Partilhar

Meu cachorro come tudo que vê pela frente: o que fazer

Por Eduarda Piamore. 12 março 2019
Meu cachorro come tudo que vê pela frente: o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

Uma das dúvidas e preocupações mais comuns entre os tutores é: "meu cachorro come tudo que vê pela frente, o que fazer?". Bem, a primeira coisa que precisamos ressaltar é que este comportamento de forma excessiva está longe de ser inofensivo.

Um cachorro que come tudo do chão, revira o lixo ou destrói objetos do lar com suas mordidas põe em risco à própria saúde, já que pode ingerir substâncias químicas, plantas tóxicas ou alimentos proibidos para os cães. Como consequência, o cachorro pode apresentar problemas digestivos, como gases, vômitos e diarreias e inclusive, desenvolver sintomas de intoxicação ou envenenamento.

Além disso, se seu cachorro come objetos ou destrói móveis da casa corre o risco de acabar com algum corpo estranho atravessado na garganta ou no trato digestivo, o que provoca mal estar e pode lesionar o aparelho gastrointestinal. Sem mencionar que este tipo de conduta indesejada costuma desgastar ou dificultar a convivência do cão com seus familiares, gerando contextos de elevado estresse, nervosismo e ansiedade.

Embora seja possível corrigir este hábito perigoso, o ideal é prevenir esta conduta e evitar que seu cachorro ponha em risco o bem-estar. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre as possíveis causas (porque seu cachorro come tudo que vê pela frente) e o que você pode fazer para corrigir este comportamento indesejado.

Também lhe pode interessar: Cachorro mordendo tudo - 7 motivos!

Por que meu cachorro come tudo do chão?

Não existe apenas uma explicação de porque seu cachorro destrói tudo, revira o lixo, come objetos ou quer engolir tudo que encontra pelo caminho. O comportamento e a linguagem dos cães são complexos e variados, então, cada conduta pode ter várias possíveis causas, dependendo sempre do estado de saúde, da idade, da rotina, do ambiente, da educação e da nutrição de cada cachorro.

Por isso, ao observar que seu cachorro tem algum comportamento estranho ou que seu caráter mudou de repente, a melhor coisa a se fazer é consultar um veterinário. Somente um profissional capacitado e experiente poderá analisar o organismo, o comportamento e a saúde de cada indivíduo para chegar a um diagnóstico e administrar um tratamento adequado.

Para te ajudar a entender por que seu cão come tudo que vê pela frente, resumimos a seguir as principais causas desse comportamento tão perigoso. Confira:

Déficits nutricionais

Se o cachorro não recebe uma alimentação completa e equilibrada, que cubra inteiramente suas necessidades nutricionais, provavelmente apresentará déficits nutricionais. Como consequência, poderá suprir essas 'lacunas alimentarias' revirando o lixo ou comento qualquer coisa que vir pela frente.

Maus hábitos alimentares

Se seu cachorro passa muitas horas sem comer, pode sentir fome e se ver obrigado a saciá-la por sua própria conta, procurando restos de comida pelo chão, nos armários ou no cesto de lixo. Além disso, se um cachorro não aprende a respeitar os horários de alimentação, pode criar o mal hábito de estar sempre pedindo comida aos seus tutores ou revirando a casa até encontrar algo para comer.

Problemas de saúde

Algumas doenças e transtornos metabólicos podem dificultar a absorção de nutrientes favorecer o desenvolvimento de déficits nutricionais. A diabetes em cães, por exemplo, pode provocar um incremento no apetite e fazer que o cachorro pareça e se sinta sempre faminto. Embora as causas patológicas não estejam entre as mais frequente, é fundamental descartá-las. Por isso, se você se pergunta 'por que meu cachorro destrói tudo quando saio' ou come tudo que vê pela frente, não duvide em levá-lo rapidamente ao veterinário.

Vermes ou Parasitas

Os parasitas intestinais também podem provocar um aumento do apetite nos cachorros, já que os vermes 'roubam' ou 'desviam' vários nutrientes essenciais para a nutrição do cachorro. Inicialmente, um cão com vermes se mostra faminto, come bastante, mas não consegue engordar. Posteriormente, com a multiplicação dos parasitas e o agravamento dos sintomas, o cachorro costuma perder o apetite e mostrar-se bastante abatido, magro e sem vontade de brincar e gastar energia. Vale recordar a importância do plano de desparasitação para cachorros e manter as vacinas sempre atualizadas.

