Partilhar

Os melhores brinquedos para filhotes de cachorro

 
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 31 agosto 2020
Os melhores brinquedos para filhotes de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Se você acabou de adotar um filhote, já deve ter percebido que brincar é, sem dúvida, uma das coisas que o seu amigo peludo mais vai exigir. Por isso, não é incomum que você esteja se perguntando quais são os melhores brinquedos para filhotes, porque no mercado existe uma grande variedade de brinquedos projetados para diversas finalidades.

Diante deste mar de possibilidades, neste artigo do PeritoAnimal, queremos te aconselhar sobre quais são os brinquedos mais recomendados para o seu filhote, bem como quais as características que você deve levar em consideração na hora de adquirir um novo brinquedo para o seu recém-chegado.

Também lhe pode interessar: Os melhores brinquedos para periquitos

Importância dos brinquedos para filhotes de cachorro

Os cachorros são animais sociais que adoram brincar, tanto com outros indivíduos da mesma espécie, como com pessoas ou outros animais. Por meio das brincadeiras, os filhotes realizam diversos aprendizados que determinarão fatores em sua vida adulta, como o autocontrole, a propriocepção e a interação adequada com os demais. Além disso, também é um meio de fazer exercícios, de socialização e de lazer.

Por este motivo, os brinquedos têm um papel muito importante no desenvolvimento do seu filhote, pois incluí-los nas sessões de brincadeira, seja com você, com outros cachorros ou sozinho, enriquece esta atividade, proporcionando muito mais diversidade de exercícios e estimulando diversos sentidos do cachorro. Desta maneira é possível evitar o tédio, satisfazer a curiosidade e realizar novos aprendizados.

Tipos de brinquedos para filhotes de cachorro

Existe uma grande variedade de brinquedos para filhotes. Os principais são os seguintes:

  • Brinquedos de buscar: os cachorros adoram brincar de perseguir objetos em movimento, uma vez que isso faz parte de seu instinto. Por isso, os mais variados brinquedos foram pensados ​​para serem atirados e perseguidos pelo seu filhote. Desde as clássicas bolas (feitas de borracha, tecido, com luzes, etc.), até bichinhos de pelúcia e mesmo discos voadores.
  • Brinquedos de cabo de guerra: esta seção destaca todos os brinquedos feitos com cordas, projetados para que dois indivíduos, como dois cachorros ou o dono e o filhote, puxem cada ponta da corda. Esse tipo de brincadeira satisfaz muitos filhotes, os cansa com a prática de exercícios físicos e, seguindo as orientações corretas de educação, evita que o filhote desenvolva um problema de proteção com o brinquedo, pois ele associa o compartilhamento a algo divertido.
  • Brinquedos de morder: esses brinquedos geralmente são feitos de materiais resistentes, como borracha dura, o que os torna difíceis de quebrar para a maioria dos cachorros. Assim, são projetados para que o seu filhote se distraia e passe longos períodos mastigando com segurança um objeto adequado para ele, evitando que faça isso com algo inadequado.
  • Brinquedos com prêmios: esses brinquedos são pensados para que o seu cachorro se distraia brincando sozinho, ao mesmo tempo em que é recompensado por isso com comida. Isso mantém seu filhote entretido, mentalmente ativo e, além disso, faz com que aprenda a ficar sozinho, impedindo-o de desenvolver ansiedade por separação, se utilizado adequadamente. Geralmente, são mordedores ou brinquedos de busca, como o Kong ou bolas dispensadoras.
  • Brinquedos de inteligência para cachorros: os brinquedos de inteligência ou interativos foram desenvolvidos especificamente para que seu filhote aprenda a resolver um desafio e ganhar uma recompensa. Desta forma, o seu filhote ficará estimulado e, aprendendo por tentativa e erro, saberá como lidar com as diferentes situações de menor ou maior dificuldade que você propõe a ele.

E se você também tem cachorros adultos em casa, recomendamos a leitura deste outro artigo do PeritoAnimal sobre tipos de brinquedos para cachorros.

Os melhores brinquedos para filhotes de cachorro - Tipos de brinquedos para filhotes de cachorro

Escolher o melhor brinquedo para um filhote de cachorro

Se você está se perguntando que tipo de brinquedo deve comprar para cuidar melhor do seu filhote, aconselhamos que leve em consideração os seguintes pontos:

Tenha uma variedade de brinquedos

Os cachorros geralmente ficam entediados facilmente se tiverem apenas um tipo de brinquedo, porque assim que o conhecerem e ele não lhes trouxer nada de novo, sua curiosidade fará com que explorem outros objetos que podem ou não ser adequados para eles.

