Partilhar

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 20 novembro 2019
O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

Ver fichas de  Cachorros

A intoxicação por veneno de sapo é uma das mais frequentes no caso dos cachorros que vivem em sítios, fazendas e chácaras ou no campo. Se o seu cachorro mordeu um sapo e você está preocupado, você fez bem em procurar informação sobre esse tema já que o veneno de sapo pode causar intoxicações graves ou fatais.

O veneno de sapo em cachorros é uma urgência veterinária que pode afetar o sistema nervoso podendo causar desde episódios leves de falhas respiratórias até a morte do seu animal de estimação. Se você tem certeza de que o seu animal de estimação está intoxicado procure imediatamente um centro veterinário. Continue lendo para descobrir o que fazer se o seu cachorro mordeu um sapo, primeiros socorros e sintomas.

Meu cachorro mordeu um sapo: primeiros socorros

Se você acredita que o seu cachorro mordei ou lambeu um sapo, não perca tempo. Abra-lhe a boca e lave a língua do seu cachorro para remover possíveis toxinas que ele ainda não tenha engolido. Se você tiver suco de limão à mão será ainda mais eficaz já que ele satura as papilas gustativas e reduz a absorção do veneno.

Esse não é um remédio caseiro para veneno de sapo que deve ser substituído por atendimento profissional.Procure o quanto antes um veterinário que tratará os sintomas e tentará manter o seu animal de estimação o mais estável possível. Durante o transporte tente evitar que o cachorro se mexa ou fique nervoso.

O que fazer quando um cachorro morde um sapo

Desconfie sempre de truques para este problema pois trata-se de uma intoxicação que pode chegar a ser grave, tendo como consequência a morte do animal. Dar leite para cachorro que mordeu sapo, por exemplo, é um procedimento conhecido na cultura popular mas que não tem evidências científicas, já que o leite não é um alimento recomendado para cachorros adultos.

Assim que chegar às urgências do centro veterinário, os profissionais irão tentar parar os sintomas e oferecer um equilíbrio eletrolítico. O fundamental é que o seu cão sobreviva. Diante das convulsões irão utilizar barbitúricos ou benzodiazepinas e também tentarão controlar os outros sintomas como a salivação e espasticidade.

Também vão aplicar líquidos intravenosos e os medicamentos necessários para esse caso em concreto.

Depois de o estado do cachorro estar controlado ele irá receber oxigênio até alcançar os sinas fisiológicos constantes e permanecerá em observação até que todos os sintomas entrem em remissão.

Veneno de sapo

O sapo tem na sua pele umas glândulas secretoras que produzem um líquido tóxico ou irritante. Por trás dos olhos segregam outra substância tóxica numa glândula chama parótida e além disso produzem veneno por todo o seu corpo. Se você tem alguma dúvida, o post sobre os sapos mais venenosos do Brasil pode esclarecer. Falando nisso, muita gente acaba confundindo os sapos com as rãs, cujas diferenças podem ser notadas, principalmente, na aparência. No entanto, se o seu cachorro mordeu um rã, saiba que ela também pode ser vebenosa.

O veneno para ser perigoso deve entrar em contato com as mucosas, boca ou olhos, mas assim que penetrar na corrente sanguínea começa a produzir distúrbios circulatórios e do sistema nervoso. Entenda os sintomas a seguir.

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo - Veneno de sapo

Sinais de veneno de sapo em cachorros

O fato de o sapo de mexer lentamente e emitir ruídos sonoros provoca um interesse no seu cachorro, que tentará caçá-lo ou brincar com ele. Se você viu um sapo por perto e o seu pet demonstra os seguintes sintomas não perca mais tempo, pode tratar-se de um intoxicação:

  • Convulsões (quando o cachorro mordeu o sapo e está com a boca espumando);
  • Debilidade muscular;
  • Tremores;
  • Confusão mental;
  • Diarreia;
  • Movimentos musculares;
  • Dilatação da pupila;
  • Salivação abundante;
  • Tonturas;
  • Vômitos.

