Diferença entre sapo e rã
As diferenças entre rã e sapo não têm valor taxonômico, uma vez que tanto as rãs quanto os sapos pertencem à mesma ordem, a dos anuros. As palavras rã e sapo são usadas coloquialmente para se referir a anfíbios sem cauda com uma aparência leve e graciosa, como as rãs, contra os animais mais robustos e desajeitados, como os sapos.
No entanto, muitas rãs são consideradas sapos e vice-versa. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, veremos quais são as diferenças entre sapos e rãs, as características que os definem e alguns exemplos. Vamos começar!
Origem dos anfíbios
Os possíveis antepassados dos anfíbios seriam peixes do grupo panderichthys, que viveram no devoniano. Eram peixes pulmonados e se agrupavam em dois grupos:
1. Batracomorfos
Que divergiram nos três grupos de anfíbios atuais:
- Anuros: anfíbios sem cauda em sua fase adulta, rãs e sapos.
- Urodelos: anfíbios com cauda, salamandras e tritões.
- Ápodos: anfíbios sem patas, como as cecílias.
2. Reptilomorfos
Que deram origem aos primeiros répteis.
Os anuros habitam todos os continentes, com exceção da Antártida e regiões desérticas ou polares.
Características da rã
As rãs são animais que estão intimamente ligados à água ou ambientes muito úmidos. Elas apresentam glândulas de origem ectodérmica por todo o corpo que, em alguns casos, evoluíram para glândulas venenosas, como as glândulas parótidas, atrás dos olhos. Essas glândulas não atuam por contato, somente se o animal for mordido. Muitas rãs têm glândulas adesivas nas projeções de seus dedos, que servem para escalar árvores.
Geralmente, as rãs têm uma pele lisa e sempre úmida, sem protuberâncias, embora haja algumas exceções. Elas são animais saltadores, trepadores ou as duas coisas ao mesmo tempo. Seus membros são longos e finos, e o corpo é pouco robusto.
Não perca nosso artigo sobre a alimentação dos girinos de rã!
Características do sapo
Os sapos são menos ligados à água do que as rãs, porque sua pele é mais protegida pela presença de centenas de verrugas que lhe dão uma aparência robusta. Eles também podem viver em lagos e lagoas, mas tendem a preferir áreas mais lamacentas, sendo capazes de construir túneis sob o solo para se proteger do ressecamento.
Além disso, os sapos podem ter calos, que são protuberâncias córneas nas patas traseiras e que servem para fixar mais quando caem em um salto ou para segurar a fêmea durante a relação sexual. Por outro lado, os sapos são animais mais corredores que saltadores. Eles geralmente andam com suas quatro pernas em vez de se moverem utilizando saltos.
Diferença entre sapo e rã
Embora pareça fácil diferenciar uma rã de um sapo, podemos cometer erros, uma vez que há muitas exceções porque, como dissemos, os termos rã e sapo são meramente para uso coloquial. Mesmo assim, podemos dizer que as diferenças entre sapo e rã mais determinantes são:
- Pele: a pele das rãs tende a ser lisa, suave e muito úmida. A pele dos sapos, pelo contrário, é rugosa e seca.
- Locomoção: as rãs geralmente são animais saltadores, muito ágeis, rápidas nadadoras e, em muitos casos, arborícolas. Os sapos são animais corredores que podem pular, mas preferem se movimentar com suas quatro patas. Eles também podem cavar com as patas traseiras.
- Aparência: uma das principais diferenças é que os sapos tendem a ser animais robustos, com aparência forte, muito musculosos. Em contraste, as rãs são mais finas e delgadas, embora isso não signifique que elas não têm força e poder para se mover rapidamente.
- Habitat: finalmente, também existem diferenças no tipo de habitat que as rãs e sapos escolhem para viver. As rãs são mais aquáticas, e sua pele seca rapidamente sem a presença de água. Os sapos são animais mais terrestres, mantêm maior controle de água em seu corpo e só precisam de um pouco de umidade, que conseguem encontrar no solo, para sobreviver.
Espécies de sapo
A maioria dos tipos de sapos são sapos venenosos, e exalam um cheiro estranho, embora geralmente sejam inofensivos para o ser humano. O problema surge quando um animal silvestre, um gato ou um cachorro morde um sapo, pois nesse momento ele secreta toxinas que, em contato com a mucosa da boca, causam irritação, fazendo com que o animal solte rapidamente o sapo. Alguns exemplos de sapos são:
- Sapo parteiro comum (Alytes obstetricans)
- Sapo comum (Bufo bufo)
- Sapo de unha negra (Pelobates cultripes)
- Sapo ventre de fogo (Bombina orientalis)
- Sapo verde (Bufo Viridis)
- Sapo parteiro (Alytes obstetricans)
- Sapo Americano (Bufo americanus)
- Sapo gigante (Bufo Marinus)
- Rã touro (Lithobates catesbeianus); é um sapo, embora seja chamado de rã.
- Sapo corredor (Bufo calamita)
Espécies de rã
Ao contrário dos sapos, as rãs não são sempre venenosas, e existem inclusive espécies que servem de alimento para o ser humano, como a rã comestível (Pelophylax esculentus). Por outro lado, algumas espécies de rãs se encontram entre as espécies de animais mais venenosas do mundo, e são as rãs pertencentes à família Dendrobatidae, entre elas encontramos:
- Rã dourada (Phyllobates terribilis)
- Sapo boi azul (Dendrobates azureus)
- Rã dardo venenoso (Dendrobates tinctorius)
- Rã venenosa bicolor (Phyllobates bicolor)
Outras espécies de rã são:
- Rã verde (Lessonae europea)
- Rã do pântano (Pelophylax ridibundus)
- Rã campestre (Rana arvalis)
- Rã comum (Pelophylax perezi)
- Rã arborícula de white (Litoria caerulea)
Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre sapo e rã, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.