Problemas da pele

Ferida em gato: o que pode ser e como tratar

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 1 agosto 2023
Ferida em gato: o que pode ser e como tratar
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar por que um gato pode ter uma ferida na pele. Existem várias causas que podem estar por trás do aparecimento deste tipo de lesões de pele nos gatos, como sarnas, feridas e úlceras. Vamos falar sobre as causas mais comuns, que podem ser desde uma mordida causada por uma briga até uma reação a parasitas como pulgas, alergias, infecções ou até mesmo tumores que levam um gato a ficar com uma ferida exposta.

Em todos os casos de feridas cutâneas, deve ser um veterinário quem faz um diagnóstico preciso e recomenda um tratamento, no entanto, para fornecer todas as informações possíveis, explicaremos em seguida - ferida em gato: o que pode ser? Com fotos para você entender também a gravidade daquela ferida aberta.

Também lhe pode interessar: Gato com ferida exposta: como tratar?

Índice

  1. Feridas em gatos por briga
  2. Feridas em gatos: padrões de reação cutânea
  3. Feridas na pele de gato por parasitas
  4. Feridas na pele de gato por alergias
  5. Feridas na pele de gato por infecção
  6. Feridas na pele de gato por câncer
  7. Ferida em gato: diagnóstico
  8. Como tratar feridas em gatos

Feridas em gatos por briga

A causa mais simples que explica o porquê das feridas em gatos é que elas tenham sido provocadas por um ataque. Às vezes, até brincando com outro gato, as feridas podem surgir. Algumas mordidas se fecham em falso, produzindo abscesso percutâneo felino, ou seja, infecção sob a pele, embora seja mais comum descobrir que seu gato tem crostas na pele que corresponderão a feridas menores que se curaram sozinhas.

As feridas abertas em gatos causadas por mordidas serão mais comuns em felinos que vivem com outras pessoas ou com outros animais e têm acesso ao exterior, onde as brigas podem ser desencadeadas por problemas territoriais ou por fêmeas no cio. Se essas feridas forem leves, você pode desinfetá-las em casa. No entanto, se forem profundas, tiverem má aparência ou se tiver pus, deveremos consultar um veterinário de confiança, pois pode precisar de drenagem, desinfecção e antibióticos.

Ferida em gato: o que pode ser e como tratar - Feridas em gatos por briga

Feridas em gatos: padrões de reação cutânea

Às vezes, a razão para um gato ter feridas na pele é explicada como parte de um padrão de reação cutânea. Geralmente essas feridas são causadas por coceira, especialmente se for mantida ao longo do tempo. O gato se lambe e arranha, provocando perda de pelo e erosões como úlceras ou feridas. Dentro desses padrões, produzidos por diferentes causas, destacam-se:

  • Hipotricose auto-infligida: esse distúrbio envolve a perda de pelos, mas também é responsável por uma condição conhecida como dermatite facial pruriginosa, na qual podem ser vistas feridas na pele do gato. No persa, uma dermatite facial idiopática é identificada, possivelmente causada por um distúrbio nas glândulas sebáceas. É caracterizada por crostas no rosto e pode se complicar até atingir o pescoço e as orelhas. Ocorre em gatos jovens.
  • Dermatite miliar: essa reação produz irritação na pele, manifesta-se na forma de pequenas feridas, especialmente no pescoço e na cabeça. Além disso, coçar pode causar alopecia (perda de pelo) e outras lesões. Desenvolve-se devido a alergias, infecções, parasitas, etc.
  • Complexo eosinofílico: inclui três tipos de lesões que também podem aparecer na boca, como a úlcera eosinofílica, a placa eosinofílica e o granuloma eosinofílico.

Feridas na pele de gato por parasitas

Vários parasitas podem explicar porque o seu gato tem feridas na pele ou até porque o gato tem sarna. Os mais comuns são os seguintes:

