Partilhar

Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 14 junho 2019
Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Ver fichas de  Gatos

Quando um animal fica doente, ele costuma apresentar alguns sintomas sutis que podem passar despercebidos pela maioria das pessoas. Por isso, é muito importante que o dono do bichinho conheça bem os seus hábitos e esteja sempre atento ao seu comportamento, assim, ele saberá quando algo está errado.

No caso dos gatos, um problema comum que pode aparecer em algum estágio de suas vidas é a prisão de ventre. Este problema pode estar relacionado a doenças mais sérias, mas também pode simplesmente querer dizer que o seu bichano não gostou de alguma mudança recente em sua rotina. Por isso, é importante que o dono leve o animal ao veterinário assim que aparecer o primeiro sinal de que algo não vai bem.

O que fazer quando meu gato não consegue defecar? Nesse artigo do PeritoAnimal damos algumas dicas que podem ajudar o seu companheiro a se aliviar.

Também lhe pode interessar: Meu gato está vomitando, o que fazer?

Meu gato não consegue urinar e defecar

Existem muitas razões pelas quais um gato não urina e não defeca e é muito importante descobrir qual é o caso do seu companheiro. Falta de exercício, pouca água, bolas de pelo e a ingestão de objetos duros, como ossos, podem obstruir o intestino de um felino, não permitindo que ele faça suas necessidades.

Por isso, é sempre muito importante manter uma rotina saudável e ficar de olho se o seu bichinho está se alimentando corretamente. Além disso, não se esqueça de manter objetos perigosos e alimentos humanos longe do alcance do seu animal, pois pode fazer mal para o organismo dele. O mesmo vale para muitas espécies de plantas.

Uma alimentação não balanceada, com a falta ou o excesso de fibras também pode ser a causa de o gato não conseguir urinar e defecar, uma vez que este tipo de alimento absorve a água, o que pode endurecer as fezes, levando o animal a não conseguir coloca-las para fora.

Lembre-se que gatos são animais muito apegados a sua rotina e qualquer mudança significativa pode alterar a sua produção intestinal. Troca de casa, a chegada de novos bichos ou a ausência de um membro da família podem afetar o seu felino. Por isso, se for necessário realizar alguma alteração no cotidiano do bichano, recomenda-se que seja feita de forma gradual, não esquecendo de dar mais atenção e cuidado durante o período de adaptação.

Doenças no trato urinário também costumam apresentar a prisão de ventre como sintoma primário, por isso, fique sempre atento! Se perceber que o seu gato está com dificuldades para urinar e defecar, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Cálculo renal, e infecções são problemas sérios que podem ser descobertos a partir deste sintoma e, caso não sejam tratados rapidamente, podem se transformar em problemas crônicos ou levar o animal a óbito.

Prisão de ventre em gatos: sintomas

Se você perceber que o seu gatinho não faz as necessidades, é recomendável leva-lo para uma consulta com um médico de sua confiança. Só assim o seu animal será diagnosticado, tornando possível encontrar o melhor tratamento para ele.

Normalmente, um felino com o intestino preso tende a apresentar, também, os seguintes sintomas:

  • Letargia;
  • Pouco ou nenhum apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômito;
  • Cólica;
  • Postura desconfortável, tendendo a se curvar ao sentar ou andar;
  • Fazer as necessidades fora da caixa de areia;
  • Fezes duras ou diarreia;
  • Dificuldade para fazer xixi e cocô, passando muito tempo na caixinha sem conseguir fazer nada;
  • Urina com sangue;
  • Desconforto ao tentar fazer as necessidades, miando e se movimentando.

Preste atenção ao aspecto das fezes do seu gato para saber se há algum sinal de problema. Quando ele estiver saudável, seus cocôs devem ser redondos e bem formados, com uma tonalidade marrom escura. Caso você note alguma irregularidade, ou uma cor um pouco mais clara, é sinal de que algo não vai bem no organismo do bichano.

