer o cachorro morder o seu rabo. Recomendamos que perante qualquer sintoma ou mal-estar que o seu fiel companheiro apresentar, consulte o seu veterinário para realizar os exames necessários e para lhe indicar o tratamento adequado.
Uma brincadeira
Pode ser que o fato do seu cachorro perseguir e morder o rabo seja uma simples brincadeira. Mas este só será o caso se nunca o tinha visto fazê-lo ou se o fez algumas vezes muito distantes ao longo da sua vida e sem que tenha havido uma mudança no seu caráter. Além disso, antes de pensar que se trata de um entretenimento, deverá se certificar que os problemas referidos no ponto anterior não são realmente a causa dele estar mordendo o rabo.
Pode ter estado simplesmente muito aborrecido durante horas e no final ter optado por este jogo. Isto não é realmente o mais comum, já que se começar assim uma vez, se não perceber a causa e se não se corrigir o quanto antes, não demorará a converter-se em um problema de comportamento sério. Por este motivo, se vir que o seu cachorro faz isto, que é como um primeiro passo para um problema de comportamento e saúde mental, não o repreenda, deve começar a convidá-lo a fazer outras atividades e tentar que não se aborreça nem esteja muito tempo sozinho.
Um problema de comportamento e saúde mental
O que costuma ser mais frequente, é que um cachorro morda o rabo por um problema de comportamento e saúde mental. O que começa como uma "simples brincadeira" logo se converte em um problema sério difícil de corrigir se não for detetado a tempo.
Um cão começará a perseguir o rabo até o agarrar e morder, inclusive em situações graves pode chegar a fazer feridas e a mutilar-se, devido a um caso de falta de socialização, tédio e abandono por parte de quem está responsável por ele. É algo típico sobretudo em cães que passam a vida fechados ou amarrados no mesmo lugar. No final, como o tempo, devem redigir a energia e se distrair como podem e esta é uma das formas mais comuns para o fazerem. Esta é uma das causas mais habituais de um cachorro morder a cauda.
Este tipo de comportamento repetitivo e utilizado como via de escape, é conhecido como estereotipia e podem sofrer dele todo o tipo de animais que se encontram fechados ou amarrados, seja em zoológicos, refúgios de animais ou em casas de particulares. Mas, é possível que este problema de morder o rabo, aconteça com o seu cachorro e você pense que você não tem condições tão más como as que acabamos de referir. Mas a verdade é que um cachorro pode sofrer de estereotipia sem estar em condições tão extremas. Se for assim, deverá pensar no que não está fazendo corretamente com a sua saúde mental, visto que é provável que lhe esteja faltando exercício, rotina, socializar com outros cachorros e animais, entre mais aspetos, e que esteja altamente estressado.
Se vir que o seu cachorro morde o rabo de forma compulsiva e já descartou os problemas de saúde física, deverá consultar um especialista etólogo para o ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu companheiro e resolver o problema. Lembre-se que, como tudo o que está relacionado com a saúde, quanto mais cedo se diagnosticar o problema e se começar a resolvê-lo, melhor será o prognóstico de recuperação.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro morde o rabo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.