Problemas da pele

Sprays cicatrizantes para feridas em gatos - Melhores opções

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 18 outubro 2022
Sprays cicatrizantes para feridas em gatos - Melhores opções
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já parou para pensar que a pele é o maior órgão dos animais? É tão grande que pode chegar a corresponder a 24% do peso corporal de um animal filhote e 12% de um adulto, servindo de barreira para o meio externo e inibindo a entrada de microrganismos e toxinas, além de prevenir a perda de fluidos, eletrólitos e calor.

Ferimentos na pele podem resultar em desequilíbrio fisiológico importante, já que ocorre uma interrupção da integridade anatômica, fisiológica e funcional dos tecidos do corpo. A cicatrização da ferida começa logo após uma lesão ou incisão, ocorrendo uma reconstrução do tecido pelas células que sobreviveram ao trauma. A possibilidade de acelerar a cicatrização e o fechamento de lesões cutâneas tem sido investigada por inúmeros pesquisadores, resultando na diversidade de produtos oferecidos no mercado para tratamento de feridas em cães e gatos.

As apresentações desses medicamentos que auxiliam na cicatrização variam bastante, desde pomada, gel, creme e até sprays. Mas qual seria a melhor opção a ser usada nos gatos, já que os bichanos são mais sensíveis a barulhos, texturas e sabores (já pensando que alguns lamberão o medicamento)? Essa é uma dúvida frequente dos tutores de gatos, que será discutida em detalhes neste artigo do PeritoAnimal. Então continue lendo para conhecer as melhores opções do mercado de sprays cicatrizantes para feridas em gatos. Se você ficou interessado no tema, não deixe de ler as dicas que daremos a seguir.

Também lhe pode interessar: Ferida em gato: o que pode ser e como tratar

Índice

  1. Feridas em gatos: sprays cicatrizantes são uma boa opção?
  2. Quais os melhores sprays cicatrizantes para feridas em gatos?
  3. É melhor usar spray ou pomada em feridas de gatos?
  4. Como tratar um gato com ferida aberta?
  5. Antibióticos para gatos machucados são recomendados?

Feridas em gatos: sprays cicatrizantes são uma boa opção?

Existem no mercado vários produtos que proporcionam excelentes resultados na cicatrização de feridas de animais. No entanto, em se tratando de felinos, o uso de sprays é extremamente estressante para eles por causa do barulho desses produtos. Deve-se dar preferência ao uso de pomadas ou cremes. Caso não seja possível, o medicamento poderá ser borrifado em um pedaço de algodão e aplicado na ferida, sem ser borrifado diretamente no animal.

Em todos os casos, será necessário distrair o gato após a aplicação do medicamento, para que ele não comece a lamber logo em seguida. Também pode ser utilizado o colar elizabetano. Caso o tutor tenha mais de um gato no mesmo ambiente, será adequado separá-los por um período, para evitar que um fique lambendo o outro.

Quais os melhores sprays cicatrizantes para feridas em gatos?

Listaremos os melhores sprays cicatrizantes para feridas de gato, de acordo com a experiência desta autora:

  1. Rifocina Spray: medicamento de uso humano, indicado para o tratamento das infecções de pele causadas por microrganismos sensíveis à rifamicina. Deve ser aplicada no ferimento a cada 6 horas, após a limpeza com solução fisiológica.
  2. Clorexidina: pode ser encontrada em várias apresentações como digliconato, diacetato e dicloridrato, possuindo ampla ação antibacteriana, sendo eficiente tanto para a eliminação de bactérias Gram-positivas quanto Gram-negativas, porém com ação limitada na eliminação de fungos e vírus. Pode ser usada para realizar a limpeza da ferida.
  3. Neodexa Spray: produto de ação antibiótica e anti-inflamatória, desenvolvido para tratar cortes, ferimentos, queimaduras e feridas pós-operatórias de cães e gatos. Pode ser utilizado a cada 8 horas, até total reparação da ferida.
  4. Furanil Spray: indicado para infecções bacterianas e fúngicas, podendo ser utilizado na limpeza de feridas, cortes, escoriações e úlceras. Deve ser aplicado nas lesões a cada 8 horas, até a cicatrização completa.

