Jogos e diversão

Como saber se meu gato é feliz?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 29 outubro 2025
Como saber se meu gato é feliz?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Uma das melhores partes de se ter um pet é saber que você consegue dar a ele uma vida boa, plena e com dignidade. É normal querermos o bem de quem amamos, tanto pessoas quanto animais. E nada pode ser melhor do que ver que seu pet está feliz com você, não é mesmo? No entanto, não existem parâmetros exatos que meçam a felicidade de um animal, mas podemos analisar seu comportamento para saber se ele está saudável e feliz vivendo com você.

Sinais como brincar com outros animais, com pessoas e até mesmo sozinho com seus brinquedos é uma manifestação comum de gatos felizes. Além disso, outros parâmetros podem ser avaliados, como frequência da alimentação (gatos se alimentam várias vezes ao dia), tempo de sono, gestos de carinho e brincadeiras. Se você é pai ou mãe de gato, certamente já teve essa dúvida: será que meu gato é feliz? E neste artigo do PeritoAnimal daremos algumas dicas de como saber se meu gato é feliz. Aproveite e confira o nível de felicidade do seu amigo bigodudo!

Também lhe pode interessar: Arranhador caseiro para gatos
Índice
  1. O que um gato faz quando está feliz?
  2. Como posso saber se meu gato está sorrindo?
  3. Como cuidar do meu gato para deixá-lo feliz?

O que um gato faz quando está feliz?

Um gato pode demonstrar sua felicidade por meio de brincadeiras, carinhos, vocalização e ficando perto de quem ele gosta. Algumas pessoas acreditam que os gatos sentem a energia do ambiente e da pessoa, afastando-se quando o lugar não é bom para ele. Em locais agradáveis para os bichanos, eles se sentem confortáveis e dormem tranquilamente, não se escondem ou ficam acuados.

Um gato feliz costuma ronronar enquanto fica perto das pessoas, faz carinho esfregando sua cabeça e pode vocalizar bastante, como se quisesse conversar. Além disso, ele se alimenta da forma correta, em pequenas porções, várias vezes ao dia, fica sempre perto de quem ele gosta e pode trazer presentes, como caças.

Algumas pessoas não entendem e brigam com os gatos quando eles aparecem com animais como pássaros, baratas, ratos e outras pequenas caças. Na verdade, isso é um presente que o bichano trouxe, com a finalidade de ajudar na comida da casa e agradar seu tutor. Nunca brigue com ele quanto isso acontecer, pois ele não entenderá o seu aborrecimento. Pegue a caça e se desfaça dela sem que o gato perceba.

Como posso saber se meu gato está sorrindo?

Os gatos não costumam sorrir como nós, mas demonstram seus sentimentos de outras formas, com carinhos, brincadeiras, ronronar e mostrando-se saudável. Alguns gatos, de fato, utilizam a comunicação verbal com uma maior frequência, enquanto outros são mais tímidos e não costumam emitir tantos sons. Além do som, os gatos podem se comunicar por meio de expressões faciais, corporais, cheiros e até frequências ultrassônicas, sendo a linguagem corporal a forma de comunicação preferida dos gatos. Esse tipo de linguagem inclui a postura, o movimento das orelhas, da cauda e dos olhos, bem como a tensão muscular e o comportamento geral.

A interpretação da linguagem não verbal dos gatos requer observação atenta e sensibilidade, sendo importante levar em consideração o contexto em que os sinais estão sendo emitidos, bem como a história de comportamento do animal. Por exemplo, um gato que fica esfregando a cabeça em uma pessoa pode estar demonstrando afeto, enquanto um gato que está se esfregando em um objeto pode estar marcando seu território.

Como cuidar do meu gato para deixá-lo feliz?

O mais importante de tudo para deixar o gato feliz é amá-lo e respeitar as características de sua espécie, não querendo transformar o felino em um bicho de pelúcia, sem vontades e sem privá-lo de exercer seus instintos. O gato necessita de espaço para brincar, exercer suas habilidades de caça e fazer a quantidade mínima de exercícios para se manter saudável. Gatos que não têm acesso à rua devem ter o ambiente enriquecido com brinquedos e acessórios que simulem o ambiente externos, com locais para pulos e arranhadores.

O ambiente é muito importante para que o gato se sinta feliz. Ele precisa de muito carinho e espaço para desenvolver todo seu potencial, como habilidade de caça e a agilidade dos felinos. Um ambiente enriquecido com brinquedos, arranhadores, prateleiras, túneis e outros acessórios permitem que o amigo bigodudo faça a quantidade de exercícios necessária para manter sua saúde e ficar livre da obesidade.

A alimentação também é de extrema importância para que o gato se mantenha saudável e feliz. Utilize sempre alimentos de boa qualidade e específicos para gatos, para que o bichano tenha todas as suas necessidades nutricionais atendidas. Outra medida importante é ter o calendário vacinal em dia, mantendo o animal imunizado contra várias doenças de gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato é feliz?, recomendamos que entre na nossa categoria de Jogos e diversão.

Bibliografia
  • Komatsu, S. Manual da Comunicação Felina, Guia Explicado e Ilustrado. Disponível em https://pt.scribd.com/document/598893745/Manual-da-Comunicacao-Felina. Acesso em 16 de outubro de 2025.
  • Paulo, L. Linguagem Não Verbal em Cães e Gatos. CEMEV. Disponível em https://www.cemevcursos.com/uploads/5/0/2/1/5021635/linguagem-nao-verbal-em-caes-e-gatos.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se meu gato é feliz?