  • Pulgas: esses insetos picam o gato para se alimentar de seu sangue, o que provoca coceira e zonas com alopecia (perda de pelo) e feridas na parte lombo-sacra e pescoço. As pulgas podem ser vistas diretamente, assim como seus restos, e podem ser combatidas usando produtos anti-parasitários para gatos.
  • Carrapatos: atacam principalmente gatos com acesso ao exterior ou que vivem com cães. Se não detectarmos o parasita enquanto ele morde, às vezes podemos encontrá-lo em áreas com pele mais fina, como as orelhas, o pescoço ou entre os dedos, pequenos inchaços e até pequenas crostas na pele do gato, que podem corresponder a uma reação à picada do carrapato. É necessário visitar o veterinário para confirmar que é disso que se trata.
  • Ácaros: são os responsáveis por doenças como a sarna, que pode infectar até humanos. É caracterizada por coceira intensa, especialmente na cabeça, embora possa se espalhar, onde aparecem alopecia (perda de pelo) e crostas. O ácaro Otodectes cynotis afeta as orelhas, especialmente de gatos mais jovens, e causa otite, visível como uma secreção marrom escura. O Neotrombicula autumnalis é observado através de manchas laranjas que causam muita coceira e crostas. Eles são eliminados com antiparasitários uma vez que o veterinário tenha feito o diagnóstico.
Ferida em gato: o que pode ser e como tratar - Feridas na pele de gato por parasitas

Feridas na pele de gato por alergias

A hipersensibilidade a determinadas substâncias pode explicar feridas expostas na pele do gato. Já falamos da ação das pulgas mas, além disso, quando o animal é alérgico à saliva delas, uma única picada pode desencadear um quadro em que você verá feridas no pescoço e zona lombo-sacra, embora possa se estender. Aparece entre os 3 e 6 anos. Como já dissemos, é essencial fazer o uso preventivo de antiparasitários.

A dermatite atópica, para a qual existe uma predisposição genética, também pode afetar os gatos, assim como as reações adversas aos alimentos. Nestes casos, o veterinário chegará ao diagnóstico e iniciará o tratamento. A dermatite atópica geralmente aparece em animais com menos de 3 anos de idade, de forma generalizada ou local e sempre com coceira. Também pode provocar tosse, espirros ou conjuntivite. Em alergias alimentares ou intolerâncias, as lesões estarão na cabeça, mas também podem ocorrer de maneira generalizada. O diagnóstico é confirmado se houver uma resposta positiva a uma dieta de eliminação.

Ferida em gato: o que pode ser e como tratar - Feridas na pele de gato por alergias

Feridas na pele de gato por infecção

Bactérias e fungos também podem explicar as feridas na pele de gato. Algumas dessas infecções podem estar por trás das feridas na pele de um gato, como nos casos de pioderma, que são infecções bacterianas. Dentro desta seção destacamos os seguintes distúrbios como os mais comuns, embora existam muitos outros:

  • Acne felina: costuma apresentar-se como cravos no queixo, mas pode progredir e gerar infecção, exigindo desinfecção e tratamento veterinário. Pode aparecer em qualquer idade.
  • Micose: provavelmente a doença felina mais conhecida com capacidade de infectar humanos. Apesar da apresentação normalmente consistir de alopecias (perda de pelo) de forma circular, também podemos vê-la como dermatite miliar ou granuloma eosinofílico. Requer tratamento veterinário e acompanhamento de medidas de higiene para evitar o contágio. É mais comum em gatinhos, animais desnutridos ou doentes.
  • Paniculite: é a inflamação do tecido adiposo que produz úlceras com secreção, é a conhecida ferida de gato exposta com pus. Como pode ter várias causas, o tratamento vai depender de sua determinação.
Ferida em gato: o que pode ser e como tratar - Feridas na pele de gato por infecção

Feridas na pele de gato por câncer

Alguns processos tumorais também podem explicar a presença de feridas na pele de gato. Nos gatos, destaca-se um tumor maligno, o carcinoma de células escamosas, que pode aparecer no nariz, orelhas ou pálpebras, a princípio como uma crosta. Deve-se à ação do sol sobre zonas claras e com poucos pelos. Se a exposição for prolongada e o gato não for tratado, pode aparecer o carcinoma.

Qualquer erosão deve ser revisada pelo veterinário, já que o prognóstico melhora quanto mais cedo for feito o diagnóstico. É necessário evitar a exposição ao sol e, em casos mais graves, optar pela cirurgia, mais ou menos complexa de acordo com a localização ou a radioterapia.

Ferida em gato: o que pode ser e como tratar - Feridas na pele de gato por câncer

Ferida em gato: diagnóstico

Uma vez que já comentamos quais são as causas que podem explicar o porquê de feridas no gato ou crostas na pele, é imprescindível a visita ao centro veterinário, já que será esse profissional quem poderá, através de exames, chegar ao diagnóstico exato entre todas as causas possíveis. Entre os exames a realizar destacam-se os seguintes:

  • Amostragem;
  • Raspagem cutânea;
  • Exame do ouvido:
  • Visualização do pelo ao microscópio;
  • Estudo citológico;
  • Observação com lâmpada de Wood;
  • Biópsia;
  • Em alguns casos, pode ser necessário realizar análises e estudos radio e ecográficos.

