Outros problemas de saúde

Linfopenia em cães - Sintomas, causas e tratamentos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 29 setembro 2022
Linfopenia em cães - Sintomas, causas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O que causa a linfopenia em cães? Como tratá-la? Antes disso, é importante saber que o sangue é um tecido formado por três tipos de células: os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos; os glóbulos brancos ou leucócitos e as plaquetas[1]. Mas para que serve cada tipo de célula sanguínea? As funções primordiais das hemácias são as de transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos e de levar o CO2 dos tecidos aos pulmões. A hemoglobina, que constitui 95% das proteínas das hemácias, é a responsável por essas atividades.

Os leucócitos, ou glóbulos brancos, formam o grupo mais heterogêneo de células do sangue e, embora desempenhem papel de defesa do organismo, cada subtipo leucocitário detém funções bastante específicas e distintas entre si, que, em conjunto, estruturam o sistema imunológico[2]. Fazem parte do grupo dos leucócitos: linfócitos, plasmócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. As plaquetas, embora pequenas, são as células do sangue responsáveis pela coagulação sanguínea. Bom, agora que você já conhece um pouco cada tipo de célula do sangue, vamos entender melhor o que é a linfopenia em cães, seus sintomas, causas e tratamento. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Leucopenia em cães - Causas e tratamento

Índice

  1. O que é a linfopenia em cães?
  2. O que causa a linfopenia em cães?
  3. Sintomas de linfopenia em cachorros
  4. Como tratar a linfopenia em cães?
  5. Como aumentar a imunidade do cachorro?

O que é a linfopenia em cães?

Os linfócitos são células do sangue com diferentes funções, sendo divididos em três tipos: linfócitos T, produzidos na medula óssea e maturados no timo, linfócitos B, produzidos e amadurecidos na medula óssea, sendo as únicas células capazes de produzir anticorpos, e linfócitos NK (células natural killer ou exterminadoras naturais), células citotóxicas não específicas que são importantes na resposta precoce às células tumorais e infecções virais. Os linfócitos identificam moléculas estranhas contidas em diferentes agentes infecciosos, agindo e combatendo-os, defendendo imunologicamente o organismo.

A linfopenia é definida como a diminuição absoluta na contagem de linfócitos no sangue, sendo um importante sinal de alerta. Essa condição pode estar associada também à pancitopenia, que é uma redução no número total de células no sangue.

Existem três tipos de linfopenia que também acometem os cães:

  1. Linfopenia T: ocorre uma redução do número de linfócitos T, mas com números normais dos outros linfócitos.
  2. Linfopenia B: quando há uma redução dos linfócitos B, mas com números normais dos outros linfócitos. Sua causa é, na grande maioria das vezes, associada ao uso de remédios que suprimem o sistema imunológico.
  3. Linfopenia NK: refere-se aos casos em que há pouca quantidade de linfócitos NK, mas com números normais de outros linfócitos. No entanto, é uma condição rara de acontecer.

O que causa a linfopenia em cães?

Várias são as causas da diminuição de linfócitos no sangue:

  • Infecção bacteriana ou fúngica
  • Pós-operatório de cirurgia de grande porte
  • Neoplasias malignas
  • Terapia com glicocorticoides
  • Estresse
  • Quimioterapia e/ou radioterapia
  • Trauma ou hemorragia recente
  • Infecções virais
  • Desnutrição proteico-calórica
  • Doenças autoimunes.

Durante o estresse, por exemplo, ocorre o aumento do cortisol liberado pelas glândulas adrenais, em resposta às principais doenças sistêmicas, aos distúrbios metabólicos e à dor, o que resulta em uma linfopenia nos cães. Tratamentos com esteroides, como a prednisolona e a dexametasona também causam linfopenia. O pico de efeito desses medicamentos é observado quatro a seis horas após a administração, voltando aos valores prévios de leucócitos após 24 horas.

Sintomas de linfopenia em cachorros

A linfopenia em cães em si não possui sintomas específicos, pois está associada a diversas causas. No entanto, a imunidade baixa facilita a infecção por vários agentes contagiosos, deixando o animal vulnerável.

