menu
Partilhar

Por que meu gato come terra?

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 26 julho 2022
Por que meu gato come terra?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos se destacam por possuir um paladar muito seletivo, já que sua alimentação é parte da rotina que eles realizam para manter seu bem-estar. Por isso, os tutores podem se assustar quando percebem alterações nos hábitos alimentares dos seus felinos. Neste sentido, algo que não é muito frequente mas que é muito estranho para os tutores, é observar um gato comendo terra ou eventualmente a areia da sua própria caixa de areia.

Se você se pergunta por que seu gato come terra, neste artigo do PeritoAnimal te falaremos das principais causas que podem provocar que seu gato ingira areia ou terra. Além disso, te explicaremos o que fazer para evitar esse problema de comportamento, que pode ser consequência de um problema muito sério de saúde.

Também lhe pode interessar: Porque meu cachorro come fezes

É normal meu gato comer terra?

Se você encontrar o gato comendo terra, não cometa o erro de considerar que este comportamento é normal, aceitável ou inofensivo. Pois esta conduta anormal nos indica que seu bem-estar está comprometido e, ainda, que podem ocorrer problemas de saúde se não agirmos rapidamente.

Ao ingerir terra teu gato pode entrar em contato com substâncias tóxicas, parasitas, excrementos, bactérias... Assim, a terra pode se converter em um meio de contágio perfeito para numerosas doenças comuns nos gatos. Além disso, o consumo de elementos e corpos estranhos pode irritar e inflamar a mucosa gastrointestinal, podendo provocar uma quadro de gastrite. E no casos em que o felino ingere também pedras ou objetos pontiagudos junto da terra, é possível que ocorra uma perfuração intestinal, que pode provocar hemorragias internas e inclusive levar o animal a morte.

No entanto, por que um gato come a areia sanitária? Ou a terra do nosso quintal? Não existe um único motivo que explique este comportamento nos felinos. Um gato que come terra pode fazer isso por diferentes causas e, para identificá-la, precisará prestar especial atenção em sua rotina, estado de saúde e comportamento no dia a dia.

Considerando todos os possíveis riscos da ingestão de terra para a saúde do felino, te recomendamos procurar um veterinário se percebeu que é frequente esta conduta ou caso desconfie que se o gato faça isso na sua ausência. Mesmo assim, mostraremos a seguir as possíveis causas por que os gatos comem terra.

5 razões pelas quais os gatos comem terra

Mesmo que existam muitas outras causas que podem provocar a aparição desta conduta, a seguir mencionaremos as cinco causas principais que nos levam a estarmos diante de um gato comendo terra de maneira rotineira:

  1. Síndrome de pica: este problema de saúde se caracteriza quando o indivíduo começa a ingerir coisas não comestíveis ou sem valor nutritivo. É mais comum em cachorros do que em gatos. O gato pode começar a ingerir plásticos, madeira, pedras ou, como nesse caso, areia.
  2. Estresse, tédio ou ansiedade: os gatos necessitam ter o seu corpo e sua mente bem estimulados para conservar um comportamento equilibrado. Se o felino não conta com um ambiente enriquecido, não faz exercícios suficientes e não encontra formas de expressar sua inteligência e curiosidade, provavelmente terminará desenvolvendo sintomas de estresse ou tédio. Então, um gato comendo terra se transforma em um hábito que pode ser uma alteração de comportamento provocada pela tensão acumulada.
  3. Necessidade de atenção: apesar de comumente possuir uma personalidade mais independente, os gatos também experimentam um vínculo de afeto com seus tutores e sua companhia é essencial para lhes proporcionar uma vida saudável e feliz. Se você está muito ocupado e não tem dedicado um tempo especial para brincar com o felino, é possível que ele adote algumas condutas pouco comuns para chamar sua atenção, como pode ser engolir terra ou outros elementos estranhos.
  4. Parasitas intestinais: se demostrou que certos animais, na sua vida silvestre, consumem ervas ou outros alimentos para tratarem-se quando possuem uma infecção por parasitas intestinais. Assim, será fundamental visitar o veterinário para descartar esta causa.
  5. Descobertas dos filhotes: para terminar, é importante destacar que na fase de filhotes os gatos experimentarão todos os tipos de objetos, superfícies e materiais. É totalmente normal e aceitável ver um gato filhote comendo terra, um comportamento que não devemos reprimir sempre que se manifeste de forma pontual.
Por que meu gato come terra? - 5 razões pelas quais os gatos comem terra