É muito importante não tentar tratar a ferida em gato em casa com remédios caseiros ou medicamentos sem a orientação de um veterinário, uma vez que, como já comentamos, o tratamento vai variar em função da causa, e uma administração inadequada pode piorar consideravelmente o quadro clínico.

Ferida em gato: o que pode ser e como tratar - Ferida em gato: diagnóstico

Como tratar feridas em gatos

Para tratar as feridas em gatos, as medidas que deverão ser tomadas dependem do tipo de ferida. No mercado existem diferentes cremes e sprays que podem ser utilizados, como a clorexidina, o furanil spray e a rifocina spray. Neste outro artigo detalhamos as melhores opções de sprays cicatrizantes para feridas em gatos.

Já feridas abertas que não curam podem ter como causa doenças como a diabetes, o uso de fármacos ou mesmo a idade do felino. Assim, o primeiro que se deve fazer nesses casos é isolar a ferida, cobrir e protegê-la, assim como usar colares elizabetanos para evitar que o pet lamba ou lesione a ferida. Então, é importante levar o gatinho ao veterinário para investigar e realizar o diagnóstico do problema.

Remédios caseiros para feridas em gatos

Existem diferentes remédios caseiros para feridas em gatos que devem ser usados como um auxílio ao tratamento recomendado por um veterinário. É comum o uso de babosa/aloe vera, mel, camomila, óleo de coco e até óleo essencial de lavanda para ajudar na cura das feridas nos bichanos. Descubra em nosso artigo sobre remédios caseiros para ferida de gato todos os detalhes de como preparar e como aplicar tais remédios naturais.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ferida em gato: o que pode ser e como tratar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Vídeos relacionados com Ferida em gato: o que pode ser e como tratar

