Jogos e diversão

Como brincar com coelhos

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 19 janeiro 2023
Como brincar com coelhos
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Quando decidimos viver com um coelho é fundamental que nos informemos sobre todos os cuidados que ele necessita. Não podemos nos limitar a colocá-los em uma gaiola, por maior que seja. Os coelhos são animais sociáveis ​​que gostam de companhia; por isso, é mais adequado que adotemos mais do que um, que brinquemos com eles e lhes dêmos a atenção que requerem.

A seguir, neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos como brincar com coelhos da melhor maneira e apresentaremos as melhores opções de brinquedos para coelhos e sugestões de brincadeiras para melhorar o vínculo entre vocês. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como brincar com gatos

Índice

  1. Coelhos brincam?
  2. Como brincar com coelhos
  3. Brincadeiras para coelhos
  4. Os melhores brinquedos para coelhos
  5. Brinquedos caseiros para coelhos

Coelhos brincam?

Apesar de os coelhos estarem se tornando uma companhia comum em muitos lares, ainda há um desconhecimento sobre seu comportamento ou cuidados básicos. Por isso, ao acabar de adotar um, é provável que nos perguntemos como brincar com um coelho. Porque, de fato, os coelhos brincam e gostam de brincar.

De todo modo, devemos primeiro dar ao coelho um período de adaptação necessário quando chegam em nossa casa. Um coelho que não nos conhece estará provavelmente assustado ou, no mínimo, desconfiado. Nesse estado, não sentirá vontade de brincar. Por isso, devemos dar a ele confiança e não forçá-lo a nada, já que poderíamos obter o resultado contrário e acabar por ter um coelho estressado.

Uma vez que se mostre mais receptivo, o primeiro ponto que devemos considerar é a observação. Não é recomendável que a acomodação do coelho em nossa casa seja uma gaiola, a menos que seja grande. Caso contrário, devemos fornecer a ele um quarto ou outro espaço de tamanho similar, onde possa explorar o quanto quiser. Dessa forma, aproveitaremos a oportunidade para observá-lo. Saber o que eles fazem e do que gostam é o que nos ajudará a identificar as brincadeiras e os brinquedos de coelhos que serão mais atrativos a ele.

Como brincar com coelhos

Se você quer saber como brincar com coelhos corretamente, recomendamos que você siga as seguintes orientações, que podem ser somadas às que mencionamos na seção anterior, para que a brincadeira seja satisfatória para ambas as partes:

  • Embora a brincadeira seja divertida, não podemos perder de vista as precauções na hora de manejar o coelho. Desse modo, evitaremos acidentes ou sustos.
  • Sempre devemos nos dirigir ao coelho de forma pausada, com movimentos cuidadosos e voz suave para que ele não se assuste. Isso é especialmente importante com coelhos mais tímidos. Uma má experiência pode levá-los a se retraírem. Nunca devemos gritar com eles, pois são animais sensíveis.
  • Devemos evitar movimentos bruscos, uma vez que podem causar lesões ou acabar gerando medo no coelho, pois se assustam facilmente. Por isso, também é recomendável que brinquemos no chão, tentando chegar ao seu nível.
  • Também é importante nos assegurarmos que o ambiente de brincar seja um local seguro, eliminando qualquer perigo potencial.
  • Para iniciar uma sessão de brincadeiras, é importante não interromper o coelho se naquele momento ele estiver comendo ou descansando. Devemos respeitar seu tempo.
  • Além disso, não podemos esperar que o coelho brinque conosco desde o começo. O normal é que ele precise de um período de adaptação para entender o que queremos dele. Petiscos, sem exageros, e palavras de amor, podem servir de incentivo.
  • Alguns coelhos, quando excitados, podem reagir de forma agressiva. Nesse momento paramos a brincadeira, mas sem repreendê-los. Para outros, mordiscar é uma demonstração de afeto.
  • Se o coelho não quiser mais brincar, não devemos forçá-lo, encerrando a sessão.

Não deixe de ler nosso artigo sobre como fazer brinquedos para coelhos.

Como brincar com coelhos - Como brincar com coelhos

Brincadeiras para coelhos

Para saber como brincar com um coelho, ressaltamos que será fundamental observar sua personalidade. Assim, podemos aproveitar seus comportamentos favoritos, como os seguintes, na hora da brincadeira:

  • Roer;
  • Destruição;
  • Segurar objetos com os dentes;
  • Arremessar objetos;
  • Obstáculos;
  • Demolições;
  • Escavações.

Para brincar com o coelho, buscaremos brinquedos, utensílios ou materiais que facilitem esses comportamentos divertidos para ele, como um brinquedo para o coelho roer. Também é uma boa ideia estabelecer uma rotina de brincadeiras. As primeiras horas da manhã e as últimas horas da tarde costumam coincidir com as de maior atividade do coelho; por isso, podem ser bons momentos para brincar. De todo modo, a observação também nos permitirá saber quais são os seus horários de maior atividade.

Os melhores brinquedos para coelhos

Agora que sabemos como brincar com o coelho, chegou a hora de escolher os brinquedos para coelhos mais adequados. Podemos escolher alguns para deixá-los permanentemente com eles para brincarem sozinhos e reservar outros apenas para interação conosco, os tutores.

  • Assim, se o nosso coelho gosta de pegar coisas, arremessar ou puxar objetos, devemos dá-los aqueles que tenham o tamanho adequado para isso e que sejam seguros.
  • Um bom entretenimento são os brinquedos de lógica e também os do tipo kong nos quais podemos colocar prêmios para saírem quando o coelho os manusear.
  • Encontramos à venda brinquedos de palha ou vime, bolas, troncos, chocalhos, arranhadores, cordas, bolas de feno, túneis, etc. Devemos escolher aqueles que correspondam às atividades favoritas do nosso coelho.

Sem dúvida, oferecer um enriquecimento ambiental adequado, com os brinquedos mais apropriados, além de comida, água, etc., é um dos mais importantes cuidados com coelho, por isso devemos dar a atenção que ele merece.

Como brincar com coelhos - Os melhores brinquedos para coelhos

Brinquedos caseiros para coelhos

Vimos como brincar com um coelho e nesse último tópico falaremos sobre como podemos fazer brinquedos caseiros para coelhos que estão ao alcance de todos, como os seguintes materiais:

  • Tubos de papelão quando terminar o rolo de papel higiênico ou de cozinha.
  • Qualquer caixa de papelão com profundidade suficiente para o coelho entrar. Podemos enchê-la com pedaços de papel.
  • Também com as caixas de papelão fazer diferentes construções com buracos entre elas para que o coelho entre, saia ou destrua como quiser.
  • Outra opção é tentarmos fazer a versão caseira de qualquer brinquedo de pet shop. Claro, devemos nos precaver e tomar cuidado para que todos os materiais que usados sejam seguros e com tintas que não sejam tóxicas para entreter o coelho de forma segura.

No vídeo a seguir, mostramos 3 opções de brinquedos para coelhos com materiais recicláveis. Confira!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como brincar com coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como brincar com coelhos