Partilhar

O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 5 agosto 2016
O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O seu cachorro gosta de brincar ao ar livre? Os cachorros são animais que se adaptam perfeitamente à vida familiar por vários motivos, também porque tal como nós são muito sociáveis e gostam de tempo de lazer.

As saídas nas épocas mais quentes do ano requerem uma atenção especial, pois entre outros fatores, devemos estar atentos ao grau de hidratação do nosso pet. No entanto, no verão também existem outros perigos como as picadas de alguns insetos.

Para se prevenir para o caso de alguma vez acontecer, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você o que fazer se uma abelha picar o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como fazer papa para filhotes de canários

Reação normal e alérgica à picada de abelha

Apenas as abelhas fêmeas podem picar, deixando o ferrão na pele para morrer depois. Perante uma picada de abelha, a primeira coisa que deve fazer é distinguir uma reação normal de uma reação alérgica, pois as reações alérgicas significam um grande perigo e devem ser cuidadas o mais rápido possível por um veterinário.

Em uma reação normal você verá uma inflamação da pele com um aumento da temperatura e um tom esbranquiçado. A área inflamada terá uma forma circular ao redor mais avermelhada, e sempre acompanhada de sinais de dor.

Pelo contrário, a reação alérgica à picada de abelha é perfeitamente distinguível porque não apresenta apenas sintomas locais como sintomas sistêmicos que afetam todo o organismo. Um cachorro com reação alérgica à picada de abelha pode apresentar os seguintes sintomas: inflamação desproporcionada, letargia, febre e dificuldade em respirar.

Dependendo da zona onde a picada tenha ocorrido, a reação inflamatória pode chegar a obstruir as vias respiratórias e a provocar asfixia. Notará a falta de oxigênio na coloração das mucosas que se podem tornar pálidas ou azuladas. Daí a importância de ir de imediato ao veterinário perante uma reação alérgica.

O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro - Reação normal e alérgica à picada de abelha

Retirar o ferrão

Se a reação à picada de abelha é normal, a primeira coisa que deverá fazer é retirar o ferrão, quanto mais cedo o fizer mais se recuperará a área onde ocorreu a picada.

Deve retirar o ferrão rapidamente mas de forma muito cuidadosa, uma vez que esta estrutura contém uma grande parte do veneno e se não o fizermos corretamente, poderíamos ajudar à liberação do veneno e a que a reação inflamatória fosse maior.

O ferrão não deve ser retirado com uma pinça, deve utilizar um cartão multibanco ou um que seja rijo. Afaste o pelo do cachorro para ter uma boa visibilidade da zona afetada, com o cartão arraste com cuidado o ferrão até que este se encontre completamente fora da pele.

O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro - Retirar o ferrão

Lavar a acalmar a zona

Depois deverá lavar a zona com água morna e sabão neutro para cachorros. Para não agravar a inflamação deve evitar esfregar, deve fazer uma limpeza o mais suave possível. Enxague a pele para se certificar que não fica nenhum resto de sabão.

Depois deverá recorrer a algo bastante eficiente para a inflamação e dor começar a diminuir rapidamente: a aplicação de frio local.

Envolva uns cubos de gelo ou uma bolsa de gel frio para congelar em uma toalha e aplique sobre a zona afetada durante aproximadamente 15 minutos, também pode realizar esta mesma aplicação com compressas frias. O frio tem ação vasoconstritora, por isso diminui a inflamação e a dor associada a esta.

O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro - Lavar a acalmar a zona

Bicarbonato de sódio e aloe vera

Um remédio caseiro que poderá utilizar no caso de uma picada de abelha é o bicarbonato de sódio, ele é especialmente útil para acalmar este tipo de lesões. Mistura uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e aplique a mistura sobre a área afetada. Deve fazer isto logo depois de aplicar o frio.

Para os cuidados posteriores uma boa opção é o gel puro de aloe vera, que conta com muitos benefícios para cuidar da pele do seu pet.

O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro - Bicarbonato de sódio e aloe vera

Seguimento

É importante realizar curas periódicas da picadura até que as lesões causadas por esta tenham desaparecido por completo, no entanto, se no dia seguinte não observar melhorias, é recomendável consultar o veterinário.

O veterinário poderá aconselhá-lo sobre a possibilidade de aplicar anti-histamínicos ou anti-inflamatórios tópicos, através de pomadas ou loções. Nos casos mais graves o tratamento tópico pode ser realizado com cortisona. Agora já sabe o que fazer se o seu cachorro for picado por uma abelha.

O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro - Seguimento

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário sobre O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro
1 de 6
O que fazer se uma abelha picar o meu cachorro

Voltar ao topo da página