Primeiros socorros

Fui mordido por um cachorro, o que fazer?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 2 junho 2023
Fui mordido por um cachorro, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Inúmeros são os benefícios para a saúde das pessoas causados pela interação com animais de companhia. E cada vez mais a presença dos pets cresce e torna-se mais próxima, onde os espaços são divididos de forma bem intensa. No entanto, essa grande aproximação pode causar distúrbios no comportamento do animal, gerando sensações de prazer emocional e de conflito.

Nem sempre o comportamento humano é interpretado da forma correta pelos cães, podendo resultar em problemas como agressões e distúrbios psicológicos nos nossos amigos. A mordedura é a agressão mais comum e preocupante, devido à possibilidade de transmissão de doenças, como a raiva, e de causar infecções graves por bactérias presentes na saliva dos animais. Se você foi mordido por um cachorro e quer saber o que fazer nesta situação, continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Gato mordido por cachorro: o que fazer?

Índice

  1. Tipos de mordida de cachorros
  2. Quais os riscos de uma mordida de cachorro?
  3. Fui mordido por um cachorro. Preciso tomar vacina?
  4. Qual anti-inflamatório é indicado para mordida de cachorro?
  5. Principais cuidados após uma mordida de cachorro de rua

Tipos de mordida de cachorros

Os cães são responsáveis por cerca de 80% a 90% dos casos de mordeduras de animais em pessoas. As características das mordeduras variam de acordo com o agente causador. As mordidas podem causar lesões como perfuração, dilaceração ou esmagamento. Os dentes dos cachorros e a força de suas mandíbulas causam esmagamento de tecidos e lacerações que podem acarretar o comprometimento de estruturas profundas como músculos, vasos, tendões e ossos[1].

As mordidas faciais decorrentes de mordedura são comumente descritas, variando de abrasões superficiais até ferimentos muito profundos, com deformações e prejuízos funcionais às vítimas. As crianças são as mais afetadas por esse tipo de acidente com cães, com mordidas no nariz, orelhas, bochechas e lábios[2].

As lesões por mordeduras de cães são alongadas, geralmente em formato de “V”, com maior profundidade nos locais penetrados pelos dentes caninos. Alguns cães podem arrancar pedaços de pele e músculos, produzindo uma ferida muito grande e dolorosa na vítima. Cães menores costumam provocar arranhões e perfurações mais superficiais, o que não diminui o risco de transmissão de doenças.

Fui mordido por um cachorro, o que fazer? - Tipos de mordida de cachorros

Quais os riscos de uma mordida de cachorro?

A complicação imediata mais comum nas mordidas de cães é o sangramento intenso. A maioria dos acidentes acontece nas extremidades corporais, tendo grande relevância no tratamento, pois mordeduras nas mãos têm maior probabilidade de apresentar infecções, em virtude da circulação terminal e da anatomia, que dificulta a limpeza adequada do ferimento[1].

A complicação mais frequente é o risco elevado de infecções dos ferimentos, sendo várias as bactérias envolvidas: Staphylococcus sp., Streptococcus sp., Eikenelle corrodens, Pasteurella multocida, Proteus sp., Klebsiella sp., Haemophilus sp., Enterobacter sp., Capnocytophaga canimorsus e Bacteroides sp. As infeções podem ser de natureza mista, com vários tipos de bactérias agindo ao mesmo tempo no tecido lesionado. O risco de contrair tétano, causado pelo Clostridium tetani, é uma realidade para pessoas não vacinadas para essa doença. Além disso, grandes lacerações podem resultar em deformação permanente e perda da função do órgão afetado.

Pessoas que passam por um trauma mais severo de mordedura de cachorro poderão necessitar de atendimento psicológico, podendo manifestar dificuldades de ajustamento social após o acidente.

Saiba o que fazer se um gato for mordido por um cachorro.

Fui mordido por um cachorro. Preciso tomar vacina?

