Problemas da pele

Cachorro caindo pelo e com feridas, como tratar?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 5 setembro 2023
Cachorro caindo pelo e com feridas, como tratar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A pelagem dos cães muito nos diz sobre sua saúde geral. Além disso, a pele, sendo o maior órgão do corpo, possui diversas funções, além da proteção. Feridas na pele podem ser consideradas como quebra na barreira entre o corpo e o meio externo, o que pode deixar o animal suscetível a diversas doenças.

Ferimentos na pele podem resultar de vários agentes agressores, como ácaros, carrapatos, bactérias e fungos. Esses microrganismos podem causar coceira excessiva, o que faz com que o cachorro se machuque com suas próprias unhas. Com isso, ocorre a queda de pelos e contaminação da pele, transformando-se em feridas. Produtos de limpeza também podem causar lesões na pele e coceira.

O tratamento dessas feridas na pele do cachorro pode necessitar de xampus, sabonetes terapêuticos, antibióticos, antifúngicos e antiparasitários, a depender da causa. Mas você sabe como agir diante de uma situação dessas? Como tratar um cachorro caindo pelo e com feridas? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber como ajudar o pet!

Também lhe pode interessar: Pelo de cachorro caindo: causas e soluções

Índice

  1. Causas de queda de pelos no cachorro com feridas
  2. Como tratar o cachorro com queda de pelos e feridas na pele?
  3. Como ajudar um cachorro com ferida em “carne viva”?
  4. Remédios caseiros para queda de pelos de cachorro
  5. Remédios caseiros para feridas em cachorros

Causas de queda de pelos no cachorro com feridas

A queda de pelos no cachorro com feridas pode ocorrer devido ao prurido. Muitas vezes, o problema inicial é a coceira, e não a ferida na pele. Como o animal não entende que não pode se coçar com força e com as unhas, pode acabar se ferindo, além de contaminar a pele com bactérias. Isso resultará em lesões, com queda de pelos, pus, edema e até mesmo mal cheiro.

Como tratar o cachorro com queda de pelos e feridas na pele?

Os pelos possuem um ciclo de vida, com três fases distintas: anágena, que é fase na qual se encontra intensa atividade mitótica nas células da matriz, nesse momento o pelo se encontra em fase de crescimento, é caracterizada por uma papila dermal com forma de fuso, coberta pela matriz do pelo. A fase de transição ou fase catágena é caracterizada pela interrupção na proliferação celular e regressão dos folículos, com queratinócitos apoptóticos entre a matriz do pelo e a papila dérmica em forma ovóide ou redonda. Por fim, tem-se a fase telógena, também chamada de período de descanso, é caracterizada pela raiz em forma de clava, isso porque a papila dérmica está próxima de se desprender das células da matriz, fazendo com que o pelo esteja próximo de ser eliminado.

Se o animal estiver passando pela fase de queda de pelos, será normal encontrar pelos pela casa, na caminha e nos lugares onde o cachorro costuma ficar, mas não poderão existir falhas na pelagem ou ferida. Já a queda de pelos em decorrência do prurido e das consequentes feridas na pele só será curada quando a causa de base for resolvida. Por exemplo, se a coceira foi desencadeada por alergia a ectoparasitas (pulgas, carrapatos etc.), não será suficiente tratar as feridas se os parasitas não forem eliminados. O mesmo princípio serve para ácaros, bactérias, alergias e fungos.

Neste outro artigo detalhamos as causas e tratamento para a queda de pelo em cães.

Como ajudar um cachorro com ferida em “carne viva”?

A primeira ação a ser tomada é verificar o nível de dor que o animal está sentindo em decorrência das feridas na pele. Esse parâmetro deverá ser avaliado por um veterinário, que também fará exames para descobrir a causa das lesões. Assim, você deverá:

  1. De início, dê um banho morno no cachorro, limpando bem as feridas com um xampu neutro e água em abundância, com a retirada de cascas e sangue ressecado, de forma muito delicada, para não causar dor.
  2. Após o banho, a pele do cachorro deverá ser seca com uma toalha de tecido suave, limpa e seca, sem esfregar na pele, para evitar sangramentos.
  3. A depender da gravidade das lesões, não será indicado usar secador de cabelo ou soprador.
  4. Quanto à medicação, o ideal é não utilizar qualquer medicamento antes que o veterinário veja as feridas, para não mascarar os sintomas de algumas doenças e dificultar o diagnóstico.
  5. Caso não seja possível a visita ao veterinário de forma imediata, podem ser utilizados antissépticos, como a clorexidina.
  6. Além disso, pomadas e sprays de antibióticos também podem ajudar a melhorar a infecção da ferida.

Remédios caseiros para queda de pelos de cachorro

Alguns cuidados podem ser tomados em casa para que o cachorro tenha uma pelagem saudável e bonita:

1. Alimentação

A dieta deverá ser equilibrada e com nutrientes de boa qualidade. Atualmente existem muitas dietas comerciais de alta qualidade, elaboradas para proporcionar o consumo balanceado de energia e nutrientes essenciais para o cão. As principais modalidades de alimentação não convencionais ou naturais incluem dietas caseiras ou comerciais, cruas ou in natura. O grande perigo da alimentação natural é que muitos tutores optam por alimentar seus animais com dietas caseiras preparadas por eles mesmos, sem ajuda profissional. Os fornecimentos de dietas incompletas causam riscos à saúde dos animais, assim como o enfraquecimento dos ossos, articulações, da pelagem e de outras partes do corpo.

2. Higiene

Ao contrário do que muitos pensam, os cães não precisam de banhos semanais, sendo apenas um banho mensal o suficiente para mantê-los com a pelagem saudável. Caso não seja possível, dois banhos por mês devem ser o máximo recomendado. Utilizar xampus neutros e próprios para cães também é muito importante, sempre tomando cuidado com os olhos e ouvidos. Neste artigo respondemos: pode dar banho em cachorro com sabonete Protex?

3. Suplementos para a pelagem

Os suplementos serão necessários somente se o cachorro não tiver uma alimentação balanceada e de qualidade. Podem ser utilizados suplementos vitamínicos, com ômega 3 e 6, vitamina A, vitamina E, zinco e outros elementos essenciais para uma pelagem saudável.

Remédios caseiros para feridas em cachorros

As feridas podem receber um primeiro cuidado em casa, antes de serem avaliadas pelo veterinário. Para isso, limpe a lesão com soro, água oxigenada ou clorexidine, enxugando delicadamente com uma gaze. Não permita que o cachorro fique lambendo o local, podendo ser utilizado um colar elizabetano ou cobrindo a ferida com um pouco de gaze ou atadura.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro caindo pelo e com feridas, como tratar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Santana, G.M. et al. Avaliação do ciclo do pelo através do tricograma em cães com lesões dermatológicas pruriginosas. XXVI Congresso de Iniciação Científica, UFPEL, 2017. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CA_02956.pdf. Acesso em 04/09/2023.
  • Silva, R.L.R. Uso da alimentação natural em dietas de cães. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Médicas e da Vida, 2022. Disponível em https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5424/1/Regiane%20Luz%20Rodrigues%20Silva.pdf. Acesso em 04/09/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro caindo pelo e com feridas, como tratar?