Sintomas de que meu gato está comendo terra

Muitos tutores somente percebem que o gato come terra ou pedras ao limpar sua caixa de areia, já que seu organismo não é capaz de digerir totalmente este tipo de elementos e devem eliminar os mesmos através das fezes. Por isso, a presença de resíduos ou elementos estranhos nas fezes do gato é um dos primeiros e mais comuns sintomas de possíveis alterações em seus hábitos alimentares.

Mas no caso em que o felino consuma uma grande quantidade de terra, ou também ingira pedras ou corpos estranhos, poderá apresentar os seguintes sintomas:

  • Engasgos e vômitos recorrentes.
  • Prisão de ventre ou dificuldade para evacuar (a acumulação de terra, areia ou pedras podem gerar uma obstrução no trato intestinal, impedindo que o felino defeque de forma normal).
  • Presença de sangue nas fezes (pode derivar das obstruções ou do consumo de pedras e elementos pontiagudos).
  • Sintomas comuns da gastrite nos gatos, como podem ser vômitos, perda de apetite e de peso, diarreia, desidratação, letargia, baba excessiva, etc.
  • Debilidade e perda de interesse nas suas atividades cotidianas.

Meu gato come terra, o que devo fazer?

Mesmo que os gatos possam realizar este comportamento de forma pontual, comer terra não é algo positivo para o organismo dos felinos. Por um lado, é importante considerar que o consumo de terra contaminada pode provocar a aparição de doenças severas nos gatos. Além disso, não esqueçamos que este comportamento pode ser um sintoma de uma nutrição desequilibrada, de problemas de saúde e de comportamento.

Se você observa seu gato comendo terra com certa frequência é essencial que procure um veterinário para avaliar seu estado de saúde. Para descartar possíveis causas patológicas, será importante prestar especial atenção na alimentação, ao ambiente e na rotina do seu felino para combater e prevenir o desenvolvimento desta conduta.

Neste sentido, te aconselhamos a seguir as seguintes orientações para evitar que seu gato coma terra, areia ou outros corpos estranhos que podem afetar sua saúde:

  • Alimentação: deve proporcionar uma alimentação completa e equilibrada ao seu gato, segundo os requerimentos nutricionais da espécie e das variações de cada etapa da vida. Pode utilizar alimentos comercializados, como a ração, ou receitas caseiras. Se você tem dúvidas, consulte um especialista.
  • Bem-estar: é fundamental enriquecer o ambiente para que seu felino encontre vias positivas para soltar suas energias, se exercitar, estimular sua mente e se divertir, inclusive quando você não esteja em casa.
  • Jogos e socialização: é imprescindível reservar um tempo do seu dia para compartilhar exclusivamente com seu gato, aproveitando para proporcionar jogos de inteligência e atividades divertidas que lhe permitem expressar seus instintos e sentidos. Também oferecer a ele carinho, massagens, escovar seus pelo... o que ele mais goste!
  • Higiene: manter uma ótima higiene no lar, e em especial na caixa de areia do felino, evitando a acumulação de sujeiras, pelos, fezes e micro-organismos possivelmente patógenos, será imprescindível. Lembre-se que os gatos são animais muito limpos!
  • Medicina preventiva: para terminar, também será importante realizar visitas ao veterinário a cada 6 ou 12 meses que nos permitem detectar problemas de saúde precocemente. Assim, respeitaremos seu calendário de vacinação e as desparasitações periódicas.
Por que meu gato come terra? - Meu gato come terra, o que devo fazer?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato come terra?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu gato come terra?
1 de 3
Por que meu gato come terra?

Voltar ao topo da página