1 de 3
Vídeos relacionados com Ferida em gato: o que pode ser e como tratar
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
90 comentários
A sua avaliação:
Marck
Estou com um gatinho que alimento e ele apareceu com duas feridas na região do ouvido. poderia me indicar o tratamento ? desde já eu agradeço.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Marck. Este é um sintoma de diferentes problemas de saúde, como a sarna em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/sarna-de-ouvidos-em-gatos-23163.html
No entanto, não é possível realizar um diagnóstico sem avaliar o gato presencialmente. Por isso sugerimos que você o leve a um veterinário para isso o quanto antes. Neste artigo listamos veterinários gratuitos ou com preços baixo em várias cidades do Brasil: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rose Pacheco
A uns 5 meses estou cuidando de um gato que apareceu na Rua, ele já é adulto e castrado...não sei quantos anos tem...e à 5 dias reparei um machucado no pescoço em baixo do queixo, é redondo e sem pêlo e coça muito, o que faço ?
A sua avaliação:
Indianara Schaly
Por favor precisamos de ajuda !
Minha gatinha tem 16 anos ,já levei há 3 veterinários ,fez exames e não tem câncer nem esporotricose , fizemos que é auto imune .Porém nada cura o nariz dela , passei tudo me me recomendaram e não cura .precisamos de ajuda . Já faz 1 ano que a ferida está sem cicatrizacao .
A sua avaliação:
Heloísa Lais
boa noite, meu gato chegou em casa com o rabo todo machucado, passei remédio, e depois de alguns dias o rabo estava preto e não meche , oq pode ser?
A sua avaliação:
simone
Meu gato esta com uma ferida enorme um pouco mais pra cima da pata eu nem meus filhos e meu marido sabemos oque e estou preocupada com ele não sei se a ferida vai melhorar.Por favor me enviem uma resposta
A sua avaliação:
José Ferreira
Eu tenho tratado as feridas do meu gato com Ducray Diaseptyl Spray 125ml e tem resultado muito bem.
A sua avaliação:
Jaqueline
Meu pequeno tem 3 meses está com duas bolinhas parecendo verrugas . Ser a que pode ser alergia de pulgas?
A sua avaliação:
Natally
gente, meu gato apareceu com as duas orelhas machucadas por dentro, estou desesperada não sei oque é.
O machucado está tendo muita secreção, eu tento limpar mas ele não deixa, fica querendo me morder e eu não tenho condições de levá-lo ao um veterinário, pfvr me respondamm !
Ana
Tenta colocar alcool iodado com cotonete
A sua avaliação:
Monica
Preciso de ajuda ...apareceu um carocinho e foi inchando ele cossou e casou um pouquinho mais jnao casa mais e está assim ....o que pode ser isso?...ele e castrado e tem 8 anos ...não sai na rua...aguardo sua resposta
A sua avaliação:
Marcone Silva
Não melhora começou pequeno e agora aumentou o que fazer.
Tânia Pereira Alves
Meu gato apareceu com uma ferida perto do olho é agora tá abrindo é n.ta melhorando já fiz de tudo ,lavei com sòro,passei pomada terremicina.agora coloquei óleo de copiava tava melhorando mas ele saio é voltou pior me ajude, taficando muito magro
Emiliene
Esporotricose. Dê um comprimido por dia do itraconazol de 100. pode ser humano. custa 30 reais. Tem que dar todos os dias até desaparecer a ferida, apos desaparecer dê mais uns 2 meses. Isso é um fungo de terra. Pega um siringa que caiba o remédio, corte a ponta da seringa com a faca e coloque o remédio e enfia na garganta e solta o remédio dentro da garganta, não tenha medo, o gato vai engolir.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Tânia. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana Lucia jesus lino
O meu gato esteve numa briga e tem uma ferida na cauda com pus o que fazer?
RODRIGO
Seu gato precisa aprender à brigar...O meu gato macho tem 3 anos é sempre deu coro em todos os gatos da vizinhança. Um gato bem treinado na arte da briga nunca vai se machucar.
A sua avaliação:
edosn
meu gato fez uma cirurgia que foi ligada ureta na barriga, agora ele urina por um buraquinho na barriga. mas fica vazando e tá aparecendo feridas por causa da acidez do xixi, o que eu posso passar pra evitar isso?
Lenir
ele precisa usar fralda continuamente pq a urina é ácida e fere a barriga dele, o ideal é trocar a fralda peo menos 3 vezes ao dia e a cada troca de fralda, fazer limpeza com soro e secarr, passar pomada c/ -antimicrobiano
A sua avaliação:
Tatiane
Tenho um filhote de gato que está cm 1 mês e na patinha dele nas unhas tem uma ferida amarelada com mal cheiro o que pode ser?
A sua avaliação:
libiane da silva braga
a minha gata pantera ta com coceiras pelo corpo todo eu acho que e sarna sabes de algum remedio caseiro que possa me indicar
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Patrícia aires de souza santos
Senti um caroço na cauda do meu gatinho ele tem apenas 4 meses
Agora saiu uma ferida ao qual ele fica lambendo oq pode ser?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcia
Meu gato apareceu com um machucado na parte de baixo da boca oq pode ser j passei pomada de boca oncilon parece q está aumentando pq lambe.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Érica
Minha gata perdeu os pelos na ponta da cauda (sem motivo aparente) e formou uma crosta preta que caiu. Agora a cauda dela ficou assim, o que fazer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gislene Aparecida Silva
Meu gato teve uma briga com outro gato e machucou a orelha na parte externa o que eu faço pois ele não deixa ninguém mexer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sïana
Minha gata caiu do 3 andar a 4 dias atras, ela bateu o nariz no chao e tava sangrando muito.

Ela ficou com o nariz inchado e tava com um pouco de febre, mas minha mae deu um remedio para ela e ela melhorou muito.

Soq ontem eu vi que ela tava com dificuldade para comer ou beber agua e fui ver o que ela tinha e no ceu da boca dela tem um buraquinho e nao sei o que fazer para ajuda-la, infelizmente nao sei se irei conseguir levar no veterinario por ser MUITO caro.

Por favor, alguem me ajuda!!
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eliane
Olá.. Esse buraquinho dentro da boca é normal. Já observou que as vezes os gatos cheiram algo com a boca aberta e parecem paralisados? Esse buraquinho interno serve pra isso. Mas vc deve levar o animal ao veterinário para ver se ele não se machucou com a queda. Gatos não podem deixar de se alimentar por 48 horas.
manu
se meu gato sofre um acidente desses eu corro com ele pro veterinário. É o minimo que se pode fazer quando temos um bichinho de estimação ne? Tratar machucado em casa só se tivermos certeza do que é
A sua avaliação:
Dilma
Meu gato apareceu com um buraco na perna
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 7
Ferida em gato: o que pode ser e como tratar