Primeiros socorros

Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?

 
Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Às vezes os animais nos surpreendem. Os cachorros são curiosos por natureza, o que pode nos causar algum incômodo ou preocupação. Pode ser um filhote ou um adulto que adora brincar, investigar com mais energia o ambiente e acabar comendo coisas que não deveriam.

Se o seu seu cachorro comeu sabonete, o que fazer? É uma emergência? Pode ser perigoso? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais detalhes para saber como agir nesses casos.

Índice

  1. Identifique o tipo de sabão que o cachorro comeu
  2. Como saber se o cachorro comeu sabonete?
  3. Como ajudar um cachorro que comeu sabonete
  4. Como evitar que um cachorro coma sabonete outra vez

Identifique o tipo de sabão que o cachorro comeu

Que tipo de sabão era? Essa é a grande pergunta que fazem os veterinários quando os tutores ligam desesperados ao perceber que seu cachorro comeu sabonete. É importante entender que não é a mesma coisa comer um pouco de sabonete durante o banho do que devorar sabão da máquina de lavar, uma barra de sabão branco para lavar roupas à mão ou um sabonete de glicerina para o corpo humano. Como veremos a seguir, existem diferentes tipos e diferentes consequências para nosso animal conforme cada sabão.

  • O sabão neutro para roupas ou o que vai dentro da máquina de lavar tem substâncias químicas muito potentes como ácidos, fosfatos, enzimas industriais e uma série de substâncias que danificam a mucosa gástrica de nosso cachorro. Portanto, não importa a quantidade que tenha ingerido, causará uma maior ou menor quantidade de sintomas de intoxicação ao longo do dia;
  • Quando nos referimos ao sabonete de glicerina, podemos ter sorte. Em algumas ocasiões, há um bebê em casa e o sabonete costuma ter propriedades atóxicas para evitar danos em nossos filhos. Mas nem sempre o que não é prejudicial para nossos filhos será inofensivo para nossos animais de estimação.

Devemos levar nosso cachorro ao veterinário para avaliar as medidas que devemos seguir. É preciso considerar que se trata de uma intoxicação e é uma emergência.

Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer? - Identifique o tipo de sabão que o cachorro comeu

Como saber se o cachorro comeu sabonete?

Quando seu cachorro come sabonete ou sabão, seja de qualquer tipo, ele sofre uma intoxicação ou envenenamento, por isso os sintomas que podemos observar serão os seguintes:

  • Vômitos e diarreia (podemos observar sangue em alguns casos);
  • Choro por dor abdominal intensa;
  • Hipersalivação, podendo formar poças de saliva;
  • Excesso de sede (poliúria);
  • Fraqueza, fadiga e/ou depressão;
  • Pupilas dilatadas;
  • Tosse e espirros, como se o cachorro quisesse "expulsar" o elemento estranho;
  • Tremores e espasmos musculares;
  • Aumento da sudorese;
  • Incoordenação, nervosismo, colapso e inconsciência, chegando ao estupor e sofrendo um coma se não for atendido a tempo;
  • Perda de apetite.
Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer? - Como saber se o cachorro comeu sabonete?

Como ajudar um cachorro que comeu sabonete

A primeira coisa que devemos fazer é ligar para o veterinário e/ou ir imediatamente quando detectamos o problema. Como qualquer intoxicação, trata-se de uma emergência.

Se o cachorro comeu sabonete, existem alguns primeiros socorros que podemos aplicar em nosso cão até a chegada ao veterinário, o que poderá melhorar o quadro. Nosso cão ter comido sabão nem sempre é letal, mas pode causar muitos problemas de saúde se não agirmos rapidamente para reverter o quadro:

  1. Podemos provocar o vômito para eliminar a maior parte do sabão ingerido. Isso é muito útil se o virmos comendo ou se tiver passado pouco tempo, caso contrário, não tem muito sentido, muito menos se ele já estiver vomitando;
  2. Guardar uma parte do sabonete ou sabão, se ainda tiver, para o veterinário, caso ele queira analisá-lo;
  3. Evite dar alimentos ou medicamentos sem orientação: não dê ao seu cachorro alimentos ou medicamentos sem orientação do veterinário. Alguns remédios caseiros podem até piorar a situação, então é melhor seguir as recomendações do veterinário para tratar seu cachorro adequadamente.
  4. Oferecer água por 2 motivos: hidratá-lo ou para que ele provoque vômito, como se fosse uma lavagem gástrica.

Com a chegada ao veterinário, as medidas típicas de intoxicação já podem ter começado a se manifestar. Pode ser necessário que ele passe a noite na clínica, já que, com soro e medicamentos, conseguirão reverter os sintomas presentes.

Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer? - Como ajudar um cachorro que comeu sabonete

Como evitar que um cachorro coma sabonete outra vez

Além das recomendações que mencionei anteriormente, aqui estão algumas outras coisas que você pode fazer se o seu cachorro comeu sabonete:

  • Guarde o sabonete em local seguro: Para evitar que seu cachorro coma mais sabonete, é importante armazenar o produto em um local seguro e fora do alcance do animal.
  • Limpe o ambiente: Certifique-se de limpar o ambiente onde o cachorro comeu o sabonete, retirando quaisquer pedaços que possam ter ficado para trás. Isso pode ajudar a evitar que o cachorro coma mais sabonete ou outros objetos que não deve.
  • Monitore o cachorro: É importante monitorar o cachorro após o incidente, observando se há quaisquer sinais de problemas de saúde. Em caso de dúvida, entre em contato com o veterinário.
  • Forneça uma dieta saudável: Oferecer uma dieta saudável e balanceada pode ajudar a prevenir futuros problemas de saúde e fortalecer a imunidade do cachorro.

Lembre-se de que prevenir é sempre melhor do que remediar. Mantenha objetos potencialmente perigosos, como sabonetes e produtos químicos, fora do alcance do seu cachorro e mantenha uma supervisão adequada para evitar que ele ingira algo que não deve.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Meu cachorro comeu sabonete, o que fazer?