Para que os produtos atuem de forma efetiva nos microrganismos, é necessário que os coágulos sejam retirados, pois dificultam a penetração do princípio ativo. Apesar da utilidade, os antimicrobianos tópicos apresentam algumas desvantagens, como indução de resistência bacteriana, citotoxicidade e hipersensibilidade. Além disso, existem curativos com a utilização de antissépticos, íons prata e carvão ativado, que apresentam função antimicrobiana, sendo importantes aliados na eliminação dos patógenos da ferida.

É melhor usar spray ou pomada em feridas de gatos?

Em ambos os casos, o mais importante é evitar que o gato fique lambendo o ferimento e a medicação aplicada. No caso dos sprays, é indicado evitar a aplicação direta no animal, como explicado anteriormente. No que ser refere aos efeitos benéficos dos produtos, não haverá diferença entre pomadas e sprays quando aplicados da forma correta.

Como tratar um gato com ferida aberta?

Como a cicatrização dos ferimentos é um fenômeno dinâmico, o tratamento pode necessitar de modificações durante as diferentes fases. Feridas abertas cicatrizarão por segunda intenção ou contração e epitelização, sendo resultantes de lesões de avulsão, trauma por mordedura, queimaduras, deiscência de suturas cirúrgicas (quando os pontos “abrem”) ou cirurgias resultantes de ressecção de tumores.

O processo de cicatrização de uma ferida cutânea inclui as fases inflamatória, proliferativa (ou fase de reparo) e de maturação (ou fase de remodelamento). Alguns fatores podem influenciar o reparo da lesão, como a desnutrição, imunossupressão, infecção pelo vírus da leucemia felina, problemas hepáticos (reduzida produção de fatores de coagulação), diabetes, problemas na tireoide e até mesmo a senilidade.

Para um adequado tratamento de uma ferida aberta em gatos é necessário que ela seja protegida, podendo ser coberta, incialmente, com gel estéril solúvel em água ou pomada antimicrobiana e, em seguida, com um envoltório de algodão leve e uma atadura, até que o gato seja levado ao médico veterinário para o atendimento.

Os pelos devem ser cortados ao redor da ferida para facilitar a aplicação de medicamentos e a limpeza. É muito importante que seja realizada uma lavagem da lesão para retirada de restos de tecidos mortos, sujeiras e secreções. Diversas soluções podem ser utilizadas: água corrente ou solução salina, que podem estar combinadas com iodo povidona ou clorexidine.

Após a limpeza, pode ser utilizado um agente antimicrobiano, como uma pomada ou creme, proporcionando a retenção de umidade, prevenindo a dessecação do tecido e promovendo a epitelização. Agentes tópicos são capazes de liberar quantidades concentradas de agentes antimicrobianos diretamente na superfície da ferida. Deve-se ter o cuidado de proteger a ferida contra insetos, como moscas.

Temos outros dois artigos em que falamos como curar feridas em gatos:

Sprays cicatrizantes para feridas em gatos - Melhores opções - Como tratar um gato com ferida aberta?

Antibióticos para gatos machucados são recomendados?

O uso de antibióticos sistêmicos para gatos machucados deverá ser avaliado pelo médico veterinário, que analisará a real necessidade do medicamento, garantindo o bem-estar e a sobrevivência do paciente.

Geralmente, feridas mais profundas e infeccionadas necessitarão de antibióticos, tanto locais quanto sistêmicos. Deverá ser analisado se as defesas imunológicas do gato serão capazes ou não de superar a infecção sem o uso de antibióticos sistêmicos.

Agora que você conheceu os mais recomendados sprays cicatrizantes para feridas em gatos, também recomendamos a leitura deste outro artigo sobre feridas em gatos que não cicatrizam - Causas e o que fazer.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sprays cicatrizantes para feridas em gatos - Melhores opções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Simas, S.M. O tratamento de feridas cutêneas em cães e gatos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2010. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/000793034.pdf. Acesso em 17/10/2022.
  • Rabelo, R.C. Guia do Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2022. Disponível em https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-pecuarios/resistencia-aos-antimicrobianos/publicacoes/livroantimicrobianosv22.pdf. Acesso em 17/10/2022.
  • Silva, T.S. et al. Tratamento de feridas em cães e gatos. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, v.18, n.37, 2021. Disponível em https://www.conhecer.org.br/enciclop/2021C/tratamento.pdf. Acesso em 17/10/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Sprays cicatrizantes para feridas em gatos - Melhores opções