Por isso, como tutor, você deve ter à sua disposição uma ampla variedade de brinquedos que proporcionam diferentes tipos de estímulo e entretenimento ao filhote. Desta forma, você pode variar o brinquedo e oferecer ao seu filhote várias opções, com as quais ele sempre se divertirá brincando com você ou sozinho.

Conheça seu filhote

Além disso, entre seus brinquedos, ele certamente prefere alguns mais do que outros. Portanto, é importante que você observe que tipo de brinquedo e quais características parecem mais divertidas para o seu filhote, para conhecê-lo melhor e saber como ele gosta de brincar. Pode ser o caso, por exemplo, de seu filhote adorar brincar de cabo de guerra, mas não se divertir muito ao buscar uma bolinha.

Por outro lado, além de ser importante conhecer seu filhote, é fundamental saber como brincar com ele corretamente. Neste outro artigo explicamos como brincar com um filhote.

Brinquedos seguros

Embora geralmente os brinquedos para filhotes sejam projetados para que não possam ser prejudiciais ao seu animal de estimação, é sempre melhor não confiar. Sem dúvida, comprar brinquedos de qualidade é de especial importância, pois estes serão seguros para o seu amigo, resistentes, não tóxicos, sem elementos cortantes ou abrasivos e, portanto, dificilmente representarão um risco para ele, desde que não estejam muito gastos (nesse caso, você deve retirá-los).

Caso contrário, seu filhote pode se machucar enquanto brinca, ou pedaços podem se soltar do brinquedo se ele se quebra facilmente. Isso claramente representa um perigo, pois ele pode se cortar, sufocar, ingerir o pedaço e não ser capaz de excretá-lo e até mesmo ficar intoxicado, se o brinquedo for feito de materiais nocivos.

Adeque às suas capacidades

Quando quiser comprar um brinquedo para o seu animal de estimação, garanta que é adequado para ele. Existem muitos brinquedos desenvolvidos especificamente para filhotes, uma vez que os desenvolvidos para adultos ainda podem representar um desafio difícil demais para o seu filhote, fato que facilmente o deixará frustrado e ele associará a uma experiência negativa. Um exemplo disso são dispensadores de comida ou brinquedos mordedores (como o Kong), já que aqueles projetados para adultos são feitos de materiais muito mais duros, ou os brinquedos inteligentes. Além disso, você deve comprar o brinquedo de acordo com o tamanho do seu animal de estimação, pois um filhote de porte grande não terá as mesmas capacidades que um mini.

Brinquedos caseiros para filhotes de cachorro

Se você quer fornecer ao seu filhote brinquedos produzidos por você mesmo, a seguir nós explicamos algumas ideias de como fazer brinquedos caseiros para o seu filhote, fáceis de fazer, com materiais reciclados e com os quais o seu peludo se divertirá muito.

Meia com bola

Se você tem uma meia velha ou sem par e não sabe o que fazer com ela, pode dar a ela uma nova vida como brinquedo para o seu filhote.

Para fazer este brinquedo simples, basta inserir uma bola resistente dentro da meia (recomendamos, por exemplo, uma bola de tênis) e amarrar as duas pontas da meia.

Assim, você já terá um brinquedo com o qual poderá se divertir muito brincando de cabo de guerra com o seu filhote. Além disso, você pode jogá-lo para que ele corra atrás.

Garrafa mordedora

Para fazer este brinquedo você precisará apenas de uma garrafa de plástico e uma meia ou uma camiseta que não usa mais. Você deve envolver a garrafa com a roupa e amarrá-la firmemente nas duas pontas. Se houver muito tecido nas laterais, corte-o para que não se solte.

Com este mordedor, o seu filhote pode se distrair facilmente e exercitar a mandíbula. Porém, não recomendamos que você o deixe brincando com ele sem vigilância. Se o seu filhote for muito destruidor, poderá quebrá-lo, e assim o brinquedo precisará ser retirado para que ele não se machuque.

Dispensador de comida

Para fazer este simples brinquedo dispensador de prêmios, você precisará de uma garrafa, um estilete ou outra ferramenta de corte, e fita adesiva.

Você deve fazer furos de diferentes tamanhos na garrafa, por onde sairão os alimentos e/ou os prêmios que deseja colocar dentro do brinquedo.

Por segurança, estes furos deverão ser revestidos com fita adesiva, para que não haja risco do seu filhote se cortar com o plástico da garrafa. Abaixo, disponbilizamos um vídeo mostrando mais detalhes de como fazer este dispensador de comida caseiro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores brinquedos para filhotes de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Os melhores brinquedos para filhotes de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os melhores brinquedos para filhotes de cachorro
1 de 2
Os melhores brinquedos para filhotes de cachorro

Voltar ao topo da página