Se o seu bichano estiver com muita dificuldade para fazer xixi, o artigo sobre gato que não consegue urinar - causas pode lhe ser útil.

Meu gato não consegue defecar - o que fazer? - Prisão de ventre em gatos: sintomas

Como fazer um gato fazer fezes

Se o seu gatinho estiver com dificuldade para fazer as fezes, certifique-se de que está oferecendo a quantidade ideal de fibra e ofereça mais água para ele. Caso o bichano não se interesse pelo líquido, você pode dar para ele em uma seringa, pois é muito importante que ele se mantenha hidratado.

Leite próprio para gatos (gatos não podem beber leite normal) também é bem-vindo para ajudar o animal a aliviar o intestino. Outra dica é misturar a ração dura aos patês e dar para o animal uma vez ao dia. Caso o problema do seu bichinho não seja algo mais sério, essas sugestões somadas a algum laxante natural podem ajudá-lo a defecar.

Massagear a barriguinha do pet também é uma boa ideia, principalmente se você perceber que ele está com cólica, pois isso pode estimular o sistema digestivo a funcionar. Mesmo que você coloque essas dicas em prática, não deixe de levar o seu companheiro ao veterinário para que tenha um diagnóstico rápido e completo, o que é muito importante para garantir a saúde do animal.

Laxante para gatos

Existem algumas opções de laxantes próprias para gatos que podem ser recomendadas pelo seu veterinário que irão ajudar o intestino do animal a funcionar de maneira adequada. Você também pode optar por alguns alimentos naturais, como abóbora, linhaça e camomila. Confira algumas sugestões abaixo:

  • Azeite de oliva

Duas colheres de chá de azeite de oliva misturada a comida do seu gato podem ajudar o sistema digestivo do animal, pois o óleo funciona como uma espécie de lubrificante natural no sistema digestivo do animal.

  • Suco de abóbora

Um pouco de suco feito apenas com abóbora, sem adição de açúcar ou outras substâncias, funciona como uma espécie de laxante natural no organismo dos gatos.

  • Linhaça

Meia colher de chá de linhaça, oferecida duas ou três vezes por dia para o seu gatinho pode ajudar em casos de prisão de ventre, gastrite e enterite, pois atua diretamente no sistema digestivo dos felinos.

  • Cenoura

Uma colher de chá de cenoura ralada na comida do seu bichano pode ajuda-lo a aliviar o intestino.

  • Chá de camomila

A camomila atua muito bem no sistema gastrointestinal dos gatos, sendo usada para ajudar no tratamento de úlceras, gastrites e inflamações.

