Meu gato não consegue defecar - o que fazer?



Ver fichas de Gatos
Quando um animal fica doente, ele costuma apresentar alguns sintomas sutis que podem passar despercebidos pela maioria das pessoas. Por isso, é muito importante que o dono do bichinho conheça bem os seus hábitos e esteja sempre atento ao seu comportamento, assim, ele saberá quando algo está errado.
No caso dos gatos, um problema comum que pode aparecer em algum estágio de suas vidas é a prisão de ventre. Este problema pode estar relacionado a doenças mais sérias, mas também pode simplesmente querer dizer que o seu bichano não gostou de alguma mudança recente em sua rotina. Por isso, é importante que o dono leve o animal ao veterinário assim que aparecer o primeiro sinal de que algo não vai bem.
O que fazer quando meu gato não consegue defecar? Nesse artigo do PeritoAnimal damos algumas dicas que podem ajudar o seu companheiro a se aliviar.
Meu gato não consegue urinar e defecar
Existem muitas razões pelas quais um gato não urina e não defeca e é muito importante descobrir qual é o caso do seu companheiro. Falta de exercício, pouca água, bolas de pelo e a ingestão de objetos duros, como ossos, podem obstruir o intestino de um felino, não permitindo que ele faça suas necessidades.
Por isso, é sempre muito importante manter uma rotina saudável e ficar de olho se o seu bichinho está se alimentando corretamente. Além disso, não se esqueça de manter objetos perigosos e alimentos humanos longe do alcance do seu animal, pois pode fazer mal para o organismo dele. O mesmo vale para muitas espécies de plantas.
Uma alimentação não balanceada, com a falta ou o excesso de fibras também pode ser a causa de o gato não conseguir urinar e defecar, uma vez que este tipo de alimento absorve a água, o que pode endurecer as fezes, levando o animal a não conseguir coloca-las para fora.
Lembre-se que gatos são animais muito apegados a sua rotina e qualquer mudança significativa pode alterar a sua produção intestinal. Troca de casa, a chegada de novos bichos ou a ausência de um membro da família podem afetar o seu felino. Por isso, se for necessário realizar alguma alteração no cotidiano do bichano, recomenda-se que seja feita de forma gradual, não esquecendo de dar mais atenção e cuidado durante o período de adaptação.
Doenças no trato urinário também costumam apresentar a prisão de ventre como sintoma primário, por isso, fique sempre atento! Se perceber que o seu gato está com dificuldades para urinar e defecar, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Cálculo renal, e infecções são problemas sérios que podem ser descobertos a partir deste sintoma e, caso não sejam tratados rapidamente, podem se transformar em problemas crônicos ou levar o animal a óbito.
Prisão de ventre em gatos: sintomas
Se você perceber que o seu gatinho não faz as necessidades, é recomendável leva-lo para uma consulta com um médico de sua confiança. Só assim o seu animal será diagnosticado, tornando possível encontrar o melhor tratamento para ele.
Normalmente, um felino com o intestino preso tende a apresentar, também, os seguintes sintomas:
- Letargia;
- Pouco ou nenhum apetite;
- Perda de peso;
- Vômito;
- Cólica;
- Postura desconfortável, tendendo a se curvar ao sentar ou andar;
- Fazer as necessidades fora da caixa de areia;
- Fezes duras ou diarreia;
- Dificuldade para fazer xixi e cocô, passando muito tempo na caixinha sem conseguir fazer nada;
- Urina com sangue;
- Desconforto ao tentar fazer as necessidades, miando e se movimentando.
Preste atenção ao aspecto das fezes do seu gato para saber se há algum sinal de problema. Quando ele estiver saudável, seus cocôs devem ser redondos e bem formados, com uma tonalidade marrom escura. Caso você note alguma irregularidade, ou uma cor um pouco mais clara, é sinal de que algo não vai bem no organismo do bichano.
Se o seu bichano estiver com muita dificuldade para fazer xixi, o artigo sobre gato que não consegue urinar - causas pode lhe ser útil.

Como fazer um gato fazer fezes
Se o seu gatinho estiver com dificuldade para fazer as fezes, certifique-se de que está oferecendo a quantidade ideal de fibra e ofereça mais água para ele. Caso o bichano não se interesse pelo líquido, você pode dar para ele em uma seringa, pois é muito importante que ele se mantenha hidratado.
Leite próprio para gatos (gatos não podem beber leite normal) também é bem-vindo para ajudar o animal a aliviar o intestino. Outra dica é misturar a ração dura aos patês e dar para o animal uma vez ao dia. Caso o problema do seu bichinho não seja algo mais sério, essas sugestões somadas a algum laxante natural podem ajudá-lo a defecar.
Massagear a barriguinha do pet também é uma boa ideia, principalmente se você perceber que ele está com cólica, pois isso pode estimular o sistema digestivo a funcionar. Mesmo que você coloque essas dicas em prática, não deixe de levar o seu companheiro ao veterinário para que tenha um diagnóstico rápido e completo, o que é muito importante para garantir a saúde do animal.
Laxante para gatos
Existem algumas opções de laxantes próprias para gatos que podem ser recomendadas pelo seu veterinário que irão ajudar o intestino do animal a funcionar de maneira adequada. Você também pode optar por alguns alimentos naturais, como abóbora, linhaça e camomila. Confira algumas sugestões abaixo:
- Azeite de oliva
Duas colheres de chá de azeite de oliva misturada a comida do seu gato podem ajudar o sistema digestivo do animal, pois o óleo funciona como uma espécie de lubrificante natural no sistema digestivo do animal.
- Suco de abóbora
Um pouco de suco feito apenas com abóbora, sem adição de açúcar ou outras substâncias, funciona como uma espécie de laxante natural no organismo dos gatos.
- Linhaça
Meia colher de chá de linhaça, oferecida duas ou três vezes por dia para o seu gatinho pode ajudar em casos de prisão de ventre, gastrite e enterite, pois atua diretamente no sistema digestivo dos felinos.
- Cenoura
Uma colher de chá de cenoura ralada na comida do seu bichano pode ajuda-lo a aliviar o intestino.
- Chá de camomila
A camomila atua muito bem no sistema gastrointestinal dos gatos, sendo usada para ajudar no tratamento de úlceras, gastrites e inflamações.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não consegue defecar - o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.