Outros problemas de saúde

Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 21 setembro 2022
Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Podemos detectar caroços no corpo dos cachorro em qualquer local e com diferentes características. Existem de diferentes tamanhos, consistência, origem ou periculosidade, como veremos neste artigo do PeritoAnimal. Por isso, somente observando o caroço ou apalpando-o, não é possível saber do que se trata.

É imprescindível que, logo que detectemos um caroço no cachorro, mesmo que seja pequeno, consultemos o veterinário. Somente este profissional pode averiguar o que é e decidir a intervenção mais adequada. Continue lendo para saber as causas e tratamentos possíveis.

Índice

  1. Tipos de caroços no corpo do cachorro
  2. Causas de caroços no corpo do cachorro
  3. Caroços no corpo de cachorros mais velhos
  4. Tratamento para caroços em cachorros

Tipos de caroços no corpo do cachorro

Podem crescer caroços muito diferentes nos cães. Se observamos algum em qualquer parte do seu corpo ou, ao acariciá-los o detectamos, é importante que anotemos suas características. O tamanho, a consistência, se é móvel ou, ao contrário, se é fixo, a velocidade que está crescendo, se criou úlceras, se existe mais de um, etc. Depois, todos esses dados teremos que transmitir ao veterinário e é muito importante consultar o veterinário logo que descobrirmos. Se for algo grave, o tratamento precoce pode salvar a vida do cachorro. Além disso, sempre é mais simples e econômico intervir antes que se produzam complicações.

Talvez os caroços de gordura nos cães sejam o tipo mais comum. Também os caroços duros nos cachorros, que podem ser cistos, são relativamente fáceis de encontrar e, ainda, não são graves. Mas a dureza ou que seja um caroço que se move não nos dá a informação de sua origem.

Para determinar o que é, o veterinário pode aspirar células do seu interior com uma seringa e proceder a um estudo citológico, ou seja, examinar as células que o formam. Assim, é possível saber se trata de um caroço inofensivo que não é necessário tratar ou, ao contrário, se é cancerígeno. Em algumas ocasiões, diretamente se faz uma biópsia, com a extração completa do caroço para ser analisado em laboratório.

Para mais informações, você também pode se interessar neste outro artigo sobre Tumores em cachorros - Tipos, sintomas e tratamento.

Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento - Tipos de caroços no corpo do cachorro

Causas de caroços no corpo do cachorro

São várias as possíveis causas dos caroços no corpo dos cachorros. Veremos aqui os principais.

Caroços em cachorros por câncer

Os caroços podem ocorrer por crescimentos de células malignas ou benignas. O câncer e suas causas são múltiplos. Existem influências do meio ambiente, predisposição genética ou fatores hormonais em alguns tipos de câncer. Por exemplo, no caso dos tumores de mama, se relacionam com o ciclo reprodutivo da cadela. Estes tumores são caroços na barriga dos cachorros, que vão aparecer em uma ou várias mamas. Mas, se apalpamos alguma massa no ventre, também pode ser um tumor em algum órgão interno.

Para mais informações, você pode consular este outro artigo do PeritoAnimal sobre O câncer em cachorros.

Caroços em cachorros por abscessos

Por outro lado, nem todos os caroços são tumores. Os abcessos em cachorros, que são acumulações de pus embaixo da pele, podem aparecer como caroços. Sua origem pode ser uma mordedura que parece ter cicatrizado, mas na realidade, está infectada. Os caroços em cães nas costas ou na cabeça podem ser consequências de uma briga.

Caroços em cachorros por vacinas

Ainda, mesmo que seja pouco frequente, podem aparecer caroços no corpo do cachorro por vacinas ou, em geral, pela administração subcutânea de qualquer fármaco. São os caroços em cachorros no pescoço ou na região da cernelha, que é onde se pode aplicar.

Caroços em cachorros por gânglios linfáticos

Por último, em algumas ocasiões os gânglios linfáticos aumentam como resposta à alguma infecção e podemos notar caroços embaixo da pele. Podem ser vistos no pescoço ou nas patas traseiras. Se for este o caso, será imprescindível que procure o veterinário, já que é provável que o cachorro precise de antibióticos.

Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento - Causas de caroços no corpo do cachorro

Caroços no corpo de cachorros mais velhos

Destacamos os caroços que aparecem nos cachorros de mais idade porque é mais provavel que apareçam neles os caroços de origem tumoral, já que a idade é outro dos fatores de risco para o câncer em cachorros. Nestes cães, inclusive, podemos encontrar caroços nas pálpebras. São tumores nas glândulas meibomianas, glândulas sebáceas da pálpebra. Não são perigosos, mas, ao entrar em contato com a córnea, podem causar irritação.

O que é importante ter claro é que a idade avançada do cachorro não implica que devemos deixá-lo sem tratamento pensando que são transtornos da velhice e que não se pode fazer nada. Descobrir uma tumoração em suas fases iniciais pode permitir seu tratamento e, mesmo que não prolongue a vida, conseguiremos sim manter uma boa qualidade até o último dia.

Para uma melhor qualidade de vida, você também pode consultar este outro artigo do PeritoAnimal sobre Guia completo de cuidados com um cachorro idoso.

Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento - Caroços no corpo de cachorros mais velhos

Tratamento para caroços em cachorros

O tratamento para os caroços vai depender de sua origem. Se estamos diante de um abscesso, pode ser necessário drená-lo, desinfectar e administrar antibióticos e inclusive anti-inflamatórios. Tem que ter um cuidado especial com os abscessos na cabeça e no pescoço, que devem receber atenção imediata, como podemos ver neste outro artigo sobre Por que meu cachorro tem uma bola no pescoço?

Os caroços que se originaram após uma injeção podem desaparecer sozinhos. Caso contrário, o tratamento seria similar ao dos abscessos. Por outro lado, alguns caroços, em função de sua benignidade e localização, não requerem tratamento e, somente se crescerem, incomodarem o cachorro ou formarem úlceras, pode ser necessária sua extração.

E quanto ao câncer em cachorros, sempre se recomenda retirar o tumor por completo e toda a margem de tecido saudável ao seu redor. Mas antes, dependendo do caroço, pode ser necessário realizar um exame de sangue e uma radiografia ou ecografia para ter informação sobre o estado geral do cachorro e descobrir se existe ou não metástase. É claro que existem casos inoperáveis, mas pode ser possível tratá-los com quimio ou radioterapia.

Remédios caseiros para caroços em cachorros

E quanto aos remédios caseiros para caroços em cachorros, o certo é que sempre temos que procurar o veterinário porque é imprescindível saber o que é o caroço. Se o veterinário nos confirma que é um abscesso, podemos sim, em casa, utilizar compressas úmidas e quentes para colocar durante uns quinze minutos quatro vezes ao dia sobre o caroço. Desta forma, é possível conseguir que ele amoleça e seja mais fácil drenar. No caso de caroços de vacinas, também pode ser aplicado calor.

Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento - Tratamento para caroços em cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Caroços no corpo do cachorro - Causas e tratamento