Neste caso, não hesite em procurar um atendimento veterinário urgente e recorrer aos primeiros socorros mencionados anteriormente.

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo - Sinais de veneno de sapo em cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Vídeos de O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

1 de 3
Vídeos de O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

Escrever comentário sobre O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
A sua avaliação:
Ela Aparecida
Minha cachorrinha tem 4 meses, a dois dias observei q está com um olho azulado e com umas manchas no pelo, todas na face da cabeça e ruim, onde por baixo a uma irritação com pus. Lavei estou usando soro fisiológico para limpar. O olho dela está de outra cor e lacrimejando ser a q e veneno de sapo, alguém pode me ajudar. Com orientação caseira.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ela! Você deve levar a sua cachorrinha em um médico veterinário de confiança o mais rápido possível. Só ele pode fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Evanio lima
Minha pastor alemão mordeo um sapo aqui é um citio ela já estava espumando e passando as patas no focinho e espirrando corri e lavei com água e dei ante tóxicos dei ovo cru dei leite aparentemente ela está normal agora
A sua avaliação:
Cíntia
Aconteceu com o meu pitbull nesta madrugada, ele acabou matando o sapo e passou muito mal... Com vômito, chorando e era como se n conseguisse respirar.
Lavei a boca dele com uma mangueira, dei o suco do limão bem forte e deixei ração com leite morno na tijela.
Achei que ia perde-lo.
Pela manhã estava bem, como se nada tivesse acontecido... Obg pelas dicas.
George
Tristeza, hoje quando abri a porta do quintal deparei com minha cadela morta,ao averiguar o quintal encontrei um sapo com sinais de mordida, uma pena ter perdido minha companheira de 7 anos......
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi George! A equipe do PeritoAnimal lamenta a perda e te deseja muita força!
EDIDELMA
Olá boa noite, meu cachorro mordeu um sapo e quase que morre, fiz o suco do limão e tambem dei leite liquido gelado ele melhorou mais agora não consegui lati, faz o gesto mais não sai o latido, o que devo fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Edidelma! Você deve levar o seu cachorro a um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Bruna Pereira
Meu cachorro mordeu um sapo está com os olhos vidrados e tendo movimento circulares ai dei suco de limão para ele ai parou de fazer movimento circulares mais está dinsiqueto será qie está melhorando oque deve fazer me ajude?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruna! O seu cachorro precisa de atendimento veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Bárbara
Meu cachorro mordeu um sapo, e eu apenas lavei a boca dele com muita água, e ele melhorou (Eu acho, pq estava espumando e tremendo a cabeça e isso parou) Mas não tenho certeza vou aguardar os próximos dias, mas obrigado as dicas realmente em ajudaram
Rayanny
Oie, bom minha cachorrinha mordeu um sapo, ela chegou ficar num instado bem crítico, primeira coisa que eu fiz pra ela NN morrer foi dar leite a ela, que ajudou muito, fui na veterinária mas ela tava viajando, assim vai ficar alguma sequela?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rayanny! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, é extremamente importante que ela seja vista por um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Wagner
Quando o cão se intoxica por veneno de sapo ele aparenta como se estivesse embriagado por álcool. De imediato, deve-se lavar a boca do cão com bastante água corrente, retirando o veneno. Se os sintomas estiverem fortes, leve-o ao veterinário. Cães maiores costumam suportar melhor o envenenamento, devido à sua massa corporal, já os pequenos sofrem mais. Mas tenham em mente que o sapo não tem culpa de nada e é muito importante para o equilíbrio da natureza. Sapos não atacam, os cães que o fazem, portanto, não matem os sapos.
Jaqueline paula
Me ajudem minha cachorra mordeu sapo está c boca enjoada,espumando e está prenha,o q eu faço preciso salvar ela e filhotes

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo
1 de 3
O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

Voltar ao topo da página