Partilhar

Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 14 junho 2019
Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Ver fichas de  Gatos

Quando um animal fica doente, ele costuma apresentar alguns sintomas sutis que podem passar despercebidos pela maioria das pessoas. Por isso, é muito importante que o dono do bichinho conheça bem os seus hábitos e esteja sempre atento ao seu comportamento, assim, ele saberá quando algo está errado.

No caso dos gatos, um problema comum que pode aparecer em algum estágio de suas vidas é a prisão de ventre. Este problema pode estar relacionado a doenças mais sérias, mas também pode simplesmente querer dizer que o seu bichano não gostou de alguma mudança recente em sua rotina. Por isso, é importante que o dono leve o animal ao veterinário assim que aparecer o primeiro sinal de que algo não vai bem.

O que fazer quando meu gato não consegue defecar? Nesse artigo do PeritoAnimal damos algumas dicas que podem ajudar o seu companheiro a se aliviar.

Também lhe pode interessar: Meu gato está vomitando, o que fazer?

Meu gato não consegue urinar e defecar

Existem muitas razões pelas quais um gato não urina e não defeca e é muito importante descobrir qual é o caso do seu companheiro. Falta de exercício, pouca água, bolas de pelo e a ingestão de objetos duros, como ossos, podem obstruir o intestino de um felino, não permitindo que ele faça suas necessidades.

Por isso, é sempre muito importante manter uma rotina saudável e ficar de olho se o seu bichinho está se alimentando corretamente. Além disso, não se esqueça de manter objetos perigosos e alimentos humanos longe do alcance do seu animal, pois pode fazer mal para o organismo dele. O mesmo vale para muitas espécies de plantas.

Uma alimentação não balanceada, com a falta ou o excesso de fibras também pode ser a causa de o gato não conseguir urinar e defecar, uma vez que este tipo de alimento absorve a água, o que pode endurecer as fezes, levando o animal a não conseguir coloca-las para fora.

Lembre-se que gatos são animais muito apegados a sua rotina e qualquer mudança significativa pode alterar a sua produção intestinal. Troca de casa, a chegada de novos bichos ou a ausência de um membro da família podem afetar o seu felino. Por isso, se for necessário realizar alguma alteração no cotidiano do bichano, recomenda-se que seja feita de forma gradual, não esquecendo de dar mais atenção e cuidado durante o período de adaptação.

Doenças no trato urinário também costumam apresentar a prisão de ventre como sintoma primário, por isso, fique sempre atento! Se perceber que o seu gato está com dificuldades para urinar e defecar, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Cálculo renal, e infecções são problemas sérios que podem ser descobertos a partir deste sintoma e, caso não sejam tratados rapidamente, podem se transformar em problemas crônicos ou levar o animal a óbito.

Prisão de ventre em gatos: sintomas

Se você perceber que o seu gatinho não faz as necessidades, é recomendável leva-lo para uma consulta com um médico de sua confiança. Só assim o seu animal será diagnosticado, tornando possível encontrar o melhor tratamento para ele.

Normalmente, um felino com o intestino preso tende a apresentar, também, os seguintes sintomas:

  • Letargia;
  • Pouco ou nenhum apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômito;
  • Cólica;
  • Postura desconfortável, tendendo a se curvar ao sentar ou andar;
  • Fazer as necessidades fora da caixa de areia;
  • Fezes duras ou diarreia;
  • Dificuldade para fazer xixi e cocô, passando muito tempo na caixinha sem conseguir fazer nada;
  • Urina com sangue;
  • Desconforto ao tentar fazer as necessidades, miando e se movimentando.

Preste atenção ao aspecto das fezes do seu gato para saber se há algum sinal de problema. Quando ele estiver saudável, seus cocôs devem ser redondos e bem formados, com uma tonalidade marrom escura. Caso você note alguma irregularidade, ou uma cor um pouco mais clara, é sinal de que algo não vai bem no organismo do bichano.

Se o seu bichano estiver com muita dificuldade para fazer xixi, o artigo sobre gato que não consegue urinar - causas pode lhe ser útil.

Meu gato não consegue defecar - o que fazer? - Prisão de ventre em gatos: sintomas

Como fazer um gato fazer fezes

Se o seu gatinho estiver com dificuldade para fazer as fezes, certifique-se de que está oferecendo a quantidade ideal de fibra e ofereça mais água para ele. Caso o bichano não se interesse pelo líquido, você pode dar para ele em uma seringa, pois é muito importante que ele se mantenha hidratado.

