Partilhar

Border Collie

29 abril 2016
Border Collie

É conhecido pela raça de cachorro mais inteligente, está demonstrado que é o cachorro com mais capacidade de aprendizagem tanto para exercício como para competições como o Agility. O Border Collie é uma raça incrível que tem uma infinidade de qualidades. Saiba mais sobre o Border Collie, de seguida no PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Oceania
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Aparência física

Não é difícil confundir um Border Collie. É um cachorro bastante ágil, com uma forma física ideal para fazer exercício, saltar e correr. Os machos costumam medir cerca de 53 centímetros e, no caso das fêmeas um pouco menos, como costuma ser habitual. Podem chegar a pesar até 20 quilos e têm um corpo alongado e uma aparência muito dinâmica.

Apresenta uma grande gama de cores como por exemplo e preto e o branco, o marrom e branco e o preto, branco e fogo. Também existem exemplares de cor azul, chocolate ou vermelho australiano. Podemos encontrar dois tipos de variantes dependendo do pelo. O Border de pelo comprido é o mais comum e conhecido, tem uma dupla camada de pelo e mostra uma delas em forma de pelo caído por ambos os lados. Também encontramos o Border de pelo curto, menos comum, que também tem uma dupla camada de pelo e embora seja de um comprimento menor trata-se de uma pelagem muito densa e espessa, resistente ao frio.

Algumas vezes o Border Collie apresenta um olho de cada cor: azul e marrom.

A raça apresenta diversas caraterísticas muito pessoais como umas patas musculosas que são ideais para o exercício ou o acabamento do final da cauda sempre em tonalidades brancas. Quanto às orelhas podemos verificar três tipos diferentes como as caídas, semi-caídas ou retas, todas elas trazem um toque diferente.

Caráter

O Border embora não apresente um tamanho demasiado grande é um cachorro que devia viver em uma casa com jardim, pois os vários cruzamentos que resultaram no Border Collie como hoje o conhecemos foram especificamente selecionados para isso, para ter um caráter muito ativo e gerar energia sem limites.

Recomenda-se a pessoas jovens ou adultos com tempo, ativos, com paixão pelo esporte, a estimulação intelectual do seu pet e resistência física. Todo o potencial da raça será beneficiado pelas aptidões que o dono tiver e, o dono será recompensado com um cachorro obediente, pastor, ordenado e incansável.

Falamos então de um cachorro que precisa de tempo e dedicação ao contrário de outras raças talvez mais calmas. A falta destes elementos convertem o nosso Border Collie em um cachorro destrutivo, hiperativo, ansioso, nervoso e inclusivo ladrando em excesso. Os comportamentos negativos são consequência da ansiedade que pode sentir por falta de energia ou aborrecimento.

São cachorros muito fiéis aos seus donos que observam de forma inteligente e com o tempo entendem a sua forma de expressar a dor, a felicidade e a excitação. Amáveis e ternos são difíceis de se abrir com desconhecidos a menos que você o faça.

Saúde

Devido à atividade física e sua resistência costuma ser um cachorro saudável, embora a falta de exercício pode chegar a causar até depressão. Precisa de um pouco mais de alimento do que aquele que vem definido pelo peso, por isso é importante consultar o veterinário.

Com a idade pode desenvolver displasia de quadril.

Cuidados

Como já referimos algumas vezes nos parágrafos anteriores, trata-se de um cachorro muito ativo, por esse motivo recomendamos pelo menos 3 saídas diárias de uma hora ou 4 saídas de 40 minutos cada uma. Combinar o passeio com exercício é o mais recomendado. Além do exercício físico é importante estimulá-los mentalmente. O Border irá se cansar de realizar os mesmos exercícios e ser premiado pela mesma rotina de ordens. O resultado é um cachorro frustado. A diversão para eles é aprender sem limites satisfazendo os seus donos e sentindo-se realizados.

Tanto os que têm pelo comprido como curto irão precisar de uma rotina de escovação de, pelo menos, 3 vezes por semana para eliminar os pelos mortos e brilhar como merece. Os banhos devem ser a cada mês e meio para que não perca a sua camada natural de proteção.

Comportamento

Qualquer cachorro equilibrado e saudável que compreenda os limites da brincadeira com as crianças e que compreenda a tranquilidade que precisam é perfeito para brincar com eles. Recomendamos objetivos marcados como ir buscar a bola, realizar circuitos ou outro tipo de atividade que fomente tanto a criatividade da criança como a estimulação do cachorro. Também se deve ensinar os mais pequenos como devem tratar o cachorro de casa e o que devem ou não fazer. Isto é muito importante.

Ao tratar-se de um cachorro disciplinado será muito fácil adestrá-lo como cachorro pastor, você tem um cachorro inteligente que compreenderá que não deve ferir os cordeiros, mas sim dirigi-los. Também é incrível o comportamento que assume com outros cachorros e pets, além de respeitador costuma ser o líder da matilha pelas suas capacidades mentais.

Lembre-se que a educação do cachorro é sempre fundamental.

Educação

Ao contrário de muitas outras raças, um estudo assegura que o Border Collie demora em média 5 exercícios a aprender uma nova ordem, enquanto que cachorros menos inteligentes podem precisar de 30 a 40 repetições para mostrar compreensão. Obviamente que este tempo de aprendizagem é muito relativo, pois não podemos exigir se o nosso cachorro não tiver tanta capacidade. É importante que aprenda ordens de educação avançada assim como se iniciar no agility. Aprender a motivá-lo é muito importante, para isso podemos recompensá-lo com diferentes guloseimas, levá-los para novos sítios onde possa praticar ou que tenha diferentes brinquedos.

Curiosidades

  • A popularidade da raça Border Collie começou pelo passatempo da Rainha Victoria do Reino Unido, Grã Bretanha e Irlanda, que possuía diversos exemplares.
  • O Border Collie situa-se no lugar 1 da lista The Intelligent Dogs (Os cachorros inteligentes) de Stanley Coren.
  • Chaser, um Border muito inteligente era capaz de identificar 1.022 tipos de brinquedos diferentes e trazê-los aos pés do seu dono.

Fotos de Border Collie

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Border Collie

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Border Collie

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
vanessa oliveira
Oi! É possível filhotes de border collie terem pelos curtos e depois crescerem normalmente conforme o pelo característico da raça?
Humberto Oliveira
Boa tarde gostaria de saber oque devo fazer ou medicamentos que devo usar para tratar do meu cão da raça Border Collie, desde já agradeço a colaboração
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Humberto. Só o médico veterinário poderá fazer as provas necessárias para chegar ao diagnóstico. Sem um correto diagnóstico não é possível prescrever um tratamento. Esperamos que ele melhore rapidamente! Obrigada por seguir a nossa página!

Border Collie
1 de 7
Border Collie

Voltar ao topo da página