Se você foi mordido por um cachorro, deve procurar o mais rápido possível o atendimento médico próximo à sua residência. Além dos cuidados imediatos para conter possíveis hemorragias, o médico irá encaminhar a pessoa agredida pelo cachorro ao posto de saúde para a aplicação das vacinas antitetânica e antirrábica.

Existem alguns protocolos a serem seguidos para prevenção da raiva em casos de mordedura por cães, a depender da condição do animal agressor:

1. Cão sem suspeita de raiva no momento da agressão:

  • Lavar o ferimento com água e sabão;
  • Observar o animal durante 10 dias: se permanecer saudável, não há motivos para preocupações, mas caso o animal morra, desapareça ou fique raivoso, a vítima deve tomar a vacina antirrábica.

2. Cão com suspeita de raiva no momento da agressão:

  • Lavar o ferimento com água e sabão;
  • A vítima deve iniciar o esquema de vacinação preconizado pelas autoridades de saúde;
  • Observar o animal por 10 dias: se permanecer saudável, encerrar o caso, mas se o animal sumir ou morrer, continuar a vacinação antirrábica.

3. Cão raivoso, desaparecido ou morto:

  • Lavar com água e sabão;
  • Iniciar imediatamente o esquema profilático com vacina antirrábica, conforme indicação das autoridades de saúde.

Pessoas que tenham tomado a vacina antitetânica há mais de 10 anos deverão receber uma dose de reforço, pois o agente causador da doença pode estar presente na saliva do animal ou em suas unhas no momento da agressão.

Qual anti-inflamatório é indicado para mordida de cachorro?

Assim como os antibióticos, os anti-inflamatórios deverão ser prescritos pelo médico que prestar atendimento à vítima da mordedura, caso seja preciso. Não tente se automedicar, pois pode ser perigoso e acarretar sérias consequências.

Principais cuidados após uma mordida de cachorro de rua

O principal cuidado após uma mordida de cachorro, seja de rua ou não, é lavar bem o local com água corrente e sabão. A lavagem da ferida ajudará a retirar a saliva do animal que ainda estiver no ferimento, diminuindo a chance da infecção pelo vírus da raiva. Mas por que utilizar o sabão? Porque o vírus da raiva possui um envoltório (que o protege) formado por lipídeos (gorduras), sendo dissolvido pelo sabão, causando a sua morte.

Após esse cuidado inicial, é indicado que a vítima procure atendimento médico para que seja iniciado o tratamento profilático contra infecções e a vacinação indicada.

Agora que você já sabe o que fazer se for mordido por um cachorro, recomendamos a leitura do seguinte artigo com 10 conselhos para evitar a mordida de cachorro.

Fui mordido por um cachorro, o que fazer? - Principais cuidados após uma mordida de cachorro de rua

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fui mordido por um cachorro, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Referências
  1. Haddad Jr., V., Neto, M.F.C, Mendes, A.L. Mordeduras de Animais (selvagens e domésticos) e humanas. Rev. Patol. Trop.,v.42(1), p.13-19, 2013. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/admin,+02_atualizacao_01.pdf. Acesso em 26/08/2022.
  2. Porto, G.G, Souza, B.L.M, Sampaio, D.O. Manejo de lesões por mordedura animal: relato de casos. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., v.13, n.4, p.39-44, 2013. Disponível em https://www.revistacirurgiabmf.com/2013/4/6.pdf. Acesso em 26/08/2022.
Bibliografia
  • Picinato, M.A.C. Agressões por mordeduras de cães a humanos na cidade de Jaboticabal, São Paulo, Brasil, de 2014 a 2016. UNESP, Campus Jaboticabal, 2017. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/148877/picinato_mac_dr_jabo_parc.pdf?sequence=3. Acesso em 26/08/2022.
  • Esquema para profilaxia da raiva humana com vacina de cultivo celular. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/esquema_profilaxia_raiva_humana.pdf. Acesso em 26/08/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Fui mordido por um cachorro, o que fazer?