Estresse/Tédio

Um cachorro estressado ou entediado, que vive uma rotina sedentária e/ou não recebe a devida estimulação mental, pode se tornar um 'destrutor implacável'. Além de revirar o lixo e comer tudo que vê pela frente, provavelmente esse cachorro poderá destruir vários objetos e móveis da casa, assim como panos, plásticos, chinelos e roupas dos seus tutores. Os sinais de estresse em cães não devem ser ignorados pelo bem da saúde do animal e da convivência familiar.

Pedido de atenção

Se seu cachorro passa muitas horas sozinho ou se você não reserva aquele tempinho especial do seu dia para brincar e ficar com ele, é bem provável que seu melhor amigo encontre algumas maneiras pouco habituais de chamar a sua atenção. Latir excessivamente, comer tudo do chão, destruir objetos, fazer xixi em lugares inapropriados e etc. esses são apenas alguns exemplos de atitudes 'extremas' que seu cachorro pode realizar para te fazer prestar atenção nele e 'te lembrar' que ele também é uma prioridade na sua rotina.

Adestramento inconsciente

Muitas vezes, mesmo sem perceber, reforçamos algumas condutas indesejadas dos cachorros. Por exemplo, se você vê seu cachorro revirando o lixo ou comendo objetos do chão e, imediatamente, oferece uma guloseima ou um pedaço da sua comida, seu cão poderá assimilar que você o está premiando. Consequentemente, você estará incentivando a que seu peludo execute esse mesmo comportamento cada vez que desejar ganhar sua recompensa. Isso se chama adestramento inconsciente e é muito mais frequente do que se imagina.

Problemas na educação do cão

'Prevenir é melhor que remediar' também é uma frase 'de ouro' quando se trata da educação e da saúde dos cachorros. Se você não quer que seu pet destrua a casa ou coma qualquer coisa que encontra, deverá educá-lo desde filhote para evitar a assimilação deste hábito. Caso você reforce ou ignore esta conduta no seu filhote, provavelmente ele considerará que não há nada de errado em fazer isso e continuará com este comportamento quando for já um adulto. Então, não estimule seu filhote a assimilar hábitos que se tornarão um problema no futuro.

Meu cachorro destrói tudo, o que fazer?

Como comentamos, a primeira coisa que você deve fazer, ao observar que seu cachorro se mostra faminto e come tudo do chão, é levá-lo ao veterinário. Na clínica ou hospital veterinário, o profissional examinará seu cachorro e pedirá alguns exames para detectar a causa deste comportamento. Caso identifique alguma doença ou a presença de vermes no intestino, o veterinário imediatamente administrara o tratamento mais adequado para restabelecer o bem-estar do seu melhor amigo.

Depois de descartar qualquer problema de saúde, o veterinário também poderá te orientar a estabelecer uma rotina mais organizada e equilibrada que diminuirá as probabilidades de que seu cachorro continue comendo tudo que vê pela frente. Além disso, poderá recomendar conversar com um educador canino que te ajudará a corrigir esse mau hábito utilizando o reforço positivo para estimular a aprendizagem.

Além disso, você precisará começar a prestar mais atenção ao ambiente e ao estilo de vida que proporciona ao seu cachorro. Se você se faz perguntas como "por que meu cachorro destrói tudo quando saio?" ou "como fazer meu cachorro parar de morder chinelo?" ou "por que cachorro come pano?" e etc. Tente imaginar que essa, talvez, seja a única atividade que consegue acalmar ou manter seu cachorro entretido na sua ausência. Para evitar que isso aconteça, será essencial enriquecer o ambiente do seu cachorro, proporcionando brinquedos, jogos e estímulos que permitam ao seu cachorro se exercite, se diverta e se canse de forma positiva. Se você quiser saber mais enriquecimento ambiental para cães veja nosso artigo, nele você encontrará várias ideais para oferecer um ambiente cheiro de estímulos ao seu melhor amigo.