Meu gato não consegue defecar - o que fazer? - Laxante para gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não consegue defecar - o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
Lidia
Meu gatinho esta com 34 dias, esta a 10 sem fazer coco, venho alimentando ele com leite pois a mãe rejeitou. Já levei na veterinária que o esta acompanhando a 12 dias e a mesma me passou q ainda é normal. Porem estou com muito preocupada com ele. Ele já começou a fazer xixi sozinho e mama bem, esta brincalhão, mas nem massagens e estimular estão ajudando ele a evacuar. Já não sei o que fazer.
A sua avaliação:
Rosinea de Souza
Boa noite minha gatinha teve gatinhos esde o dia q ela pariu até dia 27 tudo tava norma
l mas no dia 28 d agosto eu notei q ela não estava conseguindo fazer xixi e até hj dia 31 ela continua vai várias vezes no quintal e não sai nada e tenho notado que tbm não ta defecando mto dando remédio antibiótico pra infeção e chá natural de cana do brejo mas msm assim ta tá na msm o não tenho condições no momento d levar ela no veterinário pq aqui onde eu moro e muito caro se alguém poder me orientar e me ajudar obrigada esse é o remédio q estou dando a ela
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosinea! Não recomendamos que você medique a sua gatinha sem orientação veterinária, por isso recomendamos que você busque ajuda de ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem gastos.
De qualquer forma, temos um artigo sobre infecção urinária em gatos que pode te ajudar como tratamento caseiro completar ao prescrito pelo veterinário, confira: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-urinaria-em-gatos-tratamento-caseiro-22995.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jéssica
Boa noite desde ontem percebo minha gata muito triste, está se alimentando muito pouco, não vir ela ir na caixa de areia e quando perto na pata traseira dela ela reage com raiva e mia, ela pode ficar triste por está sentindo dor e não fazer suas necessidades diárias?
A sua avaliação:
Kelly
Boa noite! Luísa savala, meu gatinho não está conseguindo defecar e nem fazer xixi começou tudo hoje, e estou com medo de ele entrar em óbito, pq ele não reage. E a barriga dele está muito cheia. Se vc puder me ajudar eu agradeço muito sabe
Beijos..
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kelly! Como mencionamos no artigos existem várias causas possíveis para que um gato não consiga urinar nem defecar. Por essa razão, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível, para que ele possa identificar a causa e passar o tratamento mais adequado de acordo com a necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
DIEGO RICARDO ALBUQUERQUE DOS SANTOS
tenho uma gatinha com problema de constipação ocasionada por estreitamento do quadril em função de trauma. já fiz uma cirurgia pra retirada do fecaloma, mas o problema é recorrente por causa do estreitamento que impede o fluxo normal. gostaria de saber se tem alguma ração especifica que deixe o cocô molinho pra evitar o sofrimento da minha gatinha.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Diego! Temos um artigo sobre a prisão de ventre em gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/prisao-de-ventre-em-gatos-causas-sintomas-e-remedios-caseiros-22972.html
De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança antes de começar qualquer dieta ou método caseiro para que ele te oriente adequadamente de acordo com as necessidade da sua gatinha.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
Zulamar de Souza Machado
Tenho um filhotinho de gato que achei na rua abandonado. Já faz uma semana que ele não defeca. Ele têm um mês de nascido. O que fazer? Já coloquei até azeite no leite dele estou dando na seringa. Me ajuda por favor.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Zulumar! Sem conhecer o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível pois, por se tratar de um filhote, é um animalzinho mais frágil e pode desenvolver maiores complicações.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Amanda Silveira Lançanova
Adotei uma gatinha ela tem 1 mês, faz 3 dias que esta comigo estou dando leite a ela já ofereci água mas ela não aceita. Ela só urina, não consegue evacuar dependendo da quantidade leite ela vomita, o que faço ?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Amanda! Você precisa levar a gatinha no veterinário o mais rápido possível para que ele faça um exame físico e descubra o que ela tem errado antes de recomendar um tratamento.

Rápidas melhoras!
Cris
Boa tarde! Adotei um gatinho, uns três dias . Desde esses três dias minha gata não faz as necessidades dela. O que faço ?. Peguei ele para fazer companhia para ela quando eu estiver trabalhando. Ela fica muito sozinha . Me ajuda o que devo fazer. Estou pensando em devolver o gatinho.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cris! Você tentou as dicas do artigo?
É normal que o seu gatinho ainda esteja se adaptando à nova casa e rotina, por isso, é importante que você tenha paciência e ofereça a ele um ambiente enriquecido e comida de qualidade. Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para fazer o acompanhamento da saúde do seu bichano e eliminar qualquer possibilidade de problemas de saúde.
Se você quiser saber mais sobre enriquecimento ambiental para gatos e qual a quantidade de comida para gatos, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
https://www.peritoanimal.com.br/quantidade-de-comida-diaria-para-gatos-21135.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Quitéria Maria de Oliveira
Tenho um gatinho que não faz cocô já tem dois dias ,e ele está respirando muito forte, sempre do água a.ale ele vomita , a comida
s c
Espero que tenha levado o animalzinho ao veterinário. Esses sintomas não parecem nada bons para esperar.
Cláudia aprecida elias
Meu gato tamuito triste.
Nao.com sege fasercoco
E né urina

Ele tava comemdo plastico

Meu gato não consegue defecar - o que fazer?
1 de 3
Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Voltar ao topo da página