Primeiros socorros

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 22 março 2023
O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A intoxicação por veneno de sapo é uma das mais frequentes no caso dos cachorros que vivem em sítios, fazendas e chácaras ou no campo. Se o seu cachorro mordeu um sapo e você está preocupado, você fez bem em procurar informação sobre esse tema já que o veneno de sapo pode causar intoxicações graves ou fatais.

O veneno de sapo em cachorros é uma urgência veterinária que pode afetar o sistema nervoso podendo causar desde episódios leves de falhas respiratórias até a morte do seu animal de estimação. Se você tem certeza de que o seu animal de estimação está intoxicado procure imediatamente um centro veterinário. Continue lendo para descobrir o que fazer se o seu cachorro mordeu um sapo, primeiros socorros e sintomas.

Índice

  1. Meu cachorro mordeu um sapo: primeiros socorros
  2. Veneno de sapo
  3. Sinais de veneno de sapo em cachorros

Meu cachorro mordeu um sapo: primeiros socorros

Se você acredita que o seu cachorro mordei ou lambeu um sapo, não perca tempo. Abra-lhe a boca e lave a língua do seu cachorro para remover possíveis toxinas que ele ainda não tenha engolido. Se você tiver suco de limão à mão será ainda mais eficaz já que ele satura as papilas gustativas e reduz a absorção do veneno.

Esse não é um remédio caseiro para veneno de sapo que deve ser substituído por atendimento profissional.Procure o quanto antes um veterinário que tratará os sintomas e tentará manter o seu animal de estimação o mais estável possível. Durante o transporte tente evitar que o cachorro se mexa ou fique nervoso.

O que fazer quando um cachorro morde um sapo

Desconfie sempre de truques para este problema pois trata-se de uma intoxicação que pode chegar a ser grave, tendo como consequência a morte do animal. Dar leite para cachorro que mordeu sapo, por exemplo, é um procedimento conhecido na cultura popular mas que não tem evidências científicas, já que o leite não é um alimento recomendado para cachorros adultos.

Assim que chegar às urgências do centro veterinário, os profissionais irão tentar parar os sintomas e oferecer um equilíbrio eletrolítico. O fundamental é que o seu cão sobreviva. Diante das convulsões irão utilizar barbitúricos ou benzodiazepinas e também tentarão controlar os outros sintomas como a salivação e espasticidade.

Também vão aplicar líquidos intravenosos e os medicamentos necessários para esse caso em concreto.

Depois de o estado do cachorro estar controlado ele irá receber oxigênio até alcançar os sinas fisiológicos constantes e permanecerá em observação até que todos os sintomas entrem em remissão.

Veneno de sapo

O sapo tem na sua pele umas glândulas secretoras que produzem um líquido tóxico ou irritante. Por trás dos olhos segregam outra substância tóxica numa glândula chama parótida e além disso produzem veneno por todo o seu corpo. Se você tem alguma dúvida, o post sobre os sapos mais venenosos do Brasil pode esclarecer. Falando nisso, muita gente acaba confundindo os sapos com as rãs, cujas diferenças podem ser notadas, principalmente, na aparência. No entanto, se o seu cachorro mordeu um rã, saiba que ela também pode ser vebenosa.

O veneno para ser perigoso deve entrar em contato com as mucosas, boca ou olhos, mas assim que penetrar na corrente sanguínea começa a produzir distúrbios circulatórios e do sistema nervoso. Entenda os sintomas a seguir.

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo - Veneno de sapo

Sinais de veneno de sapo em cachorros

O fato de o sapo de mexer lentamente e emitir ruídos sonoros provoca um interesse no seu cachorro, que tentará caçá-lo ou brincar com ele. Se você viu um sapo por perto e o seu pet demonstra os seguintes sintomas não perca mais tempo, pode tratar-se de um intoxicação:

  • Convulsões (quando o cachorro mordeu o sapo e está com a boca espumando);
  • Debilidade muscular;
  • Tremores;
  • Confusão mental;
  • Diarreia;
  • Movimentos musculares;
  • Dilatação da pupila;
  • Salivação abundante;
  • Tonturas;
  • Vômitos.

Neste caso, não hesite em procurar um atendimento veterinário urgente e recorrer aos primeiros socorros mencionados anteriormente.

