Partilhar

Os melhores brinquedos para periquitos

Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 2 setembro 2020
Os melhores brinquedos para periquitos

Os periquitos são animais sociáveis ​​e brincalhões, que precisam praticar atividades físicas todos os dias, além de se divertirem brincando com outros periquitos ou com brinquedos para se manterem estimulados mentalmente e não se entediarem. Caso contrário, eles ficam tristes e entediados, o que leva ao desenvolvimento de graves problemas de saúde e de comportamento, como estereotipias.

Para evitar que isso aconteça, muitas lojas de animais possuem uma grande variedade de brinquedos e acessórios para aves. É por esta razão que queremos te apresentar os melhores brinquedos para periquitos neste artigo do PeritoAnimal, para que você possa prestar o cuidado que o seu amiguinho alado merece.

Também lhe pode interessar: Os melhores brinquedos para hamster

Acessórios para periquitos

Muitos dos brinquedos que você pode comprar para o seu periquito são acessórios que você pode colocar na gaiola dele. Entre o amplo leque de possibilidades, destacamos as seguintes:

  • Brinquedos pendurados: existem muitos tipos de brinquedos deste estilo, que ficam pendurados no teto da gaiola e geralmente têm diversos formatos, como um balanço, um galho ou uma corda. Esses tipos de brinquedos são recomendados porque simulam o efeito de estar em cima de um galho, além de fazerem com que o seu periquito fortaleça o equilíbrio e os músculos.
  • Brinquedos para escalar: se você tem um periquito, certamente já percebeu a facilidade com que ele escala as barras da gaiola, ou seja, a maioria das aves acostumadas a viver em florestas frondosas não só tem a habilidade de voar, mas também de escalar para se mover entre a vegetação densa. Ao realizar este exercício com o bico e as patas, o periquito não apenas trabalha os músculos, mas também desgasta e fortalece suas unhas e o bico. Portanto, é recomendável que você introduza elementos como escadas, galhos ou poleiros na gaiola de seu periquito, para que ele possa realizar esta atividade ao se mover.
  • Brinquedos para morder: para manter o bico bem desgastado e forte, o periquito precisa morder e bicar, e por isso, se não tiver a opção de fazê-lo, ele vai morder seu poleiro de madeira ou as grades de sua gaiola. Para evitar isso, é aconselhável que você forneça ao seu periquito brinquedos projetados para que ele possa mastigar o quanto quiser. Muitos desses brinquedos são feitos de materiais naturais e inofensivos para o seu periquito, como madeira, papel ou pedras minerais que servem para complementar sua dieta.

Antes de continuar com a lista dos melhores brinquedos para periquitos, cabe destacar que esses acessórios não precisam ficar todos na gaiola, você pode preparar um cômodo completo ou até mesmo distribuí-los por toda a casa, se sua ave tiver acesso a todas as áreas.

Os melhores brinquedos para periquitos - Acessórios para periquitos

Academia para periquitos

A falta de exercícios nos periquitos pode levar a sérios problemas de saúde a longo prazo, como o desenvolvimento de uma musculatura fraca, ossos quebradiços e evidente sofrimento com a obesidade, que é motivo de preocupação porque infelizmente pode levar à morte do animal. É por isso que as pet shops oferecem academias ou parques de atividades para aves, brinquedos muito completos através dos quais o seu periquito pode se exercitar e realizar diversas atividades, como brincar com cordas, sinos, etc., e se divertir muito!

Você também pode fazer uma academia em casa colocando vários elementos no mesmo espaço.

Os melhores brinquedos para periquitos - Academia para periquitos

Piscina para periquitos

Você está surpreso que existam piscinas para periquitos? Essas aves adoram se refrescar e se lavar com água! Os periquitos são animais limpos, que cuidam uns dos outros quando estão na natureza ou em casas onde vive mais de um periquito, mas eles também adoram se limpar com água quando chove ou quando têm acesso a uma poça. Portanto, adquirir uma banheira para aves é uma boa ideia se você deseja dar ao seu periquito o prazer de se limpar confortavelmente sempre que ele quiser, dentro ou fora de sua gaiola.

Como fazer brinquedos para periquitos passo a passo

Você pode ter considerado comprar brinquedos baratos para periquitos porque que seu pequeno amigo os destrói facilmente, ou simplesmente porque você está procurando uma opção mais barata. Embora a maioria dos brinquedos que você viu neste artigo não sejam especialmente caros, você também tem a opção de construir alguns brinquedos para periquitos em casa, utilizando materiais reciclados. Aqui estão algumas ideias:

Corda pendurada

Este é provavelmente o brinquedo mais simples que você pode fazer para o seu periquito. Para fazê-lo, você precisa pegar um pano que não usa mais ou roupas em mau estado que você possa cortar. Em seguida, siga estes passos:

  1. Corte tiras de diferentes comprimentos e grossuras.
  2. Faça vários nós ao longo do tecido.
  3. Amarre uma extremidade na parte superior da gaiola.

