Outros problemas de saúde

Otohematoma em cães - Causas, tratamento e remédios

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 21 setembro 2022
Otohematoma em cães - Causas, tratamento e remédios
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O otohematoma em cães é um problema muito comum e não é estranho que os cachorros o tenham em algum momento da sua vida. O otohematoma, como seu próprio nome indica, consiste em um acúmulo de sangue na orelha que pode ocorrer devido à diferentes causas. É muito importante que levemos em consideração que este transtorno vai necessitar sempre de tratamento veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos do otohematoma em cães, as causas mais comuns, o tratamento que necessita e muitas outras curiosidades deste problema de saúde. Cabe ressaltar que um otohematoma que não é tratado acabará deformando a orelha de forma permanente.

Índice

  1. Meu cachorro está com a orelha inchada
  2. Otohematoma em cães: o que é?
  3. Causas de otohematoma em cães
  4. Tratamento para o otohematomas em cães
  5. A cirurgia de otohematoma em cães
  6. Prevenção dos otohematomas em cães

Meu cachorro está com a orelha inchada

As causas mais comuns que podem explicar que nosso cachorro está com a orelha inflamada são os abcessos e os otohematomas. Neste artigo nos centraremos nos otohematomas em cães. Se você quer saber o que fazer quando a orelha de um cachorro estiver inflamada, a resposta sempre será procurar um veterinário. Este profissional é quem vai distinguir se a causa do inchaço se deve à uma acumulação de pus ou sangue. O tratamento vai depender do diagnóstico.

Otohematoma em cães: o que é?

Um hematoma consiste na acumulação de sangue embaixo da pele, neste caso a orelha. É comum que sua origem seja por sacudidas bruscas da cabeça ou arranhões insistentes nos pavilhões auditivos. Ambos sinais podem indicar a presença de alguma afecção do ouvido que está causando coceira no cachorro. Para solucionar o otohematoma é preciso que o veterinário descubra esta causa subjacente e a trate.

Os sintomas do otohematoma são muito evidentes. Veremos que o animal coça a orelha afetada e sacode a cabeça. Além disso, A orelha estará inflamada e quente. Não devemos adiar a visita ao veterinário porque o quadro piorará e o otohematoma sem tratamento poderia deixar a orelha deformada de forma permanecente.

Otohematoma em cães - Causas, tratamento e remédios - Otohematoma em cães: o que é?
Imagem: AICARDO ARISTIZABAL no YouTube

Causas de otohematoma em cães

Como mencionamos, atrás de um otohematoma pode haver algum transtorno no ouvido que produz no cão uma coceira considerável. Os ácaros nas orelhas do cachorro, corpos estranhos ou infecções podem atuar como desencadeantes do otohematoma. Se o cachorro bater repetidas vezes o pavilhão auditivo com força, a ação da sua pata ou os golpes da orelha contra a sua cabeça ou qualquer objeto podem causar uma ferida em seu interior. Isto provoca um sangramento que se acumula, formando o otohematoma.

Assim, além de resolver isso, o veterinário terá que examinar o ouvido com o otoscópio em busca da origem da coceira. Após descobrir a causa poderá receitar o tratamento adequado. Um corpo estranho será extraído, as infestações por ácaros requerem acaricidas, enquanto que as infecções bacterianas necessitarão de antibióticos. Também podem ser prescritos anti-inflamatórios e, sempre, será necessária uma boa higiene das orelhas do cachorro.

Tratamento para o otohematomas em cães

Se nosso cachorro está sofrendo com um otohematoma é imprescindível que o tratemos. Não somente pelo desconforto que está causando, mas também porque a orelha poderá ficar deformada irreversivelmente.

Para saber como curar um otohematoma em cães, o primeiro que temos que considerar é que, nestes casos, remédios caseiros não vão funcionar. E isto ocorre porque, além de utilizar fármacos em função da causa subjacente, o otohematoma requer sempre uma intervenção veterinária, já que é imprescindível extrair o sangue. Explicaremos com mais detalhes na próxima sessão.

Se deixamos o otohematoma sem tratar pode ser que o sangue seja absorvido sozinho, mas afetará a composição da orelha. Externamente a veremos como se tivesse encolhido. Não é somente um problema estético já que a posição e os movimentos das orelhas formam parte da comunicação entre os cachorros.

Devemos lembrar aos tutores que não se deve administrar antibióticos para otohematoma nos cachorros, exceto por recomendação expressa do veterinário. Os antibióticos nem sempre são imprescindíveis nestes casos, não vão dissolver o otohematoma e nos arriscamos a complicar o quadro e criar resistências.

Otohematoma em cães - Causas, tratamento e remédios - Tratamento para o otohematomas em cães

A cirurgia de otohematoma em cães

Diante de um otohematoma o veterinário pode optar por drenar o sangue acumulado com seringa e água. O que ocorre é que este procedimento não cura por si só em um número significativo de casos. Por isso é possível que tenhamos que optar por uma cirurgia. O veterinário, em função de cada caso, decidirá a técnica mais adequada. O básico é permitir que o sangue seja drenado e manter a pele esticada, tudo isso com o objetivo de evitar novas acumulações.

As vezes se realiza uma incisão para drenar e se retira um fragmento de pele para deixar aberta e que possa drenar. Assim fechará por segunda intenção. Também podem ser dados pontos para manter a pele bem presa e que não se repitam os acúmulos. Em algumas ocasiões se colocam umas esponjas para absorver os líquidos. É importante utilizar um colar elisabetano para evitar que o cachorro coce a orelha, e claro, seguir o tratamento que o veterinário nos recomendou até ser concluído.

Prevenção dos otohematomas em cães

Para prevenir que a orelha de nosso cachorro chegue a formar um otohematoma é conveniente que, com regularidade, examinemos seus ouvidos e mantenhamos uma higiene correta. Está contraindicado arrancar os pelos que se encontram no interior do ouvido já que, ao contrário do que se pensa, estaríamos favorecendo a aparição de infecções.

Claro, diante do primeiro sintoma de problemas nas orelhas devemos procurar o veterinário para que diagnostique e trate. Se permitimos que o cachorro sinta coceira, se arranhará e sacudirá, de forma que é mais provável que ocorra o traumatismo que vai causar o otohematoma.

Agora que você já sabe as causas e tratamentos para o otohematoma em cães, não perca este outro artigo sobre o significado de cada movimento das orelhas dos cães.

Otohematoma em cães - Causas, tratamento e remédios - Prevenção dos otohematomas em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Otohematoma em cães - Causas, tratamento e remédios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Giuliana Glaís
esse site me ajudou muito e abriu minha mente. obrigada! espero agora que minha cachorra (que já é velhinha) se recupere. :(
Imagem: AICARDO ARISTIZABAL no YouTube
1 de 4
Otohematoma em cães - Causas, tratamento e remédios