Como tratar a linfopenia em cães?

Para tratar a linfopenia canina, será necessário encontrar o motivo do que a acarretou. Ou seja, deve-se diagnosticar a doença de base, causadora do distúrbio nas células do sangue. Para tanto, é necessário que o cachorro seja consultado por um veterinário, pois somente ele poderá solicitar exames e fechar o diagnóstico, determinando o melhor tratamento para o seu amigo.

Como aumentar a imunidade do cachorro?

Em algumas situações, torna-se desejável potencializar a resposta imune do animal, como por exemplo, o incremento da resistência às infecções e o tratamento de enfermidades imunossupressoras ou infecciosas de origem multifatorial. Para isso, utilizam-se imunomoduladores, que são substâncias que atuam no sistema imunológico, conferindo aumento da resposta orgânica contra determinados microrganismos, incluindo vírus, bactérias e protozoários. A origem dos imunomoduladores é muito variada, podendo incluir substâncias farmacológicas, produtos microbianos e plantas medicinais.

Além dos imunomoduladores, uma alimentação balanceada e de boa qualidade é um fator muito importante na manutenção e também para aumentar a imunidade do cachorro. A nutrição de cães e gatos tem se comportado de forma semelhante à nutrição humana, observada por meio da crescente incorporação de ingredientes funcionais nos alimentos.

O manejo nutricional também é uma importante ferramenta no auxílio do tratamento de diversas patologias, por meio da inclusão de alimentos nutracêuticos (suplemento alimentar que contém compostos bioativos benéficos para o organismo) na dieta dos animais. A imunomodulação através da dieta ocorre de duas formas: a primeira, busca componentes da dieta que atuem diretamente nos patógenos ou na microbiota do trato gastrointestinal, e a segunda exerce efeitos indiretos sobre os patógenos da microbiota por terem como alvo as células intestinais e/ou células imunes dos hospedeiros. As substâncias nutracêuticas são as vitaminas antioxidantes (A, C e E), flavonoides, vitamina D, ácidos graxos poli-insaturados, L-carnitina, glucosamina, condroitina, prebióticos, probióticos, minerais e fibras dietéticas.

Na alimentação dos cães e gatos, os suplementos nutracêuticos são recomendados com o objetivo de favorecer a saúde do trato digestório, da resposta imune, das condições de pele e pelagem, da composição corporal e da prevenção de danos decorrentes do envelhecimento, além de auxiliar nas funções orgânicas dos animais doentes. Cães mal alimentados e que passam por situações de estresse, como frio e fome, podem ter uma diminuição das defesas do corpo, ficando sujeitos a doenças.

Agora que você já sabe o que é a linfopenia em cães e descobriu suas causas e tratamento, recomendamos a leitura do artigo Como interpretar o exame de sangue de um cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Linfopenia em cães - Sintomas, causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Laurino, F. Alterações hematológicas em cães e gatos sob estresse. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade “Júlio Mesquita Filho”, Campus Botucatu, SP, 2009. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119576/laurino_f_tcc_botfmvz.pdf?sequen. Acesso em 27/09/2022.
  2. Calado, R.T., Falcão, R.P. Heterogeneidade das células do sangue. Órgãos hematopoéticos e linfopoéticos. Tratado de Hematologia, 2013. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/C%C3%A9lulas%20do%20sangue.pdf. Acesso em 27/09/2022.

 

Bibliografia
  • Oliveira, L.P. Tecido Sanguíneo e Hematopoiético. LAAN, 2015. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/707/o/sangue.pdf?1448365978#:~:text=Os%20gl%C3%B3bulos%20sangu%C3%ADneos%20s%C3%A3o%20as,pelo%20sangue%20atrav%C3%A9s%20dos%20leuc%C3%B3citos. Acesso em 27/09/2022.
  • Appolinário, C.M., Megid, J. Uso de imunomoduladores nas enfermidades infecciosas dos animais domésticos. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v.28, n. 3, p.437-448, 2007. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/jlgarcia,+Gerente+da+revista,+2967-9798-1-CE.pdf. Acesso em 27/09/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Linfopenia em cães - Sintomas, causas e tratamentos