O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo

A intoxicação por veneno de sapo é uma das mais frequentes no caso dos cachorros que vivem em sítios, fazendas e chácaras ou no campo. Se o seu cachorro mordeu um sapo e você está preocupado, você fez bem em procurar informação sobre esse tema já que o veneno de sapo pode causar intoxicações graves ou fatais.

O veneno de sapo em cachorros é uma urgência veterinária que pode afetar o sistema nervoso podendo causar desde episódios leves de falhas respiratórias até a morte do seu animal de estimação. Se você tem certeza de que o seu animal de estimação está intoxicado procure imediatamente um centro veterinário. Continue lendo para descobrir o que fazer se o seu cachorro mordeu um sapo, primeiros socorros e sintomas.

Meu cachorro mordeu um sapo: primeiros socorros

Se você acredita que o seu cachorro mordei ou lambeu um sapo, não perca tempo. Abra-lhe a boca e lave a língua do seu cachorro para remover possíveis toxinas que ele ainda não tenha engolido. Se você tiver suco de limão à mão será ainda mais eficaz já que ele satura as papilas gustativas e reduz a absorção do veneno.

Esse não é um remédio caseiro para veneno de sapo que deve ser substituído por atendimento profissional.Procure o quanto antes um veterinário que tratará os sintomas e tentará manter o seu animal de estimação o mais estável possível. Durante o transporte tente evitar que o cachorro se mexa ou fique nervoso.

O que fazer quando um cachorro morde um sapo

Desconfie sempre de truques para este problema pois trata-se de uma intoxicação que pode chegar a ser grave, tendo como consequência a morte do animal. Dar leite para cachorro que mordeu sapo, por exemplo, é um procedimento conhecido na cultura popular mas que não tem evidências científicas, já que o leite não é um alimento recomendado para cachorros adultos.

Assim que chegar às urgências do centro veterinário, os profissionais irão tentar parar os sintomas e oferecer um equilíbrio eletrolítico. O fundamental é que o seu cão sobreviva. Diante das convulsões irão utilizar barbitúricos ou benzodiazepinas e também tentarão controlar os outros sintomas como a salivação e espasticidade.

Também vão aplicar líquidos intravenosos e os medicamentos necessários para esse caso em concreto.

Depois de o estado do cachorro estar controlado ele irá receber oxigênio até alcançar os sinas fisiológicos constantes e permanecerá em observação até que todos os sintomas entrem em remissão.

Veneno de sapo

O sapo tem na sua pele umas glândulas secretoras que produzem um líquido tóxico ou irritante. Por trás dos olhos segregam outra substância tóxica numa glândula chama parótida e além disso produzem veneno por todo o seu corpo. Se você tem alguma dúvida, o post sobre os sapos mais venenosos do Brasil pode esclarecer. Falando nisso, muita gente acaba confundindo os sapos com as rãs, cujas diferenças podem ser notadas, principalmente, na aparência. No entanto, se o seu cachorro mordeu um rã, saiba que ela também pode ser vebenosa.

O veneno para ser perigoso deve entrar em contato com as mucosas, boca ou olhos, mas assim que penetrar na corrente sanguínea começa a produzir distúrbios circulatórios e do sistema nervoso. Entenda os sintomas a seguir.

Sinais de veneno de sapo em cachorros

O fato de o sapo de mexer lentamente e emitir ruídos sonoros provoca um interesse no seu cachorro, que tentará caçá-lo ou brincar com ele. Se você viu um sapo por perto e o seu pet demonstra os seguintes sintomas não perca mais tempo, pode tratar-se de um intoxicação:

  • Convulsões (quando o cachorro mordeu o sapo e está com a boca espumando);
  • Debilidade muscular;
  • Tremores;
  • Confusão mental;
  • Diarreia;
  • Movimentos musculares;
  • Dilatação da pupila;
  • Salivação abundante;
  • Tonturas;
  • Vômitos.

Neste caso, não hesite em procurar um atendimento veterinário urgente e recorrer aos primeiros socorros mencionados anteriormente.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro mordeu um sapo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.