Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento

Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento

Apesar de o gato se caracterizar pelo seu genuíno caráter independente, também precisa da nossa atenção, cuidado e carinho, uma vez que como proprietários temos a responsabilidade de garantir um completo estado de saúde e bem-estar. Por este motivo é importante que conheçamos como se manifestam aquelas doenças mais comuns em gatos, para poder assim identificá-las e atuar de modo adequado com a finalidade de preservar a saúde do nosso pet.

Neste artigo do PeritoAnimal contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a gastroenterite em gatos, continue lendo!

O que é a gastroenterite?

A gastroenterite é uma inflamação que afeta a mucosa gástrica e a mucosa intestinal, causando uma alteração no funcionamento do sistema digestivo.

A sua gravidade depende da sua etiologia, visto que como observaremos mais à frente, pode ter múltiplas causas. No entanto, aquelas que são levas e se relacionam com a ingestão de um alimento em mau estado ou com uma dificuldade digestiva, costumam remitir de forma esporádica em um prazo aproximado de 48 horas.

Causas da gastroenterite em gatos

As causas da gastroenterite podem ser muito diversas e determinarão em grande parte o curso e a gravidade da sintomatologia. Vejamos em seguida quais são:

  • Intoxicação alimentar
  • Presença de parasitas intestinais
  • Infecção bacteriana
  • Infecção viral
  • Corpos estranhos no aparelho digestivo
  • Tumores
  • Tratamento com antibióticos

Sintomas da gastroenterite em gatos

Se o nosso gato sofre de gastroenterite podemos observar nele os seguintes sintomas:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Sinais de dor abdominal
  • Letargia
  • Febre

Como já foi mencionado anteriormente, se observarmos estes sinais devemos suspeitar de gastroenterite e acudir de forma urgente ao veterinário, isto porque apesar de ser uma doença comum, por vezes pode envolver uma grande gravidade.

Tratamento da gastroenterite em gatos

O tratamento da gastroenterite em gatos dependerá da causa subjacente, mas devemos mencionar as seguintes estratégias terapêuticas:

  • Se os aspeto dos vômitos e a diarreia não apresenta sinais de alerta e o gato não tem febre, o tratamento será feito principalmente através de soros de reidratação oral e alterações alimentares, esperando uma completa recuperação no prazo máximo de 48 horas.
  • Se o gato apresenta febre devemos suspeitar de uma infecção bacteriana ou viral. Neste caso será normal que o veterinário prescreva antibióticos ou, se suspeita de um determinado vírus, utilize um teste para verificar a presença do mesmo e estudar a possibilidade de prescrever um antiviral. Devemos ter em conta que nem todos os vírus respondem ao tratamento farmacológico e neste caso será realizado igualmente um tratamento de reidratação.
  • Se nos casos anteriores a doença não melhora em um prazo aproximado de 2 dias, o veterinário passará a realizar análises de sangue, fezes e urina, podendo incluir também radiografias para descartar a presença de corpos estranhos ou tumorações na cavidade torácica.

O prognóstico da gastroenterite em gatos também irá variar muitíssimo dependendo da causa subjacente, sendo excelente no caso de indigestões e grave quando se trata de tumorações ou obstruções intestinais.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.