Partilhar

O que faz um etólogo

O que faz um etólogo

Ver fichas de  Cachorros

Um etólogo é um profissional veterinário qualificado que tem conhecimentos sobre comportamento, necessidades e comunicação do cachorro. Esta pessoa, mais ou menos experiente, tem os conhecimentos necessários para identificar os tipos de comportamento e para ajudar aqueles animais de estimação que sofrem de problemas como o estresse ou uma má socialização.

Alguns problemas do comportamento canino graves podem demorar meses a resolver e outros, dependerão do cachorro.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber o que faz um etólogo.

Também lhe pode interessar: O que fazer quando o cachorro rosna

Como um etólogo o pode ajudar

99% dos problemas do comportamento dos cachorros são consequência de uma prática inadequada que os seus donos têm ao tentar educá-los. Entre eles podemos destacar a falta de socialização do cachorro, sistemas de castigo inapropriados (coleira de choque, enforcador, agressões, etc.) e outras atividades que talvez sejam consequência do desconhecimento ou de outro segmento de donos que não se importam com o bem-estar do seu animal de estimação.

O etólogo deve trabalhar com um animal de forma presencial e só assim poderá identificar o que está acontecendo e quais são as causas desse comportamento, não confie em etólogos à distância.

O que faz um etólogo - Como um etólogo o pode ajudar

Tipos de problemas que os etólogos trabalham

Mais pessoas do que aquelas que imagina recorrem de forma habitual a um etólogo e, embora não o queiramos admitir, pode ser que não saibamos comunicar adequadamente com o nosso animal de estimação, pode ser que tenha problemas derivados de um centro de acolhimento ou problemas graves de estresse que não sabemos resolver.

Algumas terapias que um etólogo pode trabalhar são:

  • Estereotipias
  • Agressividade
  • Medo
  • Coprofragia
  • Hiperatividade
  • Ciúmes
  • Socialização
  • Caráter
  • Apatia

O especialista irá identificar as causas que fazem com que o nosso animal de estimação se comporte de determinada forma e com conselhos, mudanças na rotina deste e outros fatores que poderão, com mais ou menos eficácia, resolver um problema.

Não podemos afirmar que todos os etólogos têm a solução para o nosso problema, pois existem casos graves como por exemplo os de cachorros utilizados para lutas ou cachorros com uma falta grava de socialização. Estes casos graves vão precisar de muito tempo, inclusive anos para se recuperarem pois a psicologia canina é um tema complexo, tal como acontece no caso das pessoas.

Nos centros de acolhimento podemos encontrar casos graves como os que referimos antes, por isso em PeritoAnimal lembramos sempre da importância de educar de forma saudável, positiva e adequada os nossos animais de companhia, seres que têm sentimentos e que precisam de um dono responsável.

O que faz um etólogo - Tipos de problemas que os etólogos trabalham

Como escolher o etólogo adequado

A tarefa de escolher um especialista é difícil, pois existe uma grande quantidade de etólogos no mercado atual. O importante é que cumpram com alguns requisitos e que demostrem a sua capacidade no trabalho:

  • É importante que o especialista seja qualificado, se tiver dúvidas quanto a isso não hesite em entrar em contato com o centro.
  • Normalmente os etólogos costumam oferecer um orçamento prévio, dando uma estimativa do caso em particular, este preço pode variar dependendo do problema.
  • Desconfie de quem lhe pedir dinheiro em avanço.
  • Procure informação e opiniões do profissional na internet. Tal como acontece com outros serviços é uma boa forma de o conhecer antes.
  • Antes de começar a trabalhar deve receber informação sobre a prática que vai utilizar e nunca deve aceitar quem lhe propuser utilizar métodos de castigo.

Esperamos que esta informação lhe tenha sido útil. Se tem um problema com o seu animal de estimação, o ideal seria procurar a ajuda de um especialista pois é quem lhe vai aconselhar melhor e assessorar sobre a forma de educar o seu cachorro.

O que faz um etólogo - Como escolher o etólogo adequado

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que faz um etólogo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.

Escrever comentário sobre O que faz um etólogo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Leandro
A definição de etólogo leva o leitor a um entendimento errado. Uma vez que a etologia estuda os hábitos animais, não somente de cães.

O que faz um etólogo
1 de 4
O que faz um etólogo

Voltar ao topo da página