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo - Sinais de veneno de sapo em cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Vídeos relacionados com O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

1 de 3
Vídeos relacionados com O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
50 comentários
A sua avaliação:
Hellen
Meu Elvis (lhasa apso) mordeu um sapo hj. Corremos com ele pro veterinário, deve ter dado em média 25 min da mordida até chegar lá,aplicou medicação. Porém uns 30 min após ele teve uma parada cardíaca e se foi.
Leonardo Sousariano
Sinto muito, Hellen!! Que ele descanse em paz!
A sua avaliação:
marcia
meu cachorro teve contato com sapo e levei no veterinário e está em tratamento. gostaria de saber se ele conseguirá voltar a andar? pois não consegue ficar em pé só deitado.
A sua avaliação:
Gracinda
O cachorro do meu filho agora a noite ,ouvi ele latindo com um sapo fui tirar o sapo pulou ele mordeu duas vezes ,.em poucos minutos ele babando, e começou a paralisar, tentei colocar ovos cru na boca dele , a boca travada o pouco que ele engoliu no terceiro ovo 3 tentativa ,ele em poucos minutos começou a andar, bebeu muita água já por conta própria uns dez minutos depois ,triste mais já andando um pouco inquieto , dei outro ovo cru e ele bebeu todo . Parece que vai ficar bem .
A sua avaliação:
Patricia Urias
Olá, boa tarde.
Minha cachorrinha kira, ontem mordeu um sapo, eu segui a risca os primeiros socorros situados por vocês e isso graças a Deus a salvou.
Ela teve a maioria dos sintomas citados o Nico que não deu foi diarréia.
Levei ela ao veterinário e graças a Deus ela esta bem.
Continuem assim mandando dicas pois para mim foi muito valida.
Gratidão.
A sua avaliação:
Claudineia
Minha cachorrinha acabou de morder um sapo ,ela saiu por um minuto no quintal e voltou correndo como.se tivesse pedindo socorro , e quando vi tinha um sapo pequeno do lado ,nossa minhas pernas tremeu já entrei em desespero , pois p mim ela é como uma filhinha , meu marido me ajudou a socorrer ela , lavamos a boca dela , dei leite, tbm ponhei o caldo do limão na boca dela, em seguida um ovo cru ,aparentemente ela está bem , não tenho remédios p cachorros e nem condições de levar em veterinário, tenho que esperar,..Meu coração tá a mil.. 😔 ela significa muito pra mim 😔amo de mais
A sua avaliação:
Silmara
Meu Shitzu abocanhou um sapo e recebeu o leite(toxina ) toda na boca, garganta, focinho. Ficou desesperado, esfregando o rosto no chão. Correndo e andando em círculo. Enfim ficou duro e torto. Levei ao veterinário e ficou internado. 10 dias depois pegou outro sapo maior. Foi pior, pois no ato começou a vomitar um líquido grosso e branco sem parar, e comecanram as convulsões uma atrás da outra. 5 convulsões . Limpamos a boca e garganta e corremos ao veterinário de plantão. Ficou dois dias internado. Isso a 8 dias a trás e continua vomitando. Não come direito pois come e vomita. Estou dando 1/4 Doxitec, tomou dipirona gotas, predimisona e o Gazix. É tomar e comer e vomitar. Estou doidinha, tadinho. Emagreceu e não sai de perto de mim. A minha dúvida é. Até qd ele continuará vomitando. E acho que tenho que entrar com remedio para o fígado e não o Doxitec. Acho muito forte.me ajudem.