Claro que seu cachorro também precisará exercitar o corpo e não apenas a mente. Então, você também precisará realizar passeios diários, propor jogos e atividades que permitam que seu melhor amigo canalize positivamente toda a energia que possui. A atividade física também é essencial para a gestão de um peso saudável e na prevenção da obesidade canina e das doenças associadas.

Por outro lado, será muito importante manter uma ótima organização na sua casa, para evitar que o seu cachorro tenha fácil acesso a substâncias químicas, produtos de limpeza, cosméticos, alimentos proibidos, plantas e outros elementos que podem resultar tóxicos ou corrosivos. Também é responsabilidade como tutor, proporcionar um ambiente seguro e diminuir o risco de qualquer acidente doméstico.

Meu cachorro come tudo que vê pela frente: o que fazer - Meu cachorro destrói tudo, o que fazer?

Meu cachorro destrói tudo quando saio, como evitar?

Para evitar que seu cachorro destrua ou coma tudo que vê pela frente, será essencial prestar atenção nas seguintes pautas para conseguir 'corrigir' e combater estes hábito perigosos e indesejados no dia a dia do seu melhor amigo:

  • Ofereça uma nutrição completa e equilibrada ao seu cachorro, que supra inteiramente as necessidades nutricionais, considerando o porte, peso, idade, estado de saúde e as necessidades específicas da raça ou do organismo do cachorro.
  • Não deixe seu cachorro sem comer por um longo período de tempo. Geralmente, se aconselha dividir a quantidade total de comida que seu cachorro come diariamente em 2 ou 3 doses, evitando assim que tenha muita fome e acabe revirando o lixo ou comendo qualquer coisa.
  • Desparasite periodicamente seu cachorro, sempre utilizando produtos de boa qualidade e respeite o calendário de vacinação. Alem disso, aconselhamos realizar consultas preventivas cada 6 meses ao veterinário para verificar o estado de saúde.
  • Eduque seu cachorro desde a chegada à nova casa, apresentando as normas da casa e estimulando-o a assimilar bons hábitos. Se você não reforça uma conduta indesejada no filhote, não precisará corrigi-la na fase adulta.
  • Estimule o corpo e a mente do seu melhor amigo diariamente. O sedentarismo é uma das principais causas de problemas de comportamento nos cachorros. Se você deseja ter um cachorro obediente, calmo e equilibrado, será essencial estimular o corpo e a mente diariamente, permitindo-o gastar energia, liberar tensão e exercitar suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Além de fazer os passeios diários, também aconselhamos pensar em iniciar seu cachorro em algum esporte, como o agility e propor jogos e atividades para estimular a inteligência do seu cão.
  • A grande maioria dos tutores, atualmente, passam várias horas fora de casa trabalhando. Durante a sua ausência, seu cachorro precisa encontrar formas positivas de se manter entretido, senão buscará outras atividades para gastar energia e se divertir, como revirar o lixo, comer chinelos, panos ou outros objetos. Enriquecendo o ambiente do seu cachorro, você poderá evitar os sintomas de estresse e tédio, além de oferecer uma melhor qualidade de vida ao seu melhor amigo.
  • Adestrar um cachorro não se trata apenas de ensinar truques e atividades engraçadas. O adestramento é o melhor e mais completo exercício para o corpo e a mente do seu melhor amigo. Durante esse processo educativo, seu cachorro trabalhará todas as capacidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Por isso, o adestramento é a chave para obter um cachorro equilibrado, obediente e seguro de si mesmo e combater os problemas de comportamento e as condutas perigosas.

Veja também nosso vídeo no canal do YouTube com dicas de brinquedos que você pode fazer em casa:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro come tudo que vê pela frente: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Meu cachorro come tudo que vê pela frente: o que fazer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Simone
O q fazer ? Meu cachorro come tudo q vê pela frente e está prejudicando a,saúde dele o q devo fazer e o q pode ser?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Simone, você leu as informações do artigo?

Meu cachorro come tudo que vê pela frente: o que fazer
1 de 2
Meu cachorro come tudo que vê pela frente: o que fazer

Voltar ao topo da página