Desta forma, o seu periquito terá um acessório em que poderá escalar e trepar. Também recomendamos adicionar várias cordas na mesma gaiola ou cômodo, para que ele possa se mover entre elas.

Bolas e espirais de papel e papelão

O papel e o papelão reciclados, por exemplo, de rolos de papel higiênico, podem se tornar excelentes mordedores para os periquitos, pois são feitos de matéria vegetal, desde que você certifique-se de que não contenham produtos químicos tóxicos para esses animais, como tinta (por exemplo, não use jornal).

Devido à consistência frágil, o melhor brinquedo caseiro para periquitos que você pode fazer com papel reciclado é uma bola, ou várias. Para isso, basta amassá-lo e obter diferentes tamanhos de acordo com o papel.

Finalmente, graças ao fato do papelão ser mais consistente, ele pode tomar muito mais formas que irão despertar a curiosidade do seu periquito. Por exemplo, você pode pegar um tubo de papelão e cortá-lo em uma espiral que pode ser pendurada em um canto. As possibilidades são ilimitadas.

Tubo pendurado

Para fazer este brinquedo você precisará novamente de um tubo de papel higiênico ou papel toalha, bem como uma corda, que pode ser um cadarço ou um pedaço comprido de tecido. Depois, siga esses passos:

  1. Passe a corda pelo tubo. Ela precisa ser suficientemente longa.
  2. Pendure as extremidades da corda no teto da jaula, de modo que seu periquito fique empoleirado sobre ela como se fosse um balanço.

Este acessório, além de servir como um brinquedo de suspensão através do qual ele se exercitará porque precisa manter o equilíbrio, também dará ao seu periquito a possibilidade de mastigá-lo.

Banheira para aves

As banheiras para aves que são encontradas nas lojas têm a possibilidade de serem penduradas nas grades e, em alguns casos, têm tampas para evitar que o animal derrame água. Agora, se você quer que seu periquito se refresque e não vê nenhum problema caso ele molhe o lado de fora da gaiola ou do cômodo onde está, você sempre tem a opção de colocar um recipiente com água, por exemplo, um prato ou um pote, para que ele possa se banhar e limpar à vontade.

Os melhores brinquedos para periquitos - Como fazer brinquedos para periquitos passo a passo

Importância dos brinquedos para periquitos

Como tutor, conhecer claramente as necessidades do seu periquito é fundamental para que você possa garantir o seu bem estar como é necessário. Agora, quando pensamos em animais que precisam brincar, nós muitas vezes pensamos em cachorros ou gatos, pois são os animais de estimação com os quais estamos mais familiarizados. No entanto, se você se colocar no lugar do seu periquito, ou de qualquer outra ave pela qual você é responsável, vai perceber como a vida pode ser entediante e frustrante para o seu pequeno amigo se ele passa o dia todo trancado, sem nada para fazer e, com alguma sorte, na companhia de outro periquito na mesma situação.

Como você deve ter deduzido, as aves, assim como muitos outros animais, não nasceram para ser objetos de decoração ou para que possamos desfrutar de seu doce canto. Elas precisam se mover, interagir com os outras aves e enfrentar novos desafios, já que na natureza elas passam os dias se socializando, voando para cima e para baixo, procurando por comida, etc. Caso contrário, seu pequeno amigo sofrerá problemas de saúde e comportamento como resultado de seu estresse e desconforto, que geralmente não são evidentes no início, mas progridem insidiosamente. Exemplos disso são as vocalizações excessivas, morder as barras da gaiola e até arrancar as penas.

É por isso que existem brinquedos para aves, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar novos estímulos que mantenham o seu periquito ativo no dia a dia. Além disso, é importante que você tenha em mente que esses animais precisam da companhia e atenção de outros indivíduos, seja a sua ou a de outros periquitos, devido à sua natureza gregária, e também precisam voar, portanto não é adequado mantê-los confinados em uma gaiola 24 horas por dia.

Agora que você conhece os melhores brinquedos para periquitos e a importância da prática de exercícios para esses animais, não hesite em espalhar vários acessórios pela sua casa e passar momentos divertidos com a sua ave. Por outro lado, recomendamos que você consulte também este artigo: Frutas e verduras para periquitos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores brinquedos para periquitos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mari
Boa noite, se o periquito ingerir o papelão, ou rolo de papel higiênico, pode fazer mal? Como dar dor de barriga (diarreia) ? Eu enrolava papel craft natural, mas agora estou com essa dúvida

Os melhores brinquedos para periquitos
1 de 4
Os melhores brinquedos para periquitos

Voltar ao topo da página