Bianca Bentes
Acabou de acontecer com o meu yorkshire, entramos em desespero, faz 2h agora ele está ruim pra respirar e não atende nossos chamados 😪😭
A sua avaliação:
michelainy suares lopes
ola, tem uma semana q estou lutando com minha cadelinha q mordeu um sapo, na hr q eu vi lavei a boca dela, começou a espumar e a se enrolar dando convuçoes, mas logo parou... estva madrugada e fim de semana so consegui levar ela no medico na segunda , o veneno atingiu seus rins , ficou internada dois dias tomando medicamentos, mas voltou p casa e n esta bem , esta com a pupila dilatada , latindo fraco, e as pernas se, forças .... estou dando todas as medicaçoes q foi passada ´p ela , mas n sei oq fazer... tenho a impressao q estou perdendo ela aos poucos , ela ja n e mais a mesma.... esta me doendo muitooo, pois tudo q pude fazer por ela fiiz...ela esta comigo ja a 5 anos , meu coraçao esta kda dia mais apertado porq parece q sempre q olha p mim esta pedindo p mim ajudar ela e n deixar ela ir....POR FAVOR ME AJUDEM.
A sua avaliação:
Layssa
Meu cachorro cheirou um sapo no sábado mas teve os sintomas apenas ontem (segunda )
Ele está tendo convulsões e babando e fica com a testa mexendo e onde eu moro não tem clínica veterinária. O que devo fazer ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Layssa. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
FERNANDA GABRIELA SILVA
Minha yorkshire mordeu um sapo e começou a espumar pela boca e ter convulsão, foi tido mt rápido dei nem 5 min até aparecerem os sintomas, foi assustador, era feriado mas o veterinário atendeu e foi correndo pra clínica, la ele deu soro e algumas injeções e tbm carvão. No dia seguinte ela tava abatida mas já tava consciente e bem, agradeço muito o doutor por salvar minha cachorrinha
A sua avaliação:
Ruti
Não sei se foi citado no artigo (porque não li) mas banha de tatu resolve também
A sua avaliação:
Wesley
Meu rottwailer mordeu sapo Estácio o rosto inchado lavei a boca dele é dei leite é bastante suco de limão Deus abençoe que ele se recupere o mais rápido possível.🙏🙏🙏🙏
gabrielly
seu cachorro esta vivo ?
A sua avaliação:
Laura
Quero agradecer pela informação prestada aqui sobre o suco de limão em caso de envenenamento por sapo.
Eu tinha perdido alguns dias meu filhote sem saber as causas que apresentou os sinais de convulsão, espulmava pela boca e cause perdi meu outro cão SRD com os mesmos sintomas explicados se eu não estivesse visto o sapo nunca saberia com agir no momento de agonia vendo seu amigo morrendo foi aí que pedi para pesquisar e achamos o site de vocês que nos ajudaram, e ele foi se recuperando agora está bem. Ele teve algumas dores abdominais depois da recuperação, mas demos remédio e ele melhorou. Obrigada continuem informando.
A sua avaliação:
Adriely
Minha pinscher mordeu um sapo e ficou muito mal. enrolou todo o corpo, ficou uivando, espumando a boca, chegou a defecar e urinar enquanto passava mal. Meu marido foi lavando a boca dela com água mas ela não estava melhorando. Aí resolvi pesquisar no google e achei esse artigo. A dica do suco e limão foi o que salvou minha cachorrinha. Dei o suco de limão pra ela e ela foi voltando aos poucos ao normal. Quero agradecer muito pelas informações desse texto pois foram de grande valia para mim. Muito obrigada!!!
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriely! Que bom que pudemos te ajudar. Rápidas melhoras para a sua cachorrinha.

Obrigada por compartilhar a sua história com a gente!
A sua avaliação:
marcio ramos da silva
quanto tempo leva pra que reaçao do veneno do sapo leva pra se manifesta quando o cahorro morde o sapo.
rq
imediato, e é classificado como droga não veneno
A sua avaliação:
Gabriel Cruz
Tenho um Pitbull de 1 ano e 2 meses, hoje ele estava latindo muito quando fui ver ele estava tentando pegar um sapo do outro lado do portão, então na hora q eu saí ele conseguiu pegar e na hora q ele pego eu fui correndo e puxei ele , deu só uma mordida ,porém n sei se ele foi intoxicado, já faz umas 4 horas até agora não apresentou nenhum sintoma (e a clínica veterinária é fechada a noite) ele pesa 40 kilos e o sapo era pequeno e se ele foi intoxicado acredito q foi uma quantidade pequena pois não deixei ele pegar " em cheio" no sapo .
A sua avaliação:
Ludo
Quanto tempo após a exposição demora para cada sintoma aparecer?
A sua avaliação:
ana
minha cachorra mordeu um sapo estou dando leite cada hora, o melhor seria um veterinario mas nao tenho condiçoes e nao quero perder minha companheira !!!!!!
Luísa Savala
Oi Ana! Temos um artigo sobre o que fazer se seu cachorro morde um sapo que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-se-o-meu-cachorro-mordeu-um-sapo-20144.html
No entanto, é extremamente importante que sua cadela seja vista por um profissional. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento veterinário sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mateus
Meu cachorrinho de 14 anos um Basset hound acaba de morrer, mordeu tb um sapo grande....moramos em chácara e nunca imaginei isso....que perda !
A sua avaliação:
Ela Aparecida
Minha cachorrinha tem 4 meses, a dois dias observei q está com um olho azulado e com umas manchas no pelo, todas na face da cabeça e ruim, onde por baixo a uma irritação com pus. Lavei estou usando soro fisiológico para limpar. O olho dela está de outra cor e lacrimejando ser a q e veneno de sapo, alguém pode me ajudar. Com orientação caseira.
Luísa Savala
Oi Ela! Você deve levar a sua cachorrinha em um médico veterinário de confiança o mais rápido possível. Só ele pode fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tatiane
A minha cachorra tbm está com a mesmas características. Olhos azulados grosseira ao redor dos olhos e a Buchecha. Estou preocupada e não sei oq fazer. Alguma indicação?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Evanio lima
Minha pastor alemão mordeo um sapo aqui é um citio ela já estava espumando e passando as patas no focinho e espirrando corri e lavei com água e dei ante tóxicos dei ovo cru dei leite aparentemente ela está normal agora
1 de 3
O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo