Partilhar

Gastroenterite canina - Causas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 maio 2018
Gastroenterite canina - Causas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

A gastroenterite é uma doença que quase todos nós já sofremos em alguma momento e sabemos como é.

Os cachorros, tal como nós, também podem sofrer dela e as suas causas às vezes não são fáceis de detetar. A ingestão de comida em mau estado ou o consumo de plantas tóxicas pode provocar esta doença que causa mal-estar e vômitos.

Não é incomum que o seu cachorro vomite ocasionalmente mas quando os vômitos são constantes deve saber como agir para evitar a desidratação. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe as causas que provocam a gastroenterite canina e como ajudar o seu cachorro a superá-la.

Causas da gastroenterite canina

A gastroenterite é causada por uma inflamação do estômago e intestino delgado que causa vômitos, diarreias e dor abdominal. Nos cachorros causa reações similares aos humanos.

Pode ser provocada por diversas causas:

  • Alimentos em mau estado
  • Água contaminada
  • Contato com outro cachorro doente
  • Ingestão de plantas tóxicas
  • Infecção viral, fúngica ou bacteriana

Muitas vezes não conhecemos com exatidão a causa. Por isso, é importante que a alimentação do seu cachorro seja controlada, não permita que coma alimentos da lixeira ou da rua.

Da mesma forma, deve eliminar da sua dieta todos os alimentos que lhe provoquem uma reação alérgica ou problemas digestivos. Por sorte, a gastroenterite não é uma doença perigosa, por norma se o cachorro não sofrer de outras doenças supera-se em uns dois dias.

Gastroenterite canina - Causas e tratamento - Causas da gastroenterite canina

Sintomas da gastroenterite canina

É normal que de vez em quando o seu cachorro vomite. Pode ser por comer depressa ou porque ingeriu ervas para se purgar. Nestes casos tratam-se de vômitos esporádicos que não se repetem. Os sintomas da gastroenterite são os seguintes:

  • Vômitos constantes
  • Diarreia
  • Apatia
  • Cãibras abdominais
  • Perde de apetite/sede
Gastroenterite canina - Causas e tratamento - Sintomas da gastroenterite canina

Tratamento da gastroenterite canina

A gastroenterite não tem cura, podemos apenas aliviar os sintomas. Podemos tratar o nosso cachorro em casa se se tratar de uma gastroenterite leve. Com os cuidados adequados em uns dias começará a comer com normalidade e a recuperar-se.

Jejum

Independentemente de saber ou não o que provocou os vômitos, deve retirar a comida durante cerca de 24 horas. Assim o seu estômago descansará após os episódios de vômitos. De certeza que o seu cachorro durante estas primeiras horas não tem vontade de comer mas é provável que aceite comida, enquanto continuar a ter vômitos é melhor mantê-lo em jejum. Durante estas 24 horas nunca lhe retire a água.

Depois deste período de jejum deverá dar-lhe aos poucos a comida em pequenas quantidades para não forçar o seu estômago. Vai ver como após 2 ou 3 dias começa a recuperar e a comer normalmente.

Hidratação

Durante a doença o seu cachorro perde muitos líquidos e sais minerais, por isso é importante combater a desidratação. Deve sempre contar com água fresca e limpa.

Também lhe pode oferecer um pouco de uma bebida isotônica idêntica diluída com um pouco de água. Isso vai ajudá-lo a repor os sair minerais perdidos.

Lembre-se que durante o jejum não lhe deve retirar a água. É importante beber tudo quanto possível.

Gastroenterite canina - Causas e tratamento - Tratamento da gastroenterite canina

Quando consultar o veterinário

Gastroenterites leves podem ser tratadas em casa mas por vezes podem surgir complicações. Se o seu caso é um dos seguintes consulte de imediato o seu veterinário para evitar complicações:

  • Se o seu cão é um filhote, uma gastroenterite pode ser perigosa. É sempre recomendável consultar o veterinário para evitar de imediato a desidratação-
  • Se observar sangue nos vômitos ou nas fezes é sinal de complicações.
  • Se os vômitos se prolongarem por mais de 2 dias e não observar melhorias, o seu veterinário irá administrar-lhe antieméticos que vão ajudar os vômitos a parar, seja por via oral ou intravenosa.
  • Se ao terceiro ou quarto dia não comer normalmente, o seu veterinário pode realizar uma análise de sangue para confirmar a causa e em caso de infecção bacteriana vai administrar-lhe antibióticos.
  • Lembre-se que nunca deve administrar-lhe antibióticos por conta própria, a dose e a duração do tratamento devem ser sempre indicadas pelo veterinário.
Gastroenterite canina - Causas e tratamento - Quando consultar o veterinário

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gastroenterite canina - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Gastroenterite canina - Causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
A sua avaliação:
Suzana Oliveira
Olá, boa tarde!

Por alguns dias deixei meu cachorro Poodle /Albino (que já tem 11 anos) com meus pais, e na ocasião eles introduziram outra marca de ração da que ele estava acostumado. Desde essa época ele começou a ficar com as patas, ao redor da boca e aonde lambe, com a pelagem muito escura (amarronsada) , tb ao redor dos olhinhos , e agora mesmo tendo voltado para a ração anterior ele não melhora. Será que a ração provocou alguma ácidez no estomago dele ?! Parece que é a saliva dele que está com acidez, pois aonde ele lambe fica marrom. Qual exame poderia fazer para detectar o problema . Gostaria que vcs me orientasse qto a esse questionamento.

Quanto ao artigo sobre Gastroenterite muito esclarecedor .

No aguardo

Suzana Oliveira

Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Suzana! Sem conhecer seu pet não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Joyce
Meu shitszu teve giardíase e foi medicado mas as fezes continuaram escuras. Voltei ao veterinário e ele prescreveu ração gastrointestinal que resolveu o problema mas qdo parei em 2 semanas as fezes ficaram escuras novamente. Isso é normal? Qto tempo costuma durar essa dieta pra curar uma gastroenterite?
Enia
Mas uma coisa. Minha cachorrinha está com dificuldade de comer há meses. Sua última refeição foi no sábado e hoje pela manhã ele vomitou a comida intacta, ou seja, 2 dias depois n fez digestão e n defecou. Existe algo caseiro q eu possa fazer?
Enia
Gente me ajuda. Minha cachorrinha está vomitando a comida inteira de dois dias atrás. Parece q n digere os alimentos. O q Faço? Aqui em minha cidade n tem veterinário nem tenho dinheiro p levar em outra cidade
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Enia! Você pode ver alguns remédios caseiros para cachorro vomitando nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html
No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário antes de começar qualquer tratamento. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar ajuda profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gilvan
Meu cachorro não está segurando o alimento no intestino,tudo que come vomita na mesma hora,mas não tem diarréia,nem febre ele age normal,porém não consegue se alimentar .alguém pode me ajudar?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gilvan! Temos um artigo que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Daiana
Eu tinha uma cachorrinha que era um furacão, era a cadelinha mais atentada que já vi na vida, fominha e amorosa. Perdi ela em 4 dias do nada, primeiro ela vomitou uma gosma branca, e como as vezes pode acontecer por comer rápido demais ou apenas uma dorzinha de estômago, dei bromoprida e aguardei sua melhora, no dia seguinte ela teve uma diarreia pura água, já peguei e levei na veterinária que cuida dela na mesma hora, tomou antibiótico, vitamina... varias injeções.. voltamos pra casa já imaginando ela me acordando na loucura típica dela no dia seguinte, mal sabia que seria o início da sua despedida...depois disso ficou internada, a vet proibiu de dar água e comida, mas ela queria muito beber água, ficava olhando pra vasilha toda hora que tirei do alcance dela ... fui buscar minha bebezinha na clínica imaginando um pouquinho de melhora, mas nada, estava morrendo diante de mim. Recebeu alta de tarde e de noite tive que levá-la de volta pra clínica, estava muito mal, a deixei lá já sabendo que seria nosso último encontro,vim embora pedindo pra Deus que se fosse pra vê-la sofrendo, que levasse ela pra morar com ele, e assim ele fez! Hoje me sinto devastada, perdi um membro da minha família, minha caçulinha, tão pequena, indefesa, eu fiz tudo o que eu podia, levei na melhor clínica da minha cidade, pedi pra Deus que permitisse ela vivenciar nossa primeira casa, a chegada dos meus filhos ... mas não deu, ela descansou. Ainda nego acreditar, parece que ela está na clínica ainda, não aceito, estou aqui procurando o que pode ter dado errado, o que eu deveria ter feito e não fiz, não consigo digerir isso, estou com um buraco no meu peito e sinto falta dela a cada segundo, fica aqui o alerta, cuide de seus animais, os ame assim como eles nos amam, hoje minha Julieta é uma estrelinha e ficará no meu coração e de seu pai o resto de nossas vidas.
Daiana
Leva ela num veterinário, acabei de perder minha cachorrinha com apenas 6 meses, estou devastada, não consigo aceitar, to aqui tentando achar uma explicação pra morte dela, foi diagnosticada com essa doença mas a Vet dela pediu pra não dar nada, nem água! De uma sopinha de frango m, batata, cenoura, sem óleo nem tempero. Espero que melhore e não passe pelo o que estou passando 😔
Indiana
Gente, por favor me ajudem! Minha cachorra está grávida, e ela não quer comer, está vomitando e tá tendo diarréias com muito mal cheiro, até demais... Sei que não é aconselhável a dar comida, do ração, mas como ela está desse jeito eu já tentei dar carne, frango picadinho frito, e nem isso ela quer. Oque eu faço? Estou desesperada
Jacy Coll
Quem inventou a ração canina deveria ter ingerido para entender como a vida sente ao engolir grãos duros industrializados diariamente, até os últimos dias de vida...que vida que o coitado usufruiu? Daí surgiram cada vez mais doenças intestinais...se o cão ou qq outra vida for tratado com agua limpa comida natural ambiente com higiene e cuidados e carinho...com certeza serão mais saudáveis e mais felizes! Vida é vida e merecem respeito . A galinha nos dá ovos, o porco ajuda no transplante de seus órgaos para salvar vidas humanas, o boi a vaca nos dão sua carne, o leite, etc e alguns medicamentos são fabricados com substâncias extraìdas da narina bovina, enfim uma infinidade de benefìcios dados por estes seres vivos aos ingratos humanos...que são indiferentes as suas dores e sofrimento sendo tratados e explorados como produto e não como vida
Que o mundo dos humanos possa ter consciência da compaixão e respeito...para que possamos viver em harmonia e paz .
Israel
Meu cachorro apresentou os sintomas mais graves da gastroenterite, o veterinário prescreveu metronidazol e ceftriaxona venoso por 6 dias, está bem medicado?
Leticia
Israel estou com mesmo problema, meus dois cachorros estão com gastroenterite! A veterinária passou metronidazol, ranitidina, é uma vitamina! Só que estou indo pro sexto dia e meus nenens não melhoram. 😔

Gastroenterite canina - Causas e tratamento
1 de 5
Gastroenterite canina - Causas e tratamento

Voltar ao topo da página