Leite próprio para gatos (gatos não podem beber leite normal) também é bem-vindo para ajudar o animal a aliviar o intestino. Outra dica é misturar a ração dura aos patês e dar para o animal uma vez ao dia. Caso o problema do seu bichinho não seja algo mais sério, essas sugestões somadas a algum laxante natural podem ajudá-lo a defecar.

Massagear a barriguinha do pet também é uma boa ideia, principalmente se você perceber que ele está com cólica, pois isso pode estimular o sistema digestivo a funcionar. Mesmo que você coloque essas dicas em prática, não deixe de levar o seu companheiro ao veterinário para que tenha um diagnóstico rápido e completo, o que é muito importante para garantir a saúde do animal.

Laxante para gatos

Existem algumas opções de laxantes próprias para gatos que podem ser recomendadas pelo seu veterinário que irão ajudar o intestino do animal a funcionar de maneira adequada. Você também pode optar por alguns alimentos naturais, como abóbora, linhaça e camomila. Confira algumas sugestões abaixo:

  • Azeite de oliva

Duas colheres de chá de azeite de oliva misturada a comida do seu gato podem ajudar o sistema digestivo do animal, pois o óleo funciona como uma espécie de lubrificante natural no sistema digestivo do animal.

  • Suco de abóbora

Um pouco de suco feito apenas com abóbora, sem adição de açúcar ou outras substâncias, funciona como uma espécie de laxante natural no organismo dos gatos.

  • Linhaça

Meia colher de chá de linhaça, oferecida duas ou três vezes por dia para o seu gatinho pode ajudar em casos de prisão de ventre, gastrite e enterite, pois atua diretamente no sistema digestivo dos felinos.

  • Cenoura

Uma colher de chá de cenoura ralada na comida do seu bichano pode ajuda-lo a aliviar o intestino.

  • Chá de camomila

A camomila atua muito bem no sistema gastrointestinal dos gatos, sendo usada para ajudar no tratamento de úlceras, gastrites e inflamações.

Meu gato não consegue defecar - o que fazer? - Laxante para gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não consegue defecar - o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
50 comentários
A sua avaliação:
Kathlen Samyle
Meu gatinho não consegue defecar não sei oque eu faço
A sua avaliação:
Rafaelly do Nascimento
Bom dia, minha gatinha tem defecado dia sim, dia não. Devo me preocupar?
A sua avaliação:
camile
minha gata pariu e os gatinhos não estão fazendo cocô, apenas um deles já fez. Ouvi dizer que ela vai estimular eles, mas estou preocupada!
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Isolina Duarte
o meu gato esta-lhe a custar a fazer o cócó, mas faz ás pinguinhas o que posso fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alexandra Marques
Bom dia, meu gato começou a vomitar desde o dia que se mudamos, não come bebe pouca agua, e não faz coco o que de ve ser. Ele esta muito desanimado triste..
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
IVONETE DA CRUZ SILVA
A minha gatinha não ta conseguindo defecar quando ela tenta faz um barulho estranho como se só tivesse saindo ar. Posso dar uma colherinha de (chá) de óleo de coco pra ela?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mara
Meu gato faz cocó todos os dias mais ele sofre porque é uma fezes muito reservada ele come a razão da N&D já dei da royal mais mesmo assim não ajuda muito, a veterinária receitou todos os dias este remedinho lactobac mais também não melhora contínua com as fezes muito dura. O que posso fazer ou que razão aconselha para melhorar a qualidade de vida do meu nenê. Me ajudem por Fabri, obrigada
Janaína
Mara, pede pra veterinária verificar os níveis de uréia e creatinina do sangue do seu gatinho. Tenho um gato com 13 anos e semana passada quase perdi ele, tava entrando em coma urêmico. Os sintomas (fezes duras) podem ser sinal de algum problema renal, principalmente se ele for mais velhinho. O meu tinha esse problema há mais de 1 ano e eu fiquei nesses paleativos de dar óleo e me arrependi. Boa sorte!
A sua avaliação:
Daniela Dos Santos
A minha gatinha ela não consegue fazer cocô o que eu posso fazer pra ajudar ela pode me ajudar
A sua avaliação:
Elaine Danelon Schaidhauer
Meu gato foi atropelado e quebrou o rabo, fazem 3 dias, desde esse dia ele não defecou mais, o que posso fazer para estimular?
Pensei em usar um supositório de glicerina, pode usar em gatos?
A sua avaliação:
douglas lizot
meu gatinho é filhote faz duas semanas que esta comigo e ate agora não fez coco,é normal ou é tem algo que da pra fazer?

Meu gato não consegue defecar - o que fazer?
1 de 